Como modificar o foco da Holga CFN 120 para uma aproximação de menos de um metro?

As vezes o assunto a ser fotografado somente com a Holga pode sair do jeito que a gente quer; pensando nisso, estudei a possibilidade de usar a Holga para tirar fotos de bem perto. Assim fiz uma modificação especifica de modo que a objetiva da Holga avançasse um pouco mais na rosca da base da câmera. Com essa modificação você pode tirar fotos de pessoas e de coisas bem próximas: 20 cm a 30 cm de distância. O caminho não é tão longo. Basta ter algum conhecimento de como abrir e fechar uma câmera de plástico, ou simplesmente ter coragem – como se sabe a Holga é suscetível de várias modificações.

Tire a tampa do fundo da lente e aquela máscara que determina o tamanho da foto. A frente há dois parafusos que sustentam a base onde está rosqueada a objetiva da câmera – é subindo e descendo pelos sulcos da base, como uma porca em um parafuso, que a lente espande e diminui seu foco para o motivo a ser fotografado de perto ou de longe, ao infinito.

Há um outro parafuso que serve como barreira para a câmera não sair. No fundo da objetiva há duas paredinhas que determina o limite até onde a objetiva vai girar e o limite aonde ela vai chegar, avançando ou saindo da base da frente da câmera.

Ao tirar a objetiva (CUIDADO COM ELA E COM A LENTE!) desbastando com um ferro de solta de aparelhos eletrônicos a parte de dentro da paredinha debaixo dentro da objetiva é possível avançar um pouco mais a objetiva na rosca da base da câmera e assim poder tirar fotos de assuntos muito próximos.
Quando você parafusar de novo, vai perceber que o parafuso encontrou um pequeno espaço na paredinha e assim o foco permite fotografar coisas mais de perto. Você teria coragem de fazer essa experiência vintage?

Credits: welliamancio

Observe nas fotos acima que os assuntos mais próximos não perdem a nitidez.

written by welliamancio on 2012-07-18 in #news #holga-cfn-120 #foco-mais-proximo #modificacoes #vintage

More Interesting Articles

  • O meu primeiro Lomo Affair: Jourdanlynch e a Holga 120N

    written by icequeenubia on 2014-12-05 in #lifestyle
    O meu primeiro Lomo Affair: Jourdanlynch e a Holga 120N

    Jodo e sua entourage costumavam ter uma abordgem um pouco sarcástica relativamente ás câmeras Holga, duvidando até da capacidade desses pedaços de plástico em tirar simples fotos. Depois de dar uma chance a essa câmera e tirar um rolo inteiro com a Holga 120N, Jodo mudou de perspectiva. Dê uma olhada nas fotos que o fizeram mudar de opinião!

  • Testes com rolos de 35mm e químicos

    written by blackfairy on 2014-11-09 in #gear #tipster
    Testes com rolos de 35mm e químicos

    Por vezes acontece que as fotos que esperava não correspondem ao que você inicialmente antecipou - a imagem não ficou bem, as cores ficaram um pouco aquém do esperado, e a foto acabou por ficar com aspeto banal. Posto isso, lhe proponho aqui uma segunda chance para seus negativos. É isso mesmo, experimente modificar os seus negativos de 35mm. Inspire-se nas ideias que lhe proponho e tente você mesmo em casa, scaneando os seus negativos com o smartphone scanner da Lomography por exemplo. Tudo é possível... Use a sua imaginação e anote a sua nova receita de filme!

  • Lomo’Instant Quick Shots: Hannah Brown

    written by hannah_brown on 2014-11-03 in #gear #tipster
    Lomo’Instant Quick Shots: Hannah Brown

    A Lomo`Instant é um mundo tão vasto de possibilidades, que fica difícil se saber por onde começar. Testamos essa incrível reinvenção da Lomo e partilhamos agora com você para que possa desfrutar de todo o potêncial dessa câmera única da fotografia instantânea. Algumas dicas também bem legais sobre como fotografar graffiti e múltipla exposição!

  • Filme Lomography LomoChrome Purple XR 100-400

    written by guanatos on 2014-11-21 in #reviews
    Filme Lomography LomoChrome Purple XR 100-400

    A particularidade desse filme está na sua capacidade de transformar as cores originais por nós percebidas. Como é de conhecimento geral, as grandes transformações de cor manifestam-se com os verdes, mas e as outras cores? Veja em baixo o que eu descobri!

