Linha do Tempo: Uma curta História da Fotografia Instantânea

2016-09-06

A fotografia instantânea avançou muito. Aqui um poco sobre como tudo começou.

Créditos: shanti929

1929

físico americano Dr. Edwin Land inventou o filtro de polarização, que elimina o brilho e reflexão de lentes de câmera.

1940s

Inspirado pela sua filha de 3 anos de idade, que perguntou por que ela não pode ver a foto que ele tirou dela, Dr. Terra começou a brincar com a ideia da câmera instantânea. A investigação e o desenvolvimento de produtos fotográficos progrediu, o levando à introdução da fotografia instantânea. Em 1948, a primeira câmera instantânea, chamada Polaroid 95, foi lançada e vendida rapidamente.

1950s

As vendas da Polaroid continuaram a subir, o que levou a empresa à produzir mais modelos de câmera (como o Modelo 110, Modelo 80, e Modelo 700) e diferentes tipos de filme (tipos 31, 32, 41, 42 e 43). Em 1956, as vendas atingiram mais de um milhão.

1960s

Em 1963, o primeiro filme colorido instantâneo, Polacolor, nasceu. Foi também durante este tempo que Polaroid Swinger, um modelo instantâneo acessível dirigido a um mercado mais jovem, foi introduzido. Dois anos depois, o primeiro retrato instantâneo foi introduzido, tornando-se conveniente para os negócios, como serviço de foto de passaporte.

Polaroid 95 e Polaroid Swinger. Origem da foto: Wikimedia Commons

1970s

O ano em que Polaroid reinou. Foi durante este tempo em qual o processo de desenvolvimento seco foi introduzido, usando luz para desenvolver o filme. Em 1972, a icônica Polaroid SX-70 – uma câmera SLR instantânea dobrável – foi lançada. Ela foi o primeiro modelo instantâneo que usou o desenvolvimento seco. A SX-70 era tão popular, que a empresa produziu 5.000 unidades por dia. Cinco anos depois, outra câmera Polaroid icónica – a Polaroid OneStep Land foi criada. Esta câmera instantânea de foco fixo facilmente tornou-se a best-seller.

Polaroid SX-70 e Polaroid OneStep Land. Origem da foto: Wikimedia Commons

Fotos feitas com a SX-70:

Créditos: _for_petes_sake_

1980s

Em 1981, a câmara Polaroid Sun 600 e Type 600 de filme colorido foram lançadas. No ano seguinte, o Dr. Land decidiu sair da Polaroid Company. Apesar de sua ausência eles continuaram a desenvolver itens de fotografia instantânea, incluindo o sistema Polaroid Spectra.

Enquanto isso, outra empresa decidiu entrar no mercado instantâneo; Fujifilm criou a Fotorama – uma câmera instantânea com um formato retangular.

Polaroid Sun 600 e Fujifilm Fotorama. Origem da foto: Wikimedia Commons

1990s

Fujifilm lançou a série de câmeras Instax, que utiliza um filme de 800 ISO colorido do tamanho de um cartão de crédito. Em 1999, uma câmera instantânea de bolso chamada Polaroid i-Zone tornou-se um sucesso instantâneo entre os adolescentes.

Fotos feitas com câmeras Fuji Instax

Créditos: 007-0815-styler, koduckgirl & haleozdemir

Fotos feitas com a Polaroid i-Zone:

Créditos: okashii, mrsbatter & vtayeh

2000s

Polaroid cessou a produção de câmeras instantâneas. Em 2014, a primeira câmera instantânea dedicada da Lomography nasceu, chamada Lomo'Instant. Equipada com modos especiais e opções para múltiplas exposições, exposições longas, e acessórios, a Lomo’Instant ofereceu opções criativas anteriormente não disponíveis para as câmeras instantâneas. A Lomo'Instant Wide instantaneamente se tornou um favorito; sua tampa da lente funciona como um controle remoto para tirar auto-retratos, fotos de grupo e exposições longas.

Uma variedade de câmeras Lomo’Instant e Lomo’Instant Wide.

