Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Guia do Principiante Lomography: O Dicionário

O que é ‘vignetting’ e o que isso tem a ver com a LC-A+? O que significa fazer ‘processo-cruzado’ em um filme? Qual a diferença entre 'pinhole' e 'câmera panorâmica'? Uma das primeiras coisas que você nota ao navegar no site da Lomography é que existem alguns termos e expressões meio malucas. Mas não se preocupe, pois você vai encontrar todas as definições para esses termos fotográficos nessa página!

Tipos de Câmera

Câmeras de Médio Formato – Câmeras como a Diana F+ e Lubitel 166+.. Elas utilizam Filme 120 e produzem imagens quadradas com ótima resolução, você vai comprovar após vê-las reveladas.

Câmeras Instantâneas – Carregue uma câmera desse tipo com Filme Instantâneo e você vai obter fotos em segundos. Nós também possuímos Instant Backs. Utilize o LC-A Instant Back+ ou o Diana Instant Back+ na LC-A+ ou na Diana F+ e você vai poder desfrutar das sensações relacionadas a fotografia instantânea.

Câmeras Panorâmicas – Com uma câmera panorâmica, você irá capturar muito mais coisas a cada clique e com isso terá fotos mais longas que o normal. A Sprocket Rocket,, Spinner 360° & Horizon produzem essas divertidas fotos panorâmicas.

Câmeras Pinhole – Câmeras com um pequeno buraco (ou ‘pequena abertura’ utilizando um termo fotográfico) e sem lentes – Por causa disso, as fotos pinhole tem um ar meio sonhador. Se você está afim de se aventurar na fotografia pinhole, dê uma olhada na Diana Multi Pinhole Operator; ela possui 3 furos ao invés de 1 e permite que você use diferentes filtros de cor!

Fisheye Câmeras – Essas câmeras produzem imagens circulares únicas. Elas possuem lentes grande angulares de 170°, por isso você consegue capturar mais do que o olho humano é capaz de ver; Fisheye Câmeras também são perfeitas para fotos em close!

Câmeras Multilentes – Câmeras com mais de uma lente; quando você aperta o botão de disparo, as lentes irão funcionar e sua foto final será composta por diversas imagens menores.. A Actionsampler e a Supersampler possuem 4 lentes portanto sua foto final será composta por 4 imagens sequenciais. A Oktomat possui 8 lentes e por isso faz 8 imagens sequenciais em cada foto. A Pop9 tem 9 lentes; cada uma delas, dispara ao mesmo tempo, por isso cada foto é composta por 9 imagens idênticas..

Foto por albeelee

Tipos de Filme

35mm – O tipo de filme fotográfico mais comum. Você vai encontrá-lo desde lojinhas a supermercados. Qualquer laboratório é capaz de fazer a revelação desse formato. Diversas câmeras Lomography usam filme 35mm; algumas delas são LC-A+, LC-Wide, LomoKino, Spinner 360°, Diana Mini e Sprocket Rocket. No geral você é capaz de tirar 36 fotos com um rolo de filme 35mm.

120 – Filme usado em câmeras de médio formato como a Diana F+ e Lubitel 166+. O Filme 120 tem uma aparência diferente do 35mm e no geral produz imagens mais detalhadas. Com um rolo de filme você consegue fazer entre 12 e 16 fotos. Ele é mais complicado de encontrar locais que façam a revelação, mas na seção FotoLabs você encontra uma lista de labs que pode ajudá-lo!

110 – A Lomography trouxe de volta o filme em formato 110 para uma nova geração de entusiastas analógicos. Até o momento, você pode selecionar entre o Filme Orca P&B 110 Film ou o Tiger Color Negative 110 – Mas ainda virão diversas opções num futuro próximo!Se você está procurando por uma Câmera 110, dê uma olhada na Fisheye Baby 110 e na Diana Baby 110. Quer saber mais sobre revelação de filmes 110? Dê uma lida na Seção FIlme 110 do nosso FAQ.

Color Negative – Esse é o tipo de filme mais comum; você pode optar pelo Color Negative 35mm e Color Negative 120 film. Quando você revela um filme Color Negative, você irá receber ‘negativos’ do seu lab; ele é revelado em sua maioria utilizando um processo chamado de C-41.

Color Slide – Em contraste com o filme color negative, quando você revela um filme Color Slide você vai obter imagens positivas. Você pode optar pelo Color Slide 35mm e Color Slide 120 film. O Filme Color slide geralmente é revelado usando os químicos E-6. Mas nós Lomógrafos gostamos de quebrar regras e às vezes os revelamos ‘errado’ com os químicos do C-41; esse processo é chamado do Processo-Cruzado e resulta em fotos malucas e repletas de cor!

