O lixo de uns é o ouro para outros: câmeras analógicas recuperadas do lixo

Ouvindo o disco Not Your Kind of People do Garbage e pensando no trocadilho do nome deles (garbage é lixo, mas o som da banda é ótimo) me peguei lembrando de quantas vezes alguém jogou fora uma câmera (ou outro apetrecho analógico) por achar que agora é lixo ao mesmo tempo que para nós é puro ouro! Realmente, eles não são o nosso tipo de gente!

Inúmeras vezes me surpreendi com o descaso de algumas com os nossos tesouros analógicos. Simples peças que um dia foram muito utilizadas e causaram grande alegria hoje são tratadas como lixo e descarte. Se por um lado isso é triste, que a maioria das pessoas não ligam a mínima para eles, por outro é ótimo pois pode se tornar uma grande oportunidade de colocar as mãos em pequenos tesouros analógicos do passado, que nas mãos certas terão o tratamento que merecem e vão voltar a sua antiga glória do passado!

Eu mesmo tenho algumas pequenas histórias desse tipo!

Como é um pecado deixar câmeras empoeirando em algum lugar escuro e triste do passado, vale a pena lembrar as histórias de algumas que saíram do esquecimento de alguém e vieram parar na mão de uma pessoa que gosta de usar câmeras antigas e cheias de histórias pra contar!

Smena 8: cinco reais e a lente teve q ser trocada por maus cuidados

Achei essa na Feira de usados em São José dos Campos-SP. O vendendor não imaginava que era uma câmera soviética e que tinha gente procurando por essas câmeras ainda. A lente foi trocada com a de outra Smena, mas era muito estilosa, toda feita em baquelite preto. Um verdadeiro achado arqueológico!

Agfa Clack: Achada em uma caixa de sapato velha num lixão acumulado em terreno

Com certeza deve ter sido jogada fora por um neto desalmado que a tratou pior do que lixo, despejando-a em um terreno sujo e abandonado. Na verdade quem achou foi meu primo. Ele me ligou dizendo que tinha uma câmera de filme muito antiga e toda enferrujada e não fazia ideia se ia funcionar. Ele me deu a câmera e descobri que funcionava perfeitamente. Foram vários filmes batidos com ela. Linda.

Belomo Vilia: veio pelo correio num pacotão de câmeras arrematadas no ebay sem saber direito o estado de conservação delas

Esta veio direto da antiga união soviética pelo correio, demoooooooorou horrores pra chegar e quando chegou descobri que o fotometro não funcionava. Colocar pra funcionar uma coisa dessas é complicado, mas pelo menos ela funcionava bem no manual, mas o nome em cirílico, o cheiro de graxa e a aura soviética dessa camereta conquistam qualquer um. Pelo menos não foi jogada fora quando o fotômetro parou de funcionar. Hoje ainda ela pode estar clicando e fazendo a alegria de alguém.

E você, tem alguma história de resgate para compartilhar?

escrito por dux_x no dia 2012-05-10 em #luxo #lifestyle #lixo #clack #agfa-clack #belomo #cameras #resgatadas #smena #recuperadas #resgate #passado #russa #agfa #vilia #colecao #smena-8 #antiguidades #belomo-vilia

Mais Artigos Interessantes

  • Aventura analógica: Uma Entrevista com Lorenzo Scudiero

    escrito por Ivana Džamić no dia 2016-07-29 em #people
    Aventura analógica: Uma Entrevista com Lorenzo Scudiero

    Este jovem artista chamou a nossa atenção com fotografias deslumbrantes que dão cor à vida ao nosso redor. Ele conseguiu mostrar uma mistura perfeita da natureza e sua harmonia com as pessoas. Seus retratos contam histórias de jovens em torno dele e lugares diferentes que ele visitou

  • Ferry Verheij: Um Contador de Histórias

    escrito por Ivana Džamić no dia 2016-07-29 em #people
    Ferry Verheij: Um Contador de Histórias

    Pode ser dito que fotografia é mais do que apenas um clique na câmera, ela deixa os momentos, as pessoas e emoções viverem para sempre. Isso foi confirmado a nós por um fotógrafo excepcional holandês Ferry Verheij, cujo as fotos representam histórias de todas as pessoas e lugares que ele teve a chance de conhecer.

  • Apresentando a Lomo'Instant Milano Edition

    escrito por Lomography no dia 2016-07-29 em #gear #novidades
    Apresentando a Lomo'Instant Milano Edition

    Diga oi para a nova Lomo'Instant Milano Edition - abrindo caminho para um estilo instantâneo fresco e estiloso!

