Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Como ser feliz como Epicurus

Cansado de toda a monotonia digital? Quer levar a vida de outra forma? Porque não tentar algumas dessas dicas do Velho Grego Conselheiro guru Epicurus!

Primeiro, uma informação de apresentação. Epicurus foi um Filósofo que viveu de 341 AC até 270 AC. Ele fundou uma escolha de pensamento conhecida (adivinhem!) como Epicurismo. A básica idéia do Epicurismo é que o que é “bom” nos traz prazer e o que é “ruim” nos traz sofrimento. A teoria foi recebida de forma bem ruim ao passar dos milênios – Alguns até dizem que Epicurus encorajou a todos nós a sermos hedonistas, beberrões e loucos por sexo sem interrupções. Isso pode até não ser uma teoria ruim, mas não é Epicurismo! Vamos dar uma olhada mais de perto para saber o que ele diz na verdade…

Foto por japsix

Relaxe

‘Tudo o que fazemos é pela liberdade de sofrimento e ansiedade. Uma vez que ela é alcançada, as tempestades da alma são amenizadas. Nada além e nada mais é preciso para o perfeito bem estar do corpo e da alma’
Epicurus pensou que o principal motivo pelo qual as pessoas eram infelizes em suas vidas era porque se preocupavam demais. Nós somos perseguidos por grandes questões como Morte e Deus. E em tempos atuais, nós nos preocupamos com o trabalho, o que nós teremos no jantar, o que assistir na TV, que roupas vestir, qual o próximo carro a comprar, etc.Epicurus apareceu com uma solução simples. Relaxe! Uma vez que nós nos conscientizamos que as preocupações na realidade são menos importantes do que imaginamos, nós nos libertamos de todo o sofrimento e ansiedade e seguimos com as coisas importantes na vida!

Foto por dmigor

Amigos

‘De todas as coisas que o conhecimento gera para uma vida inteira feliz, a melhor delas é de longe a amizade.’

Epicurus pensava que a amizade era essencial para a felicidade.Coisas materiais como dinheiro pode nos distanciar – é a amizade e o companheirismo que nos traz um diferente tipo de felicidade. Epicurus levantou uma escola chamada ‘O Jardim’ onde os seus amigos viviam e estudavam juntos – de alguma forma me lembra a comunidade Lomography, um grupo de pesosas incríveis dividindo suas idéias!

Foto por reinertlee

Uma Vida Simples

‘Compreender que o verdadeiro bem estar é ter o que você realmente precisa para uma vida feliz e você descobrirá que é fácil estar completamente satisfeito; um grande erro é acreditar que o bem estar consiste em ter tudo o que você imagina e sonha e assim nunca haverá um fim para o seu trabalho e suor.’

Epicurus acredita que nós não precisamos de tantas coisas materiais para sermos felizes – Nós só precisamos de poucos que são essências. Além dessas necessidades como comida suficiente, água e abrigo, nós não precisamos de nada para ter uma vida recompensadora – Epicurus diz que “é melhor você estar livre do medo ao deitar sobre uma cama de palha do que ter uma grande cama de ouro e uma mesa farta de problemas”. Então, essa é a forma que pensamos sobre o mundo e as pessoas ao nosso redor são os nossos bens mais importantes, não as posses materiais.

Foto por vicuna

Obviamente, existem objeções às idéias de Epicurus, mas no todo, parecem simples e refrescantes formas de pensar sobre a vida e a felicidade nesses tempos modernos confusos. Nós não precisamos de toda a tecnologia ao nosso redor para aproveitar a vida – As coisas importantes estão bem ao nosso alcancem nada para se preocupar e ainda baratas! Não há de ser nada radical neste sentido mas a teoria de Epicurus é muito fácil de ser esquecida no meio de tanto alvoroço na nossa existência de todo-dia no Século 21 – Então pegue leve e siga este rumo, deixe a saturação digital para trás e junte-se a nós para tornar as 10 Profecias do Futuro Analógico virarem realidade!

escrito por tomas_bates e traduzido por liviacteixeira

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro