Guia Lomography de filmes: Introdução aos formatos de filme

2

Começando a fotografar com filme e se coçando para saber mais? O mundo analógico tem muitas surpresas e interessantes experiências fotográficas reservadas para você, por isso reunimos um pequeno guia que visa armá-lo com tudo que você precisa saber quando se trata dos formatos de filmes disponíveis.

O mundo da fotografia realmente viu inúmeros formatos de filmes para fotografias e vídeos ao longo da história, por esse motivo este guia abrange apenas aqueles que ainda podemos encontrar e trabalhar hoje em dia.

Foto de Ronironic on Flickr

135 ou Bobina de filme 35mm

Atualmente é o mais comum entre todos os formatos de filme, os filmes 135 foram introduzidos pela Kodak em 1934 e tornaram-se conhecidos como filme 35 mm. A película tem 35mm (ou 1,4 polegadas) de largura e perfurações chamadas de sprocket holes, variam de comprimento, números de exposições, tipos e sensibilidade ou ISO.

  • Comprimento: O padrão de rolo cheio rende 36 exposições, mas também existem rolos com 24 e 12 exposições.
  • Tipos de filme: Os mais comuns são o Negativo Colorido, Slide ou Chromo ou Reversível e Monocromático ou Preto e Branco, porém não é surpreendente encontrar emulsões raras e exóticas como os filmes infravermelhos.
  • Sensibilidade do filme: As velocidades (ou sensibilidades) mais comuns são ISO 100, ISO 200, ISO 400 e ISO 800; filmes com sensibilidades baixas como ISO 25 e ISO 50 ou altos como ISO 1600 e ISO 3200 são bastante raros.
Credits: clownshoes

Rolos de filme 120

Outro filme introduzido pela Kodak, o formato de filme 120 foi feito pela Kodak para sua Brownie No. 2 em 1901. Também chamado de médio formato, esta película tem 60 mm de largura, são enrolados em torno de um carretel aberto de plástico e forrado por um papel protetor. A folha protetora possui impressão com marcas de quadros (frames) representando os formatos de imagens padrões compatíveis com este filme.

  • Comprimento: Tipicamente os rolos de filme 120 tem 30 polegadas (76 cm) e normalmente rendem 16 imagens (no formato 6 × 4,5) ou 12 imagens (no formato quadrado 6 × 6). Algumas câmeras também fotografam até 8 exposições no formato 6 × 9 e 6 exposições no formato panorâmico 6 × 12.
  • Tipos de filme: Assim como os filmes 135, filmes 120 usualmente são do tipo Negativo Colorido, Slide ou Chromo ou Reversível e Monocromático ou Preto e Branco.
  • Sensibilidade do filme: ISO 100, ISO 400, e ISO 800 são velocidades típicas dos filmes 120, porém é possível se deparar com velocidades incomuns como ISO 160, ISO 50 e ISO 64.
  • Formatos Similares: Filmes 220 têm a mesma largura das películas 120, entretanto é duas vezes mais comprido e rende o dobro de exposições; O filme 600 também é essencialmente a mesma película, porém vem com um carretel mais fino.

Cartucho de filme 110

O cartucho com filme 110 foi introduzido pela Kodak em 1972 para suas câmeras de bolso Instamatic. Uma versão menor do formato 126 da Kodak, a película tem 16 mm de largura e está acomodado em um cartucho de plástico, que também registra cada disparo conforme o filme é avançado. A fabricação deste filme foi interrompida em 2009, mas a Lomography re-introduziu este formato em 2012 com o Filme Orca ISO 100 preto e branco.

  • Comprimento: Cada cartucho rende 24 exposições
  • Tipos de filme: Embora os filmes 110 sejam geralmente do tipo Negativo Colorido, a Lomography tem produzido Preto e Branco e outros tipos de Slides para este formato.
  • Sensibilidade do filme: Os filmes 110 é usualmente disponível em ISO100 ou ISO 400, mas o Filme Slide Lomography Peacock vem com ISO 200.
Credits: kashmir87

Filme Instantâneo

Inventado pela Agfa, mas produzido pela primeira vez pela Polaroid, os filmes instantâneos contém todos os químicos necessários para revelar e fixar a foto após a exposição. As câmeras instantâneas ativam o processo de revelação após cada disparo. Hoje existem dois tipos de filmes instantâneos disponíveis no mercado: integral e peel-apart.

