The Pinhegg – Minha Jornada para a Construção de uma Câmera-pinhole Feita de um Ovo.

2012-05-09 1

Desde que comecei a transformar em pinhole tudo em meu mundo, sempre desejei construir uma máquina fotográfica especial, que nascesse com o propósito de produzir apenas uma fotografia. A ideia era de sacrificar a câmera fotográfica no processo de criação – intencionava que a câmera se transforma-se na fotografia. Para explicar melhor esse processo, que transformaria a câmera na fotografia, seria o mesmo que o de um pássaro crescendo em seu ovo: ele cresce protegido dentro da casca, e, quando está suficientemente grande, rompe-a e nasce. Pensando nisso, decidi criar a Pinhedd – uma câmera-ovo.

Créditos: francescco

Por um lado sua construção não era tão difícil, porém precisaria construir a Pinhedd sem romper a casca do ovo, usando-o como “câmara escura” para, após abri-la, encontrar a fotografia impressa na parte interna da casca.

Ótimo.

Contudo, de outra perspectiva, o projeto não era tão fácil e eu o adiei por anos – até que, a Lomography e o Dia Mundial da Pinhole aconteceram na mesma data da Páscoa, proporcionando-me o pretexto certo para construir a Pinhegg.

Tentei de diversas formas, sujando minhas mãos com uma enorme quantidade de gema e clara. Agora as galinhas veem-me pesarosas e aterrorizadas, mas, finalmente, encontrei a maneira correta de transforma meu Ovo-Pinhole.

Créditos: francescco

h3.Ingredientes:

  • Ovo
  • Pinhole
  • Emulsão fotossensível líquida (usei a da marca Rolley)
  • Ácido para revelação fotográfica (processador e fixador)
  • Fita isolante
  • Pano preto
  • Um jardim
  • Teimosia
  • Paciência
  • Mais paciência

Instruções:

Pegue o ovo e o corte de forma a obter um buraco de dois centímetros quadrados (2×2cm). Nessa etapa, comumente, você se encontrará coberto de clara de ovo. Antes de limpar-se tenha certeza de que a casca do ovo está completamente vazia. Após isso, lave a si mesmo e ao interior do ovo. Em um quarto escuro pinte o interior da casca com emulsão fotossensível, de forma a sensibiliza-la a luz.

Créditos: francescco

Agora cubra a abertura com uma concha (a que utilizei é feita de cobre) de forma aproximada a da casca do ovo. Com a fita isolante sele a estrutura. Você perceberá que a casca é transparente: objetivando evitar qualquer problema, envolva o ovo no pano preto, cuidadosamente, deixando exposto o furo da pinhole. Durante esse estágio o ovo poderá quebrar-se. É muito comum que isso aconteça.

Você deve ter agora um Pinhegg perfeito e encapado. Vá ao jardim. Coloque-se (eu o fiz nu, imóvel e abaixado) na frente do ovo (voltado para o furo da pinhole!) por aproximadamente trinta segundos. Felizmente, meus vizinhos não me denunciaram a policia por atentado ao pudor, espero que os seus sejam igualmente gentis.

Quando considerei que o ovo já estava suficientemente impresso com a imagem de meu corpo, voltei ao quarto escuro. Sugiro que você também o faça, mesmo que tenha permanecido vestido. Então, livre o ovo do pano preto, remova cuidadosamente a concha da pinhole e encha o ovo com o ácido processador e, depois, com o ácido fixador. Quando tiver feito isso, você deverá ver alguma coisa aparecer na parte interna da casca do ovo. É possivel alargar a abertura do ovo para uma melhor visão: a fotografia deverá estar lá, em negativo, e levemente deformada pela forma arredondada da casca do ovo. Após isso fotografei (com uma câmera “normal”) a casca, transformando-a em um negativo, para, assim, obter a imagem positiva original. Você poderá fazer o mesmo, ou encontrar outra forma de obter esse resultado.

A imagem do meu corpo nu não era me era tão agradável, por isso pedi a uma modelo para posar para meu ovo. O ovo deve ter gostado, porque as fotografias que obtive após essa decisão são muito maiores e mais precisas que meu autorretrato.

Créditos: francescco

Como pode perceber tudo é razoavelmente simples. A parte mais complicada é lidar com a fragilidade da casca. Para obter quatro fotografias de qualidade destruí mais ou menos cinquenta ovos. Eu poderia ter feito o maior omelete de pinhole desde o Dadaísmo.

Você pode constatar que, como desejei, o ovo é a câmera fotográfica e a fotografia ao mesmo tempo. É o inicio e o fim do processo fotográfico. Se você adicionar uma ressureição (não me pergunte como, por favor) terá um Pinhegg-de-Páscoa perfeito.

Créditos: francescco

A imagem nascida do ovo deverá ser feliz o suficiente para lá permanecer para sempre. Não irá sumir nem envelhecer. No máximo, eventualmente, contemple-a.

Isso é tudo. Feliz páscoa. E, por favor, não esqueça de pinholizar o mundo, pinholize tudo o que você encontrar.

Francesco Capponi
www.francescocapponi.it

escrito por francescco no dia 2012-05-09 em #pascoa #pinhole #egg #mundo #camera #francessco #lifestyle #francesco-capponi #world #pinhegg #day
traduzido por xxhangelixx

Mais Artigos Interessantes

  • Escapadelas Criativas Durante As Férias

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-12-06 em #novidades
    Escapadelas Criativas Durante As Férias

    Não importa se você gosta mais do verão ou do inverno, você provavelmente já está impaciente, querendo entrar nas férias e passar uns dias sem ter que se preocupar com qualquer coisa.

