PinHolo - A História De Como Fiz Uma Câmera Pinhole Com Pinhão!

Quando era um estudante da Fine Arts Academy, em Perugia, me apaixonei com a fotografia estenopeica e comecei a juntar todos os documentos que pude sobre o assunto e sua evolução técnica. Pedi algumas informações para meu professor de fotografia, Antonio Todini – Ele sugeriu que eu pesquisasse “Fotografia Pinhole” na internet e, como um jeito de lembrar as coisas, disse: "Pinhole parece pinolo (pinão, em Italiano), mas com o “H” depois do “N” e o “E” final. Desde aquele momento o pinhão se plantou em minha mente e cresceu como uma forma de desafio: fazer minha própria câmera pinhole com pinhão!

  • Depois de comer um pinhão, usei os lados da casca como uma “câmera obscura”. Precisava que o interior fosse preto, então o pintei. Após isso, fiz um pequeno buraquinho no centro de um dos lados e apliquei nele uma lâmina com pinhole no centro. Também fiz dois aros de metal, cuja função era manter as partes juntas e a luz fora.
  • Num laboratório (ou quarto escuro), cortei pedaços de papel fotográfico do tamanho do pinhão e coloquei-os dentro da pequena câmera, que chamei de Pinholo. Usei meu dedo como obturador.
  • Tirando o dedão da frente do buraquinho e apontando o pinhão pro meu rosto. Após isso, iluminei meu rosto com uma lanterna (ficando cego por um tempo).
  • De volta ao laboratório, abri a Pinholo e coloquei o pedaço de papel fotográfico na bacia para revelar. No centro do papel começou a aparecer alguma coisa, alguma coisa parecida com um retrato… a Pinholo funcionou!
  • Com o scanner, aumentei os pequenos negativos e os restaurei em positivo. Eureka! As fotos eram reais!

Então, fui capaz de transformar o pinhão numa câmera estenopeica totalmente funcional. Fiquei tão entusiasmado que baseei minha tese de graduação na pinholo. E foi uma escolha vencedora!

Nascida de um trocadilho, logo a pinholo se tornou um desafio e, anos depois, ainda é intrigante, enquanto ainda brinco e aceito desafios novos…

O Dia Mundial do Pinhole é no Domingo! Descubra mais sobre isso em www.pinholeday.org

escrito por francescco no dia 2012-04-27 em #equipamento #tipster #retratos #p-b #dica #pinholo #estenopeica #top-dicas-pinhole #camera #pequena #mestres-e-magicas-pinhole #arte #pinhao
traduzido por giuli

Mais Artigos Interessantes

  • Do Estudante pro Fotógrafo de Conta Própria - Kevin Biberbach fala sobre o seu Trabalho e a Nova Petzval 85

    escrito por zonderbar no dia 2015-07-23 em #pessoas
    Do Estudante pro Fotógrafo de Conta Própria - Kevin Biberbach fala sobre o seu Trabalho e a Nova Petzval 85

    Quem de nós não sonha com poder fazer dinheiro fotografando? Transformar o seu hobby em trabalho ou desistir do segundo emprego para trabalhos de fotografia pagos? Kevin Biberbach, é um estudante de Aachen, que conseguiu isso com o seu projeto de 365 dias "EVERY DAY" que chamou tanta atenção,que os encargos foram vindo sozinhos e agora ele paga as contas tirando fotos em casamentos, para casais e famílias. Na entrevista com a Lomography, ele nos conta sobre o seu projeto, sua paixão a fotografia e a nova lente Petzval 85.

  • A Arte de tirar Fotos: Uma entrevista com a Cineasta Catherine Dauphin

    escrito por Lomography no dia 2016-02-22 em #pessoas #estilo de vida #vídeos
    A Arte de tirar Fotos: Uma entrevista com a Cineasta Catherine Dauphin

    No momento da sua criação, a fotografia foi considerada menos uma arte e mais um método científico de reprodução. Mas quem se interessar pela arte vai desconcordar; pois consiste de um talento muito específico no meio fotográfico. Falamos com o cineasta, sediada em Luxemburgo Catherine Dauphin sobre o que ela pensa desta forma de arte maravilhosa. Nos acompanhe pelas suas respostas a algumas das nossas perguntas sobre filme, fotografia e a sua curta-metragem intitulada "The Art of Picture Taking".

  • Apresentando A Nova Lomo'Instant Kyoto Edition!

    escrito por shhquiet no dia 2015-08-10 em #equipamento #novidades
    Apresentando A Nova Lomo'Instant Kyoto Edition!

    A nova Lomo’Instant Kyoto Edition é a mais recente novidade na nossa criativa gama de fotografia instântante! Com seu padrão floral e tons de pêssego, essa câmera de edição especial é como uma reminiscência dos belos pores do sol de verão em Quioto, uma cidade adorada por seus pitorescos santuários, templos e paisagens naturais.

  • Longas Exposições pela Europa com a Minitar-1 Art Lens

    escrito por antoniocastello no dia 2015-12-10 em #equipamento #estilo de vida #locais #revisão
    Longas Exposições pela Europa com a Minitar-1 Art Lens

    Uma das coisas que eu mais gosto na Minitar-1 Art é como nítido o foco pode ser quando você tira fotos com uma pequena abertura. Se você gosta de fotografar a noite, pega um tripé, adicione isso a uma tarde escura de inverno e você vai acabar com um monte de exposições lindas. Foi isso que eu fiz na minha última viajem à Europa.

