PinHolo - A História De Como Fiz Uma Câmera Pinhole Com Pinhão!

Quando era um estudante da Fine Arts Academy, em Perugia, me apaixonei com a fotografia estenopeica e comecei a juntar todos os documentos que pude sobre o assunto e sua evolução técnica. Pedi algumas informações para meu professor de fotografia, Antonio Todini – Ele sugeriu que eu pesquisasse “Fotografia Pinhole” na internet e, como um jeito de lembrar as coisas, disse: "Pinhole parece pinolo (pinão, em Italiano), mas com o “H” depois do “N” e o “E” final. Desde aquele momento o pinhão se plantou em minha mente e cresceu como uma forma de desafio: fazer minha própria câmera pinhole com pinhão!

  • Depois de comer um pinhão, usei os lados da casca como uma “câmera obscura”. Precisava que o interior fosse preto, então o pintei. Após isso, fiz um pequeno buraquinho no centro de um dos lados e apliquei nele uma lâmina com pinhole no centro. Também fiz dois aros de metal, cuja função era manter as partes juntas e a luz fora.
  • Num laboratório (ou quarto escuro), cortei pedaços de papel fotográfico do tamanho do pinhão e coloquei-os dentro da pequena câmera, que chamei de Pinholo. Usei meu dedo como obturador.
  • Tirando o dedão da frente do buraquinho e apontando o pinhão pro meu rosto. Após isso, iluminei meu rosto com uma lanterna (ficando cego por um tempo).
  • De volta ao laboratório, abri a Pinholo e coloquei o pedaço de papel fotográfico na bacia para revelar. No centro do papel começou a aparecer alguma coisa, alguma coisa parecida com um retrato… a Pinholo funcionou!
  • Com o scanner, aumentei os pequenos negativos e os restaurei em positivo. Eureka! As fotos eram reais!

Então, fui capaz de transformar o pinhão numa câmera estenopeica totalmente funcional. Fiquei tão entusiasmado que baseei minha tese de graduação na pinholo. E foi uma escolha vencedora!

Nascida de um trocadilho, logo a pinholo se tornou um desafio e, anos depois, ainda é intrigante, enquanto ainda brinco e aceito desafios novos…

O Dia Mundial do Pinhole é no Domingo! Descubra mais sobre isso em www.pinholeday.org

escrito por francescco no dia 2012-04-27 em #equipamento #tutorais #arte #camera #tipster #retratos #p-b #estenopeica #dica #pinholo #pequena #top-dicas-pinhole #mestres-e-magicas-pinhole #pinhao
traduzido por giuli

Kickstarter

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

Mais Artigos Interessantes