Sprocket Holes: filme 135 usando rolo de filme 120

1

Existem diversas maneiras de fotografar com filme 135 em uma câmera 120 para sensibilizar o filme sobre os buraquinhos das bordas (sprocket hole). Esta é uma das opções em que você pode usar o próprio rolo e papel de proteção dos filmes 120.

A vantagem desse método é que você pode sair de casa com quantos rolos preparados quiser, carregar sua câmera como se fosse um filme 120 normal, sem precisar de um processo complexo de quarto escuro como os outros em que o filme 135 vai direto dentro da câmera desprotegido da luz e melhor, podendo usar os números do verso do papel pra contar os frames, dando adeus para o maldito método de contar clicks que a gente nunca acerta direito.

E sem contar que com o papel no lugar, pode escolher fotografar nos formatos 4,5×6, 6×6 e até 6×9, dependendo da sua camera 120. Tudo na maior tranquilidade.

Vamos lá, tudo o que você precisa é de um rolo de filme 135, um rolo vazio de 120 com o papel de proteção, fita adesiva e um quarto escuro. Escolhi o filme de 12 poses por ser do tamanho mais próximo do filme 120, que assim rende quase 9 imagens em 6×6. Mas nada impede de usar um filme de 24 poses, mas aí vai passar do espaço numerado do papel e, nesse caso, a contagem de frames fica por sua conta.

VALE LEMBRAR QUE TUDO ISSO DEVE SER FEITO NO ESCURO, A LUZ “QUEIMA” SEU FILME ;)

Primeiro, desenrole o papel do filme 120 e ache o ponto onde o filme era colado (costuma ter um pedaço de fita adesiva no lado preto);

Venha desenrolando o filme 135 junto com o papel do 120, isso ajuda a manter os dois alinhados;

Quando chegar no final, estique bem e com cuidado para começar a enrolar o papel com o filme 135 no meio, fazendo um mini-rocambole de filme+papel;

Finalize com um pedaço de fita adesiva pra ele não ficar abrindo sozinho e também para identificar qual o filme que está dentro! Tá aí seu filme 135 para fazer sprocket hole em qualquer câmera 120, com a vantagem de proteção extra de luz, poder trocar o filme sem precisar de quarto escuro e com o controle de frames pelo número impresso no verso do papel!

Depois, para revelar, é legal você colocar de volta dentro daquele rolinho original do filme 135 e levar em qualquer laboratório para revelar. Simples assim.

E se quiser ir além e fazer sprocket hole com redscale, basta colocar o filme ao contrário, com o lado da emulsão virado pra baixo sobre o papel de proteção, pra luz ter que passar pela película antes de chegar na parte sensível.

Divirta-se.

escrito por dux_x no dia 2011-06-04 em #equipamento #tipster #juliofranca-net #filme #filme-135 #dica #sprocket-holes #filme-120 #negativo #dux_x #gambi #tutorial

Um Comentário

  1. cgstavis
    cgstavis ·

    Mas quando voce tira a foto ela nao sai cortada? Tipo, o filme 135mm fica bem no centro do papel, entao se espera que nao saia a parte de cima nem de baixo da foto, certo?

Mais Artigos Interessantes

  • Uma Redação em Vídeo Sobre Porque Nós Tiramos Fotos

    escrito por lomographymagazine no dia 2016-02-09 em #mundo #estilo de vida #vídeos
    Uma Redação em Vídeo Sobre Porque Nós Tiramos Fotos

    Uma maravilha como uma câmera, algo que vai entre o fotógrafo e um sujeito, não forma barreira, mas uma maneira de se conectar. Joe Aguirre nos leva através dos porquês em um novo filme por Jonas Normann.

  • Longas Exposições pela Europa com a Minitar-1 Art Lens

    escrito por antoniocastello no dia 2015-12-10 em #equipamento #estilo de vida #locais #revisão
    Longas Exposições pela Europa com a Minitar-1 Art Lens

    Uma das coisas que eu mais gosto na Minitar-1 Art é como nítido o foco pode ser quando você tira fotos com uma pequena abertura. Se você gosta de fotografar a noite, pega um tripé, adicione isso a uma tarde escura de inverno e você vai acabar com um monte de exposições lindas. Foi isso que eu fiz na minha última viajem à Europa.