  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • Viajando pelos Diversos Continentes com Pei Ketron e sua Lomo LC-A 120

    escrito por givesmehell no dia 2015-07-24 em #pessoas #estilo de vida #lomoamigos
    Viajando pelos Diversos Continentes com Pei Ketron e sua Lomo LC-A 120

    Pei Ketron é uma fotógrafa extremamente talentosa que mora em São Francisco. Ela nasceu na Tailândia e foi criada na Reserva Navajo do Arizona. Pei passou sua infância nos desertos do Sudeste e seus verões contemplando a lua sob os trópicos. Ela ensina fotografia em diversas instituições tais como a Santa Fe Photographic Workshops e The Compelling Image, e tem uma impressionante lista de clientes, entre os quais Apple, Adobe e Bloomingdale. Continue lendo para descobrir o que ela tem a dizer sobre suas aventuras pelo mundo com a Lomo LC-A 120.

  • Celeste Ortiz: Possibilidades Analógicas

    escrito por lomographymagazine no dia 2015-10-08 em #pessoas #estilo de vida
    Celeste Ortiz: Possibilidades Analógicas

    A fotografia foi descrita como um aparelho que para o tempo, algo que congela uma ação. Esse momento em pausa é o mais silencioso; todo tipo de conversa sobre a foto vai tentar descrever a beleza desse segundo. As fotos de Celeste Ortiz nos deixa pensar em algo diferente. Um senso de continuação.

  • Conheca a nossa LomoGuru: roxyvonschlotterstein

    escrito por lomography no dia 2015-11-10 em #mundo #estilo de vida
    Conheca a nossa LomoGuru: roxyvonschlotterstein

    Uma paixão profunda se enraizou na sua infância, fotografia serve como uma forma de meditação e um escape criativo para a membro da comunidade na Alemanha roxyvonschlotterstein. Fora uma LomoHome bem ativa, ela se esforça para participar de projetos fotográficos e atividades com seus companheiros lomográficos alemães. Nessa entrevista, ela compartilha mais sobre suas experiencias memoráveis na comunidade, pensamentos sobre fotografar com filme, e um pouquinho sobre o seu nome da LomoHome.

  • Fique Focado: Há Uma Primeira Vez Para Tudo

    escrito por Lomography no dia 2016-04-03 em #mundo #novidades
    Fique Focado: Há Uma Primeira Vez Para Tudo

    Você não vai acreditar no que nós temos para você com o lançamento do nosso novo produto misterioso. Que ideia louca, eles pensaram. Não pode ser, eles disseram. Mas na Lomography, nós sabemos que existe uma primeira vez para tudo. Então nós decidimos de voltar no tempo e dar uma olhada nos “primeiros” incríveis da história da fotografia. Será que esses passos têm alguma coisa a ver com o nosso produto misterioso?

  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • Taylor Ponto: Entrosamento e Intimidade com a Lomo'Instant Wide (NSFW)

    escrito por michellymatias no dia 2016-04-28 em #pessoas #novidades
    Taylor Ponto: Entrosamento e Intimidade com a Lomo'Instant Wide (NSFW)

    O que um centro de candomblé e nus femininos têm em comum? Taylor Ponto. O fotógrafo paulista diz que é tímido, mas se ele não tem que falar de si mesmo, e pode comunicar através da câmera, de timidez ele não tem nada. Ele levou a Lomo'Instant Wide para lugares bem diferentes uns dos outros, criando um contraste instantâneo bem interessante.

    1
  • A Lomo’Instant Honolulu Edition - Diga Aloha para a Mais Nova Aventureira Instantânea

    escrito por shhquiet no dia 2016-04-22 em #equipamento #novidades
    A Lomo’Instant Honolulu Edition - Diga Aloha para a Mais Nova Aventureira Instantânea

    Brisa salgada do oceano, bares tiki exóticos, dançarinas de hula atraentes e belas palmeiras. Nossa mais recente inspiração instantânea leva você para a cidade descontraída de Honolulu, Hawaii!

  • Sonhos Lo-Fi com "Jungle Girl" de David Kupferberg

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-04-21 em #pessoas #estilo de vida #vídeos
    Sonhos Lo-Fi com "Jungle Girl" de David Kupferberg

    É o sonho de todo realizador de filmes de ter seu próprio estilo. David Kupferberg encontrou o seu na forma do filme clássico de 35mm da LomoKino.

  • Fotografando com a Petzval 58 no Evento de Imprensa "Strange and Familiar"

    escrito por lomographysoholondon no dia 2016-04-20 em #equipamento #novidades #estilo de vida
    Fotografando com a Petzval 58 no Evento de Imprensa "Strange and Familiar"

    A Lomograohy ficou muito feliz de ser convidada para o evento de imprensa para "Strange and Familiar," uma exposição comissáriada por Martin Parr no Barbican Centre, em Londres. Nós levamos o fotógrafo top Lomokev junto para tirar algumas fotos dos fotógrafos envolvidos no show.