O melhor dos melhores: Robert Capa

“Se sua foto não esta boa o suficiente, você não esta perto o suficiente.” — Robert Capa

Robert Capa (22 de Outubro, 1913 – 25 de maio, 1954)

Robert Capa, cujo nome real era Endre Friedmann, foi um veterano que cobriu cinco guerras entre 1936 na Espanha, a 1954 no Vietnã. Seu nome sempre foi presente no que se trata de fotografias de combate e fotojornalismo em tempos de guerra, e suas fotografias retratavam violência com um impacto extraordinário.

Ele foi um renomado fotografo húngaro que uma vez sonhou em ser escritor. Ele documentou várias histórias de conflitos em preto e branco com bravura e valentia. Assim, suas fotografias são consideradas as mais chocantes e fascinantes fotos de guerra de todos os tempos.

Ligeiramente fora de foco: Livro de memórias da segunda guerra mundial de Capa, imagem de Google Images

Pessoalmente, ele era conhecido como um beberão e apostador, um amante dos riscos, que de alguma forma ajudou sua infalível bravura durante as guerras. Ele tinha certo carisma: com sua Leica pendurada no pescoço e um maço de cigarros pendurado nos lábios. Ele tinha jeito com as mulheres, e até se relacionou romanticamente com a estrela de Hollywood Ingrid Bergman.

Bergman e Capa, imagem de fanpix.net

Depois de enganar a morte diversas vezes, Capa jurou que nunca iria arriscar sua vida em fotografias violentas, e em 1941, ele concordou em ter seu trabalho publicado na revista LIFE. Na primavera do mesmo ano, ele foi morto, jovem, com 40 anos, tentando capturar a luta de forma mais próxima possível. O ultimo sacrifício de Capa, para cobrir a essência do combate em negativo, esta eternamente em nossa memória. Sua legado de coragem permanece intacto e ele nunca vai ser igualado.

imagem de Google Imagens

Esplêndido e, ao mesmo tempo, condenado: esses adjetivos descrevem as melhores fotografias de Robert Capa. Suas fotos eram boas o suficiente porque eram próximas o suficiente. Esta é sua chance, olhe o mais próximo que puder.

imagens de warchronicle.com

Além disso, a fotografia de guerra mais controvérsia é the Falling Soldier (algo como ‘o soldado caindo’), que sofre “acusações de ser encenada” http://www.pbs.org/wnet/americanmasters/episodes/robert-capa/in-love-and-war/47/. Na foto, o soldado parece estar caindo para trás após ter sido atingido pela bala de um sniper.

Originalmente conhecido como "Loyalist Militiaman at the moment of death (Miliciano Legalista no momento da morte), 5 de Setembro de 1936, imagem de Google Imagens

Qual destas fotografias de Robert capa te atingiu em cheio? Qual sua opinião sobre os rumores sobre a autenticidade da foto "the Falling Soldier? Sobre que outros fotógrafos clássicos você gostaria de ler?

basterda é membro do time lomography em Manila. Ela tem lidado com as suas preocupações ao cliente desde agosto de 2010 e também contribui para a magazine. Fotografias influentes também é uma contribuição dela para a sessão Lifestyle.

written by basterda on 2011-04-11 in #lifestyle #historia #guerra #preto-e-branco #classico #fotojornalismo
translated by tukumoura

More Interesting Articles

  • Deixe que o sol faça o trabalho - Impressões de clorofila

    written by stratski on 2014-11-03 in #gear #tipster
    Deixe que o sol faça o trabalho - Impressões de clorofila

    Está procurando algo especial para imprimir suas fotos? Experimente utilizar folhas de árvores que podem fácilmente ser encontradas num jardim perto de sua casa.

  • Testes com rolos de 35mm e químicos

    written by blackfairy on 2014-11-09 in #gear #tipster
    Testes com rolos de 35mm e químicos

    Por vezes acontece que as fotos que esperava não correspondem ao que você inicialmente antecipou - a imagem não ficou bem, as cores ficaram um pouco aquém do esperado, e a foto acabou por ficar com aspeto banal. Posto isso, lhe proponho aqui uma segunda chance para seus negativos. É isso mesmo, experimente modificar os seus negativos de 35mm. Inspire-se nas ideias que lhe proponho e tente você mesmo em casa, scaneando os seus negativos com o smartphone scanner da Lomography por exemplo. Tudo é possível... Use a sua imaginação e anote a sua nova receita de filme!

