Brincando com Pinholes: Transforme uma caixa de filme vazia em uma câmera Pinhole

2012-07-26 2

A maioria de nós Lomógrafos tendem a empilhar caixas e caixas de filme vazias por toda parte, querendo reciclá-las de uma forma inteligente. Eis apenas uma das muitas coisas legais que você pode fazer com elas – Câmeras pinhole! Confira este simples tutorial sobre como construir sua própria câmera pinhole 35mm com poucas coisas básicas que você pode facilmente encontrar em casa!

Isto é o que você precisará para esse projeto super fácil:

  • Uma caixa fazia de Filmes Lomography 35mm ou qualquer outro pacote de 3 rolos (ou uma caixa de aproximadamente 11 × 5 cm que caiba os rolos de filme)
  • Um rolo de filme 35mm novinho
  • Um rolo de filme 35mm vazio com um pequeno pedaço de filme saindo para fora do rolo.
  • Um clips de prender papel
  • Um pedaço de uma folha de alumínio grossa (você pode cortar um pedaço de uma latinha de refrigerante)
  • Uma agulha
  • Uma tesoura (e um cortador de alumínio se preferir)
  • Fita isolante
  • Fita adesiva (e também fita crepe ou fita decorada, se quiser adicionar um pouco de cor a sua câmera)
  • Lápis e régua
  • Grampeador

Antes de tudo, você vai precisar de uma caixa de filme vazia. eu estou usando uma dos Packs Lomography com 3 filmes, pois tenho várias em muitas gavetas do meu quarto. Abra cuidadosamente sua caixa e deixe-a plana, em seguida retire qualquer vestígio de cola que ainda houver na caixa.

Copie este modelo na parte traseira da sua caixa (clique aqui para ver a versão maior). Você pode ver as medidas marcadas aí na imagem ampliada, ou você pode descobrir sozinho usando um rolo de filme para ver como encaixar perfeitamente em sua caixa.

Desenhe as diagonais [ver linhas verdes na foto] para saber onde ficará a abertura da sua câmera (que irá substituir o quadrado vermelho marcado no centro) e onde cortar os dois furos para o topo dos dois rolos de filmes.

Recorte ao longo das linhas vermelhas e retire todas as partes coloridas em vermelho.

Dobre nas linhas pretas. Você pode usar a régua para ajudar a dobrar em linha reta. Você pode cortar a parte inferior que não está coberta pela régua mostrada nestas duas imagens abaixo, ou você pode dobrar e colar essas partes da caixa, como preferir.

Agora você precisa do pedaço de alumínio espesso o suficiente para que possamos fazer um pequeno furo nele com uma agulha. Você pode cortar um pedaço de uma lata de refrigerante vazia (mas tenha cuidado!). O quadrado que eu cortei na caixa foi de 1×1cm, se você seguir este modelo e medidas você pode cortar um pedaço de alumínio um pouco maior do que isso (o meu é 1,2×1,5 cm aproximadamente, mas isso realmente depende de você). A ‘pinhole’, como o nome sugere, é uma abertura realmente muito pequena: faça isso empurrando a agulha através do alumínio. Lembre-se da regra básica da fotografia Pinhole: quanto menor o furo, mais nítidas serão as imagens.

Usando a fita isolante, cole a base de alumínio na caixa (use as diagonais como referencia para centralizar a abertura da sua Pinhole). Como algumas dobras da caixa original agora estão no meio das laterais da sua câmera, talvez seja melhor reforçá-las com um pouco de fita [no meu caso, fita crepe] para impedir que elas se dobrem.

Agora você pode montar a sua câmera corretamente. Eu comecei a dobrar pela parte superior da caixa. Usei grampos e fita adesiva pra manter tudo no lugar.

Quando sua caixa estiver parecendo com esta ai em baixo, é hora de preparar seus rolos de filme.

Você terá que unir o seu filme novo [nesse exemplo usei filme ISO 100] com o pedaço de filme que sobrou do seu rolo vazio [nesse exemplo o rolo de ISO 200]. Para fazer isso, é melhor você cortar a lingueta do inicio do filme novo.
O filme novo deve ser colocado com a parte superior do rolo voltado para a parte inferior da ‘câmera’, a menos que você deseje tirar fotos redscale. Para filmes redscale caseiros, você terá que colocar a parte superior do rolo voltada para a parte superior da sua ‘câmera’, e deverá fazer um buraco no lado superior esquerdo da caixa (justamente o inverso do que está marcado neste modelo).

