Simule a distorção da Lensbaby com o Lomography Fisheye Adapter

Adivinha o que acontece quando colocamos um antigo lomography Fisheye adaptor em uma teleobjetiva? Estranhas interações óticas acontecem e o resultado é bem mais distorcido do que podia imaginar!

Seguindo com as experimentações malucas dignas de um Professor Pardal, experimentei de diferentes maneiras o meu antigo Lomography Fisheye Adaptor, aquele todo prateado e que era vendido aqui no site. Como ele tem rosca e vários adaptadores de tamanho de lente serve em praticamente qualquer câmera.

A função principal é transformar uma lente comum em grande angular e neste caso, lentes 28mm viram fisheye! É muito bom!

Mas nunca pensei em usar de outra forma até usar em uma câmera com zoom. Sem querer usei a lente na posição tele com 300mm e as bordas ficaram totalmente borradas, distorcidas de uma forma de túnel, com o centro em foco! Acredito que toda lente adaptadora grande angular pode causar esse efeito quando usada com uma tele.

Como fazer
Consiga um adaptador grande angular como o Lomography Fisheye Adapter e uma câmera com lente teleobjetiva, em torno de 300mm (ainda não testei em medidas maiores, muito menores não acontece o efeito). Se a sua lente for zoom, deixe ela na posição final, de maior ampliação e vá voltando devagar até achar o ponto de maior deformação das bordas (cada lente é uma lente, lembre-se de testar sempre). Fotografe normalmente. Importante: Funciona melhor em uma SLR, que te permite confirmar no visor se o efeito está acontecendo e ver em tempo real como está ficando o (de).

Um detalhe importante
Use aberturas acima de f/8, quanto mais fechada melhor. Isso evita o fog que o adaptador causa. Não sei o que motiva o fog, se é a qualidade de fabricação da lente ou é normal da interação do adaptador grande angular e a lente normal da câmera, enfim, aberturas mais fechadas aumentam a profundidade de campo e evitam esse fog, sem atrapalhar as deformações na borda da imagem.

Veja mais fotos com ela

Fica a dica: sempre tente experimentar coisas diferentes com seus acessórios, pense fora da caixa!

escrito por dux_x no dia 2012-05-16 em #equipamento #tutorais #tipster #zoom #lomo #lensbaby #fisheye #lente #dica #camera #dica-rapida #distorcao

Kickstarter

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

Mais Artigos Interessantes