Amizades Estrangeiras Através de Filme: Uma Entrevista com a Criadora do Blog 'Film Based Traveler' Nicole Yeoh

2017-10-10

Nicole Yeoh tem um blog localizado em Singapura Film Based Traveler ond ela escreve sobre os seus passeios fotográficos e como fazer boas amizades através da fotografia analógica. Nós batemos um papo com ela sobre a sua lealdade ao filme.

© Nicole Yeoh: Contax TVS, Lomography Color Negative 100

Nos conte um pouco mais sobre como a sua aventura fotográfica comecou.

Eu sempre me interessei por fotografia, desde quando eu fiz 14 anos. Eu nunca percebi que eu tinha um interesse sincero e foi meu amigo Adhianto que realmente me inspirou a começar a levar a fotografia a sério. O meu pai observou a minha paixão pela fotografia e me deu a minha primeira DSLR de presente que foi uma Nikon D3100. Desde então, a fotografia se tornou parte de mim. Hoje em dia, eu fotografo principalmente com o formato analógico.

O que/Quem são as suas maiores influências no seu trabalho?

Eu comecei com fotografia urbana em uma época quando não era tão popular como agora. Cada pessoa neste mundo tem uma história para contar. A habilidade de fotos de capturar as emoções suteis da vida de alguém foi muito influente no meu trabalho. A maioria do eu trabalho mostra pessoas idosas e frágeis. Suas histórias e experiências me fascinam. E eu acredito que talvez eu possa desempenhar um papel conscientizando que essas pessoas não deveriam ser esquecidas em um país desenvolvido como Singapura.

© Nicole Yeoh, L-R: Leica M6, Fujicolor Industrial 400; Contax TVS, Lomography Color Negative 100; Nikon FM2, Fuji Film Pro 400

Como você descreveria o seu estilo fotográfico?

Es descreveria o meu estilo como casual e discreto, capturando o modo cândido de se viver.

Por que filme?

Eu amo a ‘textura’ que somente o filme pode oferecer. É um grande prazer ir pelo processo físico inteiro do momento que você aperta o obturador ao processo de revelar e finalmente poder segurar e ver o seu trabalho artístico. Por último, também parece como receber um presente de aniversário cada vez que você recolhe os resultados do laboratório.

Dicas de como desenvolver o talento e o olho atento como um fotógrafo?

Muitas vezes, pessoas, incluindo eu mesma, focam no equipamento ao invés de tirar fotos. Depois de ficar confusa, comprando aparelho pós aparelho, eu aprendi que é muito importante entender o seu aparelho também. Se não, você vai passar a metade do seu tempo tentando se acostumar com a nova câmera ou lente. Somente depois que você entender a sua câmera, você poderá ser capaz de realmente aproveitar o máximo do potencial de capturar ótimas fotos. Por outro lado, a sua visão estética virá com você estudando o ótimo trabalho artístico de vários outros fotógrafos fantásticos e constantemente refletindo sobre o seu próprio trabalho.

© Nicole Yeoh, L-R: Rollei B35, Kodak Ultra Max 400; Rolleiflex 2.8D, Fujifilm Pro 400; Leica M6, Walgreens 200

Nos conte mais sobre os passeios fotográficos que você experimentou. Alguma história memorável que você gostaria de compartilhar?

Uma história muito memorável aconteceu durante um passeio fotográfico organizado por um amigo perto de Tiong Bahru em Singapura. Eu estava usando a minha Rolleiflex Twins Lens Reflex (TLR) naquele dia. Nós vimos um senhor idoso com seus 80 anos passeando. Instantaneamente, nós começamos a tirar fotos dele tentando ser o mais discreto possível, mas mesmo assim ele nos percebeu. E assim ele viu a minha Rolleiflex e começou uma conversa simpática. Ele nos disse que amava a fotografia quando era um rapaz e que usava uma Yashica D TLR.

Como ele foi tão bonzinho de posar pra gente, a única coisa que a gente podia retornar era de enviar as cópias impressas dos seus retratos. Mesmo que ele não estava em casa quando eu passei pra dar as fotos pra ele, a sua esposa que as recebeu pra ele ficou muito feliz com o gesto. Eu fiquei mais que feliz podendo melhorar o dia de alguém com o meu trabalho.

Eu realmente encorajo todo mundo a realmente tentar mandar as cópias aos sujeitos! Você nunca sabe, pode ser o melhor retrato deles há muito tempo.

© Nicole Yeoh, Rolleiflex 2.8D, Fujifilm Pro 400

Você tem um projeto atual ou futuro sobre quais você gostaria de falar com a nossa comunidade?

O meu projeto atual é de documentar lugares onde eu moro e por quais eu viajo. Outro projeto permanente seria documentar a minha família, meus amigos e meu gato.

Eu também adoraria documentar veículos no futuro. Quem sabe como carros irão se transformar nos próximos 100 anos?

© Nicole Yeoh; Leica M6, JCH Street Pan 400

Para ver mais do seu trabalho, visite o seu blog filmbasedtraveler.com e a siga no Instagram - @filmbasedtraveler.

escrito por crissyrobles no dia 2017-10-10 em

Mais Artigos Interessantes