Real Gabinete Português de Leitura

Há poucos lugares no mundo, os quais eu visitei por causa de fotos que tinha visto. Um desses lugares é o Real Gabinete Português de Leitura. Uma biblioteca colonial no centro do Rio de Janeiro.

A alguns anos atrás, eu estava intrigado pela foto em grand eformato de Andreas Gursky. Ele é um dos mais famosos fotógrafos da atualidade, ele é certamente um dos mais caros. Sua técnica é manipular e aumentar as imagens. Seu tema é a captura de grandes grupos e o desenvolvimento das estruturas arquitetônicas. Ele também escolheu o Gabinete como assunto e, foi por isso que eu fui lá.

Julgando pela imagem, eu achava que essa biblioteca era gigantesca. Mas não! São três andares, e uma grande sala no térreo. Ainda funciona como uma sala de reunião e como uma biblioteca histórica. A origem da biblioteca data de 1830, quando imigrantes portugueses e exilados políticos fundaram um ponto de encontro para os intelectuais. O prédio no estilo Neomanuelino é de 1880. Só a arquitetura já é um ponto de beleza colonial.

Na minha opinião, essa deve ser a biblioteca mais silenciosa que eu já visitei. Do ponto de vista do fotógrafo, porque levar essas máquinas barulhentas consigo, certamente farão você parecer um idiota, que será surrado e jogado pra fora do lugar. Até avançar o filme da minha LC-A+ era tão perturbador que eu preferia ter levado minha câmera panorâmica.

Além de Andreas Gursky somente os funcionários da biblioteca são permitidos a ir nos andares superiores para pegar os livros escolhidos pelos alunos. Suas opções para tirar fotos se resumem ao térreo. Mas é excitante e colorido. Todos esses livros antigos e em excelente condição, alinhados e emplilhados em prateleiras histórias: wow! Eu sinto que esse lugar é uma preciosidade para um viajante solitário, não nem uma entrada na Wikipedia em inglês. Você achará o Gabinete na Rua Luis de Camões no Centro do Rio de Janeiro. Fica entre duas estações de metrô: Uruguaiana e Carioca. Eu recomendo uma visita especialmente num dia chuvoso e você não pode fazer muito lá fora.

Mais sobre o Real Gabinete
Wikipedia

escrito por wil6ka no dia 2010-09-29 em #lugares #brazil #books #rio-de-janeiro #library #historic #location #ancient #willie #biblioteca #historia #livros
traduzido por red_baron

Kickstarter

Bringing an iconic aesthetic to square format instant photography, the Diana Instant Square fills frames with strong, saturated colors and rich, moody vignetting. Built to let your inspiration run wild, our latest innovation features a Multiple Exposure Mode, a Bulb Mode for long exposures, a hot shoe adapter and so much more! It’s even compatible with all of the lenses created for the Diana F+ so that you can shake up your perspective anytime, anywhere. No two shots will ever be the same. Back us on Kickstarter now!

Mais Artigos Interessantes