"Salve a Leoa Negra": Os Autorretratos de Zanele Muholi

2017-06-27

A conversa sobre racismo e sexismo continua, a narrativa ainda está sendo escrita enquanto o plano vai se complicando.

Fotógrafa Zanele Muholi faz o seu próprio papel de uma mulher negra e lésbica fazendo autorretratos experimentais na sua série "Somnyama Ngonyama"(Salve a Leoa Negra, 2015 – presente). É espirituoso, poderoso, cativante e emocionante como a série confronta os problemas que ela encarou e ainda encara como membro da comunidade LGBT na África do Sul.

Bester I, Mayotte, 2015, silver gelatin print. © Zanele Muholi. Courtesy of Stevenson, Cape Town/Johannesburg en Yancey Richardson, New York.

O trabalho é uma adição radical a sua obra, onde Muholi brinca com poses e iluminação dramáticas enquanto ela experimenta com vestuários e trajes diferentes, representando os múltiplos papeis que ela faz como uma mulher. Em preto e branco, Muholi propositalmente quis sublinhar seu ‘negrume’ e ao mesmo tempo ela brinca com valores tonais.

Seus outros trabalhos, como "Faces and Phases" (Rostos e Fases), outra série com foco no lesbianismo será apresentada.
Antecipe mais da sua fotografia no seu próximo show titular Zanele Muholi no Stedelijk Museum em Amsterdam, no dia 9 de julho.

Bester IV, Mayotte, 2015, silver gelatin print. © Zanele Muholi. Courtesy of Stevenson, Cape Town/Johannesburg en Yancey Richardson, New York.; Bester V, Mayotte, 2015, silver gelatin print. © Zanele Muholi. Courtesy of Stevenson, Cape Town/Johannesburg en Yancey Richardson, New York.; Faniswa, Seapoint, Cape Town, 2016, silver gelatin print. © Zanele Muholi. Courtesy of Stevenson, Cape Town/Johannesburg en Yancey Richardson, New York.; Yaya Mavundla, Parktown, Johannesburg, 2014, silver gelatin print. © Zanele Muholi. Courtesy of Stevenson, Cape Town/Johannesburg en Yancey Richardson, New York.

O show vai até o dia 15 de outubro.


Imagens foram retiradas do kit de impressa.

escrito por lomographymagazine no dia 2017-06-27 em #novidades

Estamos explodindo com excitação para apresentar o nosso mais recente projeto no Kickstarter: a Lomo’Instant Square. Nós estamos falando da primeira câmera instantânea completamente analógica que produz fotos Instax quadradas. Ela vem com uma lente de vidro de 95mm para fotos super nítidas, um modo automático avançado que toma conta da exposição, todas características criativas típicas da Lomography — e um design compacto e dobrável. A Lomo’Instant Square foi lançada no Kickstarter. Venha participar da diversão e nos apoie no Kickstarter para economizar até 35% no preço varejista e ganhe um monte de brindes extras. Aproveite as ofertas antes que elas acabem. Não fique por trás.

Mais Artigos Interessantes

  • O Mundo Através dos Olhos de Uma Mulher

    escrito por Ivana Džamić no dia 2017-03-08 em #novidades
    O Mundo Através dos Olhos de Uma Mulher

    O Dia Internacional da Mulher é o melhor modo de prestar homenagem à todas as mulheres incríveis nas nossas vidas. Tanto quanto na arte como também na vida diária, elas conseguem deixar uma marca e fazer do mundo um lugar memorável.

  • Sobre Beleza e Mulheres: Uma Entrevista com Jordan Bunniie

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-11-08 em #pessoas
    Sobre Beleza e Mulheres: Uma Entrevista com Jordan Bunniie

    Em uma sociedade patriarcal, para tudo que mulheres estão lutando, principalmente os mesmos direitos, são vistos como radical; mas não desencorajadas por impressões. Se inspire com a fotografa americana *Jordan Bunniie* e como ela se tornou seu próprio ídolo com a sua arte e visão provocante.

    2016-11-08
  • Ina Jang sobre a Fotografia e a Mistura de Meios: Uma Entrevista

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2017-05-30 em #pessoas
    Ina Jang sobre a Fotografia e a Mistura de Meios: Uma Entrevista

    A misturadora ávida dos meios de arte e fotografia, Ina Jang compartilha conosco o que motiva ela a continuar os seus constantes experimentos, as suas estéticas subtis e suaves, e a história por trás do seu trabalho. Leia esta entrevista exclusiva sobre como ela traz uma nova dinâmica à fotografia alternativa.

  • Novidades do Shop

    Direto de Milão

    Direto de Milão

    Chegou alguém novo na cidade e há rumores de que ela é a solução sartorial aos seus desejos de fotografia instantânea. A nova Lomo’Instant Milano chegou! Seja corajoso, seja alto! A Milano Edition vem com um novo visual que certamente vai virar cabeças quando você tirar aqueles adoráveis snaps de tamanho de carteira . Canalize sua fashionista interior e comece a fotografar com esta nova adição à família crescente da Lomo'Instant. Pegue uma no Online Shop agora!

