Joseph Wolfgang Ohlert: Meditando Sobre a Forma Masculina

2017-06-13

Leia a entrevista exclusiva da Lomography com o fotógrafo alemão espirituoso Joseph Wolfgang Ohlert sobre como ele quebra os estereótipos da fotografia de retrato no contexto de normas do gênero e a masculinidade tradicional.

Foi assim:

© Joseph Wolfgang Ohlert

Oi Joseph, seja bem-vindo à Lomography Magazine! Primeiro, qual aspecto do seu processo criativo você mais ama quando você faz retratos?

Olá! Muito obrigada! Eu fico feliz de fazer parte.

Eu gosto do aspecto de me desafiar cada vez que eu tenho um ensaio. Como um artista, você é o seu crítico mais severo. Mesmo assim, eu tento chegar mais perto da minha foto ideal. Nada mata a criatividade mais do que tédio e eu tento oferecer uma ótima experiência durante os meus ensaios, tanto para mim quanto para o objetivo.

© Joseph Wolfgang Ohlert

A maioria dos fotógrafos tiram fotos de mulheres em momentos íntimos, então é ótimo ver retratos de homens em momentos íntimos e vulneráveis. O que você procura em um retrato masculino?

Eu não acho que eu trabalho diferentemente com homem e mulher, tudo que eu quero é conhecer a pessoa e criar algo junto. Eu procuro muitas coisas quando eu tiro fotos: cores, posição, composição, fundo e o mais importante, luzes! Eu não me importo se a pessoa é masculina, feminina ou qualquer outra coisa. A minha intenção é deixar as pessoas se verem, quando olharem para as minhas fotos. É sobre se questionar e tentar compreender quem nós somos e o que nos diferencia ou o que temos em comum. Quando eu fotografo na área da moda, eu ponho o retrato em foco. E eu não gosto de muita sensualidade nas minhas fotos. Claro que acontece, mas elas não são as minhas preferidas. Eu me interesso mais por um look claro e autentico em retratos.

© Joseph Wolfgang Ohlert

Qualquer um pode fazer os seus próprios retratos agora. Para você, o que é o objetivo da fotografia de retratos em uma cultura dirigida por selfies?

Todo mundo tem uma cozinha em casa, mas isso não significa que eles sabem cozinhar. E mesmo se você sabe cozinhar, você pode curtir de ir comer em restaurantes porque você quer aproveitar o modo que os outros fazem. Quando pessoas me pedem para fazer um retrato, eles pedem porque eles querem se ver da minha perspectiva.
Compartilhe um segredo conosco. Você acha que homens são tão estereotipados como mulheres? Qual é o maior equívoco que a sociedade/mídia/pessoas fazem quando se trata de homens?

Eu acho que é o estereotipo de que homens são burros, e sim, muitos são, mas muitas vezes eles só são preguiçosos e tentam parecer burros para poder passar com tudo, mas na verdade, eles sabem exatamente o que está acontecendo.

De onde você tira a sua inspiração? Quem são suas musas?

A minha cama é a minha musa. Eu amo a minha cama. É uma cama francesa velha de madeira do século XIX. Eu me sinto como o Rei Louis XIV toda vez que eu durmo nela. Como isso não pode ser inspirador?

Se você pudesse trabalhar ou colaborar com qualquer outro fotógrafo, quem seria?

Talvez a Kim Kardashian poderia me dar umas dicas para selfies.

© Joseph Wolfgang Ohlert

O que você faz normalmente no seu tempo livre? Algum projeto atual ou outros planos?

Sim! Eu estou abrindo a minha própria galeria em maio, Prenzlauer Allee 7, Berlin. Se chama P7. Mas ainda não tem uma data final. E o meu segundo livro "DARLINGS!“ está a caminho. Fique atento!


Leia o nosso outro artigo com Joseph ou visite o seu site, Instagram, e Facebook para ver mais do seu trabalho. Imagens foram usadas com a permissão de Joseph Wolfgang Ohlert.

escrito por Ciel Hernandez no dia 2017-06-13 em #pessoas

Mais Artigos Interessantes

  • Ina Jang sobre a Fotografia e a Mistura de Meios: Uma Entrevista

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2017-05-30 em #pessoas
    Ina Jang sobre a Fotografia e a Mistura de Meios: Uma Entrevista

    A misturadora ávida dos meios de arte e fotografia, Ina Jang compartilha conosco o que motiva ela a continuar os seus constantes experimentos, as suas estéticas subtis e suaves, e a história por trás do seu trabalho. Leia esta entrevista exclusiva sobre como ela traz uma nova dinâmica à fotografia alternativa.

    2017-05-30
  • Aventura analógica: Uma Entrevista com Lorenzo Scudiero

    escrito por Ivana Džamić no dia 2016-07-29 em #pessoas
    Aventura analógica: Uma Entrevista com Lorenzo Scudiero

    Este jovem artista chamou a nossa atenção com fotografias deslumbrantes que dão cor à vida ao nosso redor. Ele conseguiu mostrar uma mistura perfeita da natureza e sua harmonia com as pessoas. Seus retratos contam histórias de jovens em torno dele e lugares diferentes que ele visitou

    2016-07-29
  • Retratos Cinematográficos: Uma Entrevista com Duran Levinson

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2017-02-09 em #pessoas
    Retratos Cinematográficos: Uma Entrevista com Duran Levinson

    Principalmente inspirado pela cultura africana e asiática, o fotógrafo da Cidade do Cabo *Duran Levinson* generosamente compartilha os seus segredos sobre a sua carreira sucedida e profissional de fotografia analógica com o seu trabalho dicotômico entre moda e documentário.

    2017-02-09
  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • Tender Blue por Pak Ning com a Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens

    escrito por phyllistc no dia 2017-01-10 em #pessoas
    Tender Blue por Pak Ning com a Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens

    Pak Ning é um fotógrafo de retratos de Hong Kong. Desta vez, ele fotografou com a Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens com o tema de expressar a onda do azul sensível através de gestos diferentes.

    2017-01-10
  • Primeiras Impressões com o Neptune Convertible Art Lens System: Lorenzo Scudiero

    escrito por Lomography no dia 2017-05-18 em #pessoas
    Primeiras Impressões com o Neptune Convertible Art Lens System: Lorenzo Scudiero

    Lorenzo Scudiero é um fotógrafo de 20 anos, nascido e criado nas lindas montanhas italianas. Lorenzo começou a sua aventura fotográfica poucos anos atrás, quando ele começou a capturar os seus amigos, contando suas histórias, arrodeado pelas paisagens de tirar o fôlego do lugar onde ele mora. Depois de terminar o secundário, ele decidiu a se comprometer completamente com a fotografia. Agora ele estuda Direção da Fotografia no “Centro Sperimentale Cinematografia” em Roma. Nós deixamos ele usar o Neptune Convertible Art Lens System e ele entregou resultados lindos.

  • Capturando o Momento Certo: Uma Entrevista com Sasha Guseynova

    escrito por Ivana Džamić no dia 2016-12-20 em #pessoas
    Capturando o Momento Certo: Uma Entrevista com Sasha Guseynova

    Nós tivemos a honra de ater um papo com Sasha Guseynova, uma jovem fotógrafa de Moscou, cujo lindo trabalho se trata de capturar a beleza do momento. Ela começou a explorar o mundo da fotografia sete anos atrás e desde então ela é incrível para capturar emoções. Nesta entrevista, Sasha compartilha o que ela pensa de beleza e revela porque todos os bons retratos são baseados em confiança.

    2016-12-20
  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • Celebrando 40 Anos de Fotografia Colorida por Neal Slavin (NSFW)

    escrito por lomographymagazine no dia 2017-03-09 em #cultura #pessoas
    Celebrando 40 Anos de Fotografia Colorida por Neal Slavin (NSFW)

    O fotógrafo americano Neal Slavin foi um dos primeiros fotógrafos a produzir fotografias de arte fina com cor, e ele vem fazendo isso desde os anos 1970.

    2017-03-09
  • O Poder da Cor: Arthur Pang x Lomography F²/400 Color Negative Film

    escrito por lomographymagazine no dia 2017-03-09 em #equipamento
    O Poder da Cor: Arthur Pang x Lomography F²/400 Color Negative Film

    Arthur Pang é um fotógrafo nascido e criado em Hong Kong. Ele se envolveu com fotografia de estúdio como também de produto e fauna, mas a fotografia de rua é o que ele mais curte. Aqui, ele compartilha suas fotos incríveis e o que ele pensa do novo Lomography F²/400 Color Negative Film.

    2017-03-09
  • Um Métier em Filme: Julian Martin, Sedutor Analógico

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-10-27 em #pessoas
    Um Métier em Filme: Julian Martin, Sedutor Analógico

    Enquanto a maioria da indústria profissional continua a preferir pixels a prints, o filme continua a lutar como um meio de arte e expressão; mas o fotógrafo de Califórnia *Julian Martin* consegue trabalhar tanto com o lado comercial e o estético do meio analógico.

    2016-10-27
  • Novidades do Shop

    Direto de Milão

    Direto de Milão

    Chegou alguém novo na cidade e há rumores de que ela é a solução sartorial aos seus desejos de fotografia instantânea. A nova Lomo’Instant Milano chegou! Seja corajoso, seja alto! A Milano Edition vem com um novo visual que certamente vai virar cabeças quando você tirar aqueles adoráveis snaps de tamanho de carteira . Canalize sua fashionista interior e comece a fotografar com esta nova adição à família crescente da Lomo'Instant. Pegue uma no Online Shop agora!

  • Lomo'Instant Automat Glass Magellan: Histórias da Vida através de Retratos

    escrito por Lomography no dia 2017-03-23 em
    Lomo'Instant Automat Glass Magellan: Histórias da Vida através de Retratos

    A curvatura dos lábios, a arqueação das sobrancelhas e os olhos esbugalhados contêm mais do que palavras podem sugerir. Capture as histórias puras do ser-humano como ele é retratado na fotografia instantânea com o uso do Lomo'Instant Automat Glass Magellan.

    2017-03-23
  • A Vida Secreta de um Fotógrafo: Misha Assis

    escrito por michellymatias no dia 2017-04-11 em #pessoas
    A Vida Secreta de um Fotógrafo: Misha Assis

    Já se perguntou como é o dia-a-dia de um fotógrafo? Desta vez, vamos dar uma olhada por trás da lente de Misha Assis, um membro de longa data da Lomografia, famoso pelas suas lindas fotos com a Petzval e um fotógrafo e artista talentoso.

    1
  • Antártica Analógica: A Expedição de Johannes Huwe

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-11-14 em #lugares
    Antártica Analógica: A Expedição de Johannes Huwe

    É impressionante como a fotografia permite pessoas a viajar sem sair dos seus lugares, mas o fotógrafo analógico da Alemanha Johannes Huwe se joga em aventuras analógicas e compartilha conosco a sua expedição a Antártica com a sua câmera de formato médio.

    2016-11-14