A Técnica do Avanço - Uma Dica Para a Diana Multi Pinhole Operator

1

Uma fácil, porém, efetiva técnica, para sua amada Diana Multi Pinhole Operator!

O que você precisa é uma Diana Multi Pinhole Operator, um tripé e filme, filme e muito mais filmes. Você precisa da DMPO pois ela tem a função bulb automática, isso significa que enquanto o disparador continuar apertado o filme é exposto. Coloque o filme como usualmente, monte sua DMPO no tripé, procure por algo que você queira fotografar e deixe a técnica começar. Dependendo das condições de luz você expõe a primeira parte, quase que normal, subexpõe apenas um pouco (em torno de 1/4 do tempo de exposição normal) e comece a avançar o filme enquanto expõe. Agora você tem de ser cuidadoso para evitar sobre ou subexposições. Enquanto o filme é avançado, algumas partes serão mais expostas. Então, exponha o filme em torno de 1/4 do tempo normal. Devido ao avanço, a velocidade muda.

Para mim, tem a ver com um sentimento ligado as condições de luz, o filme e o objeto. É tentativa e erro, eu acho que, e você teria, de estar acostumado à fotografia pinhole senão essa técnica pode ser desapontadora. Como meu scaner escaneia apenas um máximo de 3 fotos 6×6 juntas, eu evito tirar fotos mais longas. Porém, isso é possível também. Um filme inteiro utilizando a técnica de avanço, isso seria legal!

Então aqui está um guia em passos:
1.Coloque o filme
2.Prepare o tripé
3. Procure um assunto
4. Comece a fotografar a primeira parte e
5. Avance enquanto ainda tira a foto
6. Pare de expor (após 3 frames)
7. Avance para a próxima foto sem expor ;)

Você também pode tentar essa técnica com filme 35mm usando a Diana 35mm Back.

Porém, como você pode ver aqui, o céu estava muito claro e eu expus demais, então, o assunto desapareceu.

Por favor, use esta técnica e mostre seus resultados!

written by mephisto19 on 2010-09-13 in #gear #tipster #diana #manual #arte #pinhole #dica-rapida #camera
translated by lucasjl

One Comment

  1. anamoro
    anamoro ·

    CA RA CA!!!

More Interesting Articles

  • 9 Maneiras De Usar A LomoKino

    written by Julien Matabuena on 2015-08-11 in #gear #tipster #videos
    9 Maneiras De Usar A LomoKino

    Reencarne seu cineasta favorito e crie sua própria obra-prima analógica digna de uma tela prateada com a LomoKino ! Aqui, nós vasculhámos a comunidade para descobrir as técnicas para fazer filmes mais criativos.

  • Dicas de fotografia Indoor/Low-Light

    written by adi_totp on 2014-11-03 in #gear #tipster
    Dicas de fotografia Indoor/Low-Light

    Não tenha receio de tirar fotos dentro de casa ou em condições de luz muito reduzida. Enquanto houver um pouco de luz a sua volta, a câmera tem que estar pronta a disparar! Aqui fica uma dica para você: lembre-se sempre de apanhar a luz!

  • Viajando pelos Diversos Continentes com Pei Ketron e sua Lomo LC-A 120

    written by givesmehell on 2015-07-24 in #people #lifestyle #lomoamigos
    Viajando pelos Diversos Continentes com Pei Ketron e sua Lomo LC-A 120

    Pei Ketron é uma fotógrafa extremamente talentosa que mora em São Francisco. Ela nasceu na Tailândia e foi criada na Reserva Navajo do Arizona. Pei passou sua infância nos desertos do Sudeste e seus verões contemplando a lua sob os trópicos. Ela ensina fotografia em diversas instituições tais como a Santa Fe Photographic Workshops e The Compelling Image, e tem uma impressionante lista de clientes, entre os quais Apple, Adobe e Bloomingdale. Continue lendo para descobrir o que ela tem a dizer sobre suas aventuras pelo mundo com a Lomo LC-A 120.

