Dicas para fotografar com filmes vencidos: Anote a data de vencimento

1

Temos aqui uma breve explicação de como eu utilizei todos os meus filmes vencidos, o tempo de exposição e o ISO utilizado. Esta dica também mostra como as diferentes datas de vencimento influenciam na velocidade do filme.

Em todo o mundo, vários fotógrafos utilizam filmes vencidos para obter fotos saturadas e outros efeitos, de acordo com a data de vencimento de cada filme. Consideramos como filmes vencidos aqueles cuja data de vencimento está muitos anos atrás daquela em que está sendo utilizado.

Um filme que passou apenas alguns meses da data de validade não produzirá resultados diferentes de um filme ainda dentro da data.

Em geral, eu aumento a exposição em um stop e edito a imagem no Photoshop. Outra opção é selecionar algumas opções de cor antes da digitalização, a fim de obter resultados semelhantes aos filmes revelados com processamento cruzado. Seguem abaixo alguns dos resultados obtidos com este método.

Há uma regra que afirma que o filme perde 1 stop de velocidade a cada década a partir do vencimento. Portanto, se você for o feliz proprietário de um filme vencido há 10 ou 20 anos, siga essa regra. A cada 10 ano, diminua a exposição em um stop. Ou seja, se for um ISO 400, após 10 anos ele se tornará um ISO 200.

escrito por pvalyk no dia 2012-04-13 em #gear #tutorials #35mm #dicas-e-truques #vencido #capturar #120 #lomografia #data-de-vencimento #filme #medio #tipster #iso #formato #exposicao
traduzido por debs

Um Comentário

  1. pedroinframes
    pedroinframes ·

    Recentemente ganhei de um conhecido uma Nikon FM10 e uma caixa cheia de rolos de filme vencidos em 2007.
    Como eu nunca fotógrafei com filmes (muito menos vencidos, RS.) as fotos que fiz por enquanto no primeiro rolo que estou usando foram fotometradas como se o filme (ISO 400) ainda tivesse esse valor. Visto que hoje ele deve ter a sensibilidade de um ISO 200, será que eu perdi as fotos que fiz até agora?
    Abraços!

Mais Artigos Interessantes