Conheçam a nossa LomoAmigo Especial Natal Cc-in-paris!

2

A nossa LomoAmigo Especial Natal Cc-in-paris acredita que “em fotografia, os Lomográfos são os que conseguem ‘aquela’ foto especial”. Não concordam com ela?

Podes começar por nos falar um pouco sobre ti – talvez algo interessante que as pessoas desconheçam a teu respeito?
Chamo-me Carolina, sou Portuguesa, vivo em Paris mas em breve irei mudar-me para Nova Iorque. Fiz o meu doutoramento em genética e biologia celular (sou um verdadeiro ‘rato de laboratório’), em Paris, e obtive o grau de Doutor este ano (yeah!). Vou continuar a trabalhar como investigadora em Nova Iorque, a partir de Janeiro de 2012. A perspectiva desta mudança deixa-me entusiasmada e nervosa ao mesmo tempo!!

Há quanto tempo fazes Lomografia e como descobriste o movimento?
Olhando para trás, acho que desde sempre adorei maquinas fotográficas. Quando era pequena implorei aos meus pais que me oferecessem uma máquina fotográfica. Em vez de poder usar a Pentax ME super do meu pai, recebi uma Kodak Pocket Instamatic – uma máquina pequena que levava rolos de 110mm. Com ela disparei muitas fotos alegremente . Infelizmente perdi essa máquina. Quando tinha vinte e poucos anos juntei todas as minhas poupanças e comprei uma excelente Canon SLR, maquina que adoro e que me custa imenso ver hoje em dia à venda por preços muito baixos no Ebay. Confesso que às tantas optei por fazer fotografia digital. Mas entretanto acabei por perder um pouco o interesse por fotografia – talvez por causa da perfeição um tanto ao quanto aborrecida da fotografia digital, ou talvez pela falta de tempo livre que tive durante o meu doutoramento. Mas tudo mudou mais tarde…

Recebi uma Diana F+ quando fiz uma subscrição da revista Hipster. Foi bastante irónico. De imediato apaixonei-me peIa máquina e a promessa de fotos fantásticas e coloridas que se poderiam obter com esta. Mas depois de uma primeira experiência falhada + preços astronómicos da revelação do filme, deixei a Diana F+ na prateleira.

No Verão de 2010 peguei novamente na Diana F+ e desde então nunca mais a pousei! Após uma visita à loja Lomo, recebi muitas dicas úteis e a recomendação de um bom e barato laboratório fotográfico em Paris, e desde então comecei a fotografar com mais frequência e a ficar cada vez mais contente com os meus resultados. Quando finalmente acabei o meu Doutoramento, decidi criar a minha Lomohome … e desde então tem sido uma óptima aventura! Conheci muitos outros lomógrafos, quer pessoalmente, quer através da internet, fiz muitos novos amigos e tenho aprendido imenso! Uma das coisas que mais gosto na comunidade Lomográfica é a generosidade dos seus utilizadores. A maioria das pessoas estão dispostas a ajudar-te e dar-te dicas e tens acesso a muita informação preciosa!

Quais são os teus planos para estas férias de Natal?
Fazer malas. Passar tempo com a minha família e os meus amigos, despedir-me das pessoas. Ah, e comer quantidades absurdas de sobremesas de Natal.

Alguma resolução de Ano Novo para 2012?
O normal – beber menos, dormir mais, ser mais organizada e correr a maratona. Quanto à fotografia, gostava de aprender a técnica de fotografia pinhole , de começar a revelar os meus próprios filmes e de aprender a trabalhar em câmera escura.

Se tivesses de recomendar apenas um filme e uma musica, quais seriam as tuas escolhas?
Um filme e uma musica?!?!?! Apenas um?!? Isso é muito difícil! Ok, vou tentar. Já que apenas posso escolher um de cada, vou para os ‘pesos pesados’.

