Amando Minha La Sardina

1

Os muitos detalhes da nova câmera La Sardina fazem-na especial e uma adição bem-vinda à fantástica linha de câmeras analógicas da Lomography.

A Lomography’s La Sardina é uma câmera muito bonita. Eu amo a minha Marathon e o jeito que a caixa verde-oliva é decorada com impressões que fazem essa simples câmera parecer uma lata de sardinha. Então, eu amo como essa câmera tira fotos? A resposta é um retumbante sim.

Vamos começar com o básico. A La Sardina é uma câmera 35mm com lentes 21mm bastante largas que te dão uma visão de 89 graus do mundo (uau!). A abertura é fixa em f/8, o que é relativamente grande no mundo das toy cameras (a maioria tem f/16 ou maior, fazendo necessário usá-las somente sob luz forte). Ela tem duas velocidades de obturador, bulb e normal (1/100). Eu amo essa característica em câmeras toy e acho quase uma necessidade pelas suas pequenas aberturas. Aqui estão algumas fotos com longa exposição:

Também é possível criar múltiplas exposições com uma troca no seletor.

Tem um contador de poses em cima e uma janela atrás para ver as informações sobre o filme. Esse detalhe muitas vezes negligenciado é gigante, pois em muitas câmeras de plástico é impossível dizer que tipo de filme (ou se algum) está na câmera. Se você é algo como eu, você expôs várias poses do filme à luz direta enquanto abria a traseira da câmera para saber o que estava dentro.

A La Sardina é uma das câmeras mais fáceis de rebobinar. O processo é simples e rápido E o seu filme sempre fica com um pedaço para fora, facilitando fotografar duas vezes no mesmo rolo com seus amigos fotógrafos favoritos. Também incluído no corpo da câmera está uma conexão para cabo de liberação, encaixe para tripé e a possibilidade de encaixar um flash externo.

Agora, chega de estética! Como ela tira fotos? Eu descobri que, como muitas câmeras de lente grande-angular, quão mais perto eu estiver do meu assunto, melhor. Aqui estão algumas fotos de longe:

E de perto:

Sendo o foco mais próximo 60 cm, você pode ficar bem perto da ação e conseguir umas ótimas fotos, mas apenas se você lembrar de ajustar o foco em seu modo apropriado. A única desvantagem da La Sardina é seu sistema de foco de duas etapas. Há três distâncias para escolher: 60 cm, 1 m e infinito. É importante que você ajuste corretamente a distância senão seu assunto vai ficar fora de foco. Eu descobri isso do jeito difícil, como você pode ver nessas fotos:

Com outras câmeras ajustar a distância focal é irrelevante. Na verdade eu nem ligo pra isso quando estou usando minha Holga. Eu terei que brincar com a minha La Sardina mais um pouco antes de entender seu foco, mas está tudo bem. As outras características dessa câmera fazem-na uma adição estelar à linha Lomography.

written by ipdegirl on 2011-10-28 in #reviews #35mm #marathon #preto-e-branco #ipdegirl #lsi #camera #la-sardina #cor #resenha

One Comment

  1. igle
    igle ·

    Eu comprei uma e não vejo a hora de t\~e-la em minhas mãos para testa-la. As dicas foram muito bem vindas. Valeu!

More Interesting Articles

  • Testes com rolos de 35mm e químicos

    written by blackfairy on 2014-11-09 in #gear #tipster
    Testes com rolos de 35mm e químicos

    Por vezes acontece que as fotos que esperava não correspondem ao que você inicialmente antecipou - a imagem não ficou bem, as cores ficaram um pouco aquém do esperado, e a foto acabou por ficar com aspeto banal. Posto isso, lhe proponho aqui uma segunda chance para seus negativos. É isso mesmo, experimente modificar os seus negativos de 35mm. Inspire-se nas ideias que lhe proponho e tente você mesmo em casa, scaneando os seus negativos com o smartphone scanner da Lomography por exemplo. Tudo é possível... Use a sua imaginação e anote a sua nova receita de filme!

  • Tire o máximo partido da sua Lomo`Instant

    written by jacobs on 2014-11-21 in #gear #tipster
    Tire o máximo partido da sua Lomo`Instant

    A novíssima Lomo`Instant está apenas aguardando a sua chamada para registar os melhores momentos dessa época festiva, instantaneamente! Dê uma olhada nesse guia passo-a-passo sobre como operar e conseguir fotos bem legais com a sua nova câmera favotita!

