Fotografar Retratos: algumas dicas e outras coisas

Este é um artigo para ajudar aqueles que querem saber alguns truques e dicas sobre como fotografar retratos e fazer com que sejam mais interessantes.

Credits: anird

Já são feitos retratos há mais tempo do que imaginamos. E muito antes da câmara ser inventada. Rembrandt era o rei dos auto-retratos e, como ele, muitos outros artistas renascentistas. E como é que alguém pode esquecer o maior retrato de todos os tempos: “A Mona Lisa”.

Agora, que relação existe entre tudo isso e o que este tipster tem para oferecer? Muito, na verdade. As guidelines existem desde sempre e o que vai ler a seguir são uma espécie de interpretação analógica para fotografar retratos.

1. Não Fotografar Ao Nível Dos Olhos: embora a norma para fotografar retratos seja a nível dos olhos do nosso sujeito (a pessoa a ser retratada, neste caso), mudar por completo o ângulo de onde se tira a fotografia pode dar à fotografia aquele toque extra especial.

Credits: whynotwinnipeg

Podemos ir para mais alto e fotografar a pessoa de cima ou nos aproximarmos do chão e fotografar para cima.

Credits: whynotwinnipeg

2. Brincar Com o Contato Visual: É dito que os olhos são o espelho da alma e a direção do olhar do nosso sujeito pode ter um grande impacto na fotografia. Além do jeito mais comum, que é olhar na direção da nossa lente, podemos ter o sujeito olhando para outra direção ou algo que a câmera não está captando, criando uma atmosfera de mistério.

Outra alternativa é o sujeito focar alguma coisa ou alguém dentro do nosso frame, criando um segundo ponto de interesse e uma relação entre isso e o nosso sujeito principal, ajudando a criar uma “história” dentro da imagem.

Credits: anird

3. Brincar Com a Luz: A maneira como a luz é usada pode criar um ambiente novo. Usar contra-luz ou silhuetas para esconder feições pode resultar numa imagem muito forte.

Credits: yami

4. Lembrar a Sexta Regra: Por vezes, as poses para a fotografia podem parecer artificiais e forçadas… Algumas pessoas não ficam bem num ambiente de pose e mudar para uma abordagem mais descontraída pode resultar.

Credits: whynotwinnipeg

5. Acessórios: Acrescentar algum tipo de acessório às imagens pode criar outro ponto de interesse que realça a fotografia.

Credits: anird

6. Focar Numa Parte do Corpo: Aproxime-se e envolva-se com uma parte do corpo do sujeito. Por vezes, o que é deixado fora da imagem diz mais do que a imagem em si.

Credits: pregrino_george

7. Enquadre o Sujeito: Enquadrar bem o sujeito vai chamar a atenção para um ponto de interesse na imagem.

Credits: aalper

8. Fundos: A pessoa no seu retrato é o principal ponto de interesse, mas por vezes colocá-la em contextos diferentes com fundos diferentes podemos mudar dramaticamente o ambiente na imagem. Por vezes podemos querer o nosso fundo o mais minimalista possível.

9. Expressões: Experimentar diferentes expressões por parte do sujeito vai certamente tornar a imagem muito mais interessante.

Credits: anird

As fotos gentilmente cedidas por mikahsupageek, aalper, whynotwinnipeg, yami, pregrino_george, mugeyildiz, e anird.

escrito por anird no dia 2012-07-13 em #equipamento #tipster #lomografia #cores #ideas #art #lomography #cityslicker #retratos #ideias #color #challenge #tipster #india #portraits
traduzido por anamachado

Mais Artigos Interessantes

  • A Estética da Nova Russar+: Cinco Dicas para Tirar Fotos

    written by lomography on 2015-10-24 in #gear #tipster
    A Estética da Nova Russar+: Cinco Dicas para Tirar Fotos

    Com qualidade e características excepcionais, a nova Russar+ realmente é um pedaço de equipamento fotográfico fino. Aí só é certo, tirar as melhores fotos com essa lente. Dito isso, aqui estão algumas dicas para te ajudar não só achar sujeitos apropriados, mas também como enquadrar e capturar eles decentemente.

  • Histórias de viagem da Vicuna | Burkina Faso: A terra das pessoas honestas

    written by vicuna on 2015-09-30 in #world #lifestyle
    Histórias de viagem da Vicuna | Burkina Faso: A terra das pessoas honestas

    Quando me perguntam por que eu amo tanto Burkina Faso e o que tem de tão especial, eu respondo sem hesitação: o povo. Tem alguma coisa nesse país que conecta o povo de uma maneira bem forte. Aqui, visitantes de longe são muito bem vindos. E honestamente, eu acho que os retratos que me orgulharam mais e os que eu mais amo, são aqueles feitos em Burkina Faso. "Por quê," você pergunta?

  • Lomo'Instant Light Painting LomoAmigo: Ian Hobson

    written by hannah_brown on 2015-08-21 in #people #lifestyle #lomoamigos
    Lomo'Instant Light Painting LomoAmigo: Ian Hobson

    Ian Hobson é um fotógrafo do Reino Unido especializado em light painting (pintura de luz). Recentemente, ele testou a Lomo'Instant juntamente com seu Pixelstick - uma dupla imbatível! Aqui estão algumas das suas espetaculares fotos, assim como alguns conselhos sobre light painting e fotografar à noite.

