Cotidiano urbano de São Paulo

2011-11-01

Gosto do cotidiano, das coisas simples. Saio sempre com uma câmera na mochila e sigo meus caminhos olhando e reolhando tudo ao redor. Em São Paulo, coisas que sempre estão pelos meus caminhos rendem fotos interessantes: fios elétricos e placas.

Gosto de pensar que as imagens são meu diário de vida. Vários dias eu nem uso a câmera que fica na mochila, e ela acaba sendo só mais um artefato dentre tocador de música, caderno, carteira, etc. Mas tem dias que alguma coisa chama minha atenção, alguma situação as vezes pequena, banal, e isso dá uma foto tão legal que compensa por todos os outros dias que a câmera saiu apenas para passear.

Eu até saio para fotografar, do tipo “vamos no lugar X que é legal para tirar umas fotos”, mas a maioria das minhas fotos são feitas na minha casa, ao redor dela, ou no caminho que eu faço diariamente para ir trabalhar, naqueles lugares de sempre, velhos conhecidos da minha memória. Parece que a gente acaba se voltando o olhar para as coisinhas diferentes, interessantes e bonitas daquele lugar batido e cansado. As vezes uma simples conjunção dos elementos certos no lugar certo na hora certa, e tenho uma câmera comigo para registrar.

Sou obssessiva por fios elétricos e placas de trânsito. Moro em São Paulo, e esses cabos de eletricidade, telefone, tv a cabo estão em todo lugar (menos na Paulista, hehe). No meu bairro, na varanda da minha casa, no caminho que eu faço todo dia pra trabalhar, ih, tem vários. Engraçado, eles são feios e bagunçam a paisagem, mas eles compõe bem no foto. Linhas paralelas, perpendiculares, convergem, divergem, se cruzam, levam o olhar de um lado pro outro da foto. Ficam bonitos no contra-luz. Eles estão lá, toda hora me lembrando que bagunça e o caos também são tão bonitos… Não são?

escrito por pauladavies no dia 2011-11-01 em #lugares #location #urban-adventures #select-type-of-location #sao-paulo-cidade-urbano-fios-eletricos-placas-transito-ruas-caos-paisagem

Estamos explodindo com excitação para apresentar o nosso mais recente projeto no Kickstarter: a Lomo’Instant Square. Nós estamos falando da primeira câmera instantânea completamente analógica que produz fotos Instax quadradas. Ela vem com uma lente de vidro de 95mm para fotos super nítidas, um modo automático avançado que toma conta da exposição, todas características criativas típicas da Lomography — e um design compacto e dobrável. A Lomo’Instant Square foi lançada no Kickstarter. Venha participar da diversão e nos apoie no Kickstarter para economizar até 35% no preço varejista e ganhe um monte de brindes extras. Aproveite as ofertas antes que elas acabem. Não fique por trás.

Mais Artigos Interessantes