Voltar às Origens: Processo Cruzado

2012-08-11

Muitas vezes intimidante para novos Lomográficos, Adam partilha a sua experiência com filme slide de revelação cruzada.

Por muito tempo esta foi a minha imagem mais popular, com mais de 200 likes. Este é o (difícil de dominar) Kodak Elite Chrome.

Primeiro que tudo,peço desculpa por estar um pouco atrasado este mês, e também por não continuar com os Filtros Parte II. Estou no processo de tentar reunir mais exemplos de filtros, e precisa do tempo certo para realmente dar uma boa demonstração do Polarizador Circular.

Entretanto, eu queria falar sobre Revelação Cruzada (ou X-Pro). Estamos basicamente a chegar ao fim dos assuntos que gostaria de discutir que estão relacionados com a ciência e tecnologia, e as coisas básicas da fotografia. Já falámos sobre filme, já falamos sobre os controles da câmera…

Então, agora, estamos nos aventurando em criatividade. Já disse no passado, que existem na comunidade pessoas bem mais criativas que eu, e deixarei a eles a tarefa de compartilhar seus talentos, dicas e truques. Eu tenho acumulado conhecimento e tenho posto em prática, dividindo com os outros (e com você, meu caro leitor).

Todos os filmes são desenvolvidos para ser processados com alguns tipos de químicos. Filme Negativo de Cor é desenhado para ser processado com um químico chamado de C-41. Filme Slide or ‘Colour Reversal Film’ é desenhado para ser processado em um químico chamado de E-6. O Filme Slide foi desenvolvido para criar slides que você pode projetar e também permide uma maior gama de cores que o Negativo de Cor. Os Slides (também conhecidos como transparências) foram, de fato, a escolha de profissionais durante anos, antes de chegar a era digital.

DICA TOP: Sobre os pacotes de filme de slide, muitas vezes você vai ver outros produtos químicos mencionados, mas desde que E-6 esteja listado, está tudo bem. No entanto, evite Kodachrome, esse não pode ser processado em Revelação Cruzada!

Existem muitos tipos de desenvolvedores para Filme Preto e Branco, mas não vamos falar sobre esses hoje.

Quando você vê a Revelação Cruzada mencionada neste site, ou nos livros legais que vêm com produtos Lomography, eles estarão normalmente falando sobre ter filme de slide projetado para E-6 e processá-lo no C-41.

Ao longo deste artigo eu tenho colocado algumas das minhas mais populares Lomografias feitas em Revelação Cruzada.

Isto tem 4 efeitos principais:

1) Ela destrói o filme, ainda o tortura, e é uma blasfêmia ao seu propósito original!
2) Cria um profundo contraste entre claro e escuro na imagem final.
3) Altera a cor para uma diferente, que chamamos de Color Shift (mudança de cor).
4) Ficam absolutamente espantosas, criam mundos diferentes e abre a Lomografia para um aspecto de criatividade totalmente novo.

Eu ajudei a iniciar um grupo de Lomógrafos aqui na Nova Zelândia. O que me espantou quando nos conhecemos foi como poucas pessoas tinham tentado Revelação Cruzada. Era quase como se ela parecesse uma perspectiva cara, difícil e assustadora.

Créditos: adam_g2000

Quando eu comecei na Lomografia, depois de deixar de lado a fotografia com filme por uma década, foi a primeira coisa que eu tentei. Eu tenho feito isso muito e posso compartilhar algumas dicas com vocês, novatos, que ainda agora começaram.

1) Pode ser um pouco mais caro, mas não deve ser muito mais caro, no entanto — veja seu preço em várias lojas, se puder. O Filme de slide definitivamente é mais caro, mas se você comprá-lo expirado, não importa.

2) Alguns laboratórios não o farão. Não deixe que isso o pare, tem de encontrar um que o faça.

