Praktica MTL3: A Câmera Que Faz CLICK!

2012-09-16 2

Quando você realmente quiser se sentir carregando uma câmera, uma que faz click em uma voz alta e orgulhosa, uma que você possa usar pra bater num ladrão que tente tomá-la de você, a MTL3 é seu número de escolha. Essa máquina de metal e vidro é o oposto de todas aquelas baby câmeras de plástico ultramodernas.

Créditos: stratski

Vamos começar com umas informações técnicas. A Pentacon MLT 3 é uma SLR com velocidades de obturador de 1 à 1/1000 segundo, mais modo bulbo. Ela tem um medidor de luz que funciona à base de bateria integrado no espelho, consistido por uma agulha no visor que pode apontar para + (superexposta), 0 (exposição correta) ou – (subexposta). Ela foi produzida entre 1978 e 1984.

Créditos: stratski

Essa é minha SLR padrão. Eu tenho algumas outras (quando todo mundo mudou pras digitais, você conseguia comprá-las por quase nada nos melhores mercados de pulgas, que é como eu consegui a minha), mas essa é a minha favorita. Sem nenhuma razão em particular, ela simpesmente é. Ela tem um pouco de vazamentos de luz (eu sempre estou para consertar isso, mas nunca realmente faço. Pensando melhor, pode ser só porque, às vezes, eu não engato a lente do jeito certo), mas, além disso, ela está em perfeitas condições. Ela é pesada e sólida como um tanque de guerra, e eu adoro o CLICK alto que ela faz quando tiro uma foto. Não é uma câmera para fotografia de ação furtiva, essa aqui. Ela tem um medidor de luz, mas como a bateria dela é plana, eu ainda não a expus. Se você tiver um medidor de luz separado, ou se for bom em adivinhar o tempo de exposição, não va precisar dele de qualquer forma. Pessoalmente, eu acho que é uma grande vantagem se você não precisar de uma bateria em sua câmera. Poupa você de todo aquele drama quando a bateria acaba bem quando você ia tirar a foto perfeita.

Créditos: stratski

A parte divertida de uma SLR é, claro, que você pode trocar de lentes, Lentes que cabem na Pentacon são bem fáceis de se encontrar e eu tenho um monte delas:

  • uma lente Pentacon 1.8/50: essa é minha lente padrão e vai desde de f1.8 até f16, e pode focar de 0,33m até o infinito.
  • uma lente Domiplan 2.8/50: de f 2.8 até f22; 0,27m até o infinito.
  • uma lente Meyer Optik Oreston 1.8/50: de f1.8 até f16, 0,33 até o infinito. Um amigo meu me deu ela. Ela tem um filtro P&B um pouquinho manchado preso à ela que eu não consigo tirar.
  • uma lente Pentacon 1:1.2.8 f=28 grande-angular: as fotos com essa lente tendem a ser um pouco mal definidas. Eu não sei se sou eu ou a lente. Provavelmente, eu.
Foto grande-angular mal definida
  • uma lente Pentor 1:28 135mm de zoom: f2.8 até f22; 1,4m até o infinito.
  • uma tele-lente Soligor 1:6.3 400mm: f6.3 até f32, 6,5m até o infinito. Outro achado no brechó. Tem mais ou menos 30cm de comprimento, bem pesada, e quase impossível de usar sem um tripode robusto (o que eu não tenho). Ela é bem maneira.
Imagem-exemplo tirada com uma tele-lente Soligor.

Eu também tenho um monte de filtros que cabem em uma ou mais dessas lentes. UV, P&B, amarelo, verde, e dois filtros de close-up (2x e 3x). Eu ainda não consegui testar todos os filtros, mas depois de ler esses dois artigos escritos pelo @adam_g200, eu estou muito ansioso para testar todos eles. Esse será um artigo um pouco diferente, eu acho…

Imagem-exemplo tirada com os filtros de close-up

Eu sou meio irremediável quanto a lentes. Eu já li sobres as diferenças delas um milhão de vez (eu trabalho editando livros de fotografia) mas eu não consigo entendê-las. Eu posso dizer a diferença entre um zoom, uma grande-angular e uma regular, e só isso. Eu normalmente me prendo à minha lente padrão, que faz fotos bem legais.

Créditos: stratski

escrito por stratski no dia 2012-09-16 em #equipamento #review #slr #camera #praktica #mtl3
traduzido por arrebol

2 Comentários

  1. szgeladin
    szgeladin ·

    Eu tenho uma dessa e nunca usei bateria, qual a diferença? Que filme você usa?

  2. szgeladin
    szgeladin ·

    Queria fazer uns efeitos com ela, mas só da pra fazer com filme apropriado pra isso?

Mais Artigos Interessantes

  • Tender Blue por Pak Ning com a Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens

    escrito por phyllistc no dia 2017-01-10 em #pessoas
    Tender Blue por Pak Ning com a Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens

    Pak Ning é um fotógrafo de retratos de Hong Kong. Desta vez, ele fotografou com a Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens com o tema de expressar a onda do azul sensível através de gestos diferentes.

