Alfredo Buonanno fala sobre a filmagem com a Daguerreotype Achromat Art Lens

2016-04-25

O clipe para “Van Gogh” de Stefano Benni e Fausto Mesolella apresenta gotas de luzes texturizadas no fundo. Considere a versão do diretor Alfredo Bonanno de uma paleta manchada de tinta. Sua ferrramenta? A ode da Lomography à primeira lente fotográfica, a Daguerreotype Achromat.

Oi Alfredo! A nossa comunidade já te conheceu no seu trabalho mais recente com a Lomo’Instant Wide. Desta vez, nós vamos te conhecer no papel de diretor de videoclipe e testador da Daguerreotype Achromat Art Lens. Antes de entrarmos na técnica, vamos quebrar o gelo: Por favor, nos conte como você se apaixonou pela edição de vídeos.

Primeiramente, quero me agradecer pela chance de testar esta lente fascinante. Foi uma experiência realmente muito bacana.

Eu não me lembro do momento exato em qual eu comecei a me apaixonar por editar vídeos. Quando eu tinha 14 anos (durante o verão ou quando eu escapava da escola), eu visitava o estúdio fotográfico do meu tio e o estúdio de edição de vídeo de uns amigos mais velhos do que eu. Certamente, neste período, eu me apaixonei pelo mundo da comunicação visual e comecei a seguir o caminho que iria me trazer a fotografia professional anos depois. Em 2009, eu comprei a Canon 5D Mark ll. Pela primeira vez eu podia filmar com o meu próprio equipamento. Depois de uns mezes testando, eu filmei o meu primeiro videoclipe.

Você pode nos contar sobre o processo criativo por trás de “Van Gogh” de Stefano Benni e Fausto Mesolella?

Eu primeiramente conheci Fausto Mesolella em 2010, quando eu estava tirando fotos para uma curta-metragem, para qual nós criamos a trilha sonora. Desde então, nós sempre colaboramos. Nós estamos trabalhando agora nos clipes para as músicas de “Cantostefano,” seu albúm mais recente em qual ele canta as letras de Stefano Benni. Assim que eu recebi a lente Daguerreotype, eu imediatamente associei com “Van Gogh”, uma música do seu último álbum. Eu mandei uma foto para Fausto para propor usar esta lente quando formos filmar o clipe. Três dias depois, os estávamos na casa de Stefano Benni, o primeiro local do set.

O clipe conseguiu capturar a poesia da música. Como foi filmar com a Daguerreotype?

A lente teve um papel fundamental na aparência final do vídeo. Fiquei realmente impressionado com a forma como você pode brincar com os efeitos do bokeh e como ela parece tão semelhante ao processamento de um pós-impressionista. Configurando os locais, da mesma forma que Van Gogh costumava, tive o cuidado de evitar o uso de muitas cores juntas.

Qual característica da lente você mais aproveitou?

Com certeza, a primeira coisa que me chamou a atenção foi como ela é montada, uma viagem pelo tempo, só de olhar pra ela. Eu realmente aproveitei descobrir como as várias aberturas podem ser usadas como ferramentas, deixando o próprio bokeh ser sujeito de fotos ou frames.

Nós percebemos que você usou todas as características da lente, assim como as aberturas. Você pode nos contar como você conseguiu capturar os seus efeitos nas fotos e nos vídeos?

No vídeo, eu aproveitei d todas as características da lente para obter um ambiente acolhedor, graças à abertura da lente. Nas fotos, eu estava sempre à procura de luzes pontuais para brilhos e sombras para enfatizar o sujeito.

Vamos voltar para o aspecto da fotografia. Qual característica te ajudou mais?

Na parte “sombrosas”, eu fotografei junto com Sonia Fusco (com styling de Millesimè Vintage, hairstyling por Lello Fiore e maquiagem por Antonella Errico) construindo um conjunto completo de luzes, para enfatizar os efeitos de lente. Eu testei aberturas maiores para a criação de efeitos etéreos e imagens suaves, enquanto que com vários filtros, eu obtive um bokeh que aprimorou o modelo, separando-a do fundo.

Quais são as vantagens da Daguerreotype Achromat comparando com outras lentes?

A primeira vantagem está nos essenciais: sem automatismos e total controle nas mãos do fotógrafo, enquanto uma contrapartida forte é fornecida pelas possibilidades diferentes de combinar os diversos efeitos do bokeh. De Acordo com a abertura, obtive fantástica nitidez de retrato e fundos tão suave e quase irreal, e até mesmo imagens com um efeito de foco suave, tudo sem pós-produção.

Que tipo de foto é a melhor para se fazer com a Daguerreotype Art Lens?

Eu acho que a Daguerreotype é a ferramenta perfeita para retratos. Ela permite a distinção e caráter—cada retrato pode ser interessante e diferente. O sujeito é sempre reforçado, mas, ao mesmo tempo, a aparência da textura do fundo continua a ser fascinante.

Você tem alguma dica para alguém que for usar a Daguerreotype pela primeira vez, para vídeo e na fotografia?

Em geral, gostaria de sugerir testar as várias aberturas da lente, para ter controle total quando for filmar/fotografar. Para o vídeo, eu usei a exibição ao vivo, para ter profundidade de campo. Como eu não gosto da exibição ao vivo durante a filmagem, iria sugerir (principalmente com aberturas maiores) para fazer 3-4 fotos fazendo movimentos leves da marcação de foco. Desta forma, durante a fase de seleção, eu fui capaz de escolher entre 3-4 fotos disponíveis, cada um diferente dos outros.


Saiba mais sobre Alfredo Buonanno através do seu site.


A Daguerreotype Achromat 2.9 / 64 Art Lens, inspirada por uma estética perdida a muito tempo, apresenta o retorno de fotografias sonhador e etéreas. Aperfeiçoando a essência da primeira ótica fotográfica do mundo, a lente Daguerreótipo Achromat oferece a versatilidade da tecnologia do século 21 com as características eminentes de pinturas do século 19. Esta ótica premium artesanal, com as suas placas únicas de abertura Lumière e Aquarelle, é compatível com as câmeras Canon EF e Nikon F de e permite a ambos, fotografias detalhadas com foco suave de seda e nitidez—ostentando definidos a natureza versátil da Família Lomography Art Lens.

Ouse a sonhar e financie este projeto no Kickstarter para trazer a delicada aura do Romantismo e Impressionismo Francês para imagens do século 21!

escrito por lomographymagazine no dia 2016-04-25 em #novidades #vídeos #equipamento

Mais Artigos Interessantes