O Mundo Através dos Olhos de Uma Mulher

2017-03-08

O Dia Internacional da Mulher é o melhor modo de prestar homenagem à todas as mulheres incríveis nas nossas vidas. Tanto quanto na arte como também na vida diária, elas conseguem deixar uma marca e fazer do mundo um lugar memorável. Não é surpresa nenhuma que muitos artistas celebram mulheres e pensam delas como fontes eternas de inspiração.

Créditos: earlybird

“Será que fotógrafas veem coisas diferentemente dos homens?” é uma pergunta que existe desde que mulheres se tornaram uma parte importante do mundo da fotografia. Algumas trabalhavam ao lado de seus maridos, imprimindo materiais para eles e outras estavam trabalhando com fotografia sozinhas.

Créditos: timolomo, rocafish & frenchyfyl

A contribuição das mulheres na fotografia não sempre foi reconhecida, mas hoje em dia nós temos mais e mais fotógrafas que estão mudando o mundo completamente com as suas estéticas únicas e sendo valente o suficiente para manterem-se firmes.

"O maior desafio sendo uma fotógrafa, é ser paga o mesmo que homens fazendo o mesmo trabalho que eu. E quando nós lutamos por esta justiça, nós somos vistas como chatas ou intimidadoras. Eu já fui chamada de muita coisa no passado porque eu fui assertiva e mantive firme." - Kayla Varley

É um fato indisputável que homens e mulheres não tem o mesmo ponto de vista, especialmente quando se trata de fotografia e o modo que eles capturam momentos e pessoas ao seus redores. Já que neste dia, nós celebramos as mulheres, nós vamos ficar nas suas perspectivas e aprender mais sobre os seus métodos na fotografia e como elas veem o mundo.

"Ver o mundo através dos olhos de uma mulher nem sempre é algo fácil, eu já passei por muita insegurança e dúvida sobre a minha aparência. Tem muito papo sobre amor-próprio hoje em dia, e isso é bom, isso significa que nós estamos indo na direção certa. Eu sinto que a sociedade acha que mulheres deveriam arrasar na carreira, em casa, com as nossas aparências e nossos relacionamentos – é muita coisa e muito peso que temos que carregar constantemente." -Kayla Varley

Créditos: mczoum & blueskyandhardrock

Se nós vermos isso de um lado psicológico por um segundo, nós temos que perceber que existem diferenças significantes entre homens e mulheres. Mulheres têm mais tendência de criar relacionamentos emocionais com outros e têm melhores habilidades de comunicação, enquanto homens se envolvem diferentemente em conversas.

Eles têm a tendência de usar um lado mais racional do cérebro e acentuar todos os aspectos lógicos da situação em que eles estão. Se nós olharmos para isso de um ponto de vista artístico, daí os psicológicos talvez tenham razão.

Muitos fotógrafos masculinos vão dizer que eles gostam de capturar uma imagem bem composta e prestar mais atenção aos detalhes técnicos na foto, enquanto mulheres gostam de capturar emoções puras de modo muito específico. Na maioria das vezes, elas conectam mais com suas modelos, do que se concentrar na questão técnica.

Créditos: badjuju & natalieerachel

Também teve uma discussão que mulheres podem identificar algumas expressões faciais significativamente mais rápido do que homens, o que nos leva à uma teoria interessante. Mulheres costumam a usar a sua inteligência emocional para conectar com modelos em um nível mais pessoal, enquanto homens, igualmente atraídos para o sujeito têm maneiras diferentes de comunicar sua visão.

"O maior desafio que eu tenho sendo uma fotógrafa, é encontrar um espaço que amplifica vozes que não são de cisgênero masculino em uma arte que é dominada por eles. Felizmente existem movimentos querendo desmontar isto e providenciar estes espaços como o NOT UR BABY (USA) de Oakland – o que é bastante pessoal para mim, como eu fiz parte do show deles recentemente. Enquanto mais mulheres agora são representadas no mundo da arte, existe uma desigualdade em qual os nossos trabalhos são exibidos de fato." - Jessica M. Kirk

Photos by © Maud Chalard

"Como o mundo é visto através dos olhos de uma mulher é uma pergunta bastante difícil porque eu não sei como é ver o mundo através dos olhos de um homem. Eu não acho que é uma questão de homem ou mulher, e sim de sensibilidade. Pra mim, eu tenho um problema com hipersensibilidade mas eu também acho que faz parte da particularidade do meu trabalho. Isso é o que eu mais ouço, quando alguém fala do meu trabalho." - Maud Chalard

Os pesquisadores Mohammad Sattari and Sadegh Mousav também explicaram que, por exemplo, a fotografia de guerra que é conhecida como um gênero masculino, também foi documentada por várias mulheres sucedidas com uma perspectiva diferente. Elas fotografaram mulheres o crianças afetadas por estas circunstâncias horríveis e elas queriam explorar como a guerra afeta a vida familiar.

"Ver o mundo através dos olhos de uma mulher é suave e forte ao mesmo tempo." - Jessica M. Kirk

Na verdade, ótimas fotos são feitas por fotógrafos e fotógrafas talentosas, independentemente do sexo. É esta a beleza verdadeira e a razão porque a diversidade faz uma grande parte do mundo da fotografia.

Créditos: kekskonstrukt, why-yu & u-t-e

Não foi sempre fácil para mulheres poderem se expressar e serem reconhecidas por todo o trabalho que elas fizeram. Há pouco tempo, ver o mundo através dos olhos de uma mulher significava que você não podia sonhos com os seus olhos bem abertos e fazer o que te faz feliz.

Agora, os vivemos em uma sociedade, onde nós podemos falar sem limites do tamanho imenso do impacto que mulheres têm na nossa cultura e nas nossas vidas. Hoje, nós podemos reconhecer a contribuição de todas as fotógrafas, as suas lindas estéticas e como elas mudaram a fotografia para sempre.

Feliz Dia das Mulheres!

escrito por Ivana Džamić no dia 2017-03-08 em #novidades #international-women-s-day

Mais Artigos Interessantes