  • Reviews on Rewind: Lomography Earl Grey B&W 100 ISO 35mm

    written by chooolss on 2014-11-03 in #reviews
    Reviews on Rewind: Lomography Earl Grey B&W 100 ISO 35mm

    Fotos clássicas em monochrome e grain - o que mais se poderia esperar de uma das melhores emulsões Earl Grey black & white para câmeras Lomography de 35mm? Saiba como esse filme se saíu entre 6 dos membros da nossa comunidade nesse <i>Reviews on Rewind Installment</i>

  • Dicas de fotografia Indoor/Low-Light

    written by adi_totp on 2014-11-03 in #gear #tipster
    Dicas de fotografia Indoor/Low-Light

    Não tenha receio de tirar fotos dentro de casa ou em condições de luz muito reduzida. Enquanto houver um pouco de luz a sua volta, a câmera tem que estar pronta a disparar! Aqui fica uma dica para você: lembre-se sempre de apanhar a luz!

  • Chilledvondub e sua Arma de Eleição: Leica M6

    written by Eunice Abique on 2015-07-17 in #world #lifestyle
    Chilledvondub e sua Arma de Eleição: Leica M6

    Craig Fullbrook jura pela Leica M6, não só por sua grande fama e reconhecimento, mas também por sua fiabilidade e performance. Nessa entrevista, ele explica melhor o que faz dessa estilosa câmera um "must-have" e a sua experiência em geral usando ela.

  • Speakers' Corner: Entrevista com o Fotógrafo Philip Wolmuth

    written by anamartaml on 2015-07-31 in #people #lifestyle
    Speakers' Corner: Entrevista com o Fotógrafo Philip Wolmuth

    Tendo uma respeitável carreira fotografando causas sociais, políticas e econômicas, Philip Wolmuth é capaz de iniciar um diálogo com o público através das suas poderosas imagens. Olhando a coleção de imagens do seu mais recente trabalho, parece impossível não ser atingido instantâneamente pela honestidade das emoções capturadas. A paixão, a raiva, o tumulto, a rebelião, o fervor, os gritos, a devoção; seu trabalho é verdadeiramente intoxicante. É como se as imagens estivessem berrando e, por um curto momento, você fosse transportado até ao Speakers' Corner, sem sair do seu lugar.

  • A física da visão, aberturas e pinholes explicados em vídeo

    written by chooolss on 2014-11-21 in #lifestyle
    A física da visão, aberturas e pinholes explicados em vídeo

    Não se deixe intimidar com o termo "física". Assista a esse interessante vídeo explicativo sobre a ciência por detrás dos pinholes e de como as imagens são criadas. Video por MinutePhysics.

  • Tire o máximo partido da sua Lomo`Instant

    written by jacobs on 2014-11-21 in #gear #tipster
    Tire o máximo partido da sua Lomo`Instant

    A novíssima Lomo`Instant está apenas aguardando a sua chamada para registar os melhores momentos dessa época festiva, instantaneamente! Dê uma olhada nesse guia passo-a-passo sobre como operar e conseguir fotos bem legais com a sua nova câmera favotita!

  • A Rota da Alegria: Uma Entrevista com o Fotógrafo de Viajens Réhahn

    written by Kwyn Kenaz Aquino on 2015-07-24 in #people
    A Rota da Alegria: Uma Entrevista com o Fotógrafo de Viajens Réhahn

    "Dep qua!" exclama Réhan numa conversa em vietnamita. Ao elogiarem a beleza da sua foto os nativos riem, e o fotógrafo, uma vez mais, saca câmera, que é por estas bandas tão bem-vinda quanto uma colheita abundante .

    2
  • Then and Now: ‘Malkovich, Malkovich, Malkovich’ por Sandro Miller

    written by cheeo on 2014-10-07 in #lifestyle
    Then and Now: ‘Malkovich, Malkovich, Malkovich’ por Sandro Miller

    O fotógrafo veterano Sandro Miller, o experiente ator John Malkovich e toda uma equipe de luxo de maquilhadores artistas, estilistas e cenógrafos, se uniram prestando homenagem a alguns dos mais notáveis mestres da fotografia do mundo, recreando uma série de fotos que marcaram diferentes épocas e artistas.

  • Snippets e Vignettes: O Tumblr de Dan Florence: 'Vintage 3D'

    written by chooolss on 2014-10-28 in #lifestyle
    Snippets e Vignettes: O Tumblr de Dan Florence: 'Vintage 3D'

    Durante um dos seus acessos de criatividade, o artista de fotografia Dan Florence se lembrou de adicionar alguma dinâmica e movimento a fotos com mais de 100 anos de existência. O resultado desta iniciativa no mínimo original, pode ser visto com mais pormenor na página Tumblr do autor. Dê uma olhada!

  • Filme Lomography LomoChrome Purple XR 100-400

    written by guanatos on 2014-11-21 in #reviews
    Filme Lomography LomoChrome Purple XR 100-400

    A particularidade desse filme está na sua capacidade de transformar as cores originais por nós percebidas. Como é de conhecimento geral, as grandes transformações de cor manifestam-se com os verdes, mas e as outras cores? Veja em baixo o que eu descobri!