3) Certifique-se de dizer ao laboratório para não corrigir a cor quando você lhe pedir para fazer Revelação Cruzada. Você terá algo muito parecido olhando para as costas de negativos de cor normais. Se você disse a eles isso, e você recebeu fotos que ficaram normais DIGA-LHES PARA O FAZER DE NOVO!

4) Laboratórios apropriados lhe darão melhores resultados que os labs que revelam em uma hora.

5) Espere o inesperado. As imagens não ficarão normais.

6) Fico à espera que este tipster tenha uma reação nos comentários. Não começem a Revelação Cruzada com Kodak Elite Chrome. Todas as vezes que uso esse filme, fico com fotos deslavadas, Pode acontecer com você também, abalando sua confiança. Eu acho que a melhor aposta é um dos filmes mais previsíveis da Fuji, com um Provia, ou Velvia ou ainda os Lomography Slide Filmes que foram concebidos com este propósito.

7) Não fotografe o Sol, não ficará nada no quadro.

8) Fotografe um ponto (f-stop) para cima do que o filme diz no pacote. Se diz 100 ISO/ASA fotografe em 200. Se ele diz 200, tente 400. Na minha experiência, porém, pare por aqui. Acho que 400 é melhor no 400.

9) Ignore o ponto 8 e experimente.

10) O que quer que faça, experimente, experimente, experimente!

Clique aqui neste artigo mais velho que escrevi que fala sobre mudanças de cor, se quiser leia.

Créditos: adam_g2000

Há mais uma possibilidade, um pouco menos comum. Isso envolve a Revelação Cruzada de um Filme Negativo em E-6. Esta é, para mim, a fronteira final, eu nunca fiz isso, mas se você estiver interessado, existem muitos artigos neste site.

Sei que isso é pouco mais do que uma breve introdução (é, afinal, Voltar às Origens!), então que tal alguns comentários dos experientes ou links para outros excelentes artigos X-Pro? Quem quer tentar? Gostou?

Voltar às origens é uma série mensal de Dicas & Truques por Adam Griffiths onde ele procura transmitir conhecimentos de fotografia um pouco mais técnico. Para cada artigo, ele escolhe um tema fundamental e explica-o rapidamente e em termos simples (com exemplos, sempre que possível).

escrito por adam_g2000 no dia 2012-08-11 em #equipamento #tutorais #e-6 #filme #tipster #dica-e-truque #c-41 #desenvolvimento #cruzada #x-pro #revelacao #negativo-de-cor
traduzido por margaridamourao89

Mais Artigos Interessantes

  • Escapadelas Criativas Durante As Férias

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-12-06 em #novidades
    Escapadelas Criativas Durante As Férias

    Não importa se você gosta mais do verão ou do inverno, você provavelmente já está impaciente, querendo entrar nas férias e passar uns dias sem ter que se preocupar com qualquer coisa.

    2016-12-06
  • Cinco Modos de Aproveitar as suas Férias

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-12-01 em #novidades
    Cinco Modos de Aproveitar as suas Férias

    É aquela véspera do ano, onde quase já se pode ouvir o feriado batendo na porta. Mesmo que feriados normalmente estão aqui para dá uma pausa do seu trabalho das *9* as *5*, não tem nenhum motivo para não permitir a você uma quantidade saudável de preguiça e mesmo assim fazer umas coisas legais e criativas...

    2016-12-01
  • Cenas de um Inverno Encantado

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-12-01 em #cultura #lugares
    Cenas de um Inverno Encantado

    Para que esta estação seja alegre! Se prepare para passear pelas nevascas e viver os dias de inverno como em um globo de neve.

    2016-12-01
  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • La Ville Lumière: Pierre-Louis Ferrer's "Invisible Paris"

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-11-29 em #cultura #lugares
    La Ville Lumière: Pierre-Louis Ferrer's "Invisible Paris"

    Paris – a cidade da luz, a capital dos cultos em artes e ciência. Uma cidade rica em história, continuamente sendo um dos destinos favoritos de viajantes. Mas o fotógrafo residente francês *Pierre-Louis Ferrer* pintou a sua cidade nata em uma luz diferente – literalmente.

    2016-11-29
  • A Cena Perfeita: Uma Entrevista com Bobby Vu

    escrito por Ivana Džamić no dia 2016-11-29 em #pessoas
    A Cena Perfeita: Uma Entrevista com Bobby Vu

    Bobby Vu é um diretor e fotógrafo de Los Angeles que compartilha a sua paixão pela fotografia e pelo cinema. Ele ficou famoso pelas suas curtas-metragens e por isso é claro que as suas fotos nos lembram daquelas cenas mágicas dos filmes dos anos 80.

    2016-11-29
  • Retratos Artísticos: Pavel Baňka Desenhando com Luz

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-11-24 em #novidades
    Retratos Artísticos: Pavel Baňka Desenhando com Luz

    Desenhado em gelatina de prata com uma câmera, os retratos espantosos do fotógrafo checo Pavel Baňka, relembram a sensação nostálgica da fotografia de arte do início do século XX.

    2016-11-24
  • Novidades do Shop

    Direto de Milão

    Direto de Milão

    Chegou alguém novo na cidade e há rumores de que ela é a solução sartorial aos seus desejos de fotografia instantânea. A nova Lomo’Instant Milano chegou! Seja corajoso, seja alto! A Milano Edition vem com um novo visual que certamente vai virar cabeças quando você tirar aqueles adoráveis snaps de tamanho de carteira . Canalize sua fashionista interior e comece a fotografar com esta nova adição à família crescente da Lomo'Instant. Pegue uma no Online Shop agora!

  • Juventude Radiante: Fotografia de Nastya Vinogradova

    escrito por cheeo no dia 2016-11-24 em #pessoas
    Juventude Radiante: Fotografia de Nastya Vinogradova

    Os retratos da fotógrafa Nastya Vinogradova capturam a combinação da beleza e espontaneidade da juventude.

    2016-11-24
  • Bem-Vinda, Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens!

    escrito por cheeo no dia 2016-11-21 em #gear #novidades
    Bem-Vinda, Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens!

    A nossa Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens de latão está disponível para compras regulares!

    2016-11-21
  • Keiichi Kitayama Sobre O Romance Moderno (NSFW)

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-11-17 em #people
    Keiichi Kitayama Sobre O Romance Moderno (NSFW)

    As nossas diferenças humanas não têm valor na face do amor; por que acima de tudo, amor é amor. O fotógrafo Keiichi Kitayama revela a sua meditação sobre a cultura do romance contemporâneo através de uma série de fotos vivas e intensas.

    2016-11-17
  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • Entrando no Mundo dos Sonhos com Nádia Maria

    escrito por michellymatias no dia 2016-11-15 em
    Entrando no Mundo dos Sonhos com Nádia Maria

    Sabe aquele momento quando você está caindo no sono, quase dormindo e você começa a ver imagens um pouco surreais, um pouco inexplicáveis? O trabalho da fotógrafa brasileira Nádia Maria lembra muito estes momentos misteriosos. Nesta entrevista ela nos conta um pouco sobre o que está por trás.

    2016-11-15 1
  • Petzval Amigo: Misha Assis

    escrito por michellymatias no dia 2016-11-15 em
    Petzval Amigo: Misha Assis

    O artista brasileiro Misha Assis é um especialista quando se trata da Petzval 85 Art Lens. Uma curta visita na sua LomoHome já mostra do que estamos falando. Aqui ele nos conta um pouco mais sobre si e sobre o seu amor pela Petzval 85 Art Lens.

    2016-11-15 1
  • Antártica Analógica: A Expedição de Johannes Huwe

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-11-14 em #places
    Antártica Analógica: A Expedição de Johannes Huwe

    É impressionante como a fotografia permite pessoas a viajar sem sair dos seus lugares, mas o fotógrafo analógico da Alemanha Johannes Huwe se joga em aventuras analógicas e compartilha conosco a sua expedição a Antártica com a sua câmera de formato médio.

    2016-11-14