Se pudesse recomendar apenas um filme, suponho que teria de escolher o Melancolia de Lars von Trier. von Trier não é de todo um realizador fácil, os seus filmes são muito duros (quase saí a meio de O Anticristo), mas são sempre desafiantes. Ele faz-nos pensar, não tem receio de chocar ou insultar e desafia os limites. Tive o privilégio de assistir à estreia mundial de Melancolia no Festival de Cannes (às 8h30 da manhã ). O filme teve um grande impacto em mim. A fotografia é soberba, a musica (Wagner) faz toda a sala de cinema tremer (ou assim o parece) e apesar de a trama ser relativamente simples de seguir (para variar num filme de von Treir), ficamos a pensar no filme nos dias que se seguem. Ah, e a interpretação dos actores é simplesmente incrível. Isto tudo num filme de ficção cientifica, onde o planeta Melancolia se encontra em rota de colisão com a Terra – um filme que é tão de ficção cientifica que chega a incluir uma referência ao famoso duplo pôr do Sol de Tatooine. A estreia do filme ficou manchada pela conferência de imprensa nessa mesma tarde, onde Lars von Trier gracejou acerca de ser um Nazi – mas ninguém realmente percebeu que se tratava de uma piada e de qualquer forma já se esperava algo de escandaloso do comportamento deste realizador. Ficámos com um dissabor na boca e sem saber ao certo se deveríamos ter gostado tanto do filme. Revi o filme quando voltei a Paris e continuo a achar que se trata de um filme excelente. Quaisquer que sejam os demónios de von Trier, ele é um realizador brilhante. Talvez este não seja o meu filme favorito de 2011, mas foi sem duvida um que deixou uma impressão duradoira.

Passei uma grande parte de 2010 a trabalhar na minha tese de doutoramento e por isso não tive muito a par das novidades no mundo da musica desse ano. Foi durante 2011 que ouvi muitos dos grandes álbuns de 2010. Mas em vez de vos dizer o quanto adoro Sufjan Stevens ou os Arcade Fire, quero falar-vos de um álbum de 2011 que realmente me impressionou. A musica que vos recomendo é ‘Sadness is a blessing’ de Lykke Li. Sim, tenho noção que tanto o filme como a musica escolhidos são sobre depressão. E Stellan Skarsgård aparece em Melancolia e no videoclip da musica de Lykke Li, que também é brilhante. Talvez haja um tema subjacente nas minhas escolhas. A tristeza faz parte da vida, mas é importante que não nos deixemos consumir por esta. Gosto de perceber como as outras pessoas lidam com a tristeza. ‘Sadness is a blessing’ é uma musica lindíssima que me toca profundamente. E Lykke Li é uma artista muitíssimo talentosa. Adoro o ultimo álbum dela, ‘Wounded Rhymes’.

Qual é a tua máquina analógica favorita?
Que pergunta é que me vais fazer a sequir? De quem gosto mais, se da minha mãe ou se do meu pai? Posso responder-te dizendo qual a máquina que uso mais frequentemente. Levo sempre comigo a minha Lomo LC-A+, é compacta, pequena e de confiança. Tirei algumas das minhas melhores fotos com ela. Não conseguiria imaginar-me sem ela!

E que máquina gostarias de ter oportunidade de experimentar agora?
Esta é fácil: Horizon Perfekt.

Qual foi o momento mais especial deste ano para ti?
Bom, este ano foi um ano em cheio. Uma das minhas melhores recordações de 2011 foi quando descobri que tinha ganho o concurso ‘Mingling with the Stars’ e que iria ao Festival de Cinema de Cannes (merci Lomo!!!). Cinema é uma das minhas paixões e todos aos anos sigo atentamente o Festival de Cinema de Cannes, quando todos os grandes filmes do ano serão apresentados ao publico pela primeira vez. É então que se conhecem os filmes que de certeza vão dar muito que falar nesse ano… Quando descobri que este ano eu iria estar presente, fiquei tão excitada que não me consegui concentrar no trabalho durante dois dias. Assisti a estreia mundial de alguns dos melhores filmes deste ano. Foi praticamente um sonho tornado realidade.

E agora, a pergunta mais difícil – Qual foi a tua foto favorita deste ano que passou?
Estás a tentar dar cabo de mim?? Uma única foto? Todas as minhas fotos favoritas deste ano foram tiradas por outros fotógrafos. Mas vou assumir que queres saber qual é a minha foto favorita das que tirei este ano. Houve um rolo que me deixou muito feliz este ano. Tive uma ideia para fazer duplas exposições e acabou por resultar muito bem, ainda que não exactamente como eu tinha imaginado.

Nesta foto vemos uma rapariga nas rochas. Mas ela também está sob uma flor gigante, como se ela se tratasse de uma pequena fada. Adoro como podemos brincar com a película fotográfica. Para este álbum de duplas exposições tinha imaginado uma mistura entre a textura das flores e as texturas das rochas, mar e areia. Não esperava a fada Sininho e ela acabou por ser uma surpresa maravilhosa!

escrito por shhquiet no dia 2011-12-02 em #pessoas #lomoamigos #holidays #interview #community #lomoamigo
traduzido por anafaro

%{comentários} Comentários

  1. cc-in-paris
    cc-in-paris ·

    muito obrigado à minha querida @anafaro por ter traduzido as minhas palavras tão maravilhosamente!!

