Linha do Tempo: Uma curta História da Fotografia Instantânea

2016-09-06

A fotografia instantânea avançou muito. Aqui um poco sobre como tudo começou.

Créditos: shanti929

1929

físico americano Dr. Edwin Land inventou o filtro de polarização, que elimina o brilho e reflexão de lentes de câmera.

1940s

Inspirado pela sua filha de 3 anos de idade, que perguntou por que ela não pode ver a foto que ele tirou dela, Dr. Terra começou a brincar com a ideia da câmera instantânea. A investigação e o desenvolvimento de produtos fotográficos progrediu, o levando à introdução da fotografia instantânea. Em 1948, a primeira câmera instantânea, chamada Polaroid 95, foi lançada e vendida rapidamente.

1950s

As vendas da Polaroid continuaram a subir, o que levou a empresa à produzir mais modelos de câmera (como o Modelo 110, Modelo 80, e Modelo 700) e diferentes tipos de filme (tipos 31, 32, 41, 42 e 43). Em 1956, as vendas atingiram mais de um milhão.

1960s

Em 1963, o primeiro filme colorido instantâneo, Polacolor, nasceu. Foi também durante este tempo que Polaroid Swinger, um modelo instantâneo acessível dirigido a um mercado mais jovem, foi introduzido. Dois anos depois, o primeiro retrato instantâneo foi introduzido, tornando-se conveniente para os negócios, como serviço de foto de passaporte.

Polaroid 95 e Polaroid Swinger. Origem da foto: Wikimedia Commons

1970s

O ano em que Polaroid reinou. Foi durante este tempo em qual o processo de desenvolvimento seco foi introduzido, usando luz para desenvolver o filme. Em 1972, a icônica Polaroid SX-70 – uma câmera SLR instantânea dobrável – foi lançada. Ela foi o primeiro modelo instantâneo que usou o desenvolvimento seco. A SX-70 era tão popular, que a empresa produziu 5.000 unidades por dia. Cinco anos depois, outra câmera Polaroid icónica – a Polaroid OneStep Land foi criada. Esta câmera instantânea de foco fixo facilmente tornou-se a best-seller.

Polaroid SX-70 e Polaroid OneStep Land. Origem da foto: Wikimedia Commons

Fotos feitas com a SX-70:

Créditos: _for_petes_sake_

1980s

Em 1981, a câmara Polaroid Sun 600 e Type 600 de filme colorido foram lançadas. No ano seguinte, o Dr. Land decidiu sair da Polaroid Company. Apesar de sua ausência eles continuaram a desenvolver itens de fotografia instantânea, incluindo o sistema Polaroid Spectra.

Enquanto isso, outra empresa decidiu entrar no mercado instantâneo; Fujifilm criou a Fotorama – uma câmera instantânea com um formato retangular.

Polaroid Sun 600 e Fujifilm Fotorama. Origem da foto: Wikimedia Commons

1990s

Fujifilm lançou a série de câmeras Instax, que utiliza um filme de 800 ISO colorido do tamanho de um cartão de crédito. Em 1999, uma câmera instantânea de bolso chamada Polaroid i-Zone tornou-se um sucesso instantâneo entre os adolescentes.

Fotos feitas com câmeras Fuji Instax

Créditos: 007-0815-styler, koduckgirl & haleozdemir

Fotos feitas com a Polaroid i-Zone:

Créditos: okashii, mrsbatter & vtayeh

2000s

Polaroid cessou a produção de câmeras instantâneas. Em 2014, a primeira câmera instantânea dedicada da Lomography nasceu, chamada Lomo'Instant. Equipada com modos especiais e opções para múltiplas exposições, exposições longas, e acessórios, a Lomo’Instant ofereceu opções criativas anteriormente não disponíveis para as câmeras instantâneas. A Lomo'Instant Wide instantaneamente se tornou um favorito; sua tampa da lente funciona como um controle remoto para tirar auto-retratos, fotos de grupo e exposições longas.

Uma variedade de câmeras Lomo’Instant e Lomo’Instant Wide.

