Minhas primeiras 6 impressões sobre a minha primeira câmera 120: Belair X 6-12

2013-01-12

Eu não pude resistir e comprei a Belair X 6-12 quando a primeira pré venda foi anunciada, e a recebi uma semana atrás!
Quero compartilhar algumas das minhas primeiras impressões depois de fotografar com a minha primeira câmera de 120mm usando o frame quadrado de 6×6 e o filme Lomography CN 400.

1) Aguarde pelo clique quando for trocar as lentes
Eu li alguns questionamentos on-line de algumas pessoas perguntando porque suas lentes não pareciam estar fixadas corretamente. Isto foi a primeira coisa que eu deparei e estava preocupada em quebrar alguma coisa tentando encaixá-las com muita força. Tomei um grande fôlego e pegando-a firmemente com um pouco mais de força e lá estava ele – um clique audível confirmando que eu havia fixado as lentes corretamente. Aguarde o som de clique!

2) O mundo pelo viewfinder
Os pequenos triângulos do viewfinder me ajudaram a compor a foto de acordo com o formato que eu estava fotografando.

Créditos: myloft

3) Reflexões sobre o foco por zona
Eu possuo uma LC-A+ e ela me fez refletir sobre o foco por zona. Na Belair é assim: 1m, 1.5m, 3m e infinito. Isto coloca suas habilidade de estimar distâncias em teste e no início seria útil ter uma trena para te ajudar a enteder as distâncias. Cuidado ao tirar fotos de reflexos se você quer fotografar a imagem no reflexo – estime a distância do reflexo e não a do espelho/objeto reflexivo.

Créditos: myloft

4) Adapte-se a uma velocidade máxima de obturador de 1/125 e uma seleção de f/8 ou f/16
Eu realmente desejaria que a Belair suportasse velocidades de obturador maiores com uma gama maior de seleção de aberturas. Algumas fotos ficaram borradas por causa do movimento da câmera – elas foram fotografadas em ambientes internos com uma boa luz e filme ISO 400 (Lomo CN 400). Isto me fez tomar mais cuidados especialmente em baixas condições de luminosidade e provavelmente usarei fimes com ISO mais altos. Eu amo fotografar pessoas em situações espontâneas, mas agora eu estou preocupada com a nitidez das minhas fotos, isto porque eu não posso falar para as pessoas ficarem completamente imóveis e um tripé não dá para ser usado o tempo todo. Eu também uso a regra sunny16 para me ajudar a medir a luz – eu aprendi isto enquanto usava a minha primeira rangefinder manual.

Créditos: myloft

5) Indicador de baterial
Outro problema com a Belair – ao contrário da LC-A+, não existe um indicador me nos ajuda a saber se as baterias estão corretamente colocadas ou se elas acabaram, especialmente porque a Belair ainda pode funcionar em 1/125 sem as baterias.

6) De 35mm para 120mm
O meu caso de amor por filmes começou com 35mm e a Belair trouxe um renovo pois ainda tenho muito que aprender com 120mm! Algumas pequenas considerações para os entusiastas do 35mm que queiram tentar o médio formato:

  • Fui mal acostumada com cartuchos de 35mm – certifique-se de segurar um rolo de filme 120mm firmemente enquanto o carrega na câmera – eu quase deixei escorregar e desenrolá-lo! Ninguém quer um filme exposto antes de fotografar.
  • A janela do contador de fotogramas (escolha a janela correta de acordo com o formato que você for fotografar e certifique-se que você colocou a máscara correta) ajuda você a verificar em qual fotograma você está. Eu tentei bobinar o filme lentamente no início para ter certeza que eu não iria perder nenhum e quando já estava no meio do filme eu perdi uma foto por bobinar demasiadamente.
  • Não existe a necessidade de rebobinar um filme de 120mm no final do rolo! Simplesmente continue bobinando depois da última foto, retire da câmera e use a fita adesiva bem apertado antes de enviar para a revelação – eu coloque os meus em uma meia preta e limpa!

Não vejo a hora de fotografar mais com a Belair, tentar novos formados, usar filme slide e me esforçar para poder capturar momentos espontâneos dos meus amigos. Espero que as minhas estimativas de que filme usar, qual a luz e usar a regra sunny16 me ajudarão a tirar boas fotos. A Belair é certamente uma câmera que atrai atenção – pessoas curiosas olhando e até mesmo fazendo um estranho iniciar uma conversa para descobrir o que eu estava carregando!

Sem o viewfinder – coloquei a câmera pela janela da cozinha e tirei esta foto!
Minha Belair X 6-12 Cityslicker com uma alça DIY (feita por mim) feita com uma fita e alguns anéis de chaveiro.

escrito por myloft no dia 2013-01-12 em #equipamento #review #iso400 #120mm #lomo #lomography #belair #quadrado #rolo-de-teste
traduzido por marcosnava

Estamos explodindo com excitação para apresentar o nosso mais recente projeto no Kickstarter: a Lomo’Instant Square. Nós estamos falando da primeira câmera instantânea completamente analógica que produz fotos Instax quadradas. Ela vem com uma lente de vidro de 95mm para fotos super nítidas, um modo automático avançado que toma conta da exposição, todas características criativas típicas da Lomography — e um design compacto e dobrável. A Lomo’Instant Square foi lançada no Kickstarter. Venha participar da diversão e nos apoie no Kickstarter para economizar até 35% no preço varejista e ganhe um monte de brindes extras. Aproveite as ofertas antes que elas acabem. Não fique por trás.

Mais Artigos Interessantes