Agora você pode colocar o filme em sua ‘em breve’ câmera pinhole de forma que as partes superiores dos dois rolos de filme encaixem nos buracos que você recortou na caixa. Agora feche a parte de trás com fita isolante e tampe todo e qualquer possível buraco ou fenda em sua câmera para torná-la à prova de luz (use primeiro a fita isolante, e depois você pode adicionar fitas adesivas coloridas, adesivos ou qualquer coisa que você goste para customizar a sua câmera).

Agora você encaixa o clips de papel na parte superior do rolo vazio para usá-lo como alavanca para avançar o filme. Após cada ‘disparo’ você deverá girar o clips no sentido anti-horário duas vezes para mover para o próximo frame

Toda câmera precisa de um obturador, e o mesmo acontece com sua nova câmera pinhole! Você pode usar um pedaço de fita preta que você possa remover sempre que precisar expor o filme e depois colocar novamente no lugar antes de avançar o filme para a próxima foto ou ainda pode tentar criar uma espécie de obturador deslizante como eu fiz. O melhor de usar ‘obturadores deslizantes’ é que você também pode usá-los como porta-filtros coloridos!

Esta será a aparência da câmera quando o estiver obturador fechado… E, quando ele está aberto!

Agora você está pronto para levar sua câmera por aí e fazer algumas fotos legais, basta lembrar que você terá que girar o clips no sentido anti-horário duas vezes logo após tirar cada foto para avançar o filme para o próximo frame. Você também precisará segurar a sua pinhole enquanto fotografa (você pode apoiá-la em um lugar estável como uma mesa, uma pilha de livros…).

Você pode imprimir este Guia de exposição, que vem com a Diana Multi Pinhole Operator e manter o obturador aberto de acordo com a quantidade de tempo indicado nesse guia super útil.

Agora você realmente está pronto para fotografar – Divirta-se com a sua novíssima câmera Pinhole!

escrito por sidsel no dia 2012-07-26 em #equipamento #tutorais #brincando-com-pinholes #dicas #pinhole #diy #camera-pinhole-35mm #formato #faca-voce-mesmo #tutorial #caixas-de-filme #tipster #film-boxes #camera
traduzido por jeniferricken

2 Comentários

  1. iany_t
    iany_t ·

    fiquei morrendo de vontade de fazer uma! :)
    muito bom o diy!

  2. saulodecastro
    saulodecastro ·

    Vou testar... depois mostro as fotos!!!
    (:

Mais Artigos Interessantes

  • Escapadelas Criativas Durante As Férias

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-12-06 em #novidades
    Escapadelas Criativas Durante As Férias

    Não importa se você gosta mais do verão ou do inverno, você provavelmente já está impaciente, querendo entrar nas férias e passar uns dias sem ter que se preocupar com qualquer coisa.

    2016-12-06
  • Cinco Modos de Aproveitar as suas Férias

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-12-01 em #novidades
    Cinco Modos de Aproveitar as suas Férias

    É aquela véspera do ano, onde quase já se pode ouvir o feriado batendo na porta. Mesmo que feriados normalmente estão aqui para dá uma pausa do seu trabalho das *9* as *5*, não tem nenhum motivo para não permitir a você uma quantidade saudável de preguiça e mesmo assim fazer umas coisas legais e criativas...

    2016-12-01
  • Cenas de um Inverno Encantado

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-12-01 em #cultura #lugares
    Cenas de um Inverno Encantado

    Para que esta estação seja alegre! Se prepare para passear pelas nevascas e viver os dias de inverno como em um globo de neve.

    2016-12-01
  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • La Ville Lumière: Pierre-Louis Ferrer's "Invisible Paris"

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-11-29 em #cultura #lugares
    La Ville Lumière: Pierre-Louis Ferrer's "Invisible Paris"

    Paris – a cidade da luz, a capital dos cultos em artes e ciência. Uma cidade rica em história, continuamente sendo um dos destinos favoritos de viajantes. Mas o fotógrafo residente francês *Pierre-Louis Ferrer* pintou a sua cidade nata em uma luz diferente – literalmente.