  • Apresentando a Nova Lomo’Instant Murano

    escrito por Lomography no dia 2017-01-10 em #equipamento #novidades
    Apresentando a Nova Lomo’Instant Murano

    A mais recente Lomo'Instant nos faz sonhar com passeios românticos de gondola, passando casas coloridas pelos canais venezianos. Compartilhe o amor com a Lomo’Instant Murano!

  • Capturando o Momento Certo: Uma Entrevista com Sasha Guseynova

    escrito por Ivana Džamić no dia 2016-12-20 em #pessoas
    Capturando o Momento Certo: Uma Entrevista com Sasha Guseynova

    Nós tivemos a honra de ater um papo com Sasha Guseynova, uma jovem fotógrafa de Moscou, cujo lindo trabalho se trata de capturar a beleza do momento. Ela começou a explorar o mundo da fotografia sete anos atrás e desde então ela é incrível para capturar emoções. Nesta entrevista, Sasha compartilha o que ela pensa de beleza e revela porque todos os bons retratos são baseados em confiança.

  • Novidades do Shop

    Direto de Milão

    Direto de Milão

    Chegou alguém novo na cidade e há rumores de que ela é a solução sartorial aos seus desejos de fotografia instantânea. A nova Lomo’Instant Milano chegou! Seja corajoso, seja alto! A Milano Edition vem com um novo visual que certamente vai virar cabeças quando você tirar aqueles adoráveis snaps de tamanho de carteira . Canalize sua fashionista interior e comece a fotografar com esta nova adição à família crescente da Lomo'Instant. Pegue uma no Online Shop agora!

  • Acontecimentos em Filme: A Urgência dos Refugiados em Como

    escrito por sirio174 no dia 2016-12-15 em #cultura #pessoas #lugares
    Acontecimentos em Filme: A Urgência dos Refugiados em Como

    Neste artigo eu vou mostrar uma emergência séria na minha cidade Como, pero ta borda Suíça. a chegada de centenas de refugiados e migrantes da África e do oriente Médio, dos seu primeiro acampamento perto da estação de trem até a acomodação final em um lugar melhor.

  • LomoAmigo: Burçin Esin

    escrito por merveengin no dia 2016-12-15 em #pessoas
    LomoAmigo: Burçin Esin

    Fotógrafo, cineasta e músico Burçin Esin capturou as suas viagens recentes com a LC-A +. Continue lendo para dar uma olhada nas suas fotos que lembram cenas de filmes em Istanbul, Budapeste e Bratislava e para conhecer Burçin um pouco melhor.

  • Sair Por Aí: Estudando Espaços Urbanos

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-12-13 em #cultura
    Sair Por Aí: Estudando Espaços Urbanos

    Tem tanta coisa acontecendo, mesmo em espaços urbanos apertados. Aqui está o que você vê nas ruas da cidade.

  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • Escapadelas Criativas Durante As Férias

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-12-06 em #novidades
    Escapadelas Criativas Durante As Férias

    Não importa se você gosta mais do verão ou do inverno, você provavelmente já está impaciente, querendo entrar nas férias e passar uns dias sem ter que se preocupar com qualquer coisa.

  • Cinco Modos de Aproveitar as suas Férias

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-12-01 em #novidades
    Cinco Modos de Aproveitar as suas Férias

    É aquela véspera do ano, onde quase já se pode ouvir o feriado batendo na porta. Mesmo que feriados normalmente estão aqui para dá uma pausa do seu trabalho das *9* as *5*, não tem nenhum motivo para não permitir a você uma quantidade saudável de preguiça e mesmo assim fazer umas coisas legais e criativas...

  • Cenas de um Inverno Encantado

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-12-01 em #cultura #lugares
    Cenas de um Inverno Encantado

    Para que esta estação seja alegre! Se prepare para passear pelas nevascas e viver os dias de inverno como em um globo de neve.

  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • La Ville Lumière: Pierre-Louis Ferrer's "Invisible Paris"

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-11-29 em #cultura #lugares
    La Ville Lumière: Pierre-Louis Ferrer's "Invisible Paris"

    Paris – a cidade da luz, a capital dos cultos em artes e ciência. Uma cidade rica em história, continuamente sendo um dos destinos favoritos de viajantes. Mas o fotógrafo residente francês *Pierre-Louis Ferrer* pintou a sua cidade nata em uma luz diferente – literalmente.

  • A Cena Perfeita: Uma Entrevista com Bobby Vu

    escrito por Ivana Džamić no dia 2016-11-29 em #pessoas
    A Cena Perfeita: Uma Entrevista com Bobby Vu

    Bobby Vu é um diretor e fotógrafo de Los Angeles que compartilha a sua paixão pela fotografia e pelo cinema. Ele ficou famoso pelas suas curtas-metragens e por isso é claro que as suas fotos nos lembram daquelas cenas mágicas dos filmes dos anos 80.

  • Retratos Artísticos: Pavel Baňka Desenhando com Luz

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-11-24 em #novidades
    Retratos Artísticos: Pavel Baňka Desenhando com Luz

    Desenhado em gelatina de prata com uma câmera, os retratos espantosos do fotógrafo checo Pavel Baňka, relembram a sensação nostálgica da fotografia de arte do início do século XX.

    2016-11-24 1