Corte Automático dos Frames Lomokino

2013-05-24 2

Aqui está um metodo para cortes automáticos dos frames de filmes LomoKino usando programa freeware.

Instalando o Programa

1. Baixe e intale o GIMP (here)
2. Baixe o script “DivideScannedImages.scm” (here)
3. Mova o script para o folder gimp script: >>>\GIMP 2\share\gimp\2.0\scripts
4. Abra o GIMP. Vá em >Preferences>Folders>Scripts selecione o folder certo e clique OK
5. No GIMP, Vá em Filters>Script-Fu e clique Refresh scripts
6. Vá em filters, “Divide Scanned Images…” deve estar no final da lista.

Digitalizando os filmes Lomokino

Eu prefiro digitalizar o máximo de frames por vez para utilizar a mesma configuração (correção de luz e cor). Em outros scans, tente usar differentes areas (ref) e desligue o ajuste automático do seu scanner antes de aumentar a área para cobrir todos os frames. Se você tem mais frames do que o número que o holder suporta (provavelmente isso irá acontecer), digitalize a primeira parte, troque a tira de filme, e digitalize a segunda parte na sequência, SEM dar um ‘preview’. Assim, todos os frames do rolo terão a mesma configuração. Se pedir uma visualização (preview) antes de scannear a tira seguinte irá sofrer alteração na configuração e poderá provocar, por exemplo, uma mudança brusca na cor/exposição/contraste no meio do video.

Digitalize em 2400dpi, e em ’uncompressed .tiff’

Usando Programa

Antes de começar, você precisa preparar os jpegs para garantir a melhor qualidade. Então, abra as imagens e exporte como jpeg. Quando a janela de configuração abrir, vá em ‘Advanced options’, selecione ‘Use quality settings from original image’ e clique em ‘Save Default’.

Agora vamos começar.

1. Abra suas imagens no GIMP. Deve aparecer assim:

2. Pegue a ferramente de corte (crop), e corte em volta da primeira tira de frames. Dê um zoom para ser mais preciso, corte em cada extremidade.

3. Vá em Image>Canvas Size. Coloque 200 pixels para largura e altura , clique ‘Center’, e depois ‘Resize’.

4. Mude a cor do seu fundo (background) para preto, e depois vá em image>Flatten image. Sua tira está agora pronta para o script automático.

5. Vá em ‘Filters’ e selecione “Divide Scanned Images…”. Você terá aqui uma gama de parametros, e o diretório de nomes dos seus futuros frames. Eu tive bons resultados com as configurações como na imagem abaixo:

6. Clique ‘OK’ e deixe a mágica acontecer. Assim que terminar um, começe de novo com a nova tira. Se nada acontecer, tente mudar a configuração. Você também poderá salvar as tiras em um folder, e fazer um processo batch usando o script (vá em Filters>Batch tools e selecione o script).

Você tem agora todos os frames prontos para serem importados para o programa de edição de video. Como pode notar, ainda há uma parte onde é necessário o corte manual das tiras, como na maravilhosa autokino por mandi. Mas garanto que os resultados são melhores, sem perda de informação e você pode mudar as configuração se necessário. O que podemos fazer é esperar que o gênio que desenvolveu esse script encontre uma maneira de fazer o processo inteiro automaticamente. Esperamos…

escrito por stouf no dia 2013-05-24 em #equipamento #tutorais #camera #tipster #script #frame #crop #scan #gimp #automatico #software #lomokino #identificacao #autokino
traduzido por decafujita

2 Comentários

  1. stouf
    stouf ·

    @decafujita Obrigado : )

  2. decafujita
    decafujita ·

    @stouf , no prob! :)
    I haven't tried it yet, but I'm looking forward. That will same me tons of time! :)
    Thanks!

Mais Artigos Interessantes

  • Cada Instante Conta: O Novo Produto Misterioso da Lomography Parte 4

    escrito por Lomography no dia 2016-08-20 em #equipamento #novidades
    Cada Instante Conta: O Novo Produto Misterioso da Lomography Parte 4

    Já tá quase na hora de descobrir o que é o nosso produto Misterioso novo! Mas para aqueles entre vocês que simplesmente não aguentam esperar mais um instante, aqui está mais uma dica...

    2016-08-20
  • Vida, Amor & Juventude: Uma Entrevista com Paolo Raeli

    escrito por Ivana Džamić no dia 2017-02-16 em #pessoas
    Vida, Amor & Juventude: Uma Entrevista com Paolo Raeli

    Paulo Raeli é um rosto conhecido aqui na Lomography, nós já tivemos o prazer de apresentar o seu lindo trabalho e ouvir mais sobre a sua experiência usando a Lomo'Instant Wide. Nesta entrevista, você vai conhecer Paolo de um lado diferente e saber mais sobre a sua história por trás do seu trabalho cativante

    2017-02-16
  • A Cena Perfeita: Uma Entrevista com Bobby Vu

    escrito por Ivana Džamić no dia 2016-11-29 em #pessoas
    A Cena Perfeita: Uma Entrevista com Bobby Vu

    Bobby Vu é um diretor e fotógrafo de Los Angeles que compartilha a sua paixão pela fotografia e pelo cinema. Ele ficou famoso pelas suas curtas-metragens e por isso é claro que as suas fotos nos lembram daquelas cenas mágicas dos filmes dos anos 80.