Abaixo algumas fotos feitas com as câmeras Lomo'Instant e Lomo'Instant Wide

Créditos: pietroberselli, almalo, pearlgirl77, grad, dop, pan_dre, sanamiii & alienmeatsack

Pequena, poderosa e gloriosamente automática, a Lomo’Instant Automat é a câmera instantânea final para fotografia diária divertida e sem problemas. Perfeito para iniciantes e expertas, a Lomo’Instant Automat ajusta automaticamente a velocidade do obturador, abertura e saída de flash para fotos impecavelmente expostas em toda e qualquer situação de luz. Cheias de características criativas, com a Lomo’Instant Automat você pode fotografar qualquer coisa de selfies na praia à pinturas de luz super experimentais e ter a sua criação magnífica na sua mão apenas alguns segundos mais tarde. Nos ajude a trazer esta câmera instantânea mágica à vida apoiando-nos no Kickstarter e você pode desfrutar de até 35% de desconto na Lomo’Instant Automat e toneladas de brindes extras exclusivos!

escrito por lomographymagazine no dia 2016-09-06 em #novidades

Mais Artigos Interessantes

  • Petzval Amigo: Misha Assis

    escrito por michellymatias no dia 2016-11-15 em
    Petzval Amigo: Misha Assis

    O artista brasileiro Misha Assis é um especialista quando se trata da Petzval 85 Art Lens. Uma curta visita na sua LomoHome já mostra do que estamos falando. Aqui ele nos conta um pouco mais sobre si e sobre o seu amor pela Petzval 85 Art Lens.

    2016-11-15 1
  • Primeiras Impressões com o Neptune Convertible Art Lens System: Lorenzo Scudiero

    escrito por Lomography no dia 2017-05-18 em #pessoas
    Primeiras Impressões com o Neptune Convertible Art Lens System: Lorenzo Scudiero

    Lorenzo Scudiero é um fotógrafo de 20 anos, nascido e criado nas lindas montanhas italianas. Lorenzo começou a sua aventura fotográfica poucos anos atrás, quando ele começou a capturar os seus amigos, contando suas histórias, arrodeado pelas paisagens de tirar o fôlego do lugar onde ele mora. Depois de terminar o secundário, ele decidiu a se comprometer completamente com a fotografia. Agora ele estuda Direção da Fotografia no “Centro Sperimentale Cinematografia” em Roma. Nós deixamos ele usar o Neptune Convertible Art Lens System e ele entregou resultados lindos.

    2017-05-18
  • Apresentando a Nova Lomo’Instant Mumbai

    escrito por Lomography no dia 2016-10-12 em #equipamento #novidades
    Apresentando a Nova Lomo’Instant Mumbai

    Arquitetura impressionante, bazares lotados e comida fantástica – a nossa mais recente inspiração instantânea é uma carta de amor para a capital do Bollywood. Capture todo o tumulto da cidade em um instante com a Lomo’Instant Mumbai!

    2016-10-12
  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • Vida, Amor & Juventude: Uma Entrevista com Paolo Raeli

    escrito por Ivana Džamić no dia 2017-02-16 em #pessoas
    Vida, Amor & Juventude: Uma Entrevista com Paolo Raeli

    Paulo Raeli é um rosto conhecido aqui na Lomography, nós já tivemos o prazer de apresentar o seu lindo trabalho e ouvir mais sobre a sua experiência usando a Lomo'Instant Wide. Nesta entrevista, você vai conhecer Paolo de um lado diferente e saber mais sobre a sua história por trás do seu trabalho cativante

    2017-02-16
  • Lomo'Instant Automat Glass Magellan: Histórias da Vida através de Retratos

    escrito por Lomography no dia 2017-03-23 em
    Lomo'Instant Automat Glass Magellan: Histórias da Vida através de Retratos

    A curvatura dos lábios, a arqueação das sobrancelhas e os olhos esbugalhados contêm mais do que palavras podem sugerir. Capture as histórias puras do ser-humano como ele é retratado na fotografia instantânea com o uso do Lomo'Instant Automat Glass Magellan.

    2017-03-23
  • Capturando o Momento Certo: Uma Entrevista com Sasha Guseynova

    escrito por Ivana Džamić no dia 2016-12-20 em #pessoas
    Capturando o Momento Certo: Uma Entrevista com Sasha Guseynova

    Nós tivemos a honra de ater um papo com Sasha Guseynova, uma jovem fotógrafa de Moscou, cujo lindo trabalho se trata de capturar a beleza do momento. Ela começou a explorar o mundo da fotografia sete anos atrás e desde então ela é incrível para capturar emoções. Nesta entrevista, Sasha compartilha o que ela pensa de beleza e revela porque todos os bons retratos são baseados em confiança.

    2016-12-20
  • Novidades do Shop

    Direto de Milão

    Direto de Milão

    Chegou alguém novo na cidade e há rumores de que ela é a solução sartorial aos seus desejos de fotografia instantânea. A nova Lomo’Instant Milano chegou! Seja corajoso, seja alto! A Milano Edition vem com um novo visual que certamente vai virar cabeças quando você tirar aqueles adoráveis snaps de tamanho de carteira . Canalize sua fashionista interior e comece a fotografar com esta nova adição à família crescente da Lomo'Instant. Pegue uma no Online Shop agora!

  • Retratos Cinematográficos: Uma Entrevista com Duran Levinson

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2017-02-09 em #pessoas
    Retratos Cinematográficos: Uma Entrevista com Duran Levinson

    Principalmente inspirado pela cultura africana e asiática, o fotógrafo da Cidade do Cabo *Duran Levinson* generosamente compartilha os seus segredos sobre a sua carreira sucedida e profissional de fotografia analógica com o seu trabalho dicotômico entre moda e documentário.

    2017-02-09
  • Apresentando a Nova Lomo’Instant Wide Victoria Peak

    escrito por Lomography no dia 2016-11-03 em #equipamento #novidades
    Apresentando a Nova Lomo’Instant Wide Victoria Peak

    Adicione um brilho à todas as suas aventuras de fotografia instantâneas com a nossa maravilha grande-angular mais recente! Inspirada pelas paisagens lindas do topo da montanha mais alta em Hong Kong, você pode espremer o horizonte inteiro na sua foto com a Lomo’Instant Wide Victoria Peak.

    2016-11-03
  • Kid Richards compartilha a sua primeira vez com a LC-A 120

    escrito por breaking_the_skys no dia 2017-02-16 em #pessoas
    Kid Richards compartilha a sua primeira vez com a LC-A 120

    Bruno Cantanhede, também conhecido como "Kid Richards" (como uma homenagem para o seu músico favorito), apaixonado por moda e música. Aqui, ele compartilha a sua arte conosco através da lente da LC-A 120.

    2017-02-16
  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • Lugares & Pessoas Memoráveis: Uma Entrevista com Camilla Ferrari

    escrito por Ivana Džamić no dia 2017-03-28 em #pessoas
    Lugares & Pessoas Memoráveis: Uma Entrevista com Camilla Ferrari

    Camilla Ferrari primeiramente começou com a fotografia de paisagens e viagens, mas ela descobriu um mundo completamente novo da fotografia de rua. Ela sempre está em busca de lugares e pessoas inspirativas e a sua habilidade de capturar a sua essência é porque nós amamos o seu trabalho tanto assim.

    2017-03-28
  • Acontecimentos em Filme: A Urgência dos Refugiados em Como

    escrito por sirio174 no dia 2016-12-15 em #cultura #pessoas #lugares
    Acontecimentos em Filme: A Urgência dos Refugiados em Como

    Neste artigo eu vou mostrar uma emergência séria na minha cidade Como, pero ta borda Suíça. a chegada de centenas de refugiados e migrantes da África e do oriente Médio, dos seu primeiro acampamento perto da estação de trem até a acomodação final em um lugar melhor.

    2016-12-15
  • O Poder da Cor: Arthur Pang x Lomography F²/400 Color Negative Film

    escrito por lomographymagazine no dia 2017-03-09 em #equipamento
    O Poder da Cor: Arthur Pang x Lomography F²/400 Color Negative Film

    Arthur Pang é um fotógrafo nascido e criado em Hong Kong. Ele se envolveu com fotografia de estúdio como também de produto e fauna, mas a fotografia de rua é o que ele mais curte. Aqui, ele compartilha suas fotos incríveis e o que ele pensa do novo Lomography F²/400 Color Negative Film.

    2017-03-09