Fotografe com redscale em dias nublados!

2012-11-29 2

Você gosta de tempo nublado? Eu prefiro dias ensolarados para sair e tirar fotos, mas de qualquer maneira também gosto de dias nublados porque é o melhor momento para fotografar com redscale! Amo tirar fotos com redscale, e por isso neste artigo dou os meus segredos para dominar a fotografia em redscale em dias nublados!

Comparação entre um dia ensolarado e um dia nublado

As fotos acima foram tiradas no mesmo dia, com o mesmo filme redscale, no mesmo lugar.
Elas são diferentes, é óbvio. Qual delas você gosta mais? Vai do gosto de cada um, mas eu gosto mais daquela que foi tirada com o tempo nublado. O tom vermelho profundo fica bem marcada no filme redscale. A foto tirada com o tempo ensolarado tem um vermelho mais amarelado, que eu acho um pouco brilhante demais. Agora darei algumas dicas sobre como maximizar a qualidade do redscale, dando atenção particular ao tempo e as condições meteorológicas.

1. Fotografe em dias nublados
A coisa mais legal do filme redscale é simplesmente que ele é banhado por cores vibrantes de vermelho, laranja e amarelo. Na foto acima, num dia de sol, o céu não aparece tão vermelho, porque o céu estava bastante azul.

Vermelho e azul são cores complementares. Vermelho e ciano são cores complementares opostas, então quando você quer ver vermelho mas está fotografando algo azul (como o céu) as cores se complementam (lembra disso nas aulas de artes?) e não é possível atingir a cor vermelho puro que você está querendo obter.

E num dia nublado (ou chuvoso)? O céu fica cinza e você pode de fato ver o contorno das nuvens pesadas e as suas gradações. Quando você fotografa com redscale esses elementos banham-se de vermelho sem qualquer interrupção de cor. A gradação escura da nuvem de chuva fica mais definidade com a cor vermelha (o redscale trabalha com vários tons e na verdade delineia tamanhos e contornos melhor do que filmes de slide coloridos). Essa é uma das razões pelas quais redscale é uma boa escolha para dias nublados. Além disso, o contraste diminui no tempo nublado enquanto que a cor do objeto fotografado fica mais fraca. É ideal para dar um tom vermelho ao objeto fotografado, se você desejar (se o contraste é baixo, a foto não ficará tão boa).

Fotos de um dia nublado

2. Foto em contraluz
Outra dica é fotografar em contraluz. Dessa forma, o contraste do objeto fica mais forte. O que você precisa enfatizar com o redscale não são as cores, mas as formas e linhas (pequenos detalhes de cor diferente ficam unidos pelo efeito especial do redscale).

Fotografando em contraluz você consegue linhas definidas no objeto, em resultados dinâmicos. A parte de sombra fica escura com tons em vermelho; assim, o resultado é um efeito de cores muito bonito. Mesmo se você fotografar o céu azul, é possível superexpor o céu. É muito eficaz fotografar em contraluz.

Fotos em contraluz

3. Fotografar pôr do sol
Se você quer enfatizar a cor vermelha, é interessante fotografar o pôr do sol.

Se você utilizar um filme redscale, é possível obter um efeito dramático com o vermelho saturado num tom muito belo e onírico. Às vezes você não consegue obter efeitos de tom vermelho com um filme cromo, pois a cor vermelha não é forte o suficiente nesse tipo de filme – e o pôr do sol acaba simplesmente não ficando tão bonito assim (o que de fato acontece bastante comigo). Nesse caso o redscale é mais indicado para fotografar o pôr do sol (de qualquer forma, é preciso ter cuidado se o pôr do sol estiver muito vermelho, na foto pode ficar vermelhão demais).

Comparação entre processo cruzado e redscale.
Nascer e por do sol.

4. Fotografar à noite – ou em locais escuros
Se você está fotografando à noite, ou em ambientes internos, num lugar escuro, é possível obter resultados bem interessantes com o redscale. Se você quiser, use um tripé e um cabo disparador para longas exposições. A sua paisagem noturna ficará em tons vermelhos – é um efeito tão único que você deveria tentar!

Fotos à noite e em ambientes internos

5. Processo cruzado para dias ensolarados, redscale para dias nublados
Por fim, algumas palavras sobre meu estilo cotidiano de fotografar. Como foi dito acima, redscale não é o melhor para um dia ensolarado (claro que um bom resultado depende de como você fotografa). Nesse caso, eu prefiro fotografar bastante com filmes cromo em dias de sol, mas quando o dia está nublado eu uso filmes redscale. Dessa forma, é possível ter filmes para cada dia da semana! Não deixe que a meteorologia te chateie, pelo contrário, use-a ao seu favor! Lembre-se: um filme redscale é como um raio de sol dentro de uma latinha!

Comparação entre processo cruzado em dia ensolarado e redscale em dia nublado.

O que você achou deste artigo?
Espero que ajude! Tente sempre experimentar diferentes cenários, e boa sorte com as fotos!
Curta a sua vida redscale!

escrito por hodachrome no dia 2012-11-29 em #equipamento #tutorais #nuvem #nublado #nebuloso #tempo #por-do-sol #tipster #holga #lc-a #redscale #noite
traduzido por ovonovo

2 Comentários

  1. vanclecio
    vanclecio ·

    Muito legal o artigo. Parabéns pelas fotos, são muito belas!

