Grande Telescópio das Ilhas Canário

2010-07-28

No ano 2000, com a chegada do novo milênio, deu-se início o trabalho na ilha de La Palma, nas Ilhas Canário, para a construção do maior telescópio óptico do mundo, o “Grande Tecan”.

No ano 2000, com a chegada do novo milênio, deu-se início o trabalho na ilha de La Palma, nas Ilhas Canário, para a construção do maior telescópio óptico do mundo, o “Grande Tecan”. Patrocinado pelo Instituto Astrofísico das Canárias e pelo Governo Espanhol, o telescópio levou mais de 7 anos para ser completado, e mais dois anos até que estivesse 100% operacional. E não é fácil construir um telescópio em uma ilha vulcânica a 2400 metro acima do nível do mar. Especialmente conhecendo seus componentes.

O espelho primário, de 10,4m de diâmetro, é segmentado em 36 partes hexagonais, de apenas 8 polegadas de grossura … mas pesando 450kg cada! No total, o telescópio pesa mais de 16 toneladas, e o material de construção dos espelhos(feitos na Alemanha) é o “Zerodur”, um tipo de cerâmica de vidro que praticamente não sofre alterações com mudanças de temperatura, algo essencial quando se trabalha em altitudes onde a diferença entre dia e noite é de muitos graus celsius, além de que, a superfície polida dos espelhos podem possuir erros de apenas 15 nanometros(0.000015mm), o que significa que se pudessemos aumentar o espelho para que ficasse com o tamanho da península ibérica, nós não teríamos mais que 1mm de erro.

Mas, o mais impressionante de tudo é que o telescópio, somado ao seu domo, pesando mais de 500 toneladas, foram banhados com uma fina camada de lubrificante especial que permite que qualquer um gire o domo inteiro com um empurrãozinho! A verdade, é que, essa espetacular estrutura da engenharia, uma amostra do poder de criatividade do ser humano, nos ajuda a desvendar muitos segredos do universo!

escrito por sinvertigo no dia 2010-07-28 em #lugares #mountain #high #stars #location #telescope
traduzido por lucasjl

Estamos explodindo com excitação para apresentar o nosso mais recente projeto no Kickstarter: a Lomo’Instant Square. Nós estamos falando da primeira câmera instantânea completamente analógica que produz fotos Instax quadradas. Ela vem com uma lente de vidro de 95mm para fotos super nítidas, um modo automático avançado que toma conta da exposição, todas características criativas típicas da Lomography — e um design compacto e dobrável. A Lomo’Instant Square foi lançada no Kickstarter. Venha participar da diversão e nos apoie no Kickstarter para economizar até 35% no preço varejista e ganhe um monte de brindes extras. Aproveite as ofertas antes que elas acabem. Não fique por trás.

Mais Artigos Interessantes

  • Lomo In-Depth: Porque o Filme está fazendo um Retorno

    escrito por Ciel Hernandez no dia 2016-10-11 em #cultura
    Lomo In-Depth: Porque o Filme está fazendo um Retorno

    Quando o novo milênio chegou, a mudança do filme para cartões SD drasticamente mudaram o cenário da indústria fotográfica e do mundo da arte. Depois de uma década e meia, em um aumento no número de pessoas voltando a usar o meio analógico.

  • Cinco Modos de Aproveitar as suas Férias

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-12-01 em #novidades
    Cinco Modos de Aproveitar as suas Férias

    É aquela véspera do ano, onde quase já se pode ouvir o feriado batendo na porta. Mesmo que feriados normalmente estão aqui para dá uma pausa do seu trabalho das *9* as *5*, não tem nenhum motivo para não permitir a você uma quantidade saudável de preguiça e mesmo assim fazer umas coisas legais e criativas...

  • Junte-se à Nós para a nossa Transmissão Ao Vivo no Kickstarter

    escrito por Lomography no dia 2017-05-23 em
    Junte-se à Nós para a nossa Transmissão Ao Vivo no Kickstarter

    Junte-se à nós para um grande anúncio, ofertas exclusivas e uma demonstração prática do novo Neptune Convertible Art Lens System! Conosco estarão os respeitados fotógrafos Mitchell Wojcik e Olivia Locher e nós vamos responder as perguntas dos telespectadores no Kickstarter ao vivo no dia 25 de maio às 16:00h EST.

  • Novidades do Shop

    Direto de Milão

    Direto de Milão

    Chegou alguém novo na cidade e há rumores de que ela é a solução sartorial aos seus desejos de fotografia instantânea. A nova Lomo’Instant Milano chegou! Seja corajoso, seja alto! A Milano Edition vem com um novo visual que certamente vai virar cabeças quando você tirar aqueles adoráveis snaps de tamanho de carteira . Canalize sua fashionista interior e comece a fotografar com esta nova adição à família crescente da Lomo'Instant. Pegue uma no Online Shop agora!

