Corte Automático dos Frames Lomokino

2013-05-24 2

Aqui está um metodo para cortes automáticos dos frames de filmes LomoKino usando programa freeware.

Instalando o Programa

1. Baixe e intale o GIMP (here)
2. Baixe o script “DivideScannedImages.scm” (here)
3. Mova o script para o folder gimp script: >>>\GIMP 2\share\gimp\2.0\scripts
4. Abra o GIMP. Vá em >Preferences>Folders>Scripts selecione o folder certo e clique OK
5. No GIMP, Vá em Filters>Script-Fu e clique Refresh scripts
6. Vá em filters, “Divide Scanned Images…” deve estar no final da lista.

Digitalizando os filmes Lomokino

Eu prefiro digitalizar o máximo de frames por vez para utilizar a mesma configuração (correção de luz e cor). Em outros scans, tente usar differentes areas (ref) e desligue o ajuste automático do seu scanner antes de aumentar a área para cobrir todos os frames. Se você tem mais frames do que o número que o holder suporta (provavelmente isso irá acontecer), digitalize a primeira parte, troque a tira de filme, e digitalize a segunda parte na sequência, SEM dar um ‘preview’. Assim, todos os frames do rolo terão a mesma configuração. Se pedir uma visualização (preview) antes de scannear a tira seguinte irá sofrer alteração na configuração e poderá provocar, por exemplo, uma mudança brusca na cor/exposição/contraste no meio do video.

Digitalize em 2400dpi, e em ’uncompressed .tiff’

Usando Programa

Antes de começar, você precisa preparar os jpegs para garantir a melhor qualidade. Então, abra as imagens e exporte como jpeg. Quando a janela de configuração abrir, vá em ‘Advanced options’, selecione ‘Use quality settings from original image’ e clique em ‘Save Default’.

Agora vamos começar.

1. Abra suas imagens no GIMP. Deve aparecer assim:

2. Pegue a ferramente de corte (crop), e corte em volta da primeira tira de frames. Dê um zoom para ser mais preciso, corte em cada extremidade.

3. Vá em Image>Canvas Size. Coloque 200 pixels para largura e altura , clique ‘Center’, e depois ‘Resize’.

4. Mude a cor do seu fundo (background) para preto, e depois vá em image>Flatten image. Sua tira está agora pronta para o script automático.

5. Vá em ‘Filters’ e selecione “Divide Scanned Images…”. Você terá aqui uma gama de parametros, e o diretório de nomes dos seus futuros frames. Eu tive bons resultados com as configurações como na imagem abaixo:

6. Clique ‘OK’ e deixe a mágica acontecer. Assim que terminar um, começe de novo com a nova tira. Se nada acontecer, tente mudar a configuração. Você também poderá salvar as tiras em um folder, e fazer um processo batch usando o script (vá em Filters>Batch tools e selecione o script).

Você tem agora todos os frames prontos para serem importados para o programa de edição de video. Como pode notar, ainda há uma parte onde é necessário o corte manual das tiras, como na maravilhosa autokino por mandi. Mas garanto que os resultados são melhores, sem perda de informação e você pode mudar as configuração se necessário. O que podemos fazer é esperar que o gênio que desenvolveu esse script encontre uma maneira de fazer o processo inteiro automaticamente. Esperamos…

escrito por stouf no dia 2013-05-24 em #equipamento #tutorais #camera #tipster #script #frame #crop #scan #gimp #automatico #software #lomokino #identificacao #autokino
traduzido por decafujita

Estamos explodindo com excitação para apresentar o nosso mais recente projeto no Kickstarter: a Lomo’Instant Square. Nós estamos falando da primeira câmera instantânea completamente analógica que produz fotos Instax quadradas. Ela vem com uma lente de vidro de 95mm para fotos super nítidas, um modo automático avançado que toma conta da exposição, todas características criativas típicas da Lomography — e um design compacto e dobrável. A Lomo’Instant Square foi lançada no Kickstarter. Venha participar da diversão e nos apoie no Kickstarter para economizar até 35% no preço varejista e ganhe um monte de brindes extras. Aproveite as ofertas antes que elas acabem. Não fique por trás.

2 Comentários

  1. stouf
    stouf ·

    @decafujita Obrigado : )

  2. decafujita
    decafujita ·

    @stouf , no prob! :)
    I haven't tried it yet, but I'm looking forward. That will same me tons of time! :)
    Thanks!

Mais Artigos Interessantes