  • Alguns dos mais recentes Lomographs feitos com a LC-A 120

    written by tomas_bates on 2014-11-02 in #lifestyle
    Alguns dos mais recentes Lomographs feitos com a LC-A 120

    A primeira entrega de câmeras LC-A 120 será enviada brevemente para os seus respetivos donos. Estará disponível para todos bem a tempo da quadra festiva que se aproxima! Curiosos com o que essa câmera medium format faz? Dêem uma olhada nos resultados obtidos pelo pessoal que tem vindo a testar a LC-A 120.

  • Snippets e Vignettes: O Tumblr de Dan Florence: 'Vintage 3D'

    written by chooolss on 2014-10-28 in #lifestyle
    Snippets e Vignettes: O Tumblr de Dan Florence: 'Vintage 3D'

    Durante um dos seus acessos de criatividade, o artista de fotografia Dan Florence se lembrou de adicionar alguma dinâmica e movimento a fotos com mais de 100 anos de existência. O resultado desta iniciativa no mínimo original, pode ser visto com mais pormenor na página Tumblr do autor. Dê uma olhada!

  • Lomography Diana Truques + Dicas

    written by joellep on 2014-10-28 in #gear #tipster
    Lomography Diana Truques + Dicas

    Durante os dois últimos anos, tenho utilizado a câmera Diana F+ de forma exaustiva. Essa foi a câmera que me despertou o interesse pela fotografia de filme. (algo que estou muito grato por ter "descoberto") Dois anos de aventura volvidos, e partilho agora com a comunidade a minha lista de truques e dicas com o que de melhor resultou para mim durante 2 anos de experimentação!

  • Tire o máximo partido da sua Lomo`Instant

    written by jacobs on 2014-11-21 in #gear #tipster
    Tire o máximo partido da sua Lomo`Instant

    A novíssima Lomo`Instant está apenas aguardando a sua chamada para registar os melhores momentos dessa época festiva, instantaneamente! Dê uma olhada nesse guia passo-a-passo sobre como operar e conseguir fotos bem legais com a sua nova câmera favotita!

  • Speakers' Corner: Entrevista com o Fotógrafo Philip Wolmuth

    written by anamartaml on 2015-07-31 in #people #lifestyle
    Speakers' Corner: Entrevista com o Fotógrafo Philip Wolmuth

    Tendo uma respeitável carreira fotografando causas sociais, políticas e econômicas, Philip Wolmuth é capaz de iniciar um diálogo com o público através das suas poderosas imagens. Olhando a coleção de imagens do seu mais recente trabalho, parece impossível não ser atingido instantâneamente pela honestidade das emoções capturadas. A paixão, a raiva, o tumulto, a rebelião, o fervor, os gritos, a devoção; seu trabalho é verdadeiramente intoxicante. É como se as imagens estivessem berrando e, por um curto momento, você fosse transportado até ao Speakers' Corner, sem sair do seu lugar.

  • Viajando pelos Diversos Continentes com Pei Ketron e sua Lomo LC-A 120

    written by givesmehell on 2015-07-24 in #people #lifestyle #lomoamigos
    Viajando pelos Diversos Continentes com Pei Ketron e sua Lomo LC-A 120

    Pei Ketron é uma fotógrafa extremamente talentosa que mora em São Francisco. Ela nasceu na Tailândia e foi criada na Reserva Navajo do Arizona. Pei passou sua infância nos desertos do Sudeste e seus verões contemplando a lua sob os trópicos. Ela ensina fotografia em diversas instituições tais como a Santa Fe Photographic Workshops e The Compelling Image, e tem uma impressionante lista de clientes, entre os quais Apple, Adobe e Bloomingdale. Continue lendo para descobrir o que ela tem a dizer sobre suas aventuras pelo mundo com a Lomo LC-A 120.

  • A Nova Lente Petzval 85: Skate e Fotografe com Alex Muccilli

    written by Samantha Norman on 2015-07-30 in #people
    A Nova Lente Petzval 85: Skate e Fotografe com Alex Muccilli

    Alex Muccilli é um fotógrafo em Nova Iorque cuja respeitável clientela inclui Phillip Lim, Vice Magazine e Tory Burch. Veja o que acontece quando ele leva a Petzval 85 para uma rodada.

  • 15 Incríveis Paisagens Montanhosas

    written by kenaz on 2015-07-28 in #world #lifestyle
    15 Incríveis Paisagens Montanhosas

    Para os montanhistas, a vista acima das nuvens vale mais que mil passos.