Corte Automático dos Frames Lomokino

2

Aqui está um metodo para cortes automáticos dos frames de filmes LomoKino usando programa freeware.

Instalando o Programa

1. Baixe e intale o GIMP (here)
2. Baixe o script “DivideScannedImages.scm” (here)
3. Mova o script para o folder gimp script: >>>\GIMP 2\share\gimp\2.0\scripts
4. Abra o GIMP. Vá em >Preferences>Folders>Scripts selecione o folder certo e clique OK
5. No GIMP, Vá em Filters>Script-Fu e clique Refresh scripts
6. Vá em filters, “Divide Scanned Images…” deve estar no final da lista.

Digitalizando os filmes Lomokino

Eu prefiro digitalizar o máximo de frames por vez para utilizar a mesma configuração (correção de luz e cor). Em outros scans, tente usar differentes areas (ref) e desligue o ajuste automático do seu scanner antes de aumentar a área para cobrir todos os frames. Se você tem mais frames do que o número que o holder suporta (provavelmente isso irá acontecer), digitalize a primeira parte, troque a tira de filme, e digitalize a segunda parte na sequência, SEM dar um ‘preview’. Assim, todos os frames do rolo terão a mesma configuração. Se pedir uma visualização (preview) antes de scannear a tira seguinte irá sofrer alteração na configuração e poderá provocar, por exemplo, uma mudança brusca na cor/exposição/contraste no meio do video.

Digitalize em 2400dpi, e em ’uncompressed .tiff’

Usando Programa

Antes de começar, você precisa preparar os jpegs para garantir a melhor qualidade. Então, abra as imagens e exporte como jpeg. Quando a janela de configuração abrir, vá em ‘Advanced options’, selecione ‘Use quality settings from original image’ e clique em ‘Save Default’.

Agora vamos começar.

1. Abra suas imagens no GIMP. Deve aparecer assim:

2. Pegue a ferramente de corte (crop), e corte em volta da primeira tira de frames. Dê um zoom para ser mais preciso, corte em cada extremidade.

3. Vá em Image>Canvas Size. Coloque 200 pixels para largura e altura , clique ‘Center’, e depois ‘Resize’.

4. Mude a cor do seu fundo (background) para preto, e depois vá em image>Flatten image. Sua tira está agora pronta para o script automático.

5. Vá em ‘Filters’ e selecione “Divide Scanned Images…”. Você terá aqui uma gama de parametros, e o diretório de nomes dos seus futuros frames. Eu tive bons resultados com as configurações como na imagem abaixo:

6. Clique ‘OK’ e deixe a mágica acontecer. Assim que terminar um, começe de novo com a nova tira. Se nada acontecer, tente mudar a configuração. Você também poderá salvar as tiras em um folder, e fazer um processo batch usando o script (vá em Filters>Batch tools e selecione o script).

Você tem agora todos os frames prontos para serem importados para o programa de edição de video. Como pode notar, ainda há uma parte onde é necessário o corte manual das tiras, como na maravilhosa autokino por mandi. Mas garanto que os resultados são melhores, sem perda de informação e você pode mudar as configuração se necessário. O que podemos fazer é esperar que o gênio que desenvolveu esse script encontre uma maneira de fazer o processo inteiro automaticamente. Esperamos…

escrito por stouf no dia 2013-05-24 em #gear #tutorials #crop #automatico #gimp #lomokino #identificacao #software #autokino #script #camera #tipster #scan #frame
traduzido por decafujita

%{comentários} Comentários

  1. stouf
    stouf ·

    @decafujita Obrigado : )

  2. decafujita
    decafujita ·

    @stouf , no prob! :)
    I haven't tried it yet, but I'm looking forward. That will same me tons of time! :)
    Thanks!

Mais Artigos Interessantes

  • Chris Pollard Fotografa com a Lomo'Instant Wide

    escrito por Lomography no dia 2016-02-02 em #people
    Chris Pollard Fotografa com a Lomo'Instant Wide

    Chris Pollard é um fotógrafo de moda do Reino Unido com uma tendência para câmeras e métodos analógicos. Ele levou a Lomo'Instant Wide para a London Fashion Week e chegou bem perto de uns dos modelos, designers e bloggers mais lindos nesse evento prestigioso.

  • Simeon Smith filma com a LomoKino

    escrito por hannah_brown no dia 2015-10-01 em #vídeos #people
    Simeon Smith filma com a LomoKino

    Alguns meses atrás, Simeon Smith gravou todos os blips, zumbidos, e barulhinhos que câmeras analógicas fazem. Depois ele usou esses barulhos para criar ritmos e texturas pra música dele. Desde então, ele se aventurou em outros projetos e pouco tempo atrás, ele fez um clipe de música usando a LomoKino e uma ActionSampler.

