O melhor dos melhores: Robert Capa

“Se sua foto não esta boa o suficiente, você não esta perto o suficiente.” — Robert Capa

Robert Capa (22 de Outubro, 1913 – 25 de maio, 1954)

Robert Capa, cujo nome real era Endre Friedmann, foi um veterano que cobriu cinco guerras entre 1936 na Espanha, a 1954 no Vietnã. Seu nome sempre foi presente no que se trata de fotografias de combate e fotojornalismo em tempos de guerra, e suas fotografias retratavam violência com um impacto extraordinário.

Ele foi um renomado fotografo húngaro que uma vez sonhou em ser escritor. Ele documentou várias histórias de conflitos em preto e branco com bravura e valentia. Assim, suas fotografias são consideradas as mais chocantes e fascinantes fotos de guerra de todos os tempos.

Ligeiramente fora de foco: Livro de memórias da segunda guerra mundial de Capa, imagem de Google Images

Pessoalmente, ele era conhecido como um beberão e apostador, um amante dos riscos, que de alguma forma ajudou sua infalível bravura durante as guerras. Ele tinha certo carisma: com sua Leica pendurada no pescoço e um maço de cigarros pendurado nos lábios. Ele tinha jeito com as mulheres, e até se relacionou romanticamente com a estrela de Hollywood Ingrid Bergman.

Bergman e Capa, imagem de fanpix.net

Depois de enganar a morte diversas vezes, Capa jurou que nunca iria arriscar sua vida em fotografias violentas, e em 1941, ele concordou em ter seu trabalho publicado na revista LIFE. Na primavera do mesmo ano, ele foi morto, jovem, com 40 anos, tentando capturar a luta de forma mais próxima possível. O ultimo sacrifício de Capa, para cobrir a essência do combate em negativo, esta eternamente em nossa memória. Sua legado de coragem permanece intacto e ele nunca vai ser igualado.

imagem de Google Imagens

Esplêndido e, ao mesmo tempo, condenado: esses adjetivos descrevem as melhores fotografias de Robert Capa. Suas fotos eram boas o suficiente porque eram próximas o suficiente. Esta é sua chance, olhe o mais próximo que puder.

imagens de warchronicle.com

Além disso, a fotografia de guerra mais controvérsia é the Falling Soldier (algo como ‘o soldado caindo’), que sofre “acusações de ser encenada” http://www.pbs.org/wnet/americanmasters/episodes/robert-capa/in-love-and-war/47/. Na foto, o soldado parece estar caindo para trás após ter sido atingido pela bala de um sniper.

Originalmente conhecido como "Loyalist Militiaman at the moment of death (Miliciano Legalista no momento da morte), 5 de Setembro de 1936, imagem de Google Imagens

Qual destas fotografias de Robert capa te atingiu em cheio? Qual sua opinião sobre os rumores sobre a autenticidade da foto "the Falling Soldier? Sobre que outros fotógrafos clássicos você gostaria de ler?

basterda é membro do time lomography em Manila. Ela tem lidado com as suas preocupações ao cliente desde agosto de 2010 e também contribui para a magazine. Fotografias influentes também é uma contribuição dela para a sessão Lifestyle.

escrito por basterda no dia 2011-04-11 em #lifestyle #historia #guerra #preto-e-branco #classico #fotojornalismo
traduzido por tukumoura

Mais Artigos Interessantes

  • Lomo’Instant Wide Dica No. 11 - Múltiplas Exposições

    escrito por Lomography no dia 2015-10-23 em #gear #tutorials
    Lomo’Instant Wide Dica No. 11 - Múltiplas Exposições

    Nós amamos longas exposições, porque não importa quais cenas você combinar, o resultado final é sempre espetacular! Duple (ou triple) si mesmo em um auto-retrato, ou experimente com padrões e objetos diferentes quando você estiver fotografando com a sua Lomo'Instant Wide e veja as suas criações incríveis se revelarem na frente dos seus olhos!

  • 5 Dicas para eternas Fotos de Eventos

    escrito por lomographymagazine no dia 2015-11-26 em
    5 Dicas para eternas Fotos de Eventos

    Você é o fotógrafo designado da noite? Tire fotos que envelhecem melhor do que a sua memória de uma reunião especial.

  • Um Segredo do Cosmos: Lançando o Mais Novo Produto da Lomography

    escrito por Lomography no dia 2016-01-19 em #novidades #gear
    Um Segredo do Cosmos: Lançando o Mais Novo Produto da Lomography

    Psssiu! Nós temos matéria secreta nas nossas mãos, e está chegando à velocidade da luz! Nós estamos sendo tão misteriosos quanto o Cosmos sobre o nosso novo produto que não é desse mundo, constantemente em órbita sobre a nossa grande revelação. Mas a eclipse passará e logo logo as estrelas irão se alinhar. Até lá, tem que ter algumas perguntas flutuando no universo, certo? Bem, não precisa olhar para as estrelas para encontrar a sua resposta! Fique no mesmo comprimento de onda que a Lomography, e se segure enquanto nós vamos com hyperdrive. Deixe a sua imaginação livre como um foguete e veja se você consegue decifrar as nossas pistas sobrenaturais!

  • Enfrentando um Medo de um Fotógrafo: Apresentando o seu Portfolio

    escrito por lomographymagazine no dia 2015-10-26 em
    Enfrentando um Medo de um Fotógrafo: Apresentando o seu Portfolio

    A fotografia como uma arte visual exige um certo modo de apresentação. Não importa, se você está promovendo suas fotos para serem expostas em uma parede de uma galeria, um livro físico ou seu próprio site artístico, os detalhes finos importam.

  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • Lomo’Instant Wide Dica No. 4 - Lente Ultra Wide-Angle

    escrito por Lomography no dia 2015-10-16 em #gear #tutorials
    Lomo’Instant Wide Dica No. 4 - Lente Ultra Wide-Angle

    Quando dissemos que essa câmera era larga, estávamos falando sério! E quando você acrescentar o encaixe wide-angle para sua Lomo'Instant Wide a mágica realmente acontece! Agora você pode capturar tudo que está acontecendo em uma foto só!

  • Lomo’Instant Wide Dica No. 9 - Usando o Controle Remoto

    escrito por Lomography no dia 2015-10-21 em #gear #tutorials
    Lomo’Instant Wide Dica No. 9 - Usando o Controle Remoto

    A capa não só protege a sua lente das ameaças do mundo lá fora, mas ela também serve como controle remoto para o obturador! Tente usar-lo fazendo longas exposições, retrator e — é claro — selfies.

  • Lomo’Instant Wide Dica No. 2 - Modo com Obturador Fixo, Speed Shooting

    escrito por Lomography no dia 2015-10-13 em #gear #tutorials
    Lomo’Instant Wide Dica No. 2 - Modo com Obturador Fixo, Speed Shooting

    Isso não é uma câmera instantânea típica! Quando você usar o modo com obturador fixo e speed shooting, você vai tirar fotos perfeitamente iluminadas, foto pós foto!

  • A Beleza do Preto e Branco

    escrito por lomographymagazine no dia 2015-11-20 em
    A Beleza do Preto e Branco

    Uma citação popular do fotojornalista Ted Grant vai assim, "Quando você fotografa pessoas em cor, você fotografa suas roupas. Mas quando você fotografa pessoas em preto e branco, você fotografa suas almas!" De fato, a falta de cores vibrantes força o telespectador a ver mais do que está exposto, reconhecer a atmosfera em torno da foto. Nesse post, nós colhemos fotos tiradas em preto e branco à mão em várias situações e exibimos atmosferas diferentes.

  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • Manipulação Extrema de Filme por Zita Vehil Riera

    escrito por Julien Matabuena no dia 2015-12-02 em #people
    Manipulação Extrema de Filme por Zita Vehil Riera

    A fotógrafa de Barcelona não se satisfaz somente tirando fotos, ela trata suas fotos com suas "receitas" que foram especialmente inventadas.

    6
  • Cinematógrafo Michal Dabal sobre a Lente Petzval

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-01-11 em #vídeos #people
    Cinematógrafo Michal Dabal sobre a Lente Petzval

    Aqui está o que acontece antes de nós entrevistarmos um fotógrafo. Nós falamos sobre o seu trabalho, mesmo que temos que saber quais câmeras e processos estão por trás da brilhante composição ou da arquitetura de luz. E mesmo quando eles não usaram uma câmera da Lomo, nós os apresentamos de qualquer jeito. Mas de vez em quando, chega um profissional que usa uma das nossas lentes inéditas no trabalho e as nossas câmeras divertidas fora do trabalho. Isso nos deixa muito feliz, ainda mais quando as suas imagens são boas e merecem ser compartilhadas. Nos contamos o trabalho do cinematógrafo Michal Dabal entre um desses.

  • Lomógrafo Petzval da Semana: heinegen

    escrito por anamartaml no dia 2015-08-24 em
    Lomógrafo Petzval da Semana: heinegen

    O que você pensa quando lembra da Lente Pezval? Sua suavidade? Seu bokeh? Imagens com efeito sonhador? Bem possível. E porque não heavy metal?

  • Chilledvondub e sua Arma de Eleição: Leica M6

    escrito por Eunice Abique no dia 2015-07-17 em
    Chilledvondub e sua Arma de Eleição: Leica M6

    Craig Fullbrook jura pela Leica M6, não só por sua grande fama e reconhecimento, mas também por sua fiabilidade e performance. Nessa entrevista, ele explica melhor o que faz dessa estilosa câmera um "must-have" e a sua experiência em geral usando ela.