LomoAmigo Erhan Baran e Retratos com o LomoChrome Purple

2017-10-17

Erhan Baran, que mora em Silivri usou o New LomoChrome Purple Film nos seus retratos recentes. Continua lendo para saber mais sobre ele e as suas fotos – e veja como o LomoChrome Purple transforma áreas verdes!

Oi Erhan, bem vindo a magazine da Lomography. Você pode se apresentar a nossa comunidade?

Oi, eu passei a minha infância em Tekirdağ até eu me mudar para Silivri em 1992. Eu sou originalmente de Çorum, mas como eu nasci no ano em que a gente se mudou pra Tekirdağ, eu não passei muito tempo lá. A primeira vez que eu estive longe de Silivri foi durante os meus estudos na universidade. Eu estudei na Universidade de Yeditepe İstanbul. Depois de me formar eu trabalhei no departamento de produção em uma rádio por dois anos. Na época, no meu tempo livre eu estava trabalhando como um assistente para um fotógrafo de moda e eu tive a chance de trabalhar com as modelos depois. Isso se tornou em uma paixão e eu comecei a fazer retratos com câmeras analógicas.

Fotos: Erhan Baran, Modelo: Kaan Uğuş

Você usa câmeras e filmes diferentes nos seus ensaios. Você tem preferencias?

Como eu faço mais retratos, eu sempre estou em busca de lugares novos e eu viajo bastante. Normalmente eu levo a minha La Sardina, porque ela é leve, prática, útil e ela tem uma lente grande-angular. Eu vim usando ela por três anos e eu estou muito feliz com os resultados. Eu gosto de usar filmes diferentes, dependendo do que eu vou fazer. Eu experimentei quase todos os filmes. Como o meu me interesso principalmente por retratos, eu prefiro usar filmes novos da Kodak mas também filmes vencidos. Eu costumo usar filmes Ilford para as minhas fotos em preto e branco. Mas recentemente, o filme que abriu os meus olhos e me emocionou foi o LomoChrome Purple.

Fotos: Erhan Baran, Modelo: Büşra Korkmaz

Você usou o New LomoChrome Purple na sua série mais recente. Pode nos contar algo sobre essas fotos?

Faz tempo que eu queria usar o New LomoChrome Purple. Eu passei pelas LomoHomes de pessoas que usaram o filme antes, e depois de falar com a LomoAmiga Şeyma Emine Tamer sobre como ela usou o filme eu decidi experimentar.

Na verdade, essa série é mais para conhecer o filme. Como eu não conhecia e estava muito ansioso para ver como os resultados iriam sair, eu decidi usá-lo em uma área bem verde. Inicialmente, foi muito difícil achar modelos que combinavam com as fotos que eu tinha em mente, mas depois eu achei uns modelos e mostrei as fotos feitas com este filme, eles ficaram ansiosos também. Depois eu planejei os ensaios e completei a série.

Fotos: Erhan Baran, Modelo: Aybüke Ercihan

Onde você fez os ensaios?

Para a primeira série, nós trabalhamos com Kaan Uğuş, que é como um irmão pra mim. Com a excitação de usar o filme novo, nós decidimos fotografar em Atatürk Arboretum, onde eu já tinha trabalhado antes.

O segundo ensaio não foi planejado. Uma das minhas amigas cujo trabalho analógico eu sigo, Aybüke Ercihan, veio me visitar em Silivri e nós decidimos fotografar depois. Eu posso dizer com honestidade que foi um dos ensaios mais convenientes que eu já fiz como foi a minha primeira vez trabalhando em Silivri.

Eu fiz o terceiro ensaio em Tekirdağ. Nós trabalhamos com a minha amiga intima Büşra Korkmaz, com quem eu quis trabalhar por muito tempo. Quando eu falei para ela no que eu estava pensando ela me disse que ela sabia que lugar! Eu hesitei um pouco no começo, mas quando eu vi o lugar eu fiquei aliviado.

Você tem alguma sugestão para pessoas que nunca experimentaram LomoChrome Purple antes?

Quanto mais luz entrar no filme, mais intenso o roxo fica. Este é um filme que amam a luz. Para dias de verão, eu sugeria usá-lo com 200 ou 400 ISO. Se o céu estiver mais cinza, ajuste para 100 para melhores resultados.

Uma dicazinha, você pode atingir resultados incríveis com close-ups de pessoas de olhos verdes...

Quais são os seus futuros projetos?

Como eu estou muito feliz com o LomoChrome Purple, estou planejando a continuar a fotografar com ele. Eu também estou trabalhando em uma exibição e eu acho que esses retratos vão agregar valor.


Para mais de Erhan, visite a sai LomoHome ou siga ele no Instagram.

escrito por nural no dia 2017-10-17 em #pessoas

Lomography Lomochrome Purple XR 100-400 (35mm)

Este filme negativo de cor única irá surpreendê-lo transformando os tons naturais da sua foto em novos tons incríveis. Um renascimento do olhar infra-vermelho psicodélico do filme Kodak Aerochrome que todos amamos, este filme garante resultados fotográficos surpreendentes.

Mais Artigos Interessantes