Como modificar o foco da Holga CFN 120 para uma aproximação de menos de um metro?

As vezes o assunto a ser fotografado somente com a Holga pode sair do jeito que a gente quer; pensando nisso, estudei a possibilidade de usar a Holga para tirar fotos de bem perto. Assim fiz uma modificação especifica de modo que a objetiva da Holga avançasse um pouco mais na rosca da base da câmera.
Com essa modificação você pode tirar fotos de pessoas e de coisas bem próximas: 20 cm a 30 cm de distância.
O caminho não é tão longo. Basta ter algum conhecimento de como abrir e fechar uma câmera de plástico, ou simplesmente ter coragem – como se sabe a Holga é suscetível de várias modificações.

Tire a tampa do fundo da lente e aquela máscara que determina o tamanho da foto. A frente há dois parafusos que sustentam a base onde está rosqueada a objetiva da câmera – é subindo e descendo pelos sulcos da base, como uma porca em um parafuso, que a lente espande e diminui seu foco para o motivo a ser fotografado de perto ou de longe, ao infinito.

Há um outro parafuso que serve como barreira para a câmera não sair. No fundo da objetiva há duas paredinhas que determina o limite até onde a objetiva vai girar e o limite aonde ela vai chegar, avançando ou saindo da base da frente da câmera.

Ao tirar a objetiva (CUIDADO COM ELA E COM A LENTE!) desbastando com um ferro de solta de aparelhos eletrônicos a parte de dentro da paredinha debaixo dentro da objetiva é possível avançar um pouco mais a objetiva na rosca da base da câmera e assim poder tirar fotos de assuntos muito próximos.
Quando você parafusar de novo, vai perceber que o parafuso encontrou um pequeno espaço na paredinha e assim o foco permite fotografar coisas mais de perto. Você teria coragem de fazer essa experiência vintage?

Créditos: welliamancio

Observe nas fotos acima que os assuntos mais próximos não perdem a nitidez.

escrito por welliamancio no dia 2012-07-18 em #novidades #holga-cfn-120 #vintage #foco-mais-proximo #modificacoes

Mais Artigos Interessantes

  • 366 Dias em um Instante: Uma Entrevista com Wes Hodge

    escrito por Azin Teimoori no dia 2016-03-10 em #people
    366 Dias em um Instante: Uma Entrevista com Wes Hodge

    Entre trabalhos para comerciais, fotografando casamentos e surfando, o fotógrafo de Honolulu Wes Hodge trabalha no seu #instax366project, criando e compartilhando uma (e somente uma) foto instantânea por dia. Nós tivemos a chance de bater um papo com ele sobre os julgamentos do perfeccionismo e a sua primeira impressão da Lomo’Instant Wide!

  • Conheca a nossa LomoGuru: roxyvonschlotterstein

    escrito por lomography no dia 2015-11-10 em
    Conheca a nossa LomoGuru: roxyvonschlotterstein

    Uma paixão profunda se enraizou na sua infância, fotografia serve como uma forma de meditação e um escape criativo para a membro da comunidade na Alemanha roxyvonschlotterstein. Fora uma LomoHome bem ativa, ela se esforça para participar de projetos fotográficos e atividades com seus companheiros lomográficos alemães. Nessa entrevista, ela compartilha mais sobre suas experiencias memoráveis na comunidade, pensamentos sobre fotografar com filme, e um pouquinho sobre o seu nome da LomoHome.

  • Lomo In-Depth: A Importância definidora de Mulheres Fotógrafas na História da Arte

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-03-08 em
    Lomo In-Depth: A Importância definidora de Mulheres Fotógrafas na História da Arte

    É do conhecimento geral que a história—governada e escrito pelo patriarcado austera—não tem sido tão gentil com as mulheres. Fotografia é uma das raras excepções; mulheres estabeleceram sua presença penetrante e participação em fotografia desde o nascimento da câmara em 1800. Lomography traça o papel das mulheres na fotografia com um resumo especial e abrangente para o Dia Internacional da Mulher.

  • Fique Focado: Há Uma Primeira Vez Para Tudo

    escrito por Lomography no dia 2016-04-03 em #novidades
    Fique Focado: Há Uma Primeira Vez Para Tudo

    Você não vai acreditar no que nós temos para você com o lançamento do nosso novo produto misterioso. Que ideia louca, eles pensaram. Não pode ser, eles disseram. Mas na Lomography, nós sabemos que existe uma primeira vez para tudo. Então nós decidimos de voltar no tempo e dar uma olhada nos “primeiros” incríveis da história da fotografia. Será que esses passos têm alguma coisa a ver com o nosso produto misterioso?

