Como modificar o foco da Holga CFN 120 para uma aproximação de menos de um metro?

2012-07-18

As vezes o assunto a ser fotografado somente com a Holga pode sair do jeito que a gente quer; pensando nisso, estudei a possibilidade de usar a Holga para tirar fotos de bem perto. Assim fiz uma modificação especifica de modo que a objetiva da Holga avançasse um pouco mais na rosca da base da câmera.
Com essa modificação você pode tirar fotos de pessoas e de coisas bem próximas: 20 cm a 30 cm de distância.
O caminho não é tão longo. Basta ter algum conhecimento de como abrir e fechar uma câmera de plástico, ou simplesmente ter coragem – como se sabe a Holga é suscetível de várias modificações.

Tire a tampa do fundo da lente e aquela máscara que determina o tamanho da foto. A frente há dois parafusos que sustentam a base onde está rosqueada a objetiva da câmera – é subindo e descendo pelos sulcos da base, como uma porca em um parafuso, que a lente espande e diminui seu foco para o motivo a ser fotografado de perto ou de longe, ao infinito.

Há um outro parafuso que serve como barreira para a câmera não sair. No fundo da objetiva há duas paredinhas que determina o limite até onde a objetiva vai girar e o limite aonde ela vai chegar, avançando ou saindo da base da frente da câmera.

Ao tirar a objetiva (CUIDADO COM ELA E COM A LENTE!) desbastando com um ferro de solta de aparelhos eletrônicos a parte de dentro da paredinha debaixo dentro da objetiva é possível avançar um pouco mais a objetiva na rosca da base da câmera e assim poder tirar fotos de assuntos muito próximos.
Quando você parafusar de novo, vai perceber que o parafuso encontrou um pequeno espaço na paredinha e assim o foco permite fotografar coisas mais de perto. Você teria coragem de fazer essa experiência vintage?

Créditos: welliamancio

Observe nas fotos acima que os assuntos mais próximos não perdem a nitidez.

escrito por welliamancio no dia 2012-07-18 em #novidades #vintage #holga-cfn-120 #modificacoes #foco-mais-proximo

Estamos explodindo com excitação para apresentar o nosso mais recente projeto no Kickstarter: a Lomo’Instant Square. Nós estamos falando da primeira câmera instantânea completamente analógica que produz fotos Instax quadradas. Ela vem com uma lente de vidro de 95mm para fotos super nítidas, um modo automático avançado que toma conta da exposição, todas características criativas típicas da Lomography — e um design compacto e dobrável. A Lomo’Instant Square foi lançada no Kickstarter. Venha participar da diversão e nos apoie no Kickstarter para economizar até 35% no preço varejista e ganhe um monte de brindes extras. Aproveite as ofertas antes que elas acabem. Não fique por trás.

Mais Artigos Interessantes

  • A Vida Secreta de um Fotógrafo: Misha Assis

    escrito por michellymatias no dia 2017-04-11 em #pessoas
    A Vida Secreta de um Fotógrafo: Misha Assis

    Já se perguntou como é o dia-a-dia de um fotógrafo? Desta vez, vamos dar uma olhada por trás da lente de Misha Assis, um membro de longa data da Lomografia, famoso pelas suas lindas fotos com a Petzval e um fotógrafo e artista talentoso.

    1
  • Joseph Wolfgang Ohlert: Meditando Sobre a Forma Masculina

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2017-06-13 em #pessoas
    Joseph Wolfgang Ohlert: Meditando Sobre a Forma Masculina

    Leia a entrevista exclusiva da Lomography com o fotógrafo alemão espirituoso Joseph Wolfgang Ohlert sobre como ele quebra os estereótipos da fotografia de retrato no contexto de normas do gênero e a masculinidade tradicional.

    2017-06-13
  • O Panteão das Trevas e Peculiaridades: Viktor Koen

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2017-01-31 em #pessoas
    O Panteão das Trevas e Peculiaridades: Viktor Koen

    Fotógrafo de Nova Iorque *Viktor Koen* já cimentou a sua distinção e o seu estila na fotografia artística, mas a sua obra poderia bater nos corações mais fracos com a beleza estranha da sua fotografia de bichos e criaturas da mitologia grega e fotogravuras de crianças de ter pesadelos.

    2017-01-31
  • Novidades do Shop

    Direto de Milão

    Direto de Milão

    Chegou alguém novo na cidade e há rumores de que ela é a solução sartorial aos seus desejos de fotografia instantânea. A nova Lomo’Instant Milano chegou! Seja corajoso, seja alto! A Milano Edition vem com um novo visual que certamente vai virar cabeças quando você tirar aqueles adoráveis snaps de tamanho de carteira . Canalize sua fashionista interior e comece a fotografar com esta nova adição à família crescente da Lomo'Instant. Pegue uma no Online Shop agora!