  • Novidades do Shop

    Direto de Milão

    Direto de Milão

    Chegou alguém novo na cidade e há rumores de que ela é a solução sartorial aos seus desejos de fotografia instantânea. A nova Lomo’Instant Milano chegou! Seja corajoso, seja alto! A Milano Edition vem com um novo visual que certamente vai virar cabeças quando você tirar aqueles adoráveis snaps de tamanho de carteira . Canalize sua fashionista interior e comece a fotografar com esta nova adição à família crescente da Lomo'Instant. Pegue uma no Online Shop agora!

  • Quebrando as Regras: Ume Entrevista com Camille Rouzaud

    escrito por Ivana Džamić no dia 2016-07-26 em #people
    Quebrando as Regras: Ume Entrevista com Camille Rouzaud

    Camille Rouzard é uma fotógrafa única que ama capturar vidas de jovens e os transferir nas suas histórias. Ela acredita que paz é a ferramenta mais poderosa para criatividade e explica que viver de maneira autentica significa ser corajoso o suficiente para se arriscar.

  • Shuji Kobayashi: Beleza Eterna (NSFW)

    escrito por Ivana Džamić no dia 2016-07-19 em #people
    Shuji Kobayashi: Beleza Eterna (NSFW)

    Nós estamos vivendo em um tempo, em qual poucas coisas podem nos surpreender ou chocar. De qualquer modo, ser corajoso o suficiente para expressar emoções e mostrar um corpo nu feminino ainda é controverso e tema de várias discussões.

  • Lomo In-Depth: A Arte de Se Traduzir em uma Foto

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-07-07 em #culture
    Lomo In-Depth: A Arte de Se Traduzir em uma Foto

    Para o fotógrafo, sua foto também pode ser uma reflexão de si mesmo – e as vezes, sendo se mesmo é o melhor jeito de se aprocimar a fotografia artística.

  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • Câmeras Lomo LC-A Ao Passar dos Anos

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-07-05 em #gear
    Câmeras Lomo LC-A Ao Passar dos Anos

    A nossa amada câmera Lomo LC-A está fazendo 32 aninhos este ano! Ao passar dos anos, nós vimos essa câmera clássica e compacta mudar de cor e designs. Mas acima da mudança no seu visual existe uma história ou nova etapa para celebrar.

  • Canalizando a Simetria e Paletas de Wes Anderson

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-06-23 em #culture
    Canalizando a Simetria e Paletas de Wes Anderson

    A característica cinematográfica do cineasta Wes Anderson no filme é traduzida para a impressão fotográfica.

  • Revisões de Câmeras Vintage: Kodak Bantam 828

    escrito por Mark Hannah no dia 2016-06-09 em #gear
    Revisões de Câmeras Vintage: Kodak Bantam 828

    Eu primeiramente descobri câmeras Vest Pocket enquanto estava procurando câmeras dobráveis e me apaixonei pelo design e compacidade delas. Com certeza, a minha preferida é a Kodak Bantam 828.

  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • Terapia de Exposição: Uma Entrevista com Edie Sunday

    escrito por Teresa Sutter no dia 2016-05-24 em #people
    Terapia de Exposição: Uma Entrevista com Edie Sunday

    As imagens de Edie Sunday são místicas, comoventes e íntimas. A fotógrafa de 26 anos de idade, que foi fascinada por cinema desde uma idade muito jovem, inspira-se com a forma feminina e explora um reino entre o consciente e o inconsciente, brincando com cor e luz.

  • Apresentando a Nova Lomo'Instant San Sebastián Edition

    escrito por Lomography no dia 2016-05-20 em #novidades
    Apresentando a Nova Lomo'Instant San Sebastián Edition

    Pode chegar com as vibrações do verão com o nosso mais novo membro da família instantânea! Com praias lindas e fascínio cosmopolita, a cidade basca de San Sebastián tem inspirado o nosso tesouro instantâneo mais novo – a Lomo'Instant San Sebastián

  • Primeiras Impressões da Daguerreotype Achromat 2.9/64: Pablo Rodrigo

    escrito por ellakoppensteiner no dia 2016-05-17 em #gear #novidades
    Primeiras Impressões da Daguerreotype Achromat 2.9/64: Pablo Rodrigo

    Fotografia em preto e branco. Retratos e paisagens com um look vintage. O fotógrafo "Pablo Rodrigo":http://pablo-rodrigo.com/ nos leva de volta no tempo através das fotografias incríveis que ele fez com a Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens.