Joseph Wolfgang Ohlert: Meditando Sobre a Forma Masculina

Leia a entrevista exclusiva da Lomography com o fotógrafo alemão espirituoso Joseph Wolfgang Ohlert sobre como ele quebra os estereótipos da fotografia de retrato no contexto de normas do gênero e a masculinidade tradicional.

Foi assim:

© Joseph Wolfgang Ohlert

Oi Joseph, seja bem-vindo à Lomography Magazine! Primeiro, qual aspecto do seu processo criativo você mais ama quando você faz retratos?

Olá! Muito obrigada! Eu fico feliz de fazer parte.

Eu gosto do aspecto de me desafiar cada vez que eu tenho um ensaio. Como um artista, você é o seu crítico mais severo. Mesmo assim, eu tento chegar mais perto da minha foto ideal. Nada mata a criatividade mais do que tédio e eu tento oferecer uma ótima experiência durante os meus ensaios, tanto para mim quanto para o objetivo.

© Joseph Wolfgang Ohlert

A maioria dos fotógrafos tiram fotos de mulheres em momentos íntimos, então é ótimo ver retratos de homens em momentos íntimos e vulneráveis. O que você procura em um retrato masculino?

Eu não acho que eu trabalho diferentemente com homem e mulher, tudo que eu quero é conhecer a pessoa e criar algo junto. Eu procuro muitas coisas quando eu tiro fotos: cores, posição, composição, fundo e o mais importante, luzes! Eu não me importo se a pessoa é masculina, feminina ou qualquer outra coisa. A minha intenção é deixar as pessoas se verem, quando olharem para as minhas fotos. É sobre se questionar e tentar compreender quem nós somos e o que nos diferencia ou o que temos em comum. Quando eu fotografo na área da moda, eu ponho o retrato em foco. E eu não gosto de muita sensualidade nas minhas fotos. Claro que acontece, mas elas não são as minhas preferidas. Eu me interesso mais por um look claro e autentico em retratos.

© Joseph Wolfgang Ohlert

Qualquer um pode fazer os seus próprios retratos agora. Para você, o que é o objetivo da fotografia de retratos em uma cultura dirigida por selfies?

Todo mundo tem uma cozinha em casa, mas isso não significa que eles sabem cozinhar. E mesmo se você sabe cozinhar, você pode curtir de ir comer em restaurantes porque você quer aproveitar o modo que os outros fazem. Quando pessoas me pedem para fazer um retrato, eles pedem porque eles querem se ver da minha perspectiva.
Compartilhe um segredo conosco. Você acha que homens são tão estereotipados como mulheres? Qual é o maior equívoco que a sociedade/mídia/pessoas fazem quando se trata de homens?

Eu acho que é o estereotipo de que homens são burros, e sim, muitos são, mas muitas vezes eles só são preguiçosos e tentam parecer burros para poder passar com tudo, mas na verdade, eles sabem exatamente o que está acontecendo.

De onde você tira a sua inspiração? Quem são suas musas?

A minha cama é a minha musa. Eu amo a minha cama. É uma cama francesa velha de madeira do século XIX. Eu me sinto como o Rei Louis XIV toda vez que eu durmo nela. Como isso não pode ser inspirador?

Se você pudesse trabalhar ou colaborar com qualquer outro fotógrafo, quem seria?

Talvez a Kim Kardashian poderia me dar umas dicas para selfies.

© Joseph Wolfgang Ohlert

O que você faz normalmente no seu tempo livre? Algum projeto atual ou outros planos?

Sim! Eu estou abrindo a minha própria galeria em maio, Prenzlauer Allee 7, Berlin. Se chama P7. Mas ainda não tem uma data final. E o meu segundo livro "DARLINGS!“ está a caminho. Fique atento!


Leia o nosso outro artigo com Joseph ou visite o seu site, Instagram, e Facebook para ver mais do seu trabalho. Imagens foram usadas com a permissão de Joseph Wolfgang Ohlert.

escrito por Ciel Hernandez no dia 2017-06-13 em #pessoas

Kickstarter

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

Mais Artigos Interessantes