  • Primeiras Impressões com o Neptune Convertible Art Lens System: Lorenzo Scudiero

    escrito por Lomography no dia 2017-05-18 em #pessoas
    Primeiras Impressões com o Neptune Convertible Art Lens System: Lorenzo Scudiero

    Lorenzo Scudiero é um fotógrafo de 20 anos, nascido e criado nas lindas montanhas italianas. Lorenzo começou a sua aventura fotográfica poucos anos atrás, quando ele começou a capturar os seus amigos, contando suas histórias, arrodeado pelas paisagens de tirar o fôlego do lugar onde ele mora. Depois de terminar o secundário, ele decidiu a se comprometer completamente com a fotografia. Agora ele estuda Direção da Fotografia no “Centro Sperimentale Cinematografia” em Roma. Nós deixamos ele usar o Neptune Convertible Art Lens System e ele entregou resultados lindos.

  • Capturando o Momento Certo: Uma Entrevista com Sasha Guseynova

    escrito por Ivana Džamić no dia 2016-12-20 em #pessoas
    Capturando o Momento Certo: Uma Entrevista com Sasha Guseynova

    Nós tivemos a honra de ater um papo com Sasha Guseynova, uma jovem fotógrafa de Moscou, cujo lindo trabalho se trata de capturar a beleza do momento. Ela começou a explorar o mundo da fotografia sete anos atrás e desde então ela é incrível para capturar emoções. Nesta entrevista, Sasha compartilha o que ela pensa de beleza e revela porque todos os bons retratos são baseados em confiança.

    2016-12-20
  • Adivinha quem voltou… O Retorno Fugaz do Filme Lomography Color Negative F²/400

    escrito por pan_dre no dia 2017-05-10 em #equipamento #novidades
    Adivinha quem voltou… O Retorno Fugaz do Filme Lomography Color Negative F²/400

    No começo deste ano, nós lançamos um tipo de filme de 35mm bastante memorável: o Lomography Color Negative F²/400. Nós recuperamos o último estoque de uma companhia italiana e guardamos ele por sete anos em condições especiais. Com a sua estética nostálgica e lindos tons de azul com um pouco de características de X-Pro, a venda deste filme fui muito sucedida e ele rapidamente saiu de estoque ao redor do mundo.

  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • A Lomography Precisa de Você

    escrito por Lomography no dia 2017-09-21 em
    A Lomography Precisa de Você

    Nós estamos procurando embaixadores, distribuidores e parceiros para nos ajudar a trazer a Lomography para uma loja perto de você. Se junte a nós ou sugira alguém que você conhece!

    2017-09-21
  • Caçando o Sol: Aventuras Diurnas com a Lomo'Instant Square

    escrito por Lomography no dia 2017-09-19 em #novidades
    Caçando o Sol: Aventuras Diurnas com a Lomo'Instant Square

    Aproveite cada momento debaixo do sol com a Lomo'Instant Square.

    2017-09-19
  • Contos de Um Quarto de Vida: Tyrone Williams

    escrito por lomographymagazine no dia 2017-09-19 em #pessoas
    Contos de Um Quarto de Vida: Tyrone Williams

    Nós juntamos uma piscina de jovens fotógrafos para nos dar percepções sobre fotografia, sendo o seu futuro, e outras coisas nessa série de entrevista para o aniversário de 25 anos da Lomography. Desta vez, nós vamos dar uma olhada no estilo do fotógrafo Tyrone Williams.

    2017-09-19
  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • Dando uma Olhada na Cena Criativa Milanesa com Luca Font e a Lomo'Instant Square

    escrito por lomosmarti no dia 2017-09-14 em #pessoas #vídeos
    Dando uma Olhada na Cena Criativa Milanesa com Luca Font e a Lomo'Instant Square

    Depois da nossa recente apresentação do trabalho incrível do artista de tatuagem italiano Luca Font, ele está de volta para compartilhar retratos dos seus amigos feitos com a Lomo'Instant Square!

    2017-09-14
  • Aproveite o Surreal com o Novo, Mais Doido Ainda Purple Film

    escrito por ellakoppensteiner no dia 2017-09-12 em #equipamento #novidades #vídeos
    Aproveite o Surreal com o Novo, Mais Doido Ainda Purple Film

    Apresentando o Novo LomoChrome Purple 120 Film e o LomoChrome Purple Super 8 Film!

    2017-09-12
  • Fotografia Instantânea: Antes e Agora

    escrito por lomographymagazine no dia 2017-09-07 em #novidades
    Fotografia Instantânea: Antes e Agora

    A fotografia instantânea percorreu um longo caminho e a excitação não está acabando por aqui. Mesmo quando a conveniência do digital, o mundo instantâneo continua a florescer com desenvolvimentos incríveis para permanecer fotos instantâneas frescas e bacanas.

    2017-09-07