Corte Automático dos Frames Lomokino

2

Aqui está um metodo para cortes automáticos dos frames de filmes LomoKino usando programa freeware.

Instalando o Programa

1. Baixe e intale o GIMP (here)
2. Baixe o script “DivideScannedImages.scm” (here)
3. Mova o script para o folder gimp script: >>>\GIMP 2\share\gimp\2.0\scripts
4. Abra o GIMP. Vá em >Preferences>Folders>Scripts selecione o folder certo e clique OK
5. No GIMP, Vá em Filters>Script-Fu e clique Refresh scripts
6. Vá em filters, “Divide Scanned Images…” deve estar no final da lista.

Digitalizando os filmes Lomokino

Eu prefiro digitalizar o máximo de frames por vez para utilizar a mesma configuração (correção de luz e cor). Em outros scans, tente usar differentes areas (ref) e desligue o ajuste automático do seu scanner antes de aumentar a área para cobrir todos os frames. Se você tem mais frames do que o número que o holder suporta (provavelmente isso irá acontecer), digitalize a primeira parte, troque a tira de filme, e digitalize a segunda parte na sequência, SEM dar um ‘preview’. Assim, todos os frames do rolo terão a mesma configuração. Se pedir uma visualização (preview) antes de scannear a tira seguinte irá sofrer alteração na configuração e poderá provocar, por exemplo, uma mudança brusca na cor/exposição/contraste no meio do video.

Digitalize em 2400dpi, e em ’uncompressed .tiff’

Usando Programa

Antes de começar, você precisa preparar os jpegs para garantir a melhor qualidade. Então, abra as imagens e exporte como jpeg. Quando a janela de configuração abrir, vá em ‘Advanced options’, selecione ‘Use quality settings from original image’ e clique em ‘Save Default’.

Agora vamos começar.

1. Abra suas imagens no GIMP. Deve aparecer assim:

2. Pegue a ferramente de corte (crop), e corte em volta da primeira tira de frames. Dê um zoom para ser mais preciso, corte em cada extremidade.

3. Vá em Image>Canvas Size. Coloque 200 pixels para largura e altura , clique ‘Center’, e depois ‘Resize’.

4. Mude a cor do seu fundo (background) para preto, e depois vá em image>Flatten image. Sua tira está agora pronta para o script automático.

5. Vá em ‘Filters’ e selecione “Divide Scanned Images…”. Você terá aqui uma gama de parametros, e o diretório de nomes dos seus futuros frames. Eu tive bons resultados com as configurações como na imagem abaixo:

6. Clique ‘OK’ e deixe a mágica acontecer. Assim que terminar um, começe de novo com a nova tira. Se nada acontecer, tente mudar a configuração. Você também poderá salvar as tiras em um folder, e fazer um processo batch usando o script (vá em Filters>Batch tools e selecione o script).

Você tem agora todos os frames prontos para serem importados para o programa de edição de video. Como pode notar, ainda há uma parte onde é necessário o corte manual das tiras, como na maravilhosa autokino por mandi. Mas garanto que os resultados são melhores, sem perda de informação e você pode mudar as configuração se necessário. O que podemos fazer é esperar que o gênio que desenvolveu esse script encontre uma maneira de fazer o processo inteiro automaticamente. Esperamos…

written by stouf on 2013-05-24 in #gear #tipster #automatico #scan #gimp #frame #tipster #crop #lomokino #identificacao #camera #autokino #script #software
translated by decafujita

2 Comments

  1. stouf
    stouf ·

    @decafujita Obrigado : )

  2. decafujita
    decafujita ·

    @stouf , no prob! :)
    I haven't tried it yet, but I'm looking forward. That will same me tons of time! :)
    Thanks!

More Interesting Articles

  • Como fazer Redscale caseiro

    written by hodachrome on 2014-12-12 in #gear #tipster
    Como fazer Redscale caseiro

    Dando voltas sobre como preparar um rolo de redscale em casa? Existem já por aí alguns artigos muito bons sobre essa matéria, no entanto resolvi partilhar minha própria fórmula. Esse método mantém os frames do filme em ordem e é bem útil para a técnica EBS - Exposing Both Sides of the Film (Expondo os dois lados do filme)

  • Bridge Hopping: Escapar de Lisboa em direção as praias de Costa da Caparica

    written by jokelangens on 2014-10-21 in #world #locations
    Bridge Hopping: Escapar de Lisboa em direção as praias de Costa da Caparica

    35 graus Celsius. Verão em Lisboa rodeada por sete colinas. A pior combinação de sempre! Haverá melhor programa do que escapar ao calor abrasador de um dia de verão em Lisboa em direção a uma fabulosa praia que fica apenas a uma travessia de ponte de distância? Uma vez em Lisboa, para chegar nas praias com condições incríveis para surfar e com pessoas de carácter ainda melhor, apenas tem que atravessar a lindíssima ponte 25 de Abril.

  • Guia Lomography para fotografia de filme: Fazendo Redscale Caseiro

    written by plasticpopsicle on 2014-12-12 in #gear #tipster
    Guia Lomography para fotografia de filme: Fazendo Redscale Caseiro

    Agora é tempo de lhe mostrar como fazer alguns truques com os diferentes tipos de filme para conseguir um efeito bem diferente: Como fazer Redscale caseiro de filme de filme 35mm!

  • Testes com rolos de 35mm e químicos

    written by blackfairy on 2014-11-09 in #gear #tipster
    Testes com rolos de 35mm e químicos

    Por vezes acontece que as fotos que esperava não correspondem ao que você inicialmente antecipou - a imagem não ficou bem, as cores ficaram um pouco aquém do esperado, e a foto acabou por ficar com aspeto banal. Posto isso, lhe proponho aqui uma segunda chance para seus negativos. É isso mesmo, experimente modificar os seus negativos de 35mm. Inspire-se nas ideias que lhe proponho e tente você mesmo em casa, scaneando os seus negativos com o smartphone scanner da Lomography por exemplo. Tudo é possível... Use a sua imaginação e anote a sua nova receita de filme!

  • Reviews on Rewind: Lomography Earl Grey B&W 100 ISO 35mm

    written by chooolss on 2014-11-03 in #reviews
    Reviews on Rewind: Lomography Earl Grey B&W 100 ISO 35mm

    Fotos clássicas em monochrome e grain - o que mais se poderia esperar de uma das melhores emulsões Earl Grey black & white para câmeras Lomography de 35mm? Saiba como esse filme se saíu entre 6 dos membros da nossa comunidade nesse <i>Reviews on Rewind Installment</i>

  • Dicas de fotografia Indoor/Low-Light

    written by adi_totp on 2014-11-03 in #gear #tipster
    Dicas de fotografia Indoor/Low-Light

    Não tenha receio de tirar fotos dentro de casa ou em condições de luz muito reduzida. Enquanto houver um pouco de luz a sua volta, a câmera tem que estar pronta a disparar! Aqui fica uma dica para você: lembre-se sempre de apanhar a luz!

  • Red-O-Lutionary: Redscale nunca foi tão fácil de preparar!

    written by metobi on 2014-12-12 in #gear #tipster
    Red-O-Lutionary: Redscale nunca foi tão fácil de preparar!

    Transformar o seu rolo de filme em redscale requer tempo, dedicação e um quarto bem escuro. Um pouco assustador para Lomographers como eu que querem apenas focar e disparar, deixando tudo o resto por conta do laboratório. No entanto encontrei uma forma de criar rolos redscale caseiros bem rápido!

  • Deixe que o sol faça o trabalho - Impressões de clorofila

    written by stratski on 2014-11-03 in #gear #tipster
    Deixe que o sol faça o trabalho - Impressões de clorofila

    Está procurando algo especial para imprimir suas fotos? Experimente utilizar folhas de árvores que podem fácilmente ser encontradas num jardim perto de sua casa.

  • Snippets e Vignettes: O Tumblr de Dan Florence: 'Vintage 3D'

    written by chooolss on 2014-10-28 in #lifestyle
    Snippets e Vignettes: O Tumblr de Dan Florence: 'Vintage 3D'

    Durante um dos seus acessos de criatividade, o artista de fotografia Dan Florence se lembrou de adicionar alguma dinâmica e movimento a fotos com mais de 100 anos de existência. O resultado desta iniciativa no mínimo original, pode ser visto com mais pormenor na página Tumblr do autor. Dê uma olhada!

  • Filme Lomography LomoChrome Purple XR 100-400

    written by guanatos on 2014-11-21 in #reviews
    Filme Lomography LomoChrome Purple XR 100-400

    A particularidade desse filme está na sua capacidade de transformar as cores originais por nós percebidas. Como é de conhecimento geral, as grandes transformações de cor manifestam-se com os verdes, mas e as outras cores? Veja em baixo o que eu descobri!

  • Speakers' Corner: Entrevista com o Fotógrafo Philip Wolmuth

    written by anamartaml on 2015-07-31 in #people #lifestyle
    Speakers' Corner: Entrevista com o Fotógrafo Philip Wolmuth

    Tendo uma respeitável carreira fotografando causas sociais, políticas e econômicas, Philip Wolmuth é capaz de iniciar um diálogo com o público através das suas poderosas imagens. Olhando a coleção de imagens do seu mais recente trabalho, parece impossível não ser atingido instantâneamente pela honestidade das emoções capturadas. A paixão, a raiva, o tumulto, a rebelião, o fervor, os gritos, a devoção; seu trabalho é verdadeiramente intoxicante. É como se as imagens estivessem berrando e, por um curto momento, você fosse transportado até ao Speakers' Corner, sem sair do seu lugar.

  • A Nova Lente Petzval 85: Skate e Fotografe com Alex Muccilli

    written by Samantha Norman on 2015-07-30 in #people
    A Nova Lente Petzval 85: Skate e Fotografe com Alex Muccilli

    Alex Muccilli é um fotógrafo em Nova Iorque cuja respeitável clientela inclui Phillip Lim, Vice Magazine e Tory Burch. Veja o que acontece quando ele leva a Petzval 85 para uma rodada.