La Sardina em Estereo

Muitas características da La Sardina fazem dela uma ótima escolha para fazer estereografias. Leia mais para descobrir o que eu fiz com a minha La Sardina.

La Sardina é uma câmera super divertida que é excelente para lomografia. Algumas mesmas características que fazem dela uma ótima escolha para lomografia também a torna uma ótima opção para fazer estereografia. A estereografia necessita de duas imagens – uma para o olho esquerdo e uma para o olho direito.

Existem várias maneiras de vê-las e existem programas gratuitos disponíveis, que permitem que você converta duas imagens em estereo em vários tipos de estereografia. Meu programa favorito para essa conversão é o “Stereo Photo Maker” que está disponível aqui em Inglês, Francês, Alemão, e Japonês.

Existem muitas maneiras possíveis de se fazer o par de imagens em estereo. A maneira mais básica é: tirar uma foto, mover a câmera por aproximadamente, a mesma distância entre os dois olhos humanos, então tirar outra foto. Um problema com esse método é que se alguma coisa se mover entre o click das fotos, ela não irá se alinhar corretamente e irá atrapalhar a estereografia.

Outro problema é que a diferença do ângulo em que a fotografia foi tirada vai dificultar o alinhamento das duas fotos. Outra solução é usar uma câmera estereo como a Holga 3D Stereo Pinhole ou várias outras disponíveis. Estas são uma boa solução, mas algumas delas são muito caras e podem ser grandes e pesadas. Muitas câmeras estereo produzem fotos half-frame que não tem a resolução e qualidade de uma foto full-frame.

Eles também produzem imagens com um estreito campo de visão horizontal de uma câmera padrão de 35mm, que quase derrota o propósito de uma câmera estéreo. No entanto, outra solução é fazer ou comprar um suporte de estéreo de montagem que lhe permite montar duas câmaras idênticas em um tripé. Esta é uma boa solução que permite obter grandes imagens em 3D. O problema com esta solução, no entanto, é que é grande e volumoso.

Há outra solução que também pode produzir resultados muito bons, se acontecer de você ter duas câmaras idênticas e estes se encaixarem muito bem. Você pode apenas pregá-las com uma fita adesiva e operar os obturadores simultaneamente. Isso é o que eu fiz com as minhas duas Sardinas:

Eu mencionei anteriormente que a La Sardina tem algumas características que a tornam uma boa câmera para fazer estereografia. Uma é o seu formato. Ela tem bons lados planos que se encaixam um contra o outro. É difícil juntar câmeras que têm os lados arredondados, como a maioria das câmeras possuem. Além disso, quando você juntá-las assim você ainda pode conectar dois flashes como este:

Isso elimina o problema de ter de sincronizar os dois obturadores e um flash. Flashes colocados como este realmente melhoram o efeito 3D quando as imagens são combinadas. Eu também experimentei juntando as La Sardinas assim:

Esse posicionamento ainda permite anexar ambos os flashes, mas torna a montagem mais compacta. Mesmo que este conjunto foi mais fácil de segurar, era mais difícil para disparar as janelas simultaneamente e produziu imagens com um estreito campo de visão horizontal, por isso, acabei preferindo a primeira configuração.

Outro recurso conveniente da La Sardina para fazer estereografia é que ela vem em várias cores. Eu sempre tiro com Cubic à direita e a Domino à esquerda para que eu não fique confuso. Antes de tirar as estereografias eu tiro uma foto dos álbuns sanfonados que vem com cada uma de modo que eu saiba qual filme foi tirado com qual câmera.

Mais algumas características que tornam La Sardina muito conveniente para a estereografia é a lente extremamente grande angular e à grande profundidade de campo, o que significa que tudo está em foco. Isso é importante para criar a ilusão de profundidade onde você quer tirar fotos de coisas de perto e longe.

Essas são as fotos que eu finalizei e depois eu organizei os pares e os processei usando o Stereo Photo Maker:

As imagens seguintes são vermelho / cian. Você vai precisar de um óculos estéreo vermelho / azul para vê-las:

Eu acho que tive resultados decentes, sem muito esforço. Mesmo as estereografias no modo retrato saíram bem, porque a lente extremamente ampla teve um ângulo adequado de visão horizontal mesmo segurando-a lateralmente. Eu poderia ter obtido resultados ainda melhores usando um tripé, cabo disparador, reduzir a desfocagem e fazer o alinhamento de imagens um pouco melhor, mas isso teria derrotado o propósito que era fazer uma leve, compacta e fácil de usar: câmera estereográfica.

No geral, eu fiquei muito feliz com os resultados. O que você achou? Se você tiver duas Sardina você deveria tentar.

escrito por gvelasco no dia 2012-02-16 em #gear #tutorials #dicas #tipster #estereo #camera #estereograms #estereografia #alteracao-na-camera #la-sardina
traduzido por mariliabotelho

Mais Artigos Interessantes

  • Longas Exposições pela Europa com a Minitar-1 Art Lens

    escrito por antoniocastello no dia 2015-12-10 em #gear #places
    Longas Exposições pela Europa com a Minitar-1 Art Lens

    Uma das coisas que eu mais gosto na Minitar-1 Art é como nítido o foco pode ser quando você tira fotos com uma pequena abertura. Se você gosta de fotografar a noite, pega um tripé, adicione isso a uma tarde escura de inverno e você vai acabar com um monte de exposições lindas. Foi isso que eu fiz na minha última viajem à Europa.

