Fotografia Instantânea: Antes e Agora

2017-09-07

A fotografia instantânea percorreu um longo caminho e a excitação não está acabando por aqui. Mesmo quando a conveniência do digital, o mundo instantâneo continua a florescer com desenvolvimentos incríveis para permanecer fotos instantâneas frescas e bacanas.

Créditos: mattydk & roxyvonschlotterstein

Como Começou

A inspiração de criar a primeira câmera instantânea aconteceu quando a filha de 3 anos de idade do (físico e fundador da Polaroid) Dr. Edwin Land perguntou o seguinte: por que ela não pode ver a foto que o pai tirou dela? Dr. Land já estava experimentando com equipamento fotográfico antes – ele criou um filtro de polarização que eliminava fulgor e reflexos das lentes – então a ideia da câmera instantânea não estava tão longe. Em 1948, a primeira câmera instantânea foi apresentada. Chamada Polaroid 95, ela foi um sucesso e esgotada rapidamente.

SX-70 nos Anos '70

Modelos diferentes foram desenvolvidos desde o começo da Polaroid 95, mas não foi até 1972 quando um ícone nasceu: a Polaroid SX-70. Era uma câmera instantânea SLR dobrável que usava processo de revelação seco. Ela fez tanto sucesso que a empresa produzia 5,000 por dia. Passaram cinco anos e mais uma best-seller apareceu: a Polaroid OneStep Land, uma câmera instantânea com foco fixo.

Créditos: eyecon, minimodi, kruzhkova & ajagee24701

O Poder Instantâneo nos Anos '80

Esta é a era quando a Polaroid Sun 600 e o filme colorido Type 600 foram lançados. Em 1982, Dr. Land decidiu abandonar a empresa Polaroid. Eles ainda continuaram a desenvolver produtos para fotografia instantânea, o que levou ao sistema Polaroid Spectra.

Créditos: anthonystone, ronailer, tsingtao & nigelk

Os Anos '90s e a Instax

Dois anos antes do milênio, Fujifilm apresentou a série das Câmeras Instax que usam um filme instantâneo colorido de ISO 800 do tamanho de um cartão de crédito. Um ano depois, a Polaroid lançou a i-Zone, que fez sucesso com os adolescentes.

Créditos: weleasewoger72, dida & okashii

2000 e depois

Fujifilm continua forte na área da fotografia instantânea. O primeiro passo da Lomography no mundo da fotografia instantânea foram os acessórios Instant Back para as câmeras Diana F+, Lomo LC-A+, e Belair X 6-12. Simplesmente encaixando a Instant Back (carregada com filme Fuji Instax) à câmera correspondente, o usuário pode tirar fotos instantâneas com o efeito distinto Lomográfico.

Créditos: satomi, reneg88 & somapic

Em 2014, através do Kickstarter, a Lomography começou a criar a Lomo'Instant uma câmera instantânea que usa filme Fuji Instax Mini.
Etiquetada a “câmera instantânea mais criativa do mundo”, a Lomo'Instant vem equipada com dois modos criativos de fotografia (ela pode ser usada para fotos padrões de dia e longas exposições noturnas), e encaixes de lente para poder trocar entre grande-angular ou fisheye, close-up ou retrato. Ela também vem com filtros de gel colorido para a técnica colorsplashing.

Créditos: dream, sanamiii, lomography, tomas_bates & grad

Um ano depois, a produção da Lomo'Instant Wide começou. Ela manteve as características criativas da câmera original Lomo’Instant, e a capa de lente da Lomo’Instant Wide foi feita para poder ser usada como um controle remoto para autorretratos, fotos de grupos ou longas exposições. Esta câmera usa filme Fuji Instax Wide.

Créditos: lomographyfrance, klemidesigns, lafilledeer, dop, pinkbutterfly, pearlgirl77 & zonderbar

Em 2016, a Lomo'Instant Automat foi apresentada. Simples, esta câmera instantânea faz tudo pra você – a abertura, velocidade do obturador, e a saída do flash se ajusta automaticamente para fotos perfeitamente iluminadas em qualquer situação.

E agora a Lomography está querendo marcar mais um passo importante na história da fotografia instantânea com a Lomo'Instant Square! Por favor, nos ajude a realizar este projeto especial nos apoiando no Kickstarter. A Lomo'Instant Square possui uma lente de vidro multi-revestida, modo de disparador totalmente automático e montes de recursos criativos, então você tem tudo o que precisa para tirar fotos incríveis para onde você for.

escrito por lomographymagazine no dia 2017-09-07 em #novidades

Mais Artigos Interessantes