Fotografando com Raios X

2011-09-30 1

Uma radiografia é como uma fotografia, só que usa os famigerados Raios X no lugar da luz visível. Outra diferença é que na fotografia costumamos captar a luz refletida pelos objetos e na radiografia captamos os raios que atravessam objetos, mais precisamente o nosso corpo. E se fosse uma câmera analógica?

Segurança em primeiro lugar: isso foi um trabalho em conjunto com técnicos especializados e todas as normas de segurança foram respeitadas. Eu só dirigi a fotografia, posicionei os objetos e toda a operação foi executada pelo técnico responsável.

Basicamente posicionávamos as plantas sobre um suporte para ficarem alinhadas entre o “filme” e a “câmera”. O enquadramento é feito usando uma luz normal vinda da máquina que projeta a sombra do objeto sobre o material fotossensível e no momento da captura da todos nós saíamos da sala para o técnico executar o click.

Depois de digitalizadas, as imagens recebem tratamento no software da clínica, pra depois passarem pelo photoshop onde invertemos, limpamos e pronto. Fotografia digital usando Raios X!

Só que é um tipo de fotografia que não dá pra sair por aí clicando. Precisa de um ambiente controlado e de, principalmente, rigorosas regras de segurança. Mas posso dizer que tive o prazer de ter tido essa experiência!

Veja mais imagens aqui (slideshow).

escrito por dux_x no dia 2011-09-30 em #gear #tutorials #tipster #analogico #arte #analog #raios-x #perigo #seguranca #x #radiacao #tecnico #lab-rat

Mais Artigos Interessantes