Lomo'Instant Light Painting LomoAmigo: Ian Hobson

Ian Hobson é um fotógrafo do Reino Unido especializado em light painting (pintura de luz). Recentemente, ele testou a Lomo’Instant juntamente com seu Pixelstick – uma dupla imbatível! Aqui estão algumas das suas espetaculares fotos, assim como alguns conselhos sobre light painting e fotografar à noite.

Fotografia por Ian Hobson

Olá Ian. Nos conte um pouco sobre você.

As minha primeiras tentativas de light painting aconteceram no final dos anos 80 e no início da década de 90 quando eu usei o filme E6 com alguns rastros de luz de maneira a criar feixes de luz quando projetadas juntamente com um grupo de projetores de slides em uma boate. Eu voltei ao light painting em 2004. Desde aí, tenho acenado luzes perante câmeras bastante regularmente e com muito gosto. É uma forma de arte bastante cativante e eu tento incentivar a sua prática através de workshops, residências artísticas , projectos artísticos comunitários, bem como aulas particulares e comerciais.

O que tem de tão cativante no light painting e como é que o Pixelstick ajuda?

Um grande atrativo em light painting é que, numa era em que os computadores são frequentemente usados para criar imagens simulando a realidade, acenar luzes perante câmeras consegue virar isso completamente do avesso, usando o mundo real para criar imagens que parecem ser geradas em computador. Usar o Pixelstick é ultrapassar um pouco essa linha, já que requer que bitmaps sejam criados no computador, mas isso dá um look bem interessante a essa mistura de elementos digitais e analógicos. Eu comecei a usar acessórios com LEDs antes de o Pixelstick ter sido inventado, usando uma ferramenta fabricada em casa conhecida como Varinha de Luz Digital, usando os planos do seu criador, Mike Ross. Pelo menos que eu saiba, o Pixelstick é a única ferramenta de light painting construída única e exclusivamente para isso. O mais apelativo nesse instrumento é o facto de permitir que iniciantes em light painting consigam bons resultados com ela de forma simples. No entanto, tem também um grande potêncial criativo para ser usada de maneira mais “tradicional” e eu fiquei interessado em descobrir maneiras de integrar ela com outras ferramentas de light painting, fabricadas em casa.

Fotografia: Ian Hobson

Você tem algum conselho para quem queira experimentar light painting?

As principais dicas para começar são: Verifique que a sua câmera tem a possibilidade de fazer uma longa exposição de pelo menos 10 segundos, sendo que “modo bulb” é o ideal pois assim você tem o tempo que quiser para acenar as luzes. Mantenha sua câmera estável, um tripé é o ideal. Verifique que a sua lente está em foco manual. Foque manualmente o ponto onde você se irá posicionar usando um foco de luz para assinalar essa área. Assim, quando abrir o obturador, sua câmera não vai andar em busca de foco no escuro. Tem diversos brinquedos de LED que podem ser achados online, e que podem ser usados em light painting. Ainda assim, qualquer fonte de luz pode ser usada. Ecrâ de celular, velas…se emite fótons, acene isso em frente da câmera e irá criar rastros de luz.

Fotos 01 e 02 por Ian Hobson

Nos fale sobre essas fotos que tirou usando a Lomo’Instant.

Eu estou gostando de usar a Lomo' Instant já que é uma maneira bem eficaz de erradicar a idéia de que os traços de luz que eu crio são feitos digitalmente, além de que permite ver se uma foto resultou e, se não tiver funcionado bem, repetir até obter o resultado desejado. Todas as fotos foram obtidas através de uma única exposição usando o mode de disparo bulb e um controle remoto para abrir e fechar o obturador.

Instax 01 foi a primeira foto a sair bem o suficiente para ser scaneada. A câmera foi posicionada de costas, no chão, com um tubo de plástico por cima, e LED’s colados a um pau foram acenados dentro do tubo de plástico, A exposição foi um pouco demais já que eu tinha o nível de compensação de exposição em -2 e os LED’s estavam muito próximos da câmera. Na 02 usei a mesma técnica que na 1, mas sem compensação de exposição.

Fotos 04, 05, 06, 07 por Ian Hobson

A 04 foi criada de maneira livre, colando um conjunto de LED’s em um pau e desenhando uma circuferência. O texto foi com um só LED. 05 mostra acenos aleatórios com um LED RGB e fibras óticas agrupadas num dos light painting brushes. de Jason D Page. 06 é outra de movimentos aleatórios, usando minha ferramenta de light painting feita em casa, usando 3 tiras de LED’s RGB colados a um pau e com um pequeno LED branco na ponta. 07 é um LED RGB com uma haste transparente no fim para ajudar a difundir a luz.

Fotos 08, 09, 10, 11 & 12 by Ian Hobson

08 usa o Pixelstick para descrever o bitmap abstrato. O stick foi girado sobre seu próprio ponto central, com o bitmap definido para repetir. De seguida, um pouco de ondulação aleatória de LEDs para a espiral no meio e os redemoinhos em torno das bordas. 09 foi a mesma ferramenta usada na 06, mas desta vez configurada para emitir apenas a luz amarela em vez do arco-íris.
10 consistiu em colocar a câmera em uma ferramenta de rotação e, em seguida, girar a câmera na frente de uma matriz de LEDs estáticos.

Para ver mais fotos de Ian Hobson visite seu website lightpainting.org.uk

written by hannah_brown on 2015-08-21 #people #lifestyle #lomoamigo

More Interesting Articles