Fotografar Retratos: algumas dicas e outras coisas

2012-07-13

Este é um artigo para ajudar aqueles que querem saber alguns truques e dicas sobre como fotografar retratos e fazer com que sejam mais interessantes.

Créditos: anird

Já são feitos retratos há mais tempo do que imaginamos. E muito antes da câmara ser inventada. Rembrandt era o rei dos auto-retratos e, como ele, muitos outros artistas renascentistas. E como é que alguém pode esquecer o maior retrato de todos os tempos: “A Mona Lisa”.

Agora, que relação existe entre tudo isso e o que este tipster tem para oferecer? Muito, na verdade. As guidelines existem desde sempre e o que vai ler a seguir são uma espécie de interpretação analógica para fotografar retratos.

1. Não Fotografar Ao Nível Dos Olhos: embora a norma para fotografar retratos seja a nível dos olhos do nosso sujeito (a pessoa a ser retratada, neste caso), mudar por completo o ângulo de onde se tira a fotografia pode dar à fotografia aquele toque extra especial.

Podemos ir para mais alto e fotografar a pessoa de cima ou nos aproximarmos do chão e fotografar para cima.

2. Brincar Com o Contato Visual: É dito que os olhos são o espelho da alma e a direção do olhar do nosso sujeito pode ter um grande impacto na fotografia. Além do jeito mais comum, que é olhar na direção da nossa lente, podemos ter o sujeito olhando para outra direção ou algo que a câmera não está captando, criando uma atmosfera de mistério.

Outra alternativa é o sujeito focar alguma coisa ou alguém dentro do nosso frame, criando um segundo ponto de interesse e uma relação entre isso e o nosso sujeito principal, ajudando a criar uma “história” dentro da imagem.

Créditos: anird

3. Brincar Com a Luz: A maneira como a luz é usada pode criar um ambiente novo. Usar contra-luz ou silhuetas para esconder feições pode resultar numa imagem muito forte.

Créditos: yami

4. Lembrar a Sexta Regra: Por vezes, as poses para a fotografia podem parecer artificiais e forçadas… Algumas pessoas não ficam bem num ambiente de pose e mudar para uma abordagem mais descontraída pode resultar.

5. Acessórios: Acrescentar algum tipo de acessório às imagens pode criar outro ponto de interesse que realça a fotografia.

Créditos: anird

6. Focar Numa Parte do Corpo: Aproxime-se e envolva-se com uma parte do corpo do sujeito. Por vezes, o que é deixado fora da imagem diz mais do que a imagem em si.

Créditos: pregrino_george

7. Enquadre o Sujeito: Enquadrar bem o sujeito vai chamar a atenção para um ponto de interesse na imagem.

Créditos: aalper

8. Fundos: A pessoa no seu retrato é o principal ponto de interesse, mas por vezes colocá-la em contextos diferentes com fundos diferentes podemos mudar dramaticamente o ambiente na imagem. Por vezes podemos querer o nosso fundo o mais minimalista possível.

9. Expressões: Experimentar diferentes expressões por parte do sujeito vai certamente tornar a imagem muito mais interessante.

Créditos: anird

As fotos gentilmente cedidas por mikahsupageek, aalper, whynotwinnipeg, yami, pregrino_george, mugeyildiz, e anird.

escrito por anird no dia 2012-07-13 em #equipamento #tutorais #art #challenge #color #india #tipster #lomography #portraits #ideas #retratos #lomografia #cores #cityslicker #ideias
traduzido por anamachado

Estamos explodindo com excitação para apresentar o nosso mais recente projeto no Kickstarter: a Lomo’Instant Square. Nós estamos falando da primeira câmera instantânea completamente analógica que produz fotos Instax quadradas. Ela vem com uma lente de vidro de 95mm para fotos super nítidas, um modo automático avançado que toma conta da exposição, todas características criativas típicas da Lomography — e um design compacto e dobrável. A Lomo’Instant Square foi lançada no Kickstarter. Venha participar da diversão e nos apoie no Kickstarter para economizar até 35% no preço varejista e ganhe um monte de brindes extras. Aproveite as ofertas antes que elas acabem. Não fique por trás.

Mais Artigos Interessantes