  • Galeria Lomo'Instant Wide: Modo Padrão

    escrito por Lomography no dia 2015-10-14 em #novidades #gear
    Galeria Lomo'Instant Wide: Modo Padrão

    Com 'wide', a gente quer dizer bastante espaço para palhaçadas. A nossa nova câmera instantânea deixa mais espaço e generosamente apoia experimentos. O modo padrão é uma boa introdução. Lomo’Instant Wide vai te ajudar a criar uma ótima cena, que vale a pena guardar.

  • 9 Maneiras De Usar A LomoKino

    escrito por Julien Matabuena no dia 2015-08-11 em #vídeos #gear #tutorials
    9 Maneiras De Usar A LomoKino

    Reencarne seu cineasta favorito e crie sua própria obra-prima analógica digna de uma tela prateada com a LomoKino ! Aqui, nós vasculhámos a comunidade para descobrir as técnicas para fazer filmes mais criativos.

  • 10 Passos Para Melhorar Sua Fotografia Com a La Sardina

    escrito por Julien Matabuena no dia 2015-08-27 em #gear #tutorials
    10 Passos Para Melhorar Sua Fotografia Com a La Sardina

    Embarque em sua próxima aventura com a La Sardina! Aqui tem algumas dicas para tornar sua experiência analógica com essa câmera ainda mais criativa e entusiasmante.

  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • Uma Viagem Táctica Através da Cidade com a New Jupiter 3+ Art Lens

    escrito por Lomography no dia 2016-01-22 em #novidades
    Uma Viagem Táctica Através da Cidade com a New Jupiter 3+ Art Lens

    O que torna uma imagem atraente? O que faz uma foto parecer mais uma memória do que uma imagem? Como ela pode fazer você se sentir, como se você estivesse lá, nesse momento, sentindo a cena de primeira mão?

  • Mulheres Inspiradoras e Ousadas na Fotografia Comtemporária (Parte I)

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-03-08 em #people
    Mulheres Inspiradoras e Ousadas na Fotografia Comtemporária (Parte I)

    Nós amamos uma foto linda, tanto quanto qualquer um, mas um ponto de vista único nos faz nos ir direto para uma característica. Sobre quem o mundo tem que saber mais? Quem mudou a nossa percepção da beleza, sexualidade e criatividade? Essas perguntas povoam os nossos cadernos e a nossa lista de fotógrafas é bem longa. Para o Dia Internacional da Mulher 2016, nós reduzimos para as nossas favoritas no momento, fotógrafas que resistem à labels (até aqueles que nós as damos) e desafiam o mundo a ver o que elas veem.

  • Lomo In-Depth: A Importância definidora de Mulheres Fotógrafas na História da Arte

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-03-08 em
    Lomo In-Depth: A Importância definidora de Mulheres Fotógrafas na História da Arte

    É do conhecimento geral que a história—governada e escrito pelo patriarcado austera—não tem sido tão gentil com as mulheres. Fotografia é uma das raras excepções; mulheres estabeleceram sua presença penetrante e participação em fotografia desde o nascimento da câmara em 1800. Lomography traça o papel das mulheres na fotografia com um resumo especial e abrangente para o Dia Internacional da Mulher.

  • 12 Meses, 12 Projetos: Junho - O Desafio EBS

    escrito por Maaike van Stratum (@stratski) no dia 2015-07-06 em #tutorials
    12 Meses, 12 Projetos: Junho - O Desafio EBS

    A minha lista de resoluções para 2015 consiste em 12 projetos, um para cada mês. Em Junho, eu tentei EBS ("exposing both sides" ou "expor ambos os lados") uma vez mais para ver se conseguiria obter imagens perfeitamente simétricas - metade em redscale, metade normal.

  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • Galeria Lomo'Instant Wide: Encaixe para Lente Wide Angle

    escrito por Lomography no dia 2015-10-15 em #novidades #gear
    Galeria Lomo'Instant Wide: Encaixe para Lente Wide Angle

    Estique as bordas da Lomo'Instant Wide, que já são largas mais ainda com o elegante encaixe para a lente Wide Angle!

  • As Visões de Klara Johanna Michel capturadas com a Lomo'Instant Wide

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-01-11 em #people
    As Visões de Klara Johanna Michel capturadas com a Lomo'Instant Wide

    Influenciada pelo trabalho de Caravaggio, a fotógrafa de Berlin Klara Johanna Michel pinta fotos à mão, que fazem lembrar a arte da Renascença. As imagens são altamente estilizadas e os sujeitos posam para imitar a aparência de seres religiosos. Quem diria que tanto mistério e um charme de um mundo antigo poderiam ser realizados com a ajuda de uma câmera instantânea?

  • Viajando pelos Diversos Continentes com Pei Ketron e sua Lomo LC-A 120

    escrito por givesmehell no dia 2015-07-24 em #people
    Viajando pelos Diversos Continentes com Pei Ketron e sua Lomo LC-A 120

    Pei Ketron é uma fotógrafa extremamente talentosa que mora em São Francisco. Ela nasceu na Tailândia e foi criada na Reserva Navajo do Arizona. Pei passou sua infância nos desertos do Sudeste e seus verões contemplando a lua sob os trópicos. Ela ensina fotografia em diversas instituições tais como a Santa Fe Photographic Workshops e The Compelling Image, e tem uma impressionante lista de clientes, entre os quais Apple, Adobe e Bloomingdale. Continue lendo para descobrir o que ela tem a dizer sobre suas aventuras pelo mundo com a Lomo LC-A 120.

  • Phōtosgraphé: Um Projeto de Light Painting por Lucea Spinelli

    escrito por Teresa Sutter no dia 2016-03-02 em #people
    Phōtosgraphé: Um Projeto de Light Painting por Lucea Spinelli

    Para o seu último projeto, a fotógrafa com sede em Nova York, Lucea Spinelli criou imagens movimentadas cativantes que brincam com a essência da fotografia: luz.