  2. anafaro
    anafaro ·

    Minha querida @cc-in-paris, alguém tinha de traduzir a tua entrevista fantastica para um publico português. :) Deu-me um trabalhão mas foi divertido, porque me imaginava a ouvir-te falar!

Mais Artigos Interessantes

  • Viajando pelos Diversos Continentes com Pei Ketron e sua Lomo LC-A 120

    escrito por givesmehell no dia 2015-07-24 em #pessoas #estilo de vida #lomoamigos
    Viajando pelos Diversos Continentes com Pei Ketron e sua Lomo LC-A 120

    Pei Ketron é uma fotógrafa extremamente talentosa que mora em São Francisco. Ela nasceu na Tailândia e foi criada na Reserva Navajo do Arizona. Pei passou sua infância nos desertos do Sudeste e seus verões contemplando a lua sob os trópicos. Ela ensina fotografia em diversas instituições tais como a Santa Fe Photographic Workshops e The Compelling Image, e tem uma impressionante lista de clientes, entre os quais Apple, Adobe e Bloomingdale. Continue lendo para descobrir o que ela tem a dizer sobre suas aventuras pelo mundo com a Lomo LC-A 120.

  • Lomo In-Depth: A Importância definidora de Mulheres Fotógrafas na História da Arte

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-03-08 em #mundo #estilo de vida
    Lomo In-Depth: A Importância definidora de Mulheres Fotógrafas na História da Arte

    É do conhecimento geral que a história—governada e escrito pelo patriarcado austera—não tem sido tão gentil com as mulheres. Fotografia é uma das raras excepções; mulheres estabeleceram sua presença penetrante e participação em fotografia desde o nascimento da câmara em 1800. Lomography traça o papel das mulheres na fotografia com um resumo especial e abrangente para o Dia Internacional da Mulher.

  • Do Estudante pro Fotógrafo de Conta Própria - Kevin Biberbach fala sobre o seu Trabalho e a Nova Petzval 85

    escrito por zonderbar no dia 2015-07-23 em #pessoas
    Do Estudante pro Fotógrafo de Conta Própria - Kevin Biberbach fala sobre o seu Trabalho e a Nova Petzval 85

    Quem de nós não sonha com poder fazer dinheiro fotografando? Transformar o seu hobby em trabalho ou desistir do segundo emprego para trabalhos de fotografia pagos? Kevin Biberbach, é um estudante de Aachen, que conseguiu isso com o seu projeto de 365 dias "EVERY DAY" que chamou tanta atenção,que os encargos foram vindo sozinhos e agora ele paga as contas tirando fotos em casamentos, para casais e famílias. Na entrevista com a Lomography, ele nos conta sobre o seu projeto, sua paixão a fotografia e a nova lente Petzval 85.

  • Experimentos e Extremos: Uma Entrevista com Eleanor Hardwick

    escrito por Teresa Sutter no dia 2016-03-21 em #pessoas #estilo de vida
    Experimentos e Extremos: Uma Entrevista com Eleanor Hardwick

    Eleanor Hardwick é um artista multidisciplinar de Oxford, que, apesar da pouca idade, já tem 10 anos de experiência em fotografia. Nesta entrevista, ela fala com a Lomography sobre os temas que inspiram a sua arte, seja música, ilustração, escrita, ou fotografia.

  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • A Arte de tirar Fotos: Uma entrevista com a Cineasta Catherine Dauphin

    escrito por Lomography no dia 2016-02-22 em #pessoas #estilo de vida #vídeos
    A Arte de tirar Fotos: Uma entrevista com a Cineasta Catherine Dauphin

    No momento da sua criação, a fotografia foi considerada menos uma arte e mais um método científico de reprodução. Mas quem se interessar pela arte vai desconcordar; pois consiste de um talento muito específico no meio fotográfico. Falamos com o cineasta, sediada em Luxemburgo Catherine Dauphin sobre o que ela pensa desta forma de arte maravilhosa. Nos acompanhe pelas suas respostas a algumas das nossas perguntas sobre filme, fotografia e a sua curta-metragem intitulada "The Art of Picture Taking".

