Metade do Quadro, o Dobro da Diversão: Yashica 72-E

2012-11-09 1

Esta adorável câmera médio-formato é o combinação entre uma câmera fina e portátil e uma lente e performance excelentes. E você pode espremer uma quantidade incrível de fotos em um só rolo.

Créditos: stratski

Permita-me apresentar a você a encantadora Yashica 72-E: uma câmera médio-formato de 1960 com uma lente com foco manual de f2.8-22. Ela tem um foco para perto de 0,80m. A velocidade do obturador em modo B vai de 1/8 até 1/250. A célula de selênio que cerca as lentes aceita filmes de velocidade desde 10 até 400. Uma vez que a velocidade do filme é escolhida, o contador de metros no topo da câmera disponibiliza um número de EV, ajudando você a configurar a abertura mais própria manualmente.

Créditos: stratski

Essa câmera sentava na base de uma bolsa de plástico, contando com uma dezena de livros sobre fotografia, um bocado de filtros, cabo disparador e um amontoado de pedaços e coisinhas sortidas, dada a mim de presente por um amigo, já que eu não tinha uma médio-formato apropriada até então. Bem, eu tinha uma Diana Mini, mas eu quero dizer uma médio-formato com uma lente de vidro de verdade, e algum controle sobre as configurações. Ela não me desapontou.

A Yashica faz fotos muito legais, bem definidas e translúcidas. O medidor de luz no topo é bem maneiro, eu acho, e é muito útil para decidir que abertura usar. O mecanismo de girar o filme na base esquerda da câmera, ao invés do topo direito comum, dá um toque bem original à ela. De primeira, eu achei que a bobina estava quebrada, porque o rolo não acabava. Mas acabou que você consegue comprimir uma quantidade incrível de fotografias em um rolo de filme só. Ela é na verdade chamada de 72-E porque nela cabem 72 fotos por rolo, mas isso não é bem exato. Você pode enfiar até mais. Eu amo a maneira como o médio-formato pode facilmente levar a dípticos e trípticos.

Ela veio com uma bolsa de camurça falsa e um filtro amarelo. O filtro é fácil de se esqucer quando você troca de P&B para coloriso (eu tenho algumas fotos brilhantemente amareladas para provar)…

Créditos: stratski

escrito por stratski no dia 2012-11-09 em #equipamento #review #yashica-72-e-half-frame-rangefinder-35mm
traduzido por arrebol

Estamos explodindo com excitação para apresentar o nosso mais recente projeto no Kickstarter: a Lomo’Instant Square. Nós estamos falando da primeira câmera instantânea completamente analógica que produz fotos Instax quadradas. Ela vem com uma lente de vidro de 95mm para fotos super nítidas, um modo automático avançado que toma conta da exposição, todas características criativas típicas da Lomography — e um design compacto e dobrável. A Lomo’Instant Square foi lançada no Kickstarter. Venha participar da diversão e nos apoie no Kickstarter para economizar até 35% no preço varejista e ganhe um monte de brindes extras. Aproveite as ofertas antes que elas acabem. Não fique por trás.

Um Comentário

  1. thalgyur
    thalgyur ·

    Há um problema com a tradução do artigo.

    Esta não é uma câmera médio-formato e sim "meio quadro" --- usa metade de um quadro normal de 35mm, dando 72 exposições em um filme normal 135. O tamanho de filme usado é uns 18 x 24mm, com uma área que é então umas 8 vezes menor do que um filme médio formato usado em 6x6 e quase dez vezes menor do que o 6x7. Isto dá uma diferença enorme de qualidade, profundidade de campo, etc

    Estas câmeras de meio quadro são legais, mas não têm nada a ver com médio formato, que usa filme 120

Mais Artigos Interessantes