  • Duplas exposições com a Lomo LC-Wide

    written by chooolss on 2014-11-08 in #lifestyle
    Duplas exposições com a Lomo LC-Wide

    Misture as suas fotos de forma fácil e original com a Lomo LC-Wide. Veja como os membros da nossa comunidade fazem essas incríveis multiplas exposições!

  • Como fazer Redscale caseiro

    written by hodachrome on 2014-12-12 in #gear #tipster
    Como fazer Redscale caseiro

    Dando voltas sobre como preparar um rolo de redscale em casa? Existem já por aí alguns artigos muito bons sobre essa matéria, no entanto resolvi partilhar minha própria fórmula. Esse método mantém os frames do filme em ordem e é bem útil para a técnica EBS - Exposing Both Sides of the Film (Expondo os dois lados do filme)

  • Já ouviu falar de câmeras digitais?

    written by rviferreira on 2014-10-13 in #lifestyle
    Já ouviu falar de câmeras digitais?

    Me perguntava um amigo meu quando me preparava para montar uma lente que encontrei num flea market dedicado exclusivamente a fotografia analógica, para minha primeira câmera de 35mm.

  • Alguns dos mais recentes Lomographs feitos com a LC-A 120

    written by tomas_bates on 2014-11-02 in #lifestyle
    Alguns dos mais recentes Lomographs feitos com a LC-A 120

    A primeira entrega de câmeras LC-A 120 será enviada brevemente para os seus respetivos donos. Estará disponível para todos bem a tempo da quadra festiva que se aproxima! Curiosos com o que essa câmera medium format faz? Dêem uma olhada nos resultados obtidos pelo pessoal que tem vindo a testar a LC-A 120.

  • Lomography Diana Truques + Dicas

    written by joellep on 2014-10-28 in #gear #tipster
    Lomography Diana Truques + Dicas

    Durante os dois últimos anos, tenho utilizado a câmera Diana F+ de forma exaustiva. Essa foi a câmera que me despertou o interesse pela fotografia de filme. (algo que estou muito grato por ter "descoberto") Dois anos de aventura volvidos, e partilho agora com a comunidade a minha lista de truques e dicas com o que de melhor resultou para mim durante 2 anos de experimentação!

  • Villa Epecuén, a cidade perdida

    written by carlos_rc on 2014-10-23 in #world #locations
    Villa Epecuén, a cidade perdida

    Num dia frio em pleno mês de Agosto, peguei minhas câmeras LC-A+, Nikon FM e Canon EOS 500, carregadas com filmes Lomography Earl Grey 100 e Kodak Vision 250D, e segui viagem para Villa Epicuén na província de Buenos Aires. Cerca de 550km de minha residência.

  • O meu primeiro Lomo Affair: Schugger e a Fisheye No. 2

    written by icequeenubia on 2014-11-08 in #lifestyle
    O meu primeiro Lomo Affair: Schugger e a Fisheye No. 2

    Schugger resolveu surpreender sua amiga de longa data e lomographer <b>turtle_cologne</b> durante o seu aniversário ao oferecer-lhe uma câmera Lomography Fisheye No. 2. No final, schugger foi quem acabou por se render aos encantos da câmera, de tal forma, que resolveu dar início a sua própria jornada analógica!

  • Lomo’Instant Quick Shots: Hannah Brown

    written by hannah_brown on 2014-11-03 in #gear #tipster
    Lomo’Instant Quick Shots: Hannah Brown

    A Lomo`Instant é um mundo tão vasto de possibilidades, que fica difícil se saber por onde começar. Testamos essa incrível reinvenção da Lomo e partilhamos agora com você para que possa desfrutar de todo o potêncial dessa câmera única da fotografia instantânea. Algumas dicas também bem legais sobre como fotografar graffiti e múltipla exposição!

  • O meu primeiro Lomo Affair: Jourdanlynch e a Holga 120N

    written by icequeenubia on 2014-12-05 in #lifestyle
    O meu primeiro Lomo Affair: Jourdanlynch e a Holga 120N

    Jodo e sua entourage costumavam ter uma abordgem um pouco sarcástica relativamente ás câmeras Holga, duvidando até da capacidade desses pedaços de plástico em tirar simples fotos. Depois de dar uma chance a essa câmera e tirar um rolo inteiro com a Holga 120N, Jodo mudou de perspectiva. Dê uma olhada nas fotos que o fizeram mudar de opinião!

  • Como fazer um rolo de redscale bem rápido

    written by robertofiuza on 2014-12-12 in #gear #tipster
    Como fazer um rolo de redscale bem rápido

    Essa é a forma mais rápida de preparar um rolo de filme redscale.