  • LomoAmigo Obi Blanche Testa a LC-A 120

    escrito por zonderbar no dia 2015-07-31 em #pessoas #novidades #estilo de vida #lomoamigos
    LomoAmigo Obi Blanche Testa a LC-A 120

    Em 2013, o músico Obi Blanche se tornou um apaixonado Lomógrafo e entusiasta de fotografia. Desde então, ele se tem demonstrado sempre ansioso para testar as mais recentes adições à lista de câmeras Lomography e, uma câmera muito especial, chamou a sua atenção: a LC- A 120 .

  • Primeiras Impressões da Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens: Anna Rakhvalova

    escrito por Lomography no dia 2016-04-08 em #equipamento #novidades
    Primeiras Impressões da Daguerreotype Achromat 2.9/64  Art Lens: Anna Rakhvalova

    A fotógrafa de Paris, Anna Rakhvalova é craque na escolha de momento. Ela consegue capturar o ângulo bom de uma pessoa com a pincelada perfeita de luz. Tudo que nos deixa pensar: Será que a nossa nova lente vive de acordo com as suas expectativas de um bom retrato?

  • Manipulação Extrema de Filme por Zita Vehil Riera

    escrito por Julien Matabuena no dia 2015-12-02 em #pessoas #estilo de vida
    Manipulação Extrema de Filme por Zita Vehil Riera

    A fotógrafa de Barcelona não se satisfaz somente tirando fotos, ela trata suas fotos com suas "receitas" que foram especialmente inventadas.

    6
  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • Minha Primeira Experiência Lomo : Pierrickmorin e a sua Konstruktor

    escrito por Eunice Abique no dia 2015-07-08 em #pessoas
    Minha Primeira Experiência Lomo : Pierrickmorin e a sua Konstruktor

    Sendo um cientista, Pierrick fica muitas vezes curioso em relação aos mecanismos e funcionamento das coisas. A sua primeira experiência com fotografia de filme não foi exceção. Desejoso por saber mais sobre os mecanismos interiores de uma máquina fotográfica de filme, ele começou do zero e testou as suas capacidades "DIY" (faça você mesmo) com a câmera Konstruktor.

    1
  • Um Segredo do Cosmos: Lançando o Mais Novo Produto da Lomography

    escrito por Lomography no dia 2016-01-19 em #equipamento #novidades
    Um Segredo do Cosmos: Lançando o Mais Novo Produto da Lomography

    Psssiu! Nós temos matéria secreta nas nossas mãos, e está chegando à velocidade da luz! Nós estamos sendo tão misteriosos quanto o Cosmos sobre o nosso novo produto que não é desse mundo, constantemente em órbita sobre a nossa grande revelação. Mas a eclipse passará e logo logo as estrelas irão se alinhar. Até lá, tem que ter algumas perguntas flutuando no universo, certo? Bem, não precisa olhar para as estrelas para encontrar a sua resposta! Fique no mesmo comprimento de onda que a Lomography, e se segure enquanto nós vamos com hyperdrive. Deixe a sua imaginação livre como um foguete e veja se você consegue decifrar as nossas pistas sobrenaturais!

  • Si Mesma para o Mundo: A Fotografia de Leanne Surfleet

    escrito por lomographymagazine no dia 2015-11-24 em #pessoas #estilo de vida
    Si Mesma para o Mundo: A Fotografia de Leanne Surfleet

    Um autorretrato pode se enraizar em segurança, extrema timidez ou uma explosão alternativa dos dois. Leanne Surfleet passa por essa flutuação quando a câmera é tudo que da pra se ver. A atracão —o que nos diz a respeito— é uma mistura de incerteza e tipo de postura calma. E de vez em quando um pedaço de pele que é mais um mistério do que uma revelação completa. Até os retratos que Sufleet faz de outras pessoas tem o mesmo convite sussurrado, como se fosse para dizer que perguntas são bem-vindas. Daí nós tomamos a nossa sugestão.

  • Mulheres Inspiradoras e Ousadas na Fotografia Comtemporária (Parte I)

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-03-08 em #pessoas #estilo de vida
    Mulheres Inspiradoras e Ousadas na Fotografia Comtemporária (Parte I)

    Nós amamos uma foto linda, tanto quanto qualquer um, mas um ponto de vista único nos faz nos ir direto para uma característica. Sobre quem o mundo tem que saber mais? Quem mudou a nossa percepção da beleza, sexualidade e criatividade? Essas perguntas povoam os nossos cadernos e a nossa lista de fotógrafas é bem longa. Para o Dia Internacional da Mulher 2016, nós reduzimos para as nossas favoritas no momento, fotógrafas que resistem à labels (até aqueles que nós as damos) e desafiam o mundo a ver o que elas veem.