  • Lomo’Instant Wide Dica No. 1 - Começando

    escrito por Lomography no dia 2015-10-13 em #equipamento #tipster
    Lomo’Instant Wide Dica No. 1 - Começando

    A beleza das câmeras instantâneas, é que você pode deixar o seu lado espontâneo enlouquecer e a Lomo'Instant Wide te dá exatamente essa oportunidade, de experimentar com um monte de métodos de fotografar!

  • Viajando pelos Diversos Continentes com Pei Ketron e sua Lomo LC-A 120

    escrito por givesmehell no dia 2015-07-24 em #pessoas #estilo de vida #lomoamigos
    Viajando pelos Diversos Continentes com Pei Ketron e sua Lomo LC-A 120

    Pei Ketron é uma fotógrafa extremamente talentosa que mora em São Francisco. Ela nasceu na Tailândia e foi criada na Reserva Navajo do Arizona. Pei passou sua infância nos desertos do Sudeste e seus verões contemplando a lua sob os trópicos. Ela ensina fotografia em diversas instituições tais como a Santa Fe Photographic Workshops e The Compelling Image, e tem uma impressionante lista de clientes, entre os quais Apple, Adobe e Bloomingdale. Continue lendo para descobrir o que ela tem a dizer sobre suas aventuras pelo mundo com a Lomo LC-A 120.

  • Novidades do Shop

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a Lomo'Instant Honolulu Edition

    Apresentando a adição mais legal para a nossa família criativa da fotografia instantânea—a Lomo'Instant Honolulu Edition ! Com a aparência super fresh com a sua paleta de cores limpas e seus detalhes de impressão de palmeiras, a nossa inspiração instantânea mais recente te leva para a cidade descontraída de Honolulu, Havaí. A brisa salgada do oceano, tiki bares exóticos, danças de hula atraentes e belas palmeiras, tudo esperando a sua criatividade ensolarada. Passe na nossa Loja Online ou em uma das nossas Lojas de Galeria em todo o mundo para obter a sua hoje!

  • LomoChrome Purple and LC-A 120: Retratos Místicos por Issa Ng

    escrito por karenatsoi no dia 2015-12-14 em #pessoas #lomoamigos
    LomoChrome Purple and LC-A 120: Retratos Místicos por Issa Ng

    Ainda se lembram dos retratos lindos de fashion tirados com a Petzval 85 por Issa Ng? O fotógrafo de moda de Hong Kong se aventurou de novo em um projeto fotográfico novo, mostrando suas sensibilidades criativas com a câmera LC-A 120 e o filme LomoChrome Purple.

  • Lomo'Instant Light Painting LomoAmigo: Ian Hobson

    escrito por hannah_brown no dia 2015-08-21 em #pessoas #estilo de vida #lomoamigos
    Lomo'Instant Light Painting LomoAmigo: Ian Hobson

    Ian Hobson é um fotógrafo do Reino Unido especializado em light painting (pintura de luz). Recentemente, ele testou a Lomo'Instant juntamente com seu Pixelstick - uma dupla imbatível! Aqui estão algumas das suas espetaculares fotos, assim como alguns conselhos sobre light painting e fotografar à noite.

  • Si Mesma para o Mundo: A Fotografia de Leanne Surfleet

    escrito por lomographymagazine no dia 2015-11-24 em #pessoas #estilo de vida
    Si Mesma para o Mundo: A Fotografia de Leanne Surfleet

    Um autorretrato pode se enraizar em segurança, extrema timidez ou uma explosão alternativa dos dois. Leanne Surfleet passa por essa flutuação quando a câmera é tudo que da pra se ver. A atracão —o que nos diz a respeito— é uma mistura de incerteza e tipo de postura calma. E de vez em quando um pedaço de pele que é mais um mistério do que uma revelação completa. Até os retratos que Sufleet faz de outras pessoas tem o mesmo convite sussurrado, como se fosse para dizer que perguntas são bem-vindas. Daí nós tomamos a nossa sugestão.