  • Acontecimentos em Filme: A Urgência dos Refugiados em Como

    escrito por sirio174 no dia 2016-12-15 em #cultura #pessoas #lugares
    Acontecimentos em Filme: A Urgência dos Refugiados em Como

    Neste artigo eu vou mostrar uma emergência séria na minha cidade Como, pero ta borda Suíça. a chegada de centenas de refugiados e migrantes da África e do oriente Médio, dos seu primeiro acampamento perto da estação de trem até a acomodação final em um lugar melhor.

  • Retratos Cinematográficos: Uma Entrevista com Duran Levinson

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2017-02-09 em #pessoas
    Retratos Cinematográficos: Uma Entrevista com Duran Levinson

    Principalmente inspirado pela cultura africana e asiática, o fotógrafo da Cidade do Cabo *Duran Levinson* generosamente compartilha os seus segredos sobre a sua carreira sucedida e profissional de fotografia analógica com o seu trabalho dicotômico entre moda e documentário.

    2017-02-09
  • Capturando o Momento Certo: Uma Entrevista com Sasha Guseynova

    escrito por Ivana Džamić no dia 2016-12-20 em #pessoas
    Capturando o Momento Certo: Uma Entrevista com Sasha Guseynova

    Nós tivemos a honra de ater um papo com Sasha Guseynova, uma jovem fotógrafa de Moscou, cujo lindo trabalho se trata de capturar a beleza do momento. Ela começou a explorar o mundo da fotografia sete anos atrás e desde então ela é incrível para capturar emoções. Nesta entrevista, Sasha compartilha o que ela pensa de beleza e revela porque todos os bons retratos são baseados em confiança.

    2016-12-20
  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • Frutas e Pessoas Peculiares: LomoAmigo Eva Zar

    escrito por Katherine Phipps no dia 2017-03-07 em #cultura #pessoas #lugares
    Frutas e Pessoas Peculiares: LomoAmigo Eva Zar

    Eva Zar é uma artista e fotógrafa de moda de Nova Iorque cujo trabalho explora o momento frágil e íntimo antes da encenação de posts da rede social. O estilo peculiar e excêntrico da Eva continua a chamar a atenção de editores e marcas, tanto em Nova Iorque, como também no exterior.

  • Kealan Shilling e os "Portões do Inferno" de Nova Iorque

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-10-13 em #lugares
    Kealan Shilling e os "Portões do Inferno" de Nova Iorque

    Além da confusão e agitação da mistura do mundo, existe um labirinto subterrâneo bizarro, rodeado de mistérios assombradores e lendas urbanas. Fotógrafo *Kealan Shilling* e seus amigos se atrevem a andar pelos Portões do Inferno para uma aventura ousada, porém memorável.

  • Os Mestres da LC-A

    escrito por lomographymagazine no dia 2017-08-10 em #equipamento
    Os Mestres da LC-A

    Nós achamos que talento e criatividade deveriam ser honrados e é por isso que nós fizemos uma lista com os Lomógrafos mais talentosos da nossa comunidade. Desta vez, nós queremos rever as melhores fotos feitas com a nossa câmera LC-A.

    2017-08-10
  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • Jordanna Kalman: Uma Questão de Memória

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2017-02-28 em #pessoas
    Jordanna Kalman: Uma Questão de Memória

    O que são fotos, se pessoas queridas se transformam em estranhos nelas, se retratos se tornam relíquias incompletas de memória? A fotógrafa localizada em Nova Iorque, Jordanna Kalman revisita e desfaz as fotos que ela já tirou, arrancando cada memória fora da impressão.

  • Desertos, Bruxaria e Realismo Mágico: O Mundo de Andrea Mae Perez

    escrito por kamilakstanley no dia 2017-07-11 em #pessoas
    Desertos, Bruxaria e Realismo Mágico: O Mundo de Andrea Mae Perez

    Andrea Mae Perez é uma arista multi-disciplinar espanhola-americana. Através de vídeo, fotografia e várias colaborações artísticas, ela criou um mundo cativante e multicultural ao seu redor. A curta metragem Desert-ar foi apresentada como parte da seleção oficial de 2017 do BFI Future Film Festival.

    2017-07-11
  • Primeiras Impressões com o Neptune Convertible Art Lens System: Lorenzo Scudiero

    escrito por Lomography no dia 2017-05-18 em #pessoas
    Primeiras Impressões com o Neptune Convertible Art Lens System: Lorenzo Scudiero

    Lorenzo Scudiero é um fotógrafo de 20 anos, nascido e criado nas lindas montanhas italianas. Lorenzo começou a sua aventura fotográfica poucos anos atrás, quando ele começou a capturar os seus amigos, contando suas histórias, arrodeado pelas paisagens de tirar o fôlego do lugar onde ele mora. Depois de terminar o secundário, ele decidiu a se comprometer completamente com a fotografia. Agora ele estuda Direção da Fotografia no “Centro Sperimentale Cinematografia” em Roma. Nós deixamos ele usar o Neptune Convertible Art Lens System e ele entregou resultados lindos.