Livraria El Ateneo Grand Splendid, Buenos Aires

5

Visita a uma livraria que funciona em um antigo Teatro em Buenos Aires.

A Livraria Ateneo Grand Splendid impressiona logo ao entrar nela. Não é uma livraria comum, uma vez que está situado onde foi o Teatro Gran Splendid, no bairro da Recoleta em Buenos Aires, Argentina. O jornal britânico The Guardian classificou essa como a segunda livraria mais bela do mundo em 2008 (a primeira colocada foi para a Livraria Selexyz Dominicanen, em Maastricht na Holanda).

O Teatro foi construído em 1919 por Max Glucksman, possuía quatro andares em formato de mezanino, platéia com capacidade para 500 pessoas e a cúpula com a representação da paz pintada por Nazareno Orlandi, como maneira de celebrar o fim da primeira guerra mundial. Nesse teatro atuaram grandes personagens do tango como Carlos Gardel e Roberto Firpo, que lhe dedicou o tango Grand Splendid em 1927.

Em 2000 o teatro foi remodelado para tornar-se livraria, porém manteve o esplendor do teatro, conservou a cúpula pintada, os balcões originais, mantiveram a decoração e até mesmo a cortina de veludo vermelho. É possível sentar e ler em lugares reservados para isso ou em cadeiras espalhadas onde foi a platéia e nos palcos enquanto escuta jazz ao fundo e comer algo em um café instalado onde originalmente ficava o palco principal.

Se passar por Buenos Aires não deixe de ir a esta livraria, realmente lhe encantará como me encantou, passei muito tempo percorrendo-a… E o melhor… É permitido fotografar!!!

escrito por coca no dia 2012-05-27 em #mundo #locais #lc-a #elitechrome-100 #destino-de-viagem #buenos #argentina #antigo #turismo #x-pro #aires #buenos-aires #teatro #livros #livraria #restaurado
traduzido por jeniferricken

%{comentários} Comentários

  1. jeniferricken
    jeniferricken ·

    Visitei este lugar e fiquei encantada...
    Por esse motivo fiz questão de traduzir o artigo para compartilhar com todos!

  2. hafaell
    hafaell ·

    Parabéns e obrigado pela tradução, Jenifer. Estarei visitando Buenos Aires no fim do ano e já anotei aqui como ponto de visitação essa livraria. Bem legal o artigo e a s fotos.

  3. coca
    coca ·

    @jeniferricken gracias por la traducción, obrigada :)

  4. jeniferricken
    jeniferricken ·

    @hafaell
    Espero que faça uma excelente viagem a Buenos Aires...
    Há Lugares maravilhosos para conhecer...
    Recomendo também o passeio guiado ao "Palácio Barolo": www.pbarolo.com.ar/.
    O Prédio foi construído inspirado na Divina comédia.
    Quando fui, realizei o passeio noturno, mas há o diurno também...

    Boa Viagem... poste fotos depois!

  5. jeniferricken
    jeniferricken ·

    @coca Bellas imágenes de Buenos Aires y un texto bueno!!

Mais Artigos Interessantes

  • As Visões de Klara Johanna Michel capturadas com a Lomo'Instant Wide

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-01-11 em #pessoas #lomoamigos
    As Visões de Klara Johanna Michel capturadas com a Lomo'Instant Wide

    Influenciada pelo trabalho de Caravaggio, a fotógrafa de Berlin Klara Johanna Michel pinta fotos à mão, que fazem lembrar a arte da Renascença. As imagens são altamente estilizadas e os sujeitos posam para imitar a aparência de seres religiosos. Quem diria que tanto mistério e um charme de um mundo antigo poderiam ser realizados com a ajuda de uma câmera instantânea?

  • Lembrando de David Bowie

    escrito por Jill Tan Radovan no dia 2016-01-11 em #pessoas #novidades #estilo de vida #vídeos
    Lembrando de David Bowie

    Felizmente para aqueles que ficaram para trás, para lamentar a morte de uma lenda, o que fica é um legado duradouro para subsistir. Descanse em paz, Major Tom.

  • Celeste Ortiz: Possibilidades Analógicas

    escrito por lomographymagazine no dia 2015-10-08 em #pessoas #estilo de vida
    Celeste Ortiz: Possibilidades Analógicas

    A fotografia foi descrita como um aparelho que para o tempo, algo que congela uma ação. Esse momento em pausa é o mais silencioso; todo tipo de conversa sobre a foto vai tentar descrever a beleza desse segundo. As fotos de Celeste Ortiz nos deixa pensar em algo diferente. Um senso de continuação.

  • Si Mesma para o Mundo: A Fotografia de Leanne Surfleet

    escrito por lomographymagazine no dia 2015-11-24 em #pessoas #estilo de vida
    Si Mesma para o Mundo: A Fotografia de Leanne Surfleet

    Um autorretrato pode se enraizar em segurança, extrema timidez ou uma explosão alternativa dos dois. Leanne Surfleet passa por essa flutuação quando a câmera é tudo que da pra se ver. A atracão —o que nos diz a respeito— é uma mistura de incerteza e tipo de postura calma. E de vez em quando um pedaço de pele que é mais um mistério do que uma revelação completa. Até os retratos que Sufleet faz de outras pessoas tem o mesmo convite sussurrado, como se fosse para dizer que perguntas são bem-vindas. Daí nós tomamos a nossa sugestão.