  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • Si Mesma para o Mundo: A Fotografia de Leanne Surfleet

    escrito por lomographymagazine no dia 2015-11-24 em #people
    Si Mesma para o Mundo: A Fotografia de Leanne Surfleet

    Um autorretrato pode se enraizar em segurança, extrema timidez ou uma explosão alternativa dos dois. Leanne Surfleet passa por essa flutuação quando a câmera é tudo que da pra se ver. A atracão —o que nos diz a respeito— é uma mistura de incerteza e tipo de postura calma. E de vez em quando um pedaço de pele que é mais um mistério do que uma revelação completa. Até os retratos que Sufleet faz de outras pessoas tem o mesmo convite sussurrado, como se fosse para dizer que perguntas são bem-vindas. Daí nós tomamos a nossa sugestão.

  • Um Segredo do Cosmos: Lançando o Mais Novo Produto da Lomography

    escrito por Lomography no dia 2016-01-19 em #novidades #gear
    Um Segredo do Cosmos: Lançando o Mais Novo Produto da Lomography

    Psssiu! Nós temos matéria secreta nas nossas mãos, e está chegando à velocidade da luz! Nós estamos sendo tão misteriosos quanto o Cosmos sobre o nosso novo produto que não é desse mundo, constantemente em órbita sobre a nossa grande revelação. Mas a eclipse passará e logo logo as estrelas irão se alinhar. Até lá, tem que ter algumas perguntas flutuando no universo, certo? Bem, não precisa olhar para as estrelas para encontrar a sua resposta! Fique no mesmo comprimento de onda que a Lomography, e se segure enquanto nós vamos com hyperdrive. Deixe a sua imaginação livre como um foguete e veja se você consegue decifrar as nossas pistas sobrenaturais!

  • Longas Exposições pela Europa com a Minitar-1 Art Lens

    escrito por antoniocastello no dia 2015-12-10 em #gear #places
    Longas Exposições pela Europa com a Minitar-1 Art Lens

    Uma das coisas que eu mais gosto na Minitar-1 Art é como nítido o foco pode ser quando você tira fotos com uma pequena abertura. Se você gosta de fotografar a noite, pega um tripé, adicione isso a uma tarde escura de inverno e você vai acabar com um monte de exposições lindas. Foi isso que eu fiz na minha última viajem à Europa.

  • Manchas Coloridas: Gráficas Pinhole

    escrito por lomography no dia 2015-10-08 em #gear
    Manchas Coloridas: Gráficas Pinhole

    A fotografia pinhole, faz mas do que você pensa. A usuário da câmera se torna o construtor da câmera. E com um grande IQ de câmeras, o fotógrafo pode até atravessar o território da pintura.

  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • Taylor Ponto: Entrosamento e Intimidade com a Lomo'Instant Wide (NSFW)

    escrito por michellymatias no dia 2016-04-28 em #novidades #people
    Taylor Ponto: Entrosamento e Intimidade com a Lomo'Instant Wide (NSFW)

    O que um centro de candomblé e nus femininos têm em comum? Taylor Ponto. O fotógrafo paulista diz que é tímido, mas se ele não tem que falar de si mesmo, e pode comunicar através da câmera, de timidez ele não tem nada. Ele levou a Lomo'Instant Wide para lugares bem diferentes uns dos outros, criando um contraste instantâneo bem interessante.

    1
  • Apresentando a New Jupiter 3+ Art Lens

    escrito por Lomography no dia 2016-01-21 em #novidades #vídeos #gear
    Apresentando a New Jupiter 3+ Art Lens

    Nós estamos excitados de apresentar a New Jupiter 3+ Art Lens - uma ressurreição corajosa, linda & cheia de bokeh com o zênite do design da ótica russa.

  • Lomo’Instant Wide Dica No. 1 - Começando

    escrito por Lomography no dia 2015-10-13 em #gear #tutorials
    Lomo’Instant Wide Dica No. 1 - Começando

    A beleza das câmeras instantâneas, é que você pode deixar o seu lado espontâneo enlouquecer e a Lomo'Instant Wide te dá exatamente essa oportunidade, de experimentar com um monte de métodos de fotografar!

  • Séries de Sebastian Palmer: Hope

    escrito por michellymatias no dia 2016-03-09 em #people
    Séries de Sebastian Palmer: Hope

    A realidade as vezes pode ser brutal, sinistra e forte. A série "Hope" de Sebastian Palmer trabalha com a esperança dentro da realidade dura para aqueles que vêm do interior do país, para achar uma vida melhor em São Paulo.