    2016-12-06
  • Cinco Modos de Aproveitar as suas Férias

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-12-01 em #novidades
    Cinco Modos de Aproveitar as suas Férias

    É aquela véspera do ano, onde quase já se pode ouvir o feriado batendo na porta. Mesmo que feriados normalmente estão aqui para dá uma pausa do seu trabalho das *9* as *5*, não tem nenhum motivo para não permitir a você uma quantidade saudável de preguiça e mesmo assim fazer umas coisas legais e criativas...

    2016-12-01
  • Cenas de um Inverno Encantado

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-12-01 em #cultura #lugares
    Cenas de um Inverno Encantado

    Para que esta estação seja alegre! Se prepare para passear pelas nevascas e viver os dias de inverno como em um globo de neve.

    2016-12-01
  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • La Ville Lumière: Pierre-Louis Ferrer's "Invisible Paris"

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-11-29 em #cultura #lugares
    La Ville Lumière: Pierre-Louis Ferrer's "Invisible Paris"

    Paris – a cidade da luz, a capital dos cultos em artes e ciência. Uma cidade rica em história, continuamente sendo um dos destinos favoritos de viajantes. Mas o fotógrafo residente francês *Pierre-Louis Ferrer* pintou a sua cidade nata em uma luz diferente – literalmente.

    2016-11-29
  • A Cena Perfeita: Uma Entrevista com Bobby Vu

    escrito por Ivana Džamić no dia 2016-11-29 em #pessoas
    A Cena Perfeita: Uma Entrevista com Bobby Vu

    Bobby Vu é um diretor e fotógrafo de Los Angeles que compartilha a sua paixão pela fotografia e pelo cinema. Ele ficou famoso pelas suas curtas-metragens e por isso é claro que as suas fotos nos lembram daquelas cenas mágicas dos filmes dos anos 80.

    2016-11-29
  • Retratos Artísticos: Pavel Baňka Desenhando com Luz

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-11-24 em #novidades
    Retratos Artísticos: Pavel Baňka Desenhando com Luz

    Desenhado em gelatina de prata com uma câmera, os retratos espantosos do fotógrafo checo Pavel Baňka, relembram a sensação nostálgica da fotografia de arte do início do século XX.

    2016-11-24
  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • Juventude Radiante: Fotografia de Nastya Vinogradova

    escrito por cheeo no dia 2016-11-24 em #pessoas
    Juventude Radiante: Fotografia de Nastya Vinogradova

    Os retratos da fotógrafa Nastya Vinogradova capturam a combinação da beleza e espontaneidade da juventude.

    2016-11-24
  • Bem-Vinda, Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens!

    escrito por cheeo no dia 2016-11-21 em #gear #novidades
    Bem-Vinda, Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens!

    A nossa Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens de latão está disponível para compras regulares!

    2016-11-21
  • Keiichi Kitayama Sobre O Romance Moderno (NSFW)

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-11-17 em #people
    Keiichi Kitayama Sobre O Romance Moderno (NSFW)

    As nossas diferenças humanas não têm valor na face do amor; por que acima de tudo, amor é amor. O fotógrafo Keiichi Kitayama revela a sua meditação sobre a cultura do romance contemporâneo através de uma série de fotos vivas e intensas.

    2016-11-17
  • Novidades do Shop

    Direto de Milão

    Direto de Milão

    Chegou alguém novo na cidade e há rumores de que ela é a solução sartorial aos seus desejos de fotografia instantânea. A nova Lomo’Instant Milano chegou! Seja corajoso, seja alto! A Milano Edition vem com um novo visual que certamente vai virar cabeças quando você tirar aqueles adoráveis snaps de tamanho de carteira . Canalize sua fashionista interior e comece a fotografar com esta nova adição à família crescente da Lomo'Instant. Pegue uma no Online Shop agora!

  • Entrando no Mundo dos Sonhos com Nádia Maria

    escrito por michellymatias no dia 2016-11-15 em
    Entrando no Mundo dos Sonhos com Nádia Maria

    Sabe aquele momento quando você está caindo no sono, quase dormindo e você começa a ver imagens um pouco surreais, um pouco inexplicáveis? O trabalho da fotógrafa brasileira Nádia Maria lembra muito estes momentos misteriosos. Nesta entrevista ela nos conta um pouco sobre o que está por trás.

    2016-11-15 1
  • Petzval Amigo: Misha Assis

    escrito por michellymatias no dia 2016-11-15 em
    Petzval Amigo: Misha Assis

    O artista brasileiro Misha Assis é um especialista quando se trata da Petzval 85 Art Lens. Uma curta visita na sua LomoHome já mostra do que estamos falando. Aqui ele nos conta um pouco mais sobre si e sobre o seu amor pela Petzval 85 Art Lens.

    2016-11-15 1
  • Antártica Analógica: A Expedição de Johannes Huwe

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-11-14 em #places
    Antártica Analógica: A Expedição de Johannes Huwe

    É impressionante como a fotografia permite pessoas a viajar sem sair dos seus lugares, mas o fotógrafo analógico da Alemanha Johannes Huwe se joga em aventuras analógicas e compartilha conosco a sua expedição a Antártica com a sua câmera de formato médio.

    2016-11-14