  • Conheca a nossa LomoGuru: roxyvonschlotterstein

    written by lomography on 2015-11-10 in #world #lifestyle
    Conheca a nossa LomoGuru: roxyvonschlotterstein

    Uma paixão profunda se enraizou na sua infância, fotografia serve como uma forma de meditação e um escape criativo para a membro da comunidade na Alemanha roxyvonschlotterstein. Fora uma LomoHome bem ativa, ela se esforça para participar de projetos fotográficos e atividades com seus companheiros lomográficos alemães. Nessa entrevista, ela compartilha mais sobre suas experiencias memoráveis na comunidade, pensamentos sobre fotografar com filme, e um pouquinho sobre o seu nome da LomoHome.

  • Si Mesma para o Mundo: A Fotografia de Leanne Surfleet

    written by lomographymagazine on 2015-11-24 in #people #lifestyle
    Si Mesma para o Mundo: A Fotografia de Leanne Surfleet

    Um autorretrato pode se enraizar em segurança, extrema timidez ou uma explosão alternativa dos dois. Leanne Surfleet passa por essa flutuação quando a câmera é tudo que da pra se ver. A atracão —o que nos diz a respeito— é uma mistura de incerteza e tipo de postura calma. E de vez em quando um pedaço de pele que é mais um mistério do que uma revelação completa. Até os retratos que Sufleet faz de outras pessoas tem o mesmo convite sussurrado, como se fosse para dizer que perguntas são bem-vindas. Daí nós tomamos a nossa sugestão.

  • Longas Exposições pela Europa com a Minitar-1 Art Lens

    written by antoniocastello on 2015-12-10 in #gear #lifestyle #locations #reviews
    Longas Exposições pela Europa com a Minitar-1 Art Lens

    Uma das coisas que eu mais gosto na Minitar-1 Art é como nítido o foco pode ser quando você tira fotos com uma pequena abertura. Se você gosta de fotografar a noite, pega um tripé, adicione isso a uma tarde escura de inverno e você vai acabar com um monte de exposições lindas. Foi isso que eu fiz na minha última viajem à Europa.

  • Minha Primeira Experiência Lomo : Pierrickmorin e a sua Konstruktor

    written by Eunice Abique on 2015-07-08 in #people
    Minha Primeira Experiência Lomo : Pierrickmorin e a sua Konstruktor

    Sendo um cientista, Pierrick fica muitas vezes curioso em relação aos mecanismos e funcionamento das coisas. A sua primeira experiência com fotografia de filme não foi exceção. Desejoso por saber mais sobre os mecanismos interiores de uma máquina fotográfica de filme, ele começou do zero e testou as suas capacidades "DIY" (faça você mesmo) com a câmera Konstruktor.

    1
  • A Beleza duradoura das Lanchonetes Americanas

    written by Lorraine Healy on 2015-12-16 in #world #locations
    A Beleza duradoura das Lanchonetes Americanas

    Uma escritora e fotógrafa argentina, morando no Noroeste Pacífico (dos Estados Unidos), Lorraine Healy, é á muito tempo fã de câmeras de plástico e é a escritora do livro "Tricks With A Plastic Wonder" ("Truques com um Milagre de Plástico), um manual para alcançar resultados melhores com a Holga, disponível como um eBook do Amazon.com. Nesse artigo, Healy compartilha seu amor pelas lanchonetes vintage americanas (Diners) e os vários anos fotografando elas.

  • Cinco Filmes para Pouca Luz

    written by lomographymagazine on 2015-11-27 in #gear #tipster
    Cinco Filmes para Pouca Luz

    Como muitos de vocês já sabem, fotografar com condições de pouca luz, require mais do que uma mão calma (ou um tripé) se você está querendo resultados excelentes. Você também tem que ter o equipamento certo, e isso, é claro, inclui o filme. Nesse post, nós listamos cinco filmes rápidos que são perfeitos para essas situações.

  • A Chamada da Lomo’Instant Wide "Compartilhe a Novidade"

    written by Lomography on 2015-10-21 in #gear #competitions #videos
    A Chamada da Lomo’Instant Wide "Compartilhe a Novidade"

    Se você passou a ultima semana em Neptuno (pera aí, como é que você chegou lá?) você talvez não tenha ouvido falar – A nova Lomo’Instant Wide chegou! Pré-encomendas estão no ar para a câmera instantânea e sistema de lentes mais criativos do mundo e nós decidimos lançar uma competição para deixar tudo um pouco mais interessante e divertido.

  • O Salvador do Filme: O Clube do Analógico

    written by michellymatias on 2015-11-30 in #people #locations #videos
    O Salvador do Filme: O Clube do Analógico

    Ai, como seria bom ter um espaço para conhecer outros entusiastas, um espaço para poder praticar o processo analógico, participar de projetos e oficinas... Péra aí - esse lugar existe! Para todos os fãs do analógico, membros da comunidade Lomográfica e curiosos morando em São Paulo: um clube chegou para reforçar e conectar os amantes desse processo magnifico que é o analógico. Quem ainda não ouviu falar – nesse artigo resumimos um pouco sobre quem eles são e o que eles fazem.

  • Do Estudante pro Fotógrafo de Conta Própria - Kevin Biberbach fala sobre o seu Trabalho e a Nova Petzval 85

    written by zonderbar on 2015-07-23 in #people
    Do Estudante pro Fotógrafo de Conta Própria - Kevin Biberbach fala sobre o seu Trabalho e a Nova Petzval 85

    Quem de nós não sonha com poder fazer dinheiro fotografando? Transformar o seu hobby em trabalho ou desistir do segundo emprego para trabalhos de fotografia pagos? Kevin Biberbach, é um estudante de Aachen, que conseguiu isso com o seu projeto de 365 dias "EVERY DAY" que chamou tanta atenção,que os encargos foram vindo sozinhos e agora ele paga as contas tirando fotos em casamentos, para casais e famílias. Na entrevista com a Lomography, ele nos conta sobre o seu projeto, sua paixão a fotografia e a nova lente Petzval 85.