Infravermelho – O filme Infravermelho é sensível a luz infravermelha e resulta em fotos que irão parecer totalmente diferente do que o olhar humano é capaz de ver. É comum, árvores e folhagens, aparecerem em branco, enquanto o céu fica com tons pretos. Esse efeito é único e produz imagens muito bacanas! Você pode comprar filmes Infravermelhos 35mm e 120.

Instant – O tipo de filme usado em Câmeras Instantâneas. O FIlme Instant é retirado da câmera após você bater a foto e ele é revelado automaticamente bem na frente dos seus olhos – Um tipo de filme muito inteligente e divertido!

Vencido – Como muitas coisas na vida, o filme também tem data de validade. Tradicionalmente essa é a data que as pessoas pararam de usar o filme para fotografar, mas os Lomógrafos descobriram que filmes vencidos podem produzir resultados muito interessantes. Algumas vezes as fotos irão parecer meio vagas, com um ar meio fantasmagórico; em outros casos, você vai obter fotos com malucas mudanças de cor. O mais legal a respeito dos Filmes Vencidos é que você nunca vai saber que resultado ele irá proporcionar!

Foto por fruchtzwerg_hh

Termos Fotográficos

Abertura – A palavra ‘abertura’ se refere ao tamanho do buraco que permite que a luz entre dentro da câmera. No linguajar simples, uma grande abertura significa que muita luz conseguirá entrar na sua câmera na hora que você bater uma foto; uma pequena abertura significa que menos luz será capaz de entrar na câmera. Diversas câmeras permitem que você ajuste a abertura enquanto outras possuem uma abertura fixa.

ISO – O Número do ISO de um filme se refere a sua velocidade ou sensibilidade a luz. Um filme com um número de ISO baixo (como o 100) será menos sensível a luz e geralmente irá produzir imagens menos granuladas; é melhor usar filmes com essa velocidade em dias claros e de sol. Em contraste, filmes com número de ISO alto (como o 800) serão mais sensíveis a luz, portanto é melhor utilizá-los em dias nublados.

Processo-Cruzado (X-Pro) – Uma das coisas prediletas da comunidade Lomográfica. Os ‘Processo-cruzado’ ou X-Pro’ se referem a revelação de um filme usando o tipo de processo ‘errado’. Então você revela um filme slide colorido usando os químicos de um negativo, ou vice-versa. O Processo-Cruzado geralmente produz cores loucas, diferentes e excitantes. Leia nosso Guia de Processo-Cruzado para mais informações!

Múltiplas Exposições – Uma foto em múltipla exposição (ou MX) é aquela em que duas ou mais fotos são tiradas no mesmo frame. Diversas câmeras Lomography permitem que você faça múltiplas exposições; algumas delas são a LC-A+, LC-Wide, La Sardina, Diana F+, Diana Mini e Sprocket Rocket.

Half-Frame – Câmeras Half-frame permitem que você faça 2 fotos em 1 frame padrão de 35mm. Isso significa que você pode bater 72 fotos em 1 rolo de filme ao invés das tradicionais 36! Duas câmeras Lomography possuem a opção half-frame; a bonita Diana Mini e a talentosa LC-Wide – Dê um look nelas!

Sprocket Holes – Sprocket holes é uma das características dos filmes 35mm. São as pequenas perfurações que estão localizadas em ambas as laterais do rolo de filme; os sprocket holes se encaixam na catraca de avanço do filme nas câmeras de 35mm. Geralmente eles não são expostos quando você bate uma foto; mas com câmeras como a Sprocket Rocket and Spinner 360°, você pode expor os sprocket holes e obter belas imagens com um visual único!

Grande-Angular – Uma lente Grande-Angular (wide-angle) captura mais do que uma lente tradicional, portanto você irá ver mais quando pegar suas imagens após a revelação! Algumas câmeras Lomography com lente grande-angular são a LC-Wide, Sprocket Rocket e La Sardina.

Vignetting – A palavra vignetting se refere a uma redução de brilho nos cantos das fotos. Esse efeito vem naturalmente com diversas câmeras Lomography produzem resultados bem artísticos pois concentram a atenção no centro da imagem.

Saturação – Essa palavra se refere o brilho e intensidade das cores presentes na fotografia. Uma imagem altamente saturada será repleta de cores e contraste. Diversas câmeras Lomography produzem naturalmente fotos saturadas, especialmente quando os filmes são revelados no processo cruzado.

Encontre Mais Termos no Glossário de Foto Lomography

Procurando por sua primeira Câmera da Lomography? Deixe que o Guia do Principiante ilumine o seu caminho até a sua câmera analógica!

escrito por tomas_bates e traduzido por caioantunes

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro