Livraria El Ateneo Grand Splendid, Buenos Aires

5

Visita a uma livraria que funciona em um antigo Teatro em Buenos Aires.

A Livraria Ateneo Grand Splendid impressiona logo ao entrar nela. Não é uma livraria comum, uma vez que está situado onde foi o Teatro Gran Splendid, no bairro da Recoleta em Buenos Aires, Argentina. O jornal britânico The Guardian classificou essa como a segunda livraria mais bela do mundo em 2008 (a primeira colocada foi para a Livraria Selexyz Dominicanen, em Maastricht na Holanda).

O Teatro foi construído em 1919 por Max Glucksman, possuía quatro andares em formato de mezanino, platéia com capacidade para 500 pessoas e a cúpula com a representação da paz pintada por Nazareno Orlandi, como maneira de celebrar o fim da primeira guerra mundial. Nesse teatro atuaram grandes personagens do tango como Carlos Gardel e Roberto Firpo, que lhe dedicou o tango Grand Splendid em 1927.

Em 2000 o teatro foi remodelado para tornar-se livraria, porém manteve o esplendor do teatro, conservou a cúpula pintada, os balcões originais, mantiveram a decoração e até mesmo a cortina de veludo vermelho. É possível sentar e ler em lugares reservados para isso ou em cadeiras espalhadas onde foi a platéia e nos palcos enquanto escuta jazz ao fundo e comer algo em um café instalado onde originalmente ficava o palco principal.

Se passar por Buenos Aires não deixe de ir a esta livraria, realmente lhe encantará como me encantou, passei muito tempo percorrendo-a… E o melhor… É permitido fotografar!!!

written by coca on 2012-05-27 in #world #locations #buenos-aires #elitechrome-100 #destino-de-viagem #buenos #argentina #turismo #antigo #lc-a #x-pro #aires #teatro #livros #livraria #restaurado
translated by jeniferricken

5 Comments

  1. jeniferricken
    jeniferricken ·

    Visitei este lugar e fiquei encantada...
    Por esse motivo fiz questão de traduzir o artigo para compartilhar com todos!

  2. hafaell
    hafaell ·

    Parabéns e obrigado pela tradução, Jenifer. Estarei visitando Buenos Aires no fim do ano e já anotei aqui como ponto de visitação essa livraria. Bem legal o artigo e a s fotos.

  3. coca
    coca ·

    @jeniferricken gracias por la traducción, obrigada :)

  4. jeniferricken
    jeniferricken ·

    @hafaell
    Espero que faça uma excelente viagem a Buenos Aires...
    Há Lugares maravilhosos para conhecer...
    Recomendo também o passeio guiado ao "Palácio Barolo": www.pbarolo.com.ar/.
    O Prédio foi construído inspirado na Divina comédia.
    Quando fui, realizei o passeio noturno, mas há o diurno também...

    Boa Viagem... poste fotos depois!

  5. jeniferricken
    jeniferricken ·

    @coca Bellas imágenes de Buenos Aires y un texto bueno!!

More Interesting Articles

  • O meu primeiro Lomo Affair: Jourdanlynch e a Holga 120N

    written by icequeenubia on 2014-12-05 in #lifestyle
    O meu primeiro Lomo Affair: Jourdanlynch e a Holga 120N

    Jodo e sua entourage costumavam ter uma abordgem um pouco sarcástica relativamente ás câmeras Holga, duvidando até da capacidade desses pedaços de plástico em tirar simples fotos. Depois de dar uma chance a essa câmera e tirar um rolo inteiro com a Holga 120N, Jodo mudou de perspectiva. Dê uma olhada nas fotos que o fizeram mudar de opinião!

  • Bridge Hopping: Escapar de Lisboa em direção as praias de Costa da Caparica

    written by jokelangens on 2014-10-21 in #world #locations
    Bridge Hopping: Escapar de Lisboa em direção as praias de Costa da Caparica

    35 graus Celsius. Verão em Lisboa rodeada por sete colinas. A pior combinação de sempre! Haverá melhor programa do que escapar ao calor abrasador de um dia de verão em Lisboa em direção a uma fabulosa praia que fica apenas a uma travessia de ponte de distância? Uma vez em Lisboa, para chegar nas praias com condições incríveis para surfar e com pessoas de carácter ainda melhor, apenas tem que atravessar a lindíssima ponte 25 de Abril.

  • Quioto Em Um Segundo

    written by kenaz on 2015-08-10 in #gear #lifestyle
    Quioto Em Um Segundo

    Como um agrupamento de cerejeiras em flor, os templos em Quioto travam os turistas em suas caminhadas. As pessoas posam como estátuas, com a câmera balançando do pescoço ou levando ela nas mãos. O impulso de fotografar todos os ângulos é constante, principalmente para quem visita a cidade pela primeira vez. O templo Kinkaku-ji e Fushimi Inari-Taisha estão sempre cheios de visitantes. Seria de esperar que os turistas apenas passassem por lá de maneira breve, mas a verdade é que eles estão demasiado ocupados fotografando Quioto inteira.

  • A Nova Lente Petzval 85: Skate e Fotografe com Alex Muccilli

    written by Samantha Norman on 2015-07-30 in #people
    A Nova Lente Petzval 85: Skate e Fotografe com Alex Muccilli

    Alex Muccilli é um fotógrafo em Nova Iorque cuja respeitável clientela inclui Phillip Lim, Vice Magazine e Tory Burch. Veja o que acontece quando ele leva a Petzval 85 para uma rodada.

  • Dicas de fotografia Indoor/Low-Light

    written by adi_totp on 2014-11-03 in #gear #tipster
    Dicas de fotografia Indoor/Low-Light

    Não tenha receio de tirar fotos dentro de casa ou em condições de luz muito reduzida. Enquanto houver um pouco de luz a sua volta, a câmera tem que estar pronta a disparar! Aqui fica uma dica para você: lembre-se sempre de apanhar a luz!

  • Villa Epecuén, a cidade perdida

    written by carlos_rc on 2014-10-23 in #world #locations #videos
    Villa Epecuén, a cidade perdida

    Num dia frio em pleno mês de Agosto, peguei minhas câmeras LC-A+, Nikon FM e Canon EOS 500, carregadas com filmes Lomography Earl Grey 100 e Kodak Vision 250D, e segui viagem para Villa Epicuén na província de Buenos Aires. Cerca de 550km de minha residência.

  • Chilledvondub e sua Arma de Eleição: Leica M6

    written by Eunice Abique on 2015-07-17 in #world #lifestyle
    Chilledvondub e sua Arma de Eleição: Leica M6

    Craig Fullbrook jura pela Leica M6, não só por sua grande fama e reconhecimento, mas também por sua fiabilidade e performance. Nessa entrevista, ele explica melhor o que faz dessa estilosa câmera um "must-have" e a sua experiência em geral usando ela.

  • A Rota da Alegria: Uma Entrevista com o Fotógrafo de Viajens Réhahn

    written by Kwyn Kenaz Aquino on 2015-07-24 in #people
    A Rota da Alegria: Uma Entrevista com o Fotógrafo de Viajens Réhahn

    "Dep qua!" exclama Réhan numa conversa em vietnamita. Ao elogiarem a beleza da sua foto os nativos riem, e o fotógrafo, uma vez mais, saca câmera, que é por estas bandas tão bem-vinda quanto uma colheita abundante .

    2
  • O Mundo de Acordo com Herr Willie: Brasília

    written by wil6ka on 2015-07-14 in #world #locations
    O Mundo de Acordo com Herr Willie: Brasília

    É uma utopia moderna, única no mundo: Brasília. A capital desse maravilhoso Brasil é o sonho de qualquer aficionado por arquitetura, a obra prima de Oscar Niemeyer. O arquiteto que criou a ilusão de uma vida melhor e que levou Brasília a ser declarada a Patrimônio Mundial da UNESCO em 1987. Isso é uma homenagem a linhas, curvas e ousadia.

  • Testes com rolos de 35mm e químicos

    written by blackfairy on 2014-11-09 in #gear #tipster
    Testes com rolos de 35mm e químicos

    Por vezes acontece que as fotos que esperava não correspondem ao que você inicialmente antecipou - a imagem não ficou bem, as cores ficaram um pouco aquém do esperado, e a foto acabou por ficar com aspeto banal. Posto isso, lhe proponho aqui uma segunda chance para seus negativos. É isso mesmo, experimente modificar os seus negativos de 35mm. Inspire-se nas ideias que lhe proponho e tente você mesmo em casa, scaneando os seus negativos com o smartphone scanner da Lomography por exemplo. Tudo é possível... Use a sua imaginação e anote a sua nova receita de filme!

  • 12 Meses, 12 Projetos: Junho - O Desafio EBS

    written by Maaike van Stratum on 2015-07-06 in #world #tipster
    12 Meses, 12 Projetos: Junho - O Desafio EBS

    A minha lista de resoluções para 2015 consiste em 12 projetos, um para cada mês. Em Junho, eu tentei EBS ("exposing both sides" ou "expor ambos os lados") uma vez mais para ver se conseguiria obter imagens perfeitamente simétricas - metade em redscale, metade normal.

  • Red-O-Lutionary: Redscale nunca foi tão fácil de preparar!

    written by metobi on 2014-12-12 in #gear #tipster
    Red-O-Lutionary: Redscale nunca foi tão fácil de preparar!

    Transformar o seu rolo de filme em redscale requer tempo, dedicação e um quarto bem escuro. Um pouco assustador para Lomographers como eu que querem apenas focar e disparar, deixando tudo o resto por conta do laboratório. No entanto encontrei uma forma de criar rolos redscale caseiros bem rápido!