Acontecimentos em Filme: A Urgência dos Refugiados em Como

Este verão, na minha cidade Como, localizada poucos quilômetros da borda suíça, teve que enfrentar uma emergência incomum dramática e séria: a chegada de centenas de refugiados e migrantes que chegaram na Itália do Oriente Médio e da África atravessando o mar mediterrâneo. Com a esperança de atravessar a borda Italiana-Suíça, para entrar nos países Europeus do Norte, eles acamparam na frente da estação principal de trem. Nas primeiras duas fotos, você vê o parque antes da emergência, enquanto na terceira, você vê no fundo grupos de pessoas andando na grama: esta foto fui tirada no começo do verão, e representa a chegada dos primeiros grupos de migrantes.

Créditos: sirio174

O controle policial fez com que ficasse impossível ultrapassar a borda para as pessoas sem documentos válidos. No meio tempo, os números de refugiados continuaram a crescer e grupos voluntários estavam tentando facilitar a vida dessas pessoas – obrigada pela distribuição de alimentos, barracas e um centro médico dirigido pela Cruz Vermelha perto da estação. Nas fotos seguintes você pode ver algumas cenas da vida diária, como a lavagem de roupas ou a reza muçulmana de tarde.

Créditos: sirio174

Nesta situação grave de emergência, houve muitos problemas, incluindo o de gerencia de lixo, procura de roupas e cobertas e a falta de um lugar para recolher as doações por vários voluntários.

Créditos: sirio174

As autoridades da cidade, junto com o governo italiano estavam preparando um acampamento para refugiados equipado com moradias móveis. Com certeza um lugar melhor para morar. Mesmo assim, houve uma resistência de alguns grupos voluntários contrário ao encerramento das fronteiras e promovendo o movimento livre do povo. Esses grupos estavam com medo que a deslocação dos refugiados para o novo acampamento iria apagar a visibilidade deste problema grave humanitário, argumentando que migração é um resultado de guerras e exploração. Os migrantes também escreveram uma carta para a cidade pedindo para um corredor humanitário para chegar ao Norte Europeu.

Créditos: sirio174

No meio tempo, foi necessário considerar os riscos da véspera do inverno: no meio de setembro, as primeiras chuvas fortes começaram deixando o parque coberto de lama. O trabalho louvável das autoridades da cidade foi convencer os migrantes de mudar para o acampamento novo (representado nas últimas duas fotos deste artigo). De fato, antes do outono o local novo estava pronto e em poucos dias todos os migrantes foram transferidos passa as moradias móveis à disposição deles.

Créditos: sirio174

Todas as fotos foram tiradas evitando a mostrar retratos destas pessoas, para respeitar a sua privacidade e a tragédia que eles estão enfrentando.

written by sirio174 on 2016-12-15 #culture #people #places

More Interesting Articles