Fotografe com redscale em dias nublados!

2

Você gosta de tempo nublado? Eu prefiro dias ensolarados para sair e tirar fotos, mas de qualquer maneira também gosto de dias nublados porque é o melhor momento para fotografar com redscale! Amo tirar fotos com redscale, e por isso neste artigo dou os meus segredos para dominar a fotografia em redscale em dias nublados!

Comparação entre um dia ensolarado e um dia nublado

As fotos acima foram tiradas no mesmo dia, com o mesmo filme redscale, no mesmo lugar.
Elas são diferentes, é óbvio. Qual delas você gosta mais? Vai do gosto de cada um, mas eu gosto mais daquela que foi tirada com o tempo nublado. O tom vermelho profundo fica bem marcada no filme redscale. A foto tirada com o tempo ensolarado tem um vermelho mais amarelado, que eu acho um pouco brilhante demais. Agora darei algumas dicas sobre como maximizar a qualidade do redscale, dando atenção particular ao tempo e as condições meteorológicas.

1. Fotografe em dias nublados
A coisa mais legal do filme redscale é simplesmente que ele é banhado por cores vibrantes de vermelho, laranja e amarelo. Na foto acima, num dia de sol, o céu não aparece tão vermelho, porque o céu estava bastante azul.

Vermelho e azul são cores complementares. Vermelho e ciano são cores complementares opostas, então quando você quer ver vermelho mas está fotografando algo azul (como o céu) as cores se complementam (lembra disso nas aulas de artes?) e não é possível atingir a cor vermelho puro que você está querendo obter.

E num dia nublado (ou chuvoso)? O céu fica cinza e você pode de fato ver o contorno das nuvens pesadas e as suas gradações. Quando você fotografa com redscale esses elementos banham-se de vermelho sem qualquer interrupção de cor. A gradação escura da nuvem de chuva fica mais definidade com a cor vermelha (o redscale trabalha com vários tons e na verdade delineia tamanhos e contornos melhor do que filmes de slide coloridos). Essa é uma das razões pelas quais redscale é uma boa escolha para dias nublados. Além disso, o contraste diminui no tempo nublado enquanto que a cor do objeto fotografado fica mais fraca. É ideal para dar um tom vermelho ao objeto fotografado, se você desejar (se o contraste é baixo, a foto não ficará tão boa).

Fotos de um dia nublado

2. Foto em contraluz
Outra dica é fotografar em contraluz. Dessa forma, o contraste do objeto fica mais forte. O que você precisa enfatizar com o redscale não são as cores, mas as formas e linhas (pequenos detalhes de cor diferente ficam unidos pelo efeito especial do redscale).

Fotografando em contraluz você consegue linhas definidas no objeto, em resultados dinâmicos. A parte de sombra fica escura com tons em vermelho; assim, o resultado é um efeito de cores muito bonito. Mesmo se você fotografar o céu azul, é possível superexpor o céu. É muito eficaz fotografar em contraluz.

Fotos em contraluz

3. Fotografar pôr do sol
Se você quer enfatizar a cor vermelha, é interessante fotografar o pôr do sol.

Se você utilizar um filme redscale, é possível obter um efeito dramático com o vermelho saturado num tom muito belo e onírico. Às vezes você não consegue obter efeitos de tom vermelho com um filme cromo, pois a cor vermelha não é forte o suficiente nesse tipo de filme – e o pôr do sol acaba simplesmente não ficando tão bonito assim (o que de fato acontece bastante comigo). Nesse caso o redscale é mais indicado para fotografar o pôr do sol (de qualquer forma, é preciso ter cuidado se o pôr do sol estiver muito vermelho, na foto pode ficar vermelhão demais).

Comparação entre processo cruzado e redscale.
Nascer e por do sol.

4. Fotografar à noite – ou em locais escuros
Se você está fotografando à noite, ou em ambientes internos, num lugar escuro, é possível obter resultados bem interessantes com o redscale. Se você quiser, use um tripé e um cabo disparador para longas exposições. A sua paisagem noturna ficará em tons vermelhos – é um efeito tão único que você deveria tentar!

Fotos à noite e em ambientes internos

5. Processo cruzado para dias ensolarados, redscale para dias nublados
Por fim, algumas palavras sobre meu estilo cotidiano de fotografar. Como foi dito acima, redscale não é o melhor para um dia ensolarado (claro que um bom resultado depende de como você fotografa). Nesse caso, eu prefiro fotografar bastante com filmes cromo em dias de sol, mas quando o dia está nublado eu uso filmes redscale. Dessa forma, é possível ter filmes para cada dia da semana! Não deixe que a meteorologia te chateie, pelo contrário, use-a ao seu favor! Lembre-se: um filme redscale é como um raio de sol dentro de uma latinha!

Comparação entre processo cruzado em dia ensolarado e redscale em dia nublado.

O que você achou deste artigo?
Espero que ajude! Tente sempre experimentar diferentes cenários, e boa sorte com as fotos!
Curta a sua vida redscale!

written by hodachrome on 2012-11-29 in #gear #tipster #nebuloso #nublado #noite #holga #por-do-sol #redscale #lc-a #nuvem #tempo

2 Comments

  1. vanclecio
    vanclecio ·

    Muito legal o artigo. Parabéns pelas fotos, são muito belas!

  2. ovonovo
    ovonovo ·

    quando li o artigo, já estava com um filme redscale carregado na minha holga. aproveitei muito essas dicas! ainda não revelei o negativo, quando estiverem reveladas poderei falar dos resultados :)

More Interesting Articles