  • Blue for Hue: Visão de Dia e Noite com o Filme Kono! Donau

    escrito por Lomography no dia 2015-10-22 em #equipamento #novidades
    Blue for Hue: Visão de Dia e Noite com o Filme Kono! Donau

    Nem todas as fotos foram feitas para ser vistas em cores vibrantes e saturadas, e nem sempre elas são feitas para o preto e branco. A Lomografia dá as boas-vindas para um novo filme da KONO! O filme reanimado. Sem diminuir o valor estético das imagens, o filme KONO! Donau 35mm lança um tom azul distinto para as fotos. É um filme de ultra-baixo ISO que se usa principalmente para longas exposições. Dê uma olhada nessa seleção colorida de imagens.

  • Novidades do Shop

    O Bazar da Lomography

    O Bazar da Lomography

    Estamos sempre indo longe a busca, procuramos meticulosamente, caçamos e escolhemos às mãos, uns dos equipamentos mais experimental e alternativo por aí – e agora nós temos todos reunidos em uma categoria de loja fácil de navegar, prontos para a colheita! No Lomo-Bazar, você também pode fazer parte do nosso processo de recolha e coleção de novos produtos frescos, tesouros raros e criações de crowd-fundings para vender na loja – afinal, é tudo para você! "Entre em contato com a gente":https://docs.google.com/a/lomography.com/forms/d/13Tvg6uZN_4myQZYdHLhRjeQbdJ3po5dn_SQW3CYoy9E/viewform?c=0&w=1 para compartilhar as suas sugestões para produtos incríveis – vá em frente, estamos ouvindo!

  • A Arte de tirar Fotos: Uma entrevista com a Cineasta Catherine Dauphin

    escrito por Lomography no dia 2016-02-22 em #pessoas #estilo de vida #vídeos
    A Arte de tirar Fotos: Uma entrevista com a Cineasta Catherine Dauphin

    No momento da sua criação, a fotografia foi considerada menos uma arte e mais um método científico de reprodução. Mas quem se interessar pela arte vai desconcordar; pois consiste de um talento muito específico no meio fotográfico. Falamos com o cineasta, sediada em Luxemburgo Catherine Dauphin sobre o que ela pensa desta forma de arte maravilhosa. Nos acompanhe pelas suas respostas a algumas das nossas perguntas sobre filme, fotografia e a sua curta-metragem intitulada "The Art of Picture Taking".

  • Primeiras Impressões da Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens: Takeshi Suga

    escrito por Lomography no dia 2016-05-04 em #equipamento #novidades
    Primeiras Impressões da Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens: Takeshi Suga

    Como a nova lente da Lomography sai à noite e ao ar livre? Fotógrafo de Música Takeshi Suga nos conta tudo.

  • Taylor Ponto: Entrosamento e Intimidade com a Lomo'Instant Wide (NSFW)

    escrito por michellymatias no dia 2016-04-28 em #pessoas #novidades
    Taylor Ponto: Entrosamento e Intimidade com a Lomo'Instant Wide (NSFW)

    O que um centro de candomblé e nus femininos têm em comum? Taylor Ponto. O fotógrafo paulista diz que é tímido, mas se ele não tem que falar de si mesmo, e pode comunicar através da câmera, de timidez ele não tem nada. Ele levou a Lomo'Instant Wide para lugares bem diferentes uns dos outros, criando um contraste instantâneo bem interessante.

    1
  • Primeiras Impressões da Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens: Morgane Stampfer

    escrito por Lomography no dia 2016-04-26 em #equipamento #novidades
    Primeiras Impressões da Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens: Morgane Stampfer

    Pratique o que você prega. PR Manager da Lomography na França usa o Daguerreotype Achromat Art Lens para fazer retratos impressionantes do seu irmão, o modelo Dimitri Stampfer.