Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

O melhor dos melhores: Robert Capa

“Se sua foto não esta boa o suficiente, você não esta perto o suficiente.” — Robert Capa

Robert Capa (22 de Outubro, 1913 – 25 de maio, 1954)

Robert Capa, cujo nome real era Endre Friedmann, foi um veterano que cobriu cinco guerras entre 1936 na Espanha, a 1954 no Vietnã. Seu nome sempre foi presente no que se trata de fotografias de combate e fotojornalismo em tempos de guerra, e suas fotografias retratavam violência com um impacto extraordinário.

Ele foi um renomado fotografo húngaro que uma vez sonhou em ser escritor. Ele documentou várias histórias de conflitos em preto e branco com bravura e valentia. Assim, suas fotografias são consideradas as mais chocantes e fascinantes fotos de guerra de todos os tempos.

Ligeiramente fora de foco: Livro de memórias da segunda guerra mundial de Capa, imagem de Google Images

Pessoalmente, ele era conhecido como um beberão e apostador, um amante dos riscos, que de alguma forma ajudou sua infalível bravura durante as guerras. Ele tinha certo carisma: com sua Leica pendurada no pescoço e um maço de cigarros pendurado nos lábios. Ele tinha jeito com as mulheres, e até se relacionou romanticamente com a estrela de Hollywood Ingrid Bergman.

Bergman e Capa, imagem de fanpix.net

Depois de enganar a morte diversas vezes, Capa jurou que nunca iria arriscar sua vida em fotografias violentas, e em 1941, ele concordou em ter seu trabalho publicado na revista LIFE. Na primavera do mesmo ano, ele foi morto, jovem, com 40 anos, tentando capturar a luta de forma mais próxima possível. O ultimo sacrifício de Capa, para cobrir a essência do combate em negativo, esta eternamente em nossa memória. Sua legado de coragem permanece intacto e ele nunca vai ser igualado.

imagem de Google Imagens

Esplêndido e, ao mesmo tempo, condenado: esses adjetivos descrevem as melhores fotografias de Robert Capa. Suas fotos eram boas o suficiente porque eram próximas o suficiente. Esta é sua chance, olhe o mais próximo que puder.

Além disso, a fotografia de guerra mais controvérsia é the Falling Soldier (algo como ‘o soldado caindo’), que sofre “acusações de ser encenada” http://www.pbs.org/wnet/americanmasters/episodes/robert-capa/in-love-and-war/47/. Na foto, o soldado parece estar caindo para trás após ter sido atingido pela bala de um sniper.

Originalmente conhecido como "Loyalist Militiaman at the moment of death (Miliciano Legalista no momento da morte), 5 de Setembro de 1936, imagem de Google Imagens

Qual destas fotografias de Robert capa te atingiu em cheio? Qual sua opinião sobre os rumores sobre a autenticidade da foto "the Falling Soldier? Sobre que outros fotógrafos clássicos você gostaria de ler?

basterda é membro do time lomography em Manila. Ela tem lidado com as suas preocupações ao cliente desde agosto de 2010 e também contribui para a magazine. Fotografias influentes também é uma contribuição dela para a sessão Lifestyle.

escrito por basterda e traduzido por tukumoura

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro