Descubra a data de nascimento da sua antiga câmera Kodak

2012-08-13

Quer saber a idade da sua antiga câmera Kodak mas não sabia onde perguntar? Seus problemas “se acabaram-se”, confira um site que diz que pode lhe dizer a data de nascimento da sua Kodak velhinha.

Quando a gente começa a colecionar câmeras sempre bate aquela curiosidade com as mais antiguinhas: quando ela foi fabricada, quantos anos ela tem, quantos filmes ela já bateu, etc.

A maioria dos fabricantes gostam de criar códigos secretos e usá-los como números seriais, servindo como o RG da câmera, mas com coisas como data de fabricação e local da fábrica, como no caso das Olympus Trip35.

Agora descobri um site que tem esse decodificador dos seriais das câmeras da Kodak mais antigas. Veja só como funciona.

Os seriais da kodak são baseados neste código abaixo:

C	A	M	E	R	O	S	I	T	Y
1	2	3	4	5	6	7	8	9	0

Assim as letras do serial são convertidas para o ano (quando são apenas duas letras) e mês/ano de fabricação (quando tem 4 letras). Esses códigos podem estar gravadas na lente ou dentro da câmera. Exemplo: EY pode ser convertido para o ano 1940, RO para 1956 e por aí vai.
E aí? Quantas Kodaks antigas você tem? Vamos avaliar a idade delas? Mostra a sua que eu mostro a minha.

Mais detalhes da técnica no link. (em inglês)

escrito por dux_x no dia 2012-08-13 em #equipamento #tutorais #tip #camera #tipster #kodak #gambi #dica #select-what-this-tipster-is-about #camera #dica-rapida #idade

Estamos explodindo com excitação para apresentar o nosso mais recente projeto no Kickstarter: a Lomo’Instant Square. Nós estamos falando da primeira câmera instantânea completamente analógica que produz fotos Instax quadradas. Ela vem com uma lente de vidro de 95mm para fotos super nítidas, um modo automático avançado que toma conta da exposição, todas características criativas típicas da Lomography — e um design compacto e dobrável. A Lomo’Instant Square foi lançada no Kickstarter. Venha participar da diversão e nos apoie no Kickstarter para economizar até 35% no preço varejista e ganhe um monte de brindes extras. Aproveite as ofertas antes que elas acabem. Não fique por trás.

Mais Artigos Interessantes