  • Filme Integral ou Instantâneo positivo, revela e fixa a foto automaticamente; Os Fuji Instax Mini e Instax Wide são exemplos deste tipo.
  • Filmes “Peel-apart”, produz a impressão da imagem através da difusão de um reagente que se espalha entre o negativo exposto e a folha positiva que recebe a foto; São exemplos desse tipo a Série Polaroid 100 e Fujifilm FP-100C.
  • Sensibilidade do filme: O Fuji Instax normalmente vem com ISO 800, mas os Fuji FP-100C e FB-3000B têm ISO 100 e ISO 3000 respectivamente.
  • Tipos de filme: Estão disponíveis no mercado filmes instantâneos Coloridos e Preto & branco
Nexia, filme APS da Fuji. Fotos via camerarepairer, camerahacker, e sundgren

Advanced Photo System (APS)

Introduzido em 1996 e descontinuado em 2012, o filme APS foi produzido por várias empresas com diferentes nomes: Advantix pela Kodak, Nexia pela Fujifilm, Futura pela Agfa e Centuria pela Konica. Semelhante aos filmes 135, os filmes APS são um pouco menores, com 24 mm de largura e também é acomodado em um cartucho plástico. Este formato vem com 40, 25 ou 15 exposições.

O que diferencia este formato é a capacidade de registrar informações além da imagem, como a proporção para ampliação, data e hora em que a foto foi capturada, legendas e dados de exposição (como abertura e velocidade do obturador). No entanto, ao contrário do filme 135, o APS mantém o negativo revelado dentro do cartucho.

A fonte de todas as informações deste artigo estão disponíveis em Filme 135, Filme 120, Filme 110, Filme instantâneo e Filme APS na Wikipédia.

escrito por plasticpopsicle no dia 2013-10-17 em #equipamento #tipster #lomography #guide #formatos #lomography-guide-to-film #guia-lomography-de-filmes #filme-fotografico #filme-135 #introducao #filme-instantaneo #filme-120 #filme-aps #guia #film-photography #formatos-de-filme #film-formats #35mm #introduction #filme-110
traduzido por jeniferricken

%{comentários} Comentários

  1. j_lamego
    j_lamego ·

    Faltou o 126 !!!

  2. eloisa-martel
    eloisa-martel ·

    Eu medi um filme 35mm e não achei 35mm. Todo filme 35mm tem mesmo 35mm em algum lado?

Mais Artigos Interessantes

  • Lomo’Instant Wide Dica No. 1 - Começando

    written by Lomography on 2015-10-13 in #gear #tipster
    Lomo’Instant Wide Dica No. 1 - Começando

    A beleza das câmeras instantâneas, é que você pode deixar o seu lado espontâneo enlouquecer e a Lomo'Instant Wide te dá exatamente essa oportunidade, de experimentar com um monte de métodos de fotografar!

  • Minha Primeira Experiência Lomo : Pierrickmorin e a sua Konstruktor

    written by Eunice Abique on 2015-07-08 in #people
    Minha Primeira Experiência Lomo : Pierrickmorin e a sua Konstruktor

    Sendo um cientista, Pierrick fica muitas vezes curioso em relação aos mecanismos e funcionamento das coisas. A sua primeira experiência com fotografia de filme não foi exceção. Desejoso por saber mais sobre os mecanismos interiores de uma máquina fotográfica de filme, ele começou do zero e testou as suas capacidades "DIY" (faça você mesmo) com a câmera Konstruktor.

    1
  • Conheca a nossa LomoGuru: roxyvonschlotterstein

    written by lomography on 2015-11-10 in #world #lifestyle
    Conheca a nossa LomoGuru: roxyvonschlotterstein

    Uma paixão profunda se enraizou na sua infância, fotografia serve como uma forma de meditação e um escape criativo para a membro da comunidade na Alemanha roxyvonschlotterstein. Fora uma LomoHome bem ativa, ela se esforça para participar de projetos fotográficos e atividades com seus companheiros lomográficos alemães. Nessa entrevista, ela compartilha mais sobre suas experiencias memoráveis na comunidade, pensamentos sobre fotografar com filme, e um pouquinho sobre o seu nome da LomoHome.

  • Cinco Filmes para Pouca Luz

    written by lomographymagazine on 2015-11-27 in #gear #tipster
    Cinco Filmes para Pouca Luz

    Como muitos de vocês já sabem, fotografar com condições de pouca luz, require mais do que uma mão calma (ou um tripé) se você está querendo resultados excelentes. Você também tem que ter o equipamento certo, e isso, é claro, inclui o filme. Nesse post, nós listamos cinco filmes rápidos que são perfeitos para essas situações.