    2016-11-29
  • A Cena Perfeita: Uma Entrevista com Bobby Vu

    escrito por Ivana Džamić no dia 2016-11-29 em #pessoas
    A Cena Perfeita: Uma Entrevista com Bobby Vu

    Bobby Vu é um diretor e fotógrafo de Los Angeles que compartilha a sua paixão pela fotografia e pelo cinema. Ele ficou famoso pelas suas curtas-metragens e por isso é claro que as suas fotos nos lembram daquelas cenas mágicas dos filmes dos anos 80.

    2016-11-29
  • Retratos Artísticos: Pavel Baňka Desenhando com Luz

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-11-24 em #novidades
    Retratos Artísticos: Pavel Baňka Desenhando com Luz

    Desenhado em gelatina de prata com uma câmera, os retratos espantosos do fotógrafo checo Pavel Baňka, relembram a sensação nostálgica da fotografia de arte do início do século XX.

    2016-11-24
  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • Juventude Radiante: Fotografia de Nastya Vinogradova

    escrito por cheeo no dia 2016-11-24 em #people
    Juventude Radiante: Fotografia de Nastya Vinogradova

    Os retratos da fotógrafa Nastya Vinogradova capturam a combinação da beleza e espontaneidade da juventude.

    2016-11-24
  • Bem-Vinda, Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens!

    escrito por cheeo no dia 2016-11-21 em #gear #novidades
    Bem-Vinda, Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens!

    A nossa Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens de latão está disponível para compras regulares!

    2016-11-21
  • Keiichi Kitayama Sobre O Romance Moderno (NSFW)

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-11-17 em #people
    Keiichi Kitayama Sobre O Romance Moderno (NSFW)

    As nossas diferenças humanas não têm valor na face do amor; por que acima de tudo, amor é amor. O fotógrafo Keiichi Kitayama revela a sua meditação sobre a cultura do romance contemporâneo através de uma série de fotos vivas e intensas.

    2016-11-17
  • Novidades do Shop

    Direto de Milão

    Direto de Milão

    Chegou alguém novo na cidade e há rumores de que ela é a solução sartorial aos seus desejos de fotografia instantânea. A nova Lomo’Instant Milano chegou! Seja corajoso, seja alto! A Milano Edition vem com um novo visual que certamente vai virar cabeças quando você tirar aqueles adoráveis snaps de tamanho de carteira . Canalize sua fashionista interior e comece a fotografar com esta nova adição à família crescente da Lomo'Instant. Pegue uma no Online Shop agora!

  • Entrando no Mundo dos Sonhos com Nádia Maria

    escrito por michellymatias no dia 2016-11-15 em
    Entrando no Mundo dos Sonhos com Nádia Maria

    Sabe aquele momento quando você está caindo no sono, quase dormindo e você começa a ver imagens um pouco surreais, um pouco inexplicáveis? O trabalho da fotógrafa brasileira Nádia Maria lembra muito estes momentos misteriosos. Nesta entrevista ela nos conta um pouco sobre o que está por trás.

    2016-11-15 1
  • Petzval Amigo: Misha Assis

    escrito por michellymatias no dia 2016-11-15 em
    Petzval Amigo: Misha Assis

    O artista brasileiro Misha Assis é um especialista quando se trata da Petzval 85 Art Lens. Uma curta visita na sua LomoHome já mostra do que estamos falando. Aqui ele nos conta um pouco mais sobre si e sobre o seu amor pela Petzval 85 Art Lens.

    2016-11-15 1
  • Antártica Analógica: A Expedição de Johannes Huwe

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-11-14 em #places
    Antártica Analógica: A Expedição de Johannes Huwe

    É impressionante como a fotografia permite pessoas a viajar sem sair dos seus lugares, mas o fotógrafo analógico da Alemanha Johannes Huwe se joga em aventuras analógicas e compartilha conosco a sua expedição a Antártica com a sua câmera de formato médio.

    2016-11-14