Budapeste – a cidade que roubou meu coração num fim de semana vermelho, branco e verde

2011-02-24

Um famoso compositor brasileiro, Chico Buarque, escreveu que Budapeste é amarela. Quando eu estive lá, encontrei um céu cinza sendo vencido por três cores: vermelho, branco e verde. A bandeira húngara estava em toda parte: um lembrete do quão forte um povo é quando luta unido.

O povo húngaro pode ser conhecido como triste, mas assistir sua celebração no dia 23 de outubro tira qualquer dúvida de que eles são muito nacionalistas. E eles têm muitas razões para se orgulhar de seu país. Por exemplo: Budapeste é uma das cidades mais lindas do mundo; eles são responsáveis pelos primeiros golpes que derrubou o muro de Berlim.

O início da vitória foi em 23 de outubro de 1956, quando a população se revoltou contra as políticas soviéticas, pavimentando o caminho para uma oposição contra o comunismo em toda a Europa. Esse provavelmente é um dos principais feriados deles, e foi nesse dia que me apaixonei por Budapeste – em 2010.

O dia começou como um sábado tranquilo, mas as ruas foram rapidamente tomadas por uma multidão de húngaros orgulhosos: idosos e jovens, usando as cores de seu país, portando bandeiras, cantando canções. Era como um grande desfile, cruzando as ruas, as praças e os monumentos onde a revolta aconteceu.

Depois, veio “Szomorú Vasárnap” (domingo triste). E, assim como no poema, a cidade parecia lamentar a morte muitos cidadãos queridos. O céu estava cinza, mas as ruas estavam vermelhas, brancas e verdes: cobertas por bandeiras e flores. Era um enterro simbólico de 2.500 cidadãos corajosos de 1956 e a confirmação do compromisso dos húngaros de hoje de prezar e proteger o que foi conquistado com a manifestação.

Mesmo o poema tendo sido escrito anos antes da revolta, seus últimos versos parecem se encaixar à situação: os húngaros de hoje têm certeza de que, mesmo depois da morte, seus mártires os abençoam.

escrito por anarollemberg no dia 2011-02-24 em #lugares #location #1956 #destino-de-viagem #feriado #revolta #budapeste #sovieticos #hungria
traduzido por anarollemberg

Estamos explodindo com excitação para apresentar o nosso mais recente projeto no Kickstarter: a Lomo’Instant Square. Nós estamos falando da primeira câmera instantânea completamente analógica que produz fotos Instax quadradas. Ela vem com uma lente de vidro de 95mm para fotos super nítidas, um modo automático avançado que toma conta da exposição, todas características criativas típicas da Lomography — e um design compacto e dobrável. A Lomo’Instant Square foi lançada no Kickstarter. Venha participar da diversão e nos apoie no Kickstarter para economizar até 35% no preço varejista e ganhe um monte de brindes extras. Aproveite as ofertas antes que elas acabem. Não fique por trás.

Mais Artigos Interessantes