  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • Quioto Em Um Segundo

    escrito por lomographymagazine no dia 2015-08-10 em #equipamento #estilo de vida
    Quioto Em Um Segundo

    Como um agrupamento de cerejeiras em flor, os templos em Quioto travam os turistas em suas caminhadas. As pessoas posam como estátuas, com a câmera balançando do pescoço ou levando ela nas mãos. O impulso de fotografar todos os ângulos é constante, principalmente para quem visita a cidade pela primeira vez. O templo Kinkaku-ji e Fushimi Inari-Taisha estão sempre cheios de visitantes. Seria de esperar que os turistas apenas passassem por lá de maneira breve, mas a verdade é que eles estão demasiado ocupados fotografando Quioto inteira.

  • A Nova Lente Petzval 85: Skate e Fotografe com Alex Muccilli

    escrito por Samantha Norman no dia 2015-07-30 em #pessoas
    A Nova Lente Petzval 85: Skate e Fotografe com Alex Muccilli

    Alex Muccilli é um fotógrafo em Nova Iorque cuja respeitável clientela inclui Phillip Lim, Vice Magazine e Tory Burch. Veja o que acontece quando ele leva a Petzval 85 para uma rodada.

  • Uma Redação em Vídeo Sobre Porque Nós Tiramos Fotos

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-02-09 em #mundo #estilo de vida #vídeos
    Uma Redação em Vídeo Sobre Porque Nós Tiramos Fotos

    Uma maravilha como uma câmera, algo que vai entre o fotógrafo e um sujeito, não forma barreira, mas uma maneira de se conectar. Joe Aguirre nos leva através dos porquês em um novo filme por Jonas Normann.

  • Tipster: Fotos Compostas

    escrito por Maaike van Stratum (@stratski) no dia 2016-01-11 em #equipamento #tipster
    Tipster: Fotos Compostas

    Tem tempos que você quer fotografar um prédio grande, e ele simplesmente não quer caber na sua foto. Um jeito legal de capturar aquele palácio ou aquela catedral é de fazer uma imagem composta.

  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • Lomo In-Depth: A Importância definidora de Mulheres Fotógrafas na História da Arte

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-03-08 em #mundo #estilo de vida
    Lomo In-Depth: A Importância definidora de Mulheres Fotógrafas na História da Arte

    É do conhecimento geral que a história—governada e escrito pelo patriarcado austera—não tem sido tão gentil com as mulheres. Fotografia é uma das raras excepções; mulheres estabeleceram sua presença penetrante e participação em fotografia desde o nascimento da câmara em 1800. Lomography traça o papel das mulheres na fotografia com um resumo especial e abrangente para o Dia Internacional da Mulher.

  • Um Segredo do Cosmos: Lançando o Mais Novo Produto da Lomography

    escrito por Lomography no dia 2016-01-19 em #equipamento #novidades
    Um Segredo do Cosmos: Lançando o Mais Novo Produto da Lomography

    Psssiu! Nós temos matéria secreta nas nossas mãos, e está chegando à velocidade da luz! Nós estamos sendo tão misteriosos quanto o Cosmos sobre o nosso novo produto que não é desse mundo, constantemente em órbita sobre a nossa grande revelação. Mas a eclipse passará e logo logo as estrelas irão se alinhar. Até lá, tem que ter algumas perguntas flutuando no universo, certo? Bem, não precisa olhar para as estrelas para encontrar a sua resposta! Fique no mesmo comprimento de onda que a Lomography, e se segure enquanto nós vamos com hyperdrive. Deixe a sua imaginação livre como um foguete e veja se você consegue decifrar as nossas pistas sobrenaturais!

  • Chilledvondub e sua Arma de Eleição: Leica M6

    escrito por Eunice Abique no dia 2015-07-17 em #mundo #estilo de vida
    Chilledvondub e sua Arma de Eleição: Leica M6

    Craig Fullbrook jura pela Leica M6, não só por sua grande fama e reconhecimento, mas também por sua fiabilidade e performance. Nessa entrevista, ele explica melhor o que faz dessa estilosa câmera um "must-have" e a sua experiência em geral usando ela.

  • Impressões Clorofilas por Binh Danh: Uma Entrevista

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-02-03 em #pessoas #estilo de vida
    Impressões Clorofilas por Binh Danh: Uma Entrevista

    No trabalho de Binh Danh, a arte é o espaço para os sem nomes, serem vistos. Quando a guerra é o tema de cada detalhe conta. Como é que uma pessoa resolve esta questão enorme, onde a morte e o valor de vidas se cruzam? Um trabalho de um homem só se torna em uma tarefa sobre outros homens. E assim por sua série "Immortality: The Remnants of the Vietnam and American War" ele fez cópias de clorofila para expressar a marca indelével da guerra em várias terras. Soldados e leigos, cujos rostos e registros foram arquivados são dadas outra chance de ser lembrado.