Exposição Cenários Análogos na Galeria 11.16

2011-02-28 2

A Lomografia chega à galeria de arte.

Há muito tempo espero por essa chamada e finalmente ela se torna real: “A Lomografia chega à galeria de arte”. Farei um breve e empolgado relato sobre os detalhes dessa exposição, desde seus protagonistas até as consequências disso ao mundo lomográfico.

A grande responsável e pioneira por tudo isso acontecer é a Galeria 11.16, localizado em Campinas. Um lugar super agradável, moderno e descolado, perfeito para expor as 18 obras dos artistas: Flor Dias, Jorge Sato, Leonardo Uehara, Lucas Cardoso, Midio, Philippe Machado, Rafaela Azevedo e Sara Dias, com linda curadoria da bela Luiza Testa.

A Lomografia mostra mais uma vez sua versatilidade, com participação não apenas de fotógrafos, mas também de estudantes, arquitetos, publicitários e designers. Um viva à linguagem analógica, pronunciada entre grãos de haleto de prata.

O primeiro detalhe que você percebe ao descer as escadas em direção à mostra, é a beleza única de cores explosivas em tamanho gigante. Estamos acostumados e condicionados a ver as fotos analógicas em ampliações 10×15cm ou na tela de um monitor, logo, quando vemos ampliações de aproximadamente meio metro, acontece aquele choque mental do tipo “- Wow!”.

A seleção das fotos expostas foi bem criteriosa, mostrando as várias e possíveis técnicas lomográficas, passando por múltiplas exposições, composições geométricas, alteração física do filme etc Tudo isso explicado em um tag abaixo de cada imagem. Elegante!

Agora viajemos um pouco sobre as consequências da relação Lomografia e Arte. Pra ser sincero, não acredito que isso vá elitizar o estilo e selecionar seu público, mas sim levar Arte para mais gente, espalhando a beleza analógica até mesmo entre pessoas que nunca foram muito antenadas nisso. Nossas queridas relíquias de plástico serão o canal, o meio campo, para isso acontecer.

É gratificante pensar que o mercado de arte está voltando sua atenção à Lomografia, afinal, nós lomógrafos, fotografamos nossos snapshots não com super técnicas, toneladas de produção ou com equipamentos milionários, mas sim com a alma. E isso sim é Arte, em seu mais puro conceito.

Galeria 11.16
Cenários Análogos
de 17.02 a 10.7
R. Dr. Emilio Ribas, 1058 – Campinas, SP.
http://www.onzedezesseis.com.br

escrito por jorgesato no dia 2011-02-28 em #lugares #location #lomo #galeria #exposicao #happening

Estamos explodindo com excitação para apresentar o nosso mais recente projeto no Kickstarter: a Lomo’Instant Square. Nós estamos falando da primeira câmera instantânea completamente analógica que produz fotos Instax quadradas. Ela vem com uma lente de vidro de 95mm para fotos super nítidas, um modo automático avançado que toma conta da exposição, todas características criativas típicas da Lomography — e um design compacto e dobrável. A Lomo’Instant Square foi lançada no Kickstarter. Venha participar da diversão e nos apoie no Kickstarter para economizar até 35% no preço varejista e ganhe um monte de brindes extras. Aproveite as ofertas antes que elas acabem. Não fique por trás.

2 Comentários

  1. mabbom
    mabbom ·

    Gostei! :)
    Fiquei com mais vontade ainda de ver essa exposição!!!!

  2. hanakosu
    hanakosu ·

    ahhhh morri XD Nunca achei que um dia estaria no site da Lomo (nao poderia nem imaginar um ano e meio atras, quando comecei a namorar minha Diana Mini aq) Valew pela materia *^* não tenho um link com todas as fotos da expo mas quem quiser ver a minha : X www.flickr.com/photos/hanakosu/5492978053/#

Mais Artigos Interessantes