  • Como fazer Redscale caseiro

    written by hodachrome on 2014-12-12 in #gear #tipster
    Como fazer Redscale caseiro

    Dando voltas sobre como preparar um rolo de redscale em casa? Existem já por aí alguns artigos muito bons sobre essa matéria, no entanto resolvi partilhar minha própria fórmula. Esse método mantém os frames do filme em ordem e é bem útil para a técnica EBS - Exposing Both Sides of the Film (Expondo os dois lados do filme)

  • Tire o máximo partido da sua Lomo`Instant

    written by jacobs on 2014-11-21 in #gear #tipster #videos
    Tire o máximo partido da sua Lomo`Instant

    A novíssima Lomo`Instant está apenas aguardando a sua chamada para registar os melhores momentos dessa época festiva, instantaneamente! Dê uma olhada nesse guia passo-a-passo sobre como operar e conseguir fotos bem legais com a sua nova câmera favotita!

  • Retratos instantâneos de rua com uma Tachihara 4x5

    written by chooolss on 2014-12-12 in #lifestyle #videos
    Retratos instantâneos de rua com uma Tachihara 4x5

    O fotógrafo Stefan Lister resolveu tirar a sua Tachihara vintage 4x5 do estúdio, pegar em filme instantâneo e saír para a rua fotografando quem encontrou pelo caminho.

  • Testes com rolos de 35mm e químicos

    written by blackfairy on 2014-11-09 in #gear #tipster
    Testes com rolos de 35mm e químicos

    Por vezes acontece que as fotos que esperava não correspondem ao que você inicialmente antecipou - a imagem não ficou bem, as cores ficaram um pouco aquém do esperado, e a foto acabou por ficar com aspeto banal. Posto isso, lhe proponho aqui uma segunda chance para seus negativos. É isso mesmo, experimente modificar os seus negativos de 35mm. Inspire-se nas ideias que lhe proponho e tente você mesmo em casa, scaneando os seus negativos com o smartphone scanner da Lomography por exemplo. Tudo é possível... Use a sua imaginação e anote a sua nova receita de filme!

  • Photoblog.hk review sobre as nova objetiva Petzval

    written by zoeyeung on 2014-10-28 in #reviews
    Photoblog.hk review sobre as nova objetiva Petzval

    Os caras do photoblog.hq testaram uma das nossas mais recentes criações - a objetiva Petzval, e compartilharam aqui com a comunidade a sua opinião relativamente ao potencial dessa "pequena" maravilha.

  • Minha Primeira Experiência Lomo : Pierrickmorin e a sua Konstruktor

    written by Eunice Abique on 2015-07-08 in #people
    Minha Primeira Experiência Lomo : Pierrickmorin e a sua Konstruktor

    Sendo um cientista, Pierrick fica muitas vezes curioso em relação aos mecanismos e funcionamento das coisas. A sua primeira experiência com fotografia de filme não foi exceção. Desejoso por saber mais sobre os mecanismos interiores de uma máquina fotográfica de filme, ele começou do zero e testou as suas capacidades "DIY" (faça você mesmo) com a câmera Konstruktor.

    1
  • Bridge Hopping: Escapar de Lisboa em direção as praias de Costa da Caparica

    written by jokelangens on 2014-10-21 in #world #locations
    Bridge Hopping: Escapar de Lisboa em direção as praias de Costa da Caparica

    35 graus Celsius. Verão em Lisboa rodeada por sete colinas. A pior combinação de sempre! Haverá melhor programa do que escapar ao calor abrasador de um dia de verão em Lisboa em direção a uma fabulosa praia que fica apenas a uma travessia de ponte de distância? Uma vez em Lisboa, para chegar nas praias com condições incríveis para surfar e com pessoas de carácter ainda melhor, apenas tem que atravessar a lindíssima ponte 25 de Abril.

  • LomoAmigo Obi Blanche Testa a LC-A 120

    written by zonderbar on 2015-07-31 in #people #news #lifestyle #lomoamigos
    LomoAmigo Obi Blanche Testa a LC-A 120

    Em 2013, o músico Obi Blanche se tornou um apaixonado Lomógrafo e entusiasta de fotografia. Desde então, ele se tem demonstrado sempre ansioso para testar as mais recentes adições à lista de câmeras Lomography e, uma câmera muito especial, chamou a sua atenção: a LC- A 120 .

  • Lomography Diana Truques + Dicas

    written by joellep on 2014-10-28 in #gear #tipster
    Lomography Diana Truques + Dicas

    Durante os dois últimos anos, tenho utilizado a câmera Diana F+ de forma exaustiva. Essa foi a câmera que me despertou o interesse pela fotografia de filme. (algo que estou muito grato por ter "descoberto") Dois anos de aventura volvidos, e partilho agora com a comunidade a minha lista de truques e dicas com o que de melhor resultou para mim durante 2 anos de experimentação!