Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Fotografos Influentes: Migrant Mother, 1936 por Dorothea Lange

A fotografia de Dorothea Lange, intitulada Migrant Mother (algo como Mãe imigrante), expressa um profundo impacto emocional. As rugas no rosto da mãe demonstram desespero e angústia. Seus olhos mostram uma centelha de esperança. Suas crianças são os pilares de sua força. Ela foi uma mulher que lutou contra a depressão.

Imagem de: loc.gov

A grande depressão foi um declínio econômico crônico no mundo durante a década de 1930. Esta icônica fotografia de uma mulher com a face taciturna e enrugada, duas crianças com semblantes de luto, e um bebê dormindo no colo da mãe é o retrato unificado do estado de depressão do povo daquela época.

Dorothea Lange, uma fotografa documentarista, fez este emocionante retrato de Florence Owens Thompson em março de 1936. Thompson tinha 32 anos e 7 filhos famintos. Sua família era catadora de ervilha que ficou indigentes na Califórnia. Eles viviam de vegetais congelados e estavam a beira da inanição. Lange foi atraída pela mãe como um ímã, e fotografou ela e suas crianças. Ela chegou mais perto, e sem hesitar fez várias fotos.

Lange certamente cravou em nossas mentes a face da mãe imigrante – uma mãe que representou a força da feminilidade durante a grande depressão.

Leia mais sobre os fotógrafos influentes.

Nossa intenção com a coluna Fotógrafos Influentes não é glorificar ou subestimar. Nossa intenção é destacar os mais influentes fotógrafos analógicos da história. As fotografias que exibimos são consideradas ícones, pela sua composição, assunto ou valor artístico de vanguarda.

escrito por basterda e traduzido por tukumoura

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro

Ler este artigo em outro idioma

A versão original deste artigo está escrito em:English. Isto também está disponível em:Русский, Italiano, Deutsch, ภาษาไทย & 中文(繁體版).