Fuji Neopan 400: Um filme fácil de imprimir

Uma análise rápida de um grande filme, fácil de imprimir, quase livre de grão e com uma fantástica exposição de latitude. Óptimo para usar em máquinas sem medidor de exposição, ou para iniciados.

Este filme é difícil de encontrar na minha cidade. mas quando encontro alguns rolos apresso-me a comprá-los porque o contraste moderado e a boa exposição de latitude permitem-me impressões fáceis, utilizando o meu ampliador Durst. Nunca encontrei uma versão 120mm deste filme, por isso para o artigo pedido deste mês só posso falar dos prós e contras do formato 135mm.

Créditos: sirio174

Testei este filme num dia de inverno, em Janeiro último. Usei uma Fed2 (sem o medidor de exposição, usando a regra F16 para os tempos e abertura). A fantástica exposição de latitude deste filme perdoa alguns erros de exposição, e os seus contrastes moderados permite obter um negativo fácil de imprimir, mesmo com um ampliador de luz condensada

Créditos: sirio174

Como podem ver o contraste nunca é muito elevado, e mesmo isto não é o melhor para scannar as imagens. temos uma paleta rica de cinzentos, sem perda de detalhes, nas zonas sobre ou subexpostas.

Créditos: sirio174

O filme é quase ausente de grão, mesmo quando revelado num banho de elevada acutância como o Rodinal. Aqui usei uma solução de R09 (o nome do revelador Rodinal) 1+50.

Créditos: sirio174

A foto acima é um corte de 60% do original; permite ver como o tamanho do grão é pequeno!

Créditos: sirio174

Os tons cinzentos são sempre agradáveis.

Créditos: sirio174

Nota: a emulsão deste filme é delicada, é preciso manusear com cuidado porque este filme esta mais propenso a riscos e pequenos estragos quando está molhado, após o processo de revelação. Repouso o filme molhado após o banho com o agente sem lhe tocar com os dedos ou as pinças de borracha.

escrito por sirio174 no dia 2012-11-25 em #equipamento #lake #review #winter #snow #neopan #italy #fuji #neopan-400 #greyscale #como
traduzido por trincheiras

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

Mais Artigos Interessantes