Abaixo algumas fotos feitas com as câmeras Lomo'Instant e Lomo'Instant Wide

Créditos: pietroberselli, almalo, pearlgirl77, grad, dop, pan_dre, sanamiii & alienmeatsack

Pequena, poderosa e gloriosamente automática, a Lomo’Instant Automat é a câmera instantânea final para fotografia diária divertida e sem problemas. Perfeito para iniciantes e expertas, a Lomo’Instant Automat ajusta automaticamente a velocidade do obturador, abertura e saída de flash para fotos impecavelmente expostas em toda e qualquer situação de luz. Cheias de características criativas, com a Lomo’Instant Automat você pode fotografar qualquer coisa de selfies na praia à pinturas de luz super experimentais e ter a sua criação magnífica na sua mão apenas alguns segundos mais tarde. Nos ajude a trazer esta câmera instantânea mágica à vida apoiando-nos no Kickstarter e você pode desfrutar de até 35% de desconto na Lomo’Instant Automat e toneladas de brindes extras exclusivos!

escrito por lomographymagazine no dia 2016-09-06 em #novidades

Estamos explodindo com excitação para apresentar o nosso mais recente projeto no Kickstarter: a Lomo’Instant Square. Nós estamos falando da primeira câmera instantânea completamente analógica que produz fotos Instax quadradas. Ela vem com uma lente de vidro de 95mm para fotos super nítidas, um modo automático avançado que toma conta da exposição, todas características criativas típicas da Lomography — e um design compacto e dobrável. A Lomo’Instant Square foi lançada no Kickstarter. Venha participar da diversão e nos apoie no Kickstarter para economizar até 35% no preço varejista e ganhe um monte de brindes extras. Aproveite as ofertas antes que elas acabem. Não fique por trás.

Mais Artigos Interessantes

  • Desertos, Bruxaria e Realismo Mágico: O Mundo de Andrea Mae Perez

    escrito por kamilakstanley no dia 2017-07-11 em #pessoas
    Desertos, Bruxaria e Realismo Mágico: O Mundo de Andrea Mae Perez

    Andrea Mae Perez é uma arista multi-disciplinar espanhola-americana. Através de vídeo, fotografia e várias colaborações artísticas, ela criou um mundo cativante e multicultural ao seu redor. A curta metragem Desert-ar foi apresentada como parte da seleção oficial de 2017 do BFI Future Film Festival.

    2017-07-11
  • Portugal. The Man: Primeiras Impressões da Lomo'Instant Square

    escrito por katphip no dia 2017-09-05 em #novidades
    Portugal. The Man: Primeiras Impressões da Lomo'Instant Square

    A Lomography é amiga da banda Portugal. The Man há muito tempo. Recentemente a gente bateu um papo em Nova York sobre um teste da Lomo'Instant Square. Esses caras são cheios de energia positiva e amor pela fotografia, veja o que eles acham do nosso bebê instantâneo.

    2017-09-05
  • Petzval Amigo: Misha Assis

    escrito por michellymatias no dia 2016-11-15 em
    Petzval Amigo: Misha Assis

    O artista brasileiro Misha Assis é um especialista quando se trata da Petzval 85 Art Lens. Uma curta visita na sua LomoHome já mostra do que estamos falando. Aqui ele nos conta um pouco mais sobre si e sobre o seu amor pela Petzval 85 Art Lens.

    2016-11-15 1
  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • Uma Realidade Completamente Nova: Uma Entrevista com Gabriele Rossi

    escrito por Ivana Džamić no dia 2017-07-04 em #pessoas
    Uma Realidade Completamente Nova: Uma Entrevista com Gabriele Rossi

    “Cada paisagem é uma caixa aberta para memórias,“ diz a fotógrafa italiana Gabriele Rossi. Ela decidiu fazer um curso de fotografia por dois anos em Roma e foi assim que tudo começou.

    2017-07-04
  • Primeiras Impressões com o Neptune Convertible Art Lens System: Lorenzo Scudiero

    escrito por Lomography no dia 2017-05-18 em #pessoas
    Primeiras Impressões com o Neptune Convertible Art Lens System: Lorenzo Scudiero

    Lorenzo Scudiero é um fotógrafo de 20 anos, nascido e criado nas lindas montanhas italianas. Lorenzo começou a sua aventura fotográfica poucos anos atrás, quando ele começou a capturar os seus amigos, contando suas histórias, arrodeado pelas paisagens de tirar o fôlego do lugar onde ele mora. Depois de terminar o secundário, ele decidiu a se comprometer completamente com a fotografia. Agora ele estuda Direção da Fotografia no “Centro Sperimentale Cinematografia” em Roma. Nós deixamos ele usar o Neptune Convertible Art Lens System e ele entregou resultados lindos.

  • Fotografia Instantânea: Antes e Agora

    escrito por lomographymagazine no dia 2017-09-07 em #novidades
    Fotografia Instantânea: Antes e Agora

    A fotografia instantânea percorreu um longo caminho e a excitação não está acabando por aqui. Mesmo quando a conveniência do digital, o mundo instantâneo continua a florescer com desenvolvimentos incríveis para permanecer fotos instantâneas frescas e bacanas.

    2017-09-07
  • Novidades do Shop

    Direto de Milão

    Direto de Milão

    Chegou alguém novo na cidade e há rumores de que ela é a solução sartorial aos seus desejos de fotografia instantânea. A nova Lomo’Instant Milano chegou! Seja corajoso, seja alto! A Milano Edition vem com um novo visual que certamente vai virar cabeças quando você tirar aqueles adoráveis snaps de tamanho de carteira . Canalize sua fashionista interior e comece a fotografar com esta nova adição à família crescente da Lomo'Instant. Pegue uma no Online Shop agora!

  • Ina Jang sobre a Fotografia e a Mistura de Meios: Uma Entrevista

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2017-05-30 em #pessoas
    Ina Jang sobre a Fotografia e a Mistura de Meios: Uma Entrevista

    A misturadora ávida dos meios de arte e fotografia, Ina Jang compartilha conosco o que motiva ela a continuar os seus constantes experimentos, as suas estéticas subtis e suaves, e a história por trás do seu trabalho. Leia esta entrevista exclusiva sobre como ela traz uma nova dinâmica à fotografia alternativa.

  • Apresentando a Nova Lomo’Instant Mumbai

    escrito por Lomography no dia 2016-10-12 em #equipamento #novidades
    Apresentando a Nova Lomo’Instant Mumbai

    Arquitetura impressionante, bazares lotados e comida fantástica – a nossa mais recente inspiração instantânea é uma carta de amor para a capital do Bollywood. Capture todo o tumulto da cidade em um instante com a Lomo’Instant Mumbai!

  • Joseph Wolfgang Ohlert: Meditando Sobre a Forma Masculina

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2017-06-13 em #pessoas
    Joseph Wolfgang Ohlert: Meditando Sobre a Forma Masculina

    Leia a entrevista exclusiva da Lomography com o fotógrafo alemão espirituoso Joseph Wolfgang Ohlert sobre como ele quebra os estereótipos da fotografia de retrato no contexto de normas do gênero e a masculinidade tradicional.

    2017-06-13
  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • Vida, Amor & Juventude: Uma Entrevista com Paolo Raeli

    escrito por Ivana Džamić no dia 2017-02-16 em #pessoas
    Vida, Amor & Juventude: Uma Entrevista com Paolo Raeli

    Paulo Raeli é um rosto conhecido aqui na Lomography, nós já tivemos o prazer de apresentar o seu lindo trabalho e ouvir mais sobre a sua experiência usando a Lomo'Instant Wide. Nesta entrevista, você vai conhecer Paolo de um lado diferente e saber mais sobre a sua história por trás do seu trabalho cativante

  • Lomo'Instant Automat Glass Magellan: Histórias da Vida através de Retratos

    escrito por Lomography no dia 2017-03-23 em
    Lomo'Instant Automat Glass Magellan: Histórias da Vida através de Retratos

    A curvatura dos lábios, a arqueação das sobrancelhas e os olhos esbugalhados contêm mais do que palavras podem sugerir. Capture as histórias puras do ser-humano como ele é retratado na fotografia instantânea com o uso do Lomo'Instant Automat Glass Magellan.

    2017-03-23
  • Capturando o Momento Certo: Uma Entrevista com Sasha Guseynova

    escrito por Ivana Džamić no dia 2016-12-20 em #pessoas
    Capturando o Momento Certo: Uma Entrevista com Sasha Guseynova

    Nós tivemos a honra de ater um papo com Sasha Guseynova, uma jovem fotógrafa de Moscou, cujo lindo trabalho se trata de capturar a beleza do momento. Ela começou a explorar o mundo da fotografia sete anos atrás e desde então ela é incrível para capturar emoções. Nesta entrevista, Sasha compartilha o que ela pensa de beleza e revela porque todos os bons retratos são baseados em confiança.

    2016-12-20