  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • Cenas de um Inverno Encantado

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-12-01 em #cultura #lugares
    Cenas de um Inverno Encantado

    Para que esta estação seja alegre! Se prepare para passear pelas nevascas e viver os dias de inverno como em um globo de neve.

  • Fotos de Um Sonho: Rachel Gist Fotos de Um Sonho:

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-10-13 em #pessoas
    Fotos de Um Sonho: Rachel Gist Fotos de Um Sonho:

    Inspirada por sonhos e a sua natureza surreal, fotógrafa e cineasta Rachel Gist recria estas cenas de outro mundo através da fotografia analógica. Aqui, ela compartilha umas das suas imagens favoritas feitas com filmes LomoChromes.

  • LomoAmigo: Burçin Esin

    escrito por merveengin no dia 2016-12-15 em #pessoas
    LomoAmigo: Burçin Esin

    Fotógrafo, cineasta e músico Burçin Esin capturou as suas viagens recentes com a LC-A +. Continue lendo para dar uma olhada nas suas fotos que lembram cenas de filmes em Istanbul, Budapeste e Bratislava e para conhecer Burçin um pouco melhor.

  • Novidades do Shop

    Direto de Milão

    Direto de Milão

    Chegou alguém novo na cidade e há rumores de que ela é a solução sartorial aos seus desejos de fotografia instantânea. A nova Lomo’Instant Milano chegou! Seja corajoso, seja alto! A Milano Edition vem com um novo visual que certamente vai virar cabeças quando você tirar aqueles adoráveis snaps de tamanho de carteira . Canalize sua fashionista interior e comece a fotografar com esta nova adição à família crescente da Lomo'Instant. Pegue uma no Online Shop agora!

  • La Ville Lumière: Pierre-Louis Ferrer's "Invisible Paris"

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-11-29 em #cultura #lugares
    La Ville Lumière: Pierre-Louis Ferrer's "Invisible Paris"

    Paris – a cidade da luz, a capital dos cultos em artes e ciência. Uma cidade rica em história, continuamente sendo um dos destinos favoritos de viajantes. Mas o fotógrafo residente francês *Pierre-Louis Ferrer* pintou a sua cidade nata em uma luz diferente – literalmente.

  • Shuji Kobayashi: Beleza Eterna (NSFW)

    escrito por Ivana Džamić no dia 2016-07-19 em #pessoas
    Shuji Kobayashi: Beleza Eterna (NSFW)

    Nós estamos vivendo em um tempo, em qual poucas coisas podem nos surpreender ou chocar. De qualquer modo, ser corajoso o suficiente para expressar emoções e mostrar um corpo nu feminino ainda é controverso e tema de várias discussões.

    2016-07-19 1
  • Lomo In-Depth: Porque o Filme está fazendo um Retorno

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-10-11 em #cultura
    Lomo In-Depth: Porque o Filme está fazendo um Retorno

    Quando o novo milênio chegou, a mudança do filme para cartões SD drasticamente mudaram o cenário da indústria fotográfica e do mundo da arte. Depois de uma década e meia, em um aumento no número de pessoas voltando a usar o meio analógico.

    2016-10-11
  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • Cinco Modos de Aproveitar as suas Férias

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-12-01 em #novidades
    Cinco Modos de Aproveitar as suas Férias

    É aquela véspera do ano, onde quase já se pode ouvir o feriado batendo na porta. Mesmo que feriados normalmente estão aqui para dá uma pausa do seu trabalho das *9* as *5*, não tem nenhum motivo para não permitir a você uma quantidade saudável de preguiça e mesmo assim fazer umas coisas legais e criativas...

  • Um Jogo de Sombras e Silhuetas.

    escrito por lomographymagazine no dia 2017-02-21 em #cultura
    Um Jogo de Sombras e Silhuetas.

    Está na hora de brincar com a escuridão e alter egos. Deixe as sombras e silhuetas pintar imagens mais peculiares para você.

    2017-02-21
  • Histórias Contadas: Fotografia por Ryan Muirhead

    escrito por cheeo no dia 2017-02-21 em #novidades #vídeos
    Histórias Contadas: Fotografia por Ryan Muirhead

    Se você estiver procurando fotógrafos novos, nós sugerimos que você ouça a história evocativa do Ryan Muirhead e veja o seu incrível trabalho.

    2017-02-21