Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Dicas para continuar apaixonado por fotografia

A fotografia é uma coisa apaixonante e que exige do fotógrafo esse sentimento de paixão intensa todos os dias. Sem paixão, qualquer coisa se torna monótona e sem vida. Na correria da vida de um fotógrafo, ele é exposto há diversas situações, e muitas delas negativas.

foto de diyosa

Muitas situações podem levar o fotógrafo a um estado extremo de estresse e o levará a uma crise; seja o estresse com clientes, preocupações financeiras e até mesmo o excesso de trabalho. Trabalhar muito é bom, mas trabalhar demais e sob pressão não faz bem para ninguém. Seja qual for o tipo de crise que um fotógrafo viver, sempre será negativo para o seu trabalho, já que ele precisa estar bem consigo mesmo e com sua fotografia.

Para evitar essas crises alguns passos podem ser seguidos para manter um relacionamento saudável com a fotografia e, assim, continuar apaixonado por ela todos os dias e, quem sabe, pelo resto da sua vida como fotógrafo.

1 – Simplesmente observe
Deixe a câmera de lado e apenas preste atenção nos detalhes das coisas ao seu redor. Além de ser um ótimo exercício para desenvolver o olhar, a observação pode ser grande aliada para renovar o espírito apaixonado pela fotografia. Fotografe com a imaginação!

foto de reinertlee

2 – Assista a bons filmes
O cinema é arte que abraça todas as outras. É inevitável não relacionar cinema com a fotografia. A relação que existe entre as duas mistura dois elementos: a imaginação e o real. Por isso, para os fotógrafos que estejam com o olhar cansado e uma imaginação gasta de tantos cliques, o legal é refrescar os ânimos assistindo a bons filmes.

3 – Visite exposições de arte
Aos que tem a oportunidade de visitar exposições de arte, não pense duas vezes em ir. Entre em contato com as outras artes, abra sua mente e se inspire em novos conceitos e ideias.

foto de artpunk

4 – Fuja da rotina
Rotina não é bom para nenhum profissional. São normalmente cansativas, estressantes e acabam com qualquer prazer que o trabalho pode trazer.

5 – Reveja os álbuns antigos de família
Rever os álbuns antigos de família é algo muito fantástico e pode estimular três importantes elementos, que consistem em somar com o fotógrafo. Em primeiro lugar, a emoção; segundo, a memória; e terceiro, não menos importante, o despertar da imaginação.

foto de ck_berlin

6 – Fotografe coisas simples
É fotografando assuntos clichês que você pratica seu olhar criativo.

foto de giuli

7 – Comece projetos pessoais
O segredo para manter o amor pela fotografia é sempre fotografar para você e por você. Coloque ideias no papel e comece com projetos pessoais, onde o seu “eu” está em evidência. E é nos projetos pessoais que você faz o seu melhor. Então, se você tiver uma ideia, coloque-a em prática! (Leia também o artigo Como construir um projeto fotográfico)

8 – Conheça lugares novos
O bom é conhecer lugares novos. Detalhe: às vezes, os lugares novos não estão em outras cidades, outros estados ou ainda em outros países. Você já conhece todos os cantos da sua cidade? Pois bem, conheça a sua cidade, explore e descubra os lugares que você ainda não conhece.

foto de diegodalmaso

9 – Não estude somente fotografia
Um fotógrafo deve estar sempre reciclando seu conhecimento. Mas você não deve limitar seus estudos somente a assuntos relacionados diretamente com a fotografia. Estude a história da arte, a vida de grandes pintores, aprenda sobre design… Enfim, vale muito um profissional que sabe um pouco de tudo!

10 – Desconecte-se do mundo virtual
Para finalizar, vamos nos desconectar do mundo virtual! Em meio a tantas informações que a internet oferece, é muito comum embaralharmos tudo e, com isso, a nossa criatividade vai embora. A vida virtual é importante para estabelecer relações entre clientes e outros fotógrafos, mas pode ser também muito prejudicial. É bom se desconectar um pouco e aproveitar esse tempo em off-line para fazer todas as coisas que foram citadas acima.

foto de jeffr

Todas as informações nesse artigo foram retiradas de Fotografe uma Ideia e todas as imagens foram devidamente creditadas.

escrito por belaf

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro