Linha do Tempo: Uma curta História da Fotografia Instantânea

A fotografia instantânea avançou muito. Aqui um poco sobre como tudo começou.

Créditos: shanti929

1929

físico americano Dr. Edwin Land inventou o filtro de polarização, que elimina o brilho e reflexão de lentes de câmera.

1940s

Inspirado pela sua filha de 3 anos de idade, que perguntou por que ela não pode ver a foto que ele tirou dela, Dr. Terra começou a brincar com a ideia da câmera instantânea. A investigação e o desenvolvimento de produtos fotográficos progrediu, o levando à introdução da fotografia instantânea. Em 1948, a primeira câmera instantânea, chamada Polaroid 95, foi lançada e vendida rapidamente.

1950s

As vendas da Polaroid continuaram a subir, o que levou a empresa à produzir mais modelos de câmera (como o Modelo 110, Modelo 80, e Modelo 700) e diferentes tipos de filme (tipos 31, 32, 41, 42 e 43). Em 1956, as vendas atingiram mais de um milhão.

1960s

Em 1963, o primeiro filme colorido instantâneo, Polacolor, nasceu. Foi também durante este tempo que Polaroid Swinger, um modelo instantâneo acessível dirigido a um mercado mais jovem, foi introduzido. Dois anos depois, o primeiro retrato instantâneo foi introduzido, tornando-se conveniente para os negócios, como serviço de foto de passaporte.

Polaroid 95 e Polaroid Swinger. Origem da foto: Wikimedia Commons

1970s

O ano em que Polaroid reinou. Foi durante este tempo em qual o processo de desenvolvimento seco foi introduzido, usando luz para desenvolver o filme. Em 1972, a icônica Polaroid SX-70 – uma câmera SLR instantânea dobrável – foi lançada. Ela foi o primeiro modelo instantâneo que usou o desenvolvimento seco. A SX-70 era tão popular, que a empresa produziu 5.000 unidades por dia. Cinco anos depois, outra câmera Polaroid icónica – a Polaroid OneStep Land foi criada. Esta câmera instantânea de foco fixo facilmente tornou-se a best-seller.

Polaroid SX-70 e Polaroid OneStep Land. Origem da foto: Wikimedia Commons

Fotos feitas com a SX-70:

Créditos: _for_petes_sake_

1980s

Em 1981, a câmara Polaroid Sun 600 e Type 600 de filme colorido foram lançadas. No ano seguinte, o Dr. Land decidiu sair da Polaroid Company. Apesar de sua ausência eles continuaram a desenvolver itens de fotografia instantânea, incluindo o sistema Polaroid Spectra.

Enquanto isso, outra empresa decidiu entrar no mercado instantâneo; Fujifilm criou a Fotorama – uma câmera instantânea com um formato retangular.

Polaroid Sun 600 e Fujifilm Fotorama. Origem da foto: Wikimedia Commons

1990s

Fujifilm lançou a série de câmeras Instax, que utiliza um filme de 800 ISO colorido do tamanho de um cartão de crédito. Em 1999, uma câmera instantânea de bolso chamada Polaroid i-Zone tornou-se um sucesso instantâneo entre os adolescentes.

Fotos feitas com câmeras Fuji Instax

Créditos: 007-0815-styler, koduckgirl & haleozdemir

Fotos feitas com a Polaroid i-Zone:

Créditos: okashii, mrsbatter & vtayeh

2000s

Polaroid cessou a produção de câmeras instantâneas. Em 2014, a primeira câmera instantânea dedicada da Lomography nasceu, chamada Lomo'Instant. Equipada com modos especiais e opções para múltiplas exposições, exposições longas, e acessórios, a Lomo’Instant ofereceu opções criativas anteriormente não disponíveis para as câmeras instantâneas. A Lomo'Instant Wide instantaneamente se tornou um favorito; sua tampa da lente funciona como um controle remoto para tirar auto-retratos, fotos de grupo e exposições longas.

Uma variedade de câmeras Lomo’Instant e Lomo’Instant Wide.

Abaixo algumas fotos feitas com as câmeras Lomo'Instant e Lomo'Instant Wide

Créditos: pietroberselli, almalo, pearlgirl77, grad, dop, pan_dre, sanamiii & alienmeatsack

Pequena, poderosa e gloriosamente automática, a Lomo’Instant Automat é a câmera instantânea final para fotografia diária divertida e sem problemas. Perfeito para iniciantes e expertas, a Lomo’Instant Automat ajusta automaticamente a velocidade do obturador, abertura e saída de flash para fotos impecavelmente expostas em toda e qualquer situação de luz. Cheias de características criativas, com a Lomo’Instant Automat você pode fotografar qualquer coisa de selfies na praia à pinturas de luz super experimentais e ter a sua criação magnífica na sua mão apenas alguns segundos mais tarde. Nos ajude a trazer esta câmera instantânea mágica à vida apoiando-nos no Kickstarter e você pode desfrutar de até 35% de desconto na Lomo’Instant Automat e toneladas de brindes extras exclusivos!

2016-09-06 #novidades

Kickstarter

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

Mais Artigos Interessantes

  • Portugal. The Man: Primeiras Impressões da Lomo'Instant Square

    escrito por katphip no dia 2017-09-05 em #novidades
    Portugal. The Man: Primeiras Impressões da Lomo'Instant Square

    A Lomography é amiga da banda Portugal. The Man há muito tempo. Recentemente a gente bateu um papo em Nova York sobre um teste da Lomo'Instant Square. Esses caras são cheios de energia positiva e amor pela fotografia, veja o que eles acham do nosso bebê instantâneo.

  • Desertos, Bruxaria e Realismo Mágico: O Mundo de Andrea Mae Perez

    escrito por kamilakstanley no dia 2017-07-11 em #pessoas
    Desertos, Bruxaria e Realismo Mágico: O Mundo de Andrea Mae Perez

    Andrea Mae Perez é uma arista multi-disciplinar espanhola-americana. Através de vídeo, fotografia e várias colaborações artísticas, ela criou um mundo cativante e multicultural ao seu redor. A curta metragem Desert-ar foi apresentada como parte da seleção oficial de 2017 do BFI Future Film Festival.

  • Uma Realidade Completamente Nova: Uma Entrevista com Gabriele Rossi

    escrito por Ivana Džamić no dia 2017-07-04 em #pessoas
    Uma Realidade Completamente Nova: Uma Entrevista com Gabriele Rossi

    “Cada paisagem é uma caixa aberta para memórias,“ diz a fotógrafa italiana Gabriele Rossi. Ela decidiu fazer um curso de fotografia por dois anos em Roma e foi assim que tudo começou.

  • Novidades do Shop

    Direto de Milão

    Direto de Milão

    Chegou alguém novo na cidade e há rumores de que ela é a solução sartorial aos seus desejos de fotografia instantânea. A nova Lomo’Instant Milano chegou! Seja corajoso, seja alto! A Milano Edition vem com um novo visual que certamente vai virar cabeças quando você tirar aqueles adoráveis snaps de tamanho de carteira . Canalize sua fashionista interior e comece a fotografar com esta nova adição à família crescente da Lomo'Instant. Pegue uma no Online Shop agora!

  • Fotografia Instantânea: Antes e Agora

    2017-09-07 #novidades
    Fotografia Instantânea: Antes e Agora

    A fotografia instantânea percorreu um longo caminho e a excitação não está acabando por aqui. Mesmo quando a conveniência do digital, o mundo instantâneo continua a florescer com desenvolvimentos incríveis para permanecer fotos instantâneas frescas e bacanas.

  • Um Ensaio Analógico para a Rookie com Alia Wilhelm

    2017-09-26 #pessoas
    Um Ensaio Analógico para a Rookie com Alia Wilhelm

    A fotógrafa de Londres Alia Wilhelm é uma contribuinte regular para a revista com pensamento avançado para adolescentes Rookie. Ela levou um monte de filmes da Lomography para um ensaio e falou conosco sobre a alegria da fotografia analógica e as tentativas e tribulações de ser um adolescente.

  • Amizades Estrangeiras Através de Filme: Uma Entrevista com a Criadora do Blog 'Film Based Traveler' Nicole Yeoh

    escrito por crissyrobles no dia 2017-10-10 em
    Amizades Estrangeiras Através de Filme: Uma Entrevista com a Criadora do Blog 'Film Based Traveler' Nicole Yeoh

    Nicole Yeoh tem um blog localizado em Singapura Film Based Traveler onde ela escreve sobre os seus passeios fotográficos e como fazer boas amizades através da fotografia analógica. Nós batemos um papo com ela sobre a sua lealdade ao filme.

  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • Fotos Que Moldaram a Lomography em 1992

    2017-07-27 #cultura
    Fotos Que Moldaram a Lomography em 1992

    Aqui estão as imagens que moldaram a Lomography em 1992: uma colagem de momentos especiais, incluindo um casamento e um dia na praia, já que muitos começos entram nesse ano.

  • Contos de Um Quarto de Vida: Tyrone Williams

    2017-09-19 #pessoas
    Contos de Um Quarto de Vida: Tyrone Williams

    Nós juntamos uma piscina de jovens fotógrafos para nos dar percepções sobre fotografia, sendo o seu futuro, e outras coisas nessa série de entrevista para o aniversário de 25 anos da Lomography. Desta vez, nós vamos dar uma olhada no estilo do fotógrafo Tyrone Williams.

  • Um Mito de Duas Náiades de Ruby June

    2017-11-02 #pessoas
    Um Mito de Duas Náiades de Ruby June

    A fotografia se transformou... de ser uma voz verdadeira em uma contadora de histórias. Este Halloween, Lomoamiga Ruby June encontrou um banheiro quadrado em uma tarde calma. Lá moram duas irmãs não parecidas na aparência, mas igualmente lindas, prontas para atrair transeuntes com suas tragédias não resolvidas.

  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • "Salve a Leoa Negra": Os Autorretratos de Zanele Muholi

    2017-06-27 #novidades
    "Salve a Leoa Negra": Os Autorretratos de Zanele Muholi

    A fotógrafa da África do Sul, Zanele Muholi apresenta os seus autorretratos experimentais LGBT como ela assume múltiplos papeis que ela faz sendo uma mulher negra e lésbica.

  • Stoned in Melanchol: Uma Entrevista com Megan Doherty

    escrito por Ivana Džamić no dia 2017-10-03 em #pessoas
    Stoned in Melanchol: Uma Entrevista com Megan Doherty

    O trabalho de Megan Doherty se trata de capturar os melhores momentos da juventude e liberdade. Ela mudou para a fotografia analógica logo depois de ter percebido que ela traz uma estética especial às suas fotos. Megan sempre nos surpreender com o seu trabalho e sua habilidade de oferecer algo novo e diferente

  • Tchauzinho, Brasil!

    escrito por michellymatias no dia 2017-12-13 em
    Tchauzinho, Brasil!

    Oh, Brasil... chegou um dia triste na história da Lomography brasileira e é com muita tristeza e um coração partido que temos que nos despedir deste país maravilhoso.

    3