  2. ovonovo
    ovonovo ·

    quando li o artigo, já estava com um filme redscale carregado na minha holga. aproveitei muito essas dicas! ainda não revelei o negativo, quando estiverem reveladas poderei falar dos resultados :)

Mais Artigos Interessantes

  • Escapadelas Criativas Durante As Férias

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-12-06 em #novidades
    Escapadelas Criativas Durante As Férias

    Não importa se você gosta mais do verão ou do inverno, você provavelmente já está impaciente, querendo entrar nas férias e passar uns dias sem ter que se preocupar com qualquer coisa.

    2016-12-06
  • Cinco Modos de Aproveitar as suas Férias

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-12-01 em #novidades
    Cinco Modos de Aproveitar as suas Férias

    É aquela véspera do ano, onde quase já se pode ouvir o feriado batendo na porta. Mesmo que feriados normalmente estão aqui para dá uma pausa do seu trabalho das *9* as *5*, não tem nenhum motivo para não permitir a você uma quantidade saudável de preguiça e mesmo assim fazer umas coisas legais e criativas...

    2016-12-01
  • Cenas de um Inverno Encantado

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-12-01 em #cultura #lugares
    Cenas de um Inverno Encantado

    Para que esta estação seja alegre! Se prepare para passear pelas nevascas e viver os dias de inverno como em um globo de neve.

    2016-12-01
  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • La Ville Lumière: Pierre-Louis Ferrer's "Invisible Paris"

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-11-29 em #cultura #lugares
    La Ville Lumière: Pierre-Louis Ferrer's "Invisible Paris"

    Paris – a cidade da luz, a capital dos cultos em artes e ciência. Uma cidade rica em história, continuamente sendo um dos destinos favoritos de viajantes. Mas o fotógrafo residente francês *Pierre-Louis Ferrer* pintou a sua cidade nata em uma luz diferente – literalmente.

    2016-11-29
  • A Cena Perfeita: Uma Entrevista com Bobby Vu

    escrito por Ivana Džamić no dia 2016-11-29 em #pessoas
    A Cena Perfeita: Uma Entrevista com Bobby Vu

    Bobby Vu é um diretor e fotógrafo de Los Angeles que compartilha a sua paixão pela fotografia e pelo cinema. Ele ficou famoso pelas suas curtas-metragens e por isso é claro que as suas fotos nos lembram daquelas cenas mágicas dos filmes dos anos 80.

    2016-11-29
  • Retratos Artísticos: Pavel Baňka Desenhando com Luz

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-11-24 em #novidades
    Retratos Artísticos: Pavel Baňka Desenhando com Luz

    Desenhado em gelatina de prata com uma câmera, os retratos espantosos do fotógrafo checo Pavel Baňka, relembram a sensação nostálgica da fotografia de arte do início do século XX.

    2016-11-24
  • Novidades do Shop

    Direto de Milão

    Direto de Milão

    Chegou alguém novo na cidade e há rumores de que ela é a solução sartorial aos seus desejos de fotografia instantânea. A nova Lomo’Instant Milano chegou! Seja corajoso, seja alto! A Milano Edition vem com um novo visual que certamente vai virar cabeças quando você tirar aqueles adoráveis snaps de tamanho de carteira . Canalize sua fashionista interior e comece a fotografar com esta nova adição à família crescente da Lomo'Instant. Pegue uma no Online Shop agora!

  • Juventude Radiante: Fotografia de Nastya Vinogradova

    escrito por cheeo no dia 2016-11-24 em #people
    Juventude Radiante: Fotografia de Nastya Vinogradova

    Os retratos da fotógrafa Nastya Vinogradova capturam a combinação da beleza e espontaneidade da juventude.

    2016-11-24
  • Bem-Vinda, Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens!

    escrito por cheeo no dia 2016-11-21 em #gear #novidades
    Bem-Vinda, Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens!

    A nossa Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens de latão está disponível para compras regulares!

    2016-11-21
  • Keiichi Kitayama Sobre O Romance Moderno (NSFW)

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-11-17 em #people
    Keiichi Kitayama Sobre O Romance Moderno (NSFW)

    As nossas diferenças humanas não têm valor na face do amor; por que acima de tudo, amor é amor. O fotógrafo Keiichi Kitayama revela a sua meditação sobre a cultura do romance contemporâneo através de uma série de fotos vivas e intensas.

    2016-11-17
  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • Entrando no Mundo dos Sonhos com Nádia Maria

    escrito por michellymatias no dia 2016-11-15 em
    Entrando no Mundo dos Sonhos com Nádia Maria

    Sabe aquele momento quando você está caindo no sono, quase dormindo e você começa a ver imagens um pouco surreais, um pouco inexplicáveis? O trabalho da fotógrafa brasileira Nádia Maria lembra muito estes momentos misteriosos. Nesta entrevista ela nos conta um pouco sobre o que está por trás.

    2016-11-15 1
  • Petzval Amigo: Misha Assis

    escrito por michellymatias no dia 2016-11-15 em
    Petzval Amigo: Misha Assis

    O artista brasileiro Misha Assis é um especialista quando se trata da Petzval 85 Art Lens. Uma curta visita na sua LomoHome já mostra do que estamos falando. Aqui ele nos conta um pouco mais sobre si e sobre o seu amor pela Petzval 85 Art Lens.

    2016-11-15 1
  • Antártica Analógica: A Expedição de Johannes Huwe

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-11-14 em #places
    Antártica Analógica: A Expedição de Johannes Huwe

    É impressionante como a fotografia permite pessoas a viajar sem sair dos seus lugares, mas o fotógrafo analógico da Alemanha Johannes Huwe se joga em aventuras analógicas e compartilha conosco a sua expedição a Antártica com a sua câmera de formato médio.

    2016-11-14