  • Khalik Allah: A Auréola na Escuridão da Noite

    escrito por jennifer_pos no dia 2015-10-25 em #vídeos #people
    Khalik Allah: A Auréola na Escuridão da Noite

    Ele se chama de Khalik Allah - um criador, um ser eterno e sem limites. Ele documenta a vida como ela vem e vai, como ela machuca, como ela brilha dentro dos protagonistas de suas histórias. Sua fotografia e videografia nos leva para a profundidade nas noites sem fim de Harlem, um lugar onde a escuridão parece alcançar seu pico. Mesmo assim, ele captura luz da forma mais pura, nos lembrando que está dentro dos nossos olhos, em cada um de nós.

  • 9 Maneiras De Usar A LomoKino

    escrito por Julien Matabuena no dia 2015-08-11 em #vídeos #gear #tutorials
    9 Maneiras De Usar A LomoKino

    Reencarne seu cineasta favorito e crie sua própria obra-prima analógica digna de uma tela prateada com a LomoKino ! Aqui, nós vasculhámos a comunidade para descobrir as técnicas para fazer filmes mais criativos.

  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • LomoAmigo: Selver Yıldırım

    escrito por sedaakay no dia 2016-01-14 em #people
    LomoAmigo: Selver Yıldırım

    Selver Yildirim é uma estudante de arte e design de Istanbul, Turquia. Ela também faz designs para a marca que ele ajudou a fundir com seus amigos. Nos seus designs e quadros, ela incorpora um jeito despreocupado de viver a vida e revela um método pessoal e único no seu trabalho. Ela usou a mesma estética quando ela fez o design para a La Sardina DIY com ilustrações e core excêntricas.

  • Retratos Artísticos e Profissionais com a Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens

    escrito por Lomography no dia 2016-04-16 em #novidades #gear
    Retratos Artísticos e Profissionais com a Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens

    A engrenagem perfeita para fotografia artística e profissional está aqui para mudar o jogo de fotos criativas: A nova Art Lens da Lomography, a Daguerreotype Achromat 2.9/64.

  • A Arte de tirar Fotos: Uma entrevista com a Cineasta Catherine Dauphin

    escrito por Lomography no dia 2016-02-22 em #vídeos #people
    A Arte de tirar Fotos: Uma entrevista com a Cineasta Catherine Dauphin

    No momento da sua criação, a fotografia foi considerada menos uma arte e mais um método científico de reprodução. Mas quem se interessar pela arte vai desconcordar; pois consiste de um talento muito específico no meio fotográfico. Falamos com o cineasta, sediada em Luxemburgo Catherine Dauphin sobre o que ela pensa desta forma de arte maravilhosa. Nos acompanhe pelas suas respostas a algumas das nossas perguntas sobre filme, fotografia e a sua curta-metragem intitulada "The Art of Picture Taking".

  • Atalho ao Big Picture: O novo produto misterioso da Lomografia (Parte 2)

    escrito por Lomography no dia 2015-10-10 em #novidades #gear
    Atalho ao Big Picture: O novo produto misterioso da Lomografia (Parte 2)

    A pista de ontem não ajudou nada? Aqui temos um cenário familiar para te ajudar adivinhar o que é o nosso produto novinho!

  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • Mestre do Monótono: Preto, Cinza, Branco

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-02-29 em
    Mestre do Monótono: Preto, Cinza, Branco

    Brincando com filme preto e branco é um ótimo modo de realçar o seu talento de capturar luz e sombra. Aqui estão alguns exemplos da comunidade Lomográfica.

  • Taylor Ponto: Entrosamento e Intimidade com a Lomo'Instant Wide (NSFW)

    escrito por michellymatias no dia 2016-04-28 em #novidades #people
    Taylor Ponto: Entrosamento e Intimidade com a Lomo'Instant Wide (NSFW)

    O que um centro de candomblé e nus femininos têm em comum? Taylor Ponto. O fotógrafo paulista diz que é tímido, mas se ele não tem que falar de si mesmo, e pode comunicar através da câmera, de timidez ele não tem nada. Ele levou a Lomo'Instant Wide para lugares bem diferentes uns dos outros, criando um contraste instantâneo bem interessante.

    1
  • O GRANDE Estrondo da LomoKino 2015

    escrito por Eunice Abique no dia 2015-10-06 em #novidades
    O GRANDE Estrondo da LomoKino 2015

    Prepare os seus story boards e tire o pó da sua LomoKino para o maior festival de filmes da LomoKino desse ano!

  • O Mundo Segundo Herr Willie: Ilha de Marajó

    escrito por wil6ka no dia 2015-11-08 em #places
    O Mundo Segundo Herr Willie: Ilha de Marajó

    Brasil é um país incrível para viajar. Tem tanta coisa para explorar, cada lugar muito diferente do outro. Com certeza vai precisar de vários passeios só para conhecer essa pérola da América do Sul. Eu terminei a minha turnê da copa ano passado em Marajó, a ilha dos bois — ela talvez seja um eterno ponto alto para mim.