  • Um Segredo do Cosmos: Lançando o Mais Novo Produto da Lomography

    written by Lomography on 2016-01-19 in #gear #news
    Um Segredo do Cosmos: Lançando o Mais Novo Produto da Lomography

    Psssiu! Nós temos matéria secreta nas nossas mãos, e está chegando à velocidade da luz! Nós estamos sendo tão misteriosos quanto o Cosmos sobre o nosso novo produto que não é desse mundo, constantemente em órbita sobre a nossa grande revelação. Mas a eclipse passará e logo logo as estrelas irão se alinhar. Até lá, tem que ter algumas perguntas flutuando no universo, certo? Bem, não precisa olhar para as estrelas para encontrar a sua resposta! Fique no mesmo comprimento de onda que a Lomography, e se segure enquanto nós vamos com hyperdrive. Deixe a sua imaginação livre como um foguete e veja se você consegue decifrar as nossas pistas sobrenaturais!

  • Longas Exposições pela Europa com a Minitar-1 Art Lens

    written by antoniocastello on 2015-12-10 in #gear #lifestyle #locations #reviews
    Longas Exposições pela Europa com a Minitar-1 Art Lens

    Uma das coisas que eu mais gosto na Minitar-1 Art é como nítido o foco pode ser quando você tira fotos com uma pequena abertura. Se você gosta de fotografar a noite, pega um tripé, adicione isso a uma tarde escura de inverno e você vai acabar com um monte de exposições lindas. Foi isso que eu fiz na minha última viajem à Europa.

  • Perseguindo a Cidade: Ricardo Lozano

    written by lomographymagazine on 2015-10-21 in #people #lifestyle
    Perseguindo a Cidade: Ricardo Lozano

    Nova York é uma cidade infinitamente fotográfica apesar — é claro — do seu caos inato. E mesmo quando se trata do filme, elogiado pela sua vantagem da lentidão, o fotógrafo tem que manter a velocidade da cidade. Ricardo Lozano, fotógrafo de 35mm e membro da comunidade Lomográfica, consegiu exatamente isso para a séria OK Commuter

  • Uma Redação em Vídeo Sobre Porque Nós Tiramos Fotos

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-02-09 em #mundo #estilo de vida #vídeos
    Uma Redação em Vídeo Sobre Porque Nós Tiramos Fotos

    Uma maravilha como uma câmera, algo que vai entre o fotógrafo e um sujeito, não forma barreira, mas uma maneira de se conectar. Joe Aguirre nos leva através dos porquês em um novo filme por Jonas Normann.

  • Petzval Amigo Xavier Boldú

    escrito por hannah_brown no dia 2016-02-08 em #mundo #lomoamigos
    Petzval Amigo Xavier Boldú

    Xavier Boldú é um fotógrafo morando em Londres que conseguiu capturar perfeitamente o potencial inteiro da lente Petzval 85 através dos seus lindos retratos. Ele compartilha algumas das suas imagens favoritas e fala sobre sua paixão por essa Bokeh Art Lens.

  • Modos Instantâneas de Pintar A Noite

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-02-08 em #equipamento #estilo de vida
    Modos Instantâneas de Pintar A Noite

    A Lomo'Instant Marrakesh, o nosso equipamento romântico, nos deixou pensando em noites de fevereiro. E o que combina mais com um encontro a meia-noite e fotografia instantânea do que pinceladas ousadas de luz? Então essa é a nossa missão noturna, de fazer pinturas com luz brilharem com anedotas pessoais.

  • Impressões Clorofilas por Binh Danh: Uma Entrevista

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-02-03 em #pessoas #estilo de vida
    Impressões Clorofilas por Binh Danh: Uma Entrevista

    No trabalho de Binh Danh, a arte é o espaço para os sem nomes, serem vistos. Quando a guerra é o tema de cada detalhe conta. Como é que uma pessoa resolve esta questão enorme, onde a morte e o valor de vidas se cruzam? Um trabalho de um homem só se torna em uma tarefa sobre outros homens. E assim por sua série "Immortality: The Remnants of the Vietnam and American War" ele fez cópias de clorofila para expressar a marca indelével da guerra em várias terras. Soldados e leigos, cujos rostos e registros foram arquivados são dadas outra chance de ser lembrado.

  • Primeiras Impressões da New Jupiter 3+ Art Lens: Kieko

    written by Lomography on 2016-02-03 in #gear #lifestyle #reviews
    Primeiras Impressões da New Jupiter 3+ Art Lens: Kieko

    Aqui está o bate-papo com Kieko, uma fotógrafa feliz de Tóquio. Ela fala da sua experiencia com a New Jupiter 3+ Art Lens e compartilha algumas das suas fotos.