  • Retratos Cinematográficos: Uma Entrevista com Duran Levinson

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2017-02-09 em #pessoas
    Retratos Cinematográficos: Uma Entrevista com Duran Levinson

    Principalmente inspirado pela cultura africana e asiática, o fotógrafo da Cidade do Cabo *Duran Levinson* generosamente compartilha os seus segredos sobre a sua carreira sucedida e profissional de fotografia analógica com o seu trabalho dicotômico entre moda e documentário.

    2017-02-09
  • Frutas e Pessoas Peculiares: LomoAmigo Eva Zar

    escrito por Katherine Phipps no dia 2017-03-07 em #cultura #pessoas #lugares
    Frutas e Pessoas Peculiares: LomoAmigo Eva Zar

    Eva Zar é uma artista e fotógrafa de moda de Nova Iorque cujo trabalho explora o momento frágil e íntimo antes da encenação de posts da rede social. O estilo peculiar e excêntrico da Eva continua a chamar a atenção de editores e marcas, tanto em Nova Iorque, como também no exterior.

  • Um Métier em Filme: Julian Martin, Sedutor Analógico

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-10-27 em #pessoas
    Um Métier em Filme: Julian Martin, Sedutor Analógico

    Enquanto a maioria da indústria profissional continua a preferir pixels a prints, o filme continua a lutar como um meio de arte e expressão; mas o fotógrafo de Califórnia *Julian Martin* consegue trabalhar tanto com o lado comercial e o estético do meio analógico.

    2016-10-27
  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • Cinco Modos de Aproveitar as suas Férias

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-12-01 em #novidades
    Cinco Modos de Aproveitar as suas Férias

    É aquela véspera do ano, onde quase já se pode ouvir o feriado batendo na porta. Mesmo que feriados normalmente estão aqui para dá uma pausa do seu trabalho das *9* as *5*, não tem nenhum motivo para não permitir a você uma quantidade saudável de preguiça e mesmo assim fazer umas coisas legais e criativas...

  • Uma olhadinha na publicação da TIME "100 Photographs: The Most Influential Images of All Time"

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-11-03 em #cultura #vídeos
    Uma olhadinha na publicação da TIME "100 Photographs: The Most Influential Images of All Time"

    A revista TIME acabou de publicar o trailer do futuro filme filme "100 Photographs: The Most Influential Images of All Time" e eles nos provocaram com umas das imagens mais influenciais e icônicas da história.

  • Apresentando a Nova Lomo’Instant Mumbai

    escrito por Lomography no dia 2016-10-12 em #equipamento #novidades
    Apresentando a Nova Lomo’Instant Mumbai

    Arquitetura impressionante, bazares lotados e comida fantástica – a nossa mais recente inspiração instantânea é uma carta de amor para a capital do Bollywood. Capture todo o tumulto da cidade em um instante com a Lomo’Instant Mumbai!

  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • O Primeiro Amor de Formato Médio: A Minha Yashica Mat-124G

    escrito por Lorraine Healy no dia 2017-03-09 em #equipamento
    O Primeiro Amor de Formato Médio: A Minha Yashica Mat-124G

    Uma fã de longa data de câmeras de plástico, a autora e fotógrafa argentina Lorraine Healy é a autora de “Tricks With A Plastic Wonder,” um manual para obter melhores resultados com a câmera Holga. Neste artigo, Healy explora o seu carinho pela clássica Yashica TLR.

  • Primeiras Impressões com o Neptune Convertible Art Lens System: Lorenzo Scudiero

    escrito por Lomography no dia 2017-05-18 em #pessoas
    Primeiras Impressões com o Neptune Convertible Art Lens System: Lorenzo Scudiero

    Lorenzo Scudiero é um fotógrafo de 20 anos, nascido e criado nas lindas montanhas italianas. Lorenzo começou a sua aventura fotográfica poucos anos atrás, quando ele começou a capturar os seus amigos, contando suas histórias, arrodeado pelas paisagens de tirar o fôlego do lugar onde ele mora. Depois de terminar o secundário, ele decidiu a se comprometer completamente com a fotografia. Agora ele estuda Direção da Fotografia no “Centro Sperimentale Cinematografia” em Roma. Nós deixamos ele usar o Neptune Convertible Art Lens System e ele entregou resultados lindos.

  • O Mundo Através dos Olhos de Uma Mulher

    escrito por Ivana Džamić no dia 2017-03-08 em #novidades
    O Mundo Através dos Olhos de Uma Mulher

    O Dia Internacional da Mulher é o melhor modo de prestar homenagem à todas as mulheres incríveis nas nossas vidas. Tanto quanto na arte como também na vida diária, elas conseguem deixar uma marca e fazer do mundo um lugar memorável.