Como tudo começou

Para contar essa história voltamos ao longínquo ano de 2007. Ao final desse ano, um colega resolveu que queria uma câmera digital, e não qualquer câmera, queria uma DSLR profissional.
Isso me deixou um tanto encafifado: “Por que alguém, que nem trabalha com fotografia, gastaria milhares de reais numa câmera digital grande, que precisaria de uma mochila só para carregá-la ?”

Assim, fui com ele pesquisar preços. Acabamos entrando num revendedor Canon. E vendo as câmeras de lá, me lembrei de uma câmera que meu pai tinha e tirava fotos da família quando eu era pequeno. Comentei com o vendedor e ele disse que podia levar numa assistência e deixar a câmera como nova.

Chegando em casa, revirei os armários até encontrar a câmera. Era uma Canon A-1, uma das câmeras SLR mais famosas da Canon da década de 80, e ela tinha uma lente f1.4(!). É claro que na época, eu nem tinha idéia do que significava isso e é claro que ela não estava funcionando. Levei na assistência, tive que pagar uma graninha para arrumá-la (mas nada que chegue perto do preço de uma DSLR nova). E pronto, ela estava zeradinha e funcionando perfeitamente.

Credits: gborin

Mas e agora, o que eu faço com isso? Como coloco o filme nisso aqui? O que é ISO? Abertura? Obturador? Graças a São Google acabei aprendendo muita coisa, mas conforme mais informações eu tinha, mais dúvidas surgiam, e mais eu acabava pesquisando… É claro que os primeiros rolos de filme saíram um lixo, mas algumas as fotos se salvaram e saíram muito boas.

E foi nessas pesquisas que acabei vendo umas fotos com cores diferentes, algumas azuladas, outras verdes (fotos em reveladas em xpro), ou vermelhas (redscale). E aí acabei tendo contato com a lomografia.

Nesse meio tempo foi inaugurada a Lomography Gallery Store do Rio, e de presente de aniversário ganhei de minha namorada a primeira lomo, uma Actionsampler.

Actionsampler

E aí começaram as experimentações com diferentes filmes:

Credits: gborin

Que na verdade é o que eu mais gosto: da imprevisibilidade de algumas fotos.

Ainda penso em comprar uma câmera como a do meu amigo lá do início, mas podem estar certos que o analógico não será abandonado.

E o mais surpreendente disso tudo é que acabei entrando na lomografia justamente por causa da fotografia digital em alta definição. Não é bacana?

written by gborin on 2010-11-15