Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

A História Por Trás Das Fotos #11: Churrasco de Outubro

Muitas vezes você não pode acreditar de verdade nas piadas bobas sobre estereótipos e outras características falsas. Quando a Penny ouviu a piada tola sobre finlandeses e o clima da Finlândia, ela só deu risada, mas não acreditou mesmo que parte alguma daquilo pudesse ser verdade.

photo by erikagrendel

A piada tenta explicar o clima finlandês e vai mais ou menos assim:
+15°C / 59°F: As pessoas na Espanha vestem casacos de frio e luvas. Os Finlandeses estão debaixo do Sol, pegando um bronze.
+10°C / 50°F: Os franceses estão tentando, em vão, inicar seu termostato central. Os Finlandeses estão plantando flores em seus jardins.
+5°C / 41°F: Carros italianos se negam a dar partida. Os finlandeses estão passeando com conversíveis.
0°C / 32°F: A água destilada congela. A água do Rio Vanda (na Finlândia) fica um pouquinho mais densa.
-5°C / 23°F: As pessoas na Califórnia quase morrem de frio. Os finlandeses comem seu último churrasco antes do inverno chegar.
-10°C / 14°F: Os ingleses começam a aquecer suas casas. Os finlandeses começam a usar blusas de manga comprida.
-20°C / -4°F: Os australianos fogem de Mallorca. Os finlandeses terminam suas comemorações de verão; o Outono chegou.
-30°C / -22°F: Pessoas na Grécia morrem com o frio. Os finlandeses começam a secar suas roupas dentro das casas.
-40°C / -40°F: Paris começa a quebrar com o frio extremo. Os finlandeses fazem fila no “kioski-grelhadili”.
-50°C / -58°F: Ursos polares começam a evacuar o Pólo Norte. O exército finlandês adia seu treinamento de sobrevivência ao inverno esperando o clima de inverno de verdade.
-60°C / -76°F: Korvatunturi (a casa do Papai Noel) congela. Os finlandeses alugam um filminho e ficam dentro de suas casas.
-70°C / -94°F: O falso Noel se muda para o Sul. Os finlandeses ficam frustrados já que não conseguem mais guardar sua Kossu (vodka de Koskenkorva) dentro de casa. O exército finlandês sai enfim em seu treinamento de sobrevivência ao inverno.
-183°C / -297.4°F: Micróbios na comida não conseguem mais sobreviver. As vacas finlandesas reclamam com as mãos geladas dos fazendeiros.
-273°C / -459.4°F: Os Finlandeses começam a dizer “Perkele, tá frio lá fora hoje”.

Estava um clima frio, chuvoso e cinzento no lado de fora, mas era hora de Penny enfim encontrar seus amigos. Ela foi convidada para um churrasco de jantar na casa de seu amigo, apesar de não conseguir acreditar que seria um churrasco de verdade. O termômetro mostrava 5°C e o calendário apontava que era dia 25 de Outubro. “Não, deve ter algum engano”, ela disse a si mesma. Colocou umas roupas quentes, um chapéu, um cachecol, uma jaqueta grossa, um par de luvas e, então, saiu porta afora.

No entanto, quando ela apareceu no pequeno quintal do amigo, viu que a preparação para o churras estava de vento em popa. Um Salmão rosadinho e alguns cogumelos bem enrolados com fatias de bacon já estavam na grelha. Garrafas e latas de cerveja estavam em todos os cantos, assim como seus amigos sorridentes. Ela olhou mais uma vez no termômetro (só pra ter certeza, pra ver se o dela não estava quebrado), mas ele ainda marcava 5°C. Então, ela voltou para a cozinha para ajudar com umas batatas com endro e pra se aquecer um pouquinho.

“Ei. Eu ouvi falar que você é uma estudante de Erasmus aqui em Helsinki”, disse um de seus amigos segurando uma lata de cerveja Tcheca. Penny esta cortando o endro fresco, focad em seu trabalho a fim de que não se cortasse, ou outra pessoa.
“É, eu sou", ela respondeu.
“Em que festas você esteve até agora?"
“Teve bastante festas, na verdade. Eu fiquei bem surpresa", ela parou de cortar a erva, pôs a faca na mesa e continuou a conversar, “teve a festa da sauna, a noite do cinema, algumas festas de karaokê… Mas eu só fui naquela da sauna.”
“Isso é triste”, ele disse, e pareceu que ele realmente quis dizer isso como algo terrivelmente triste.
“Bem, eu simplesmente não tinha tempo para as festas".
“Isso é triste. Sempre tem tempo pra festa. Sempre! SEMPRE" ele rebateu, com um sorriso largo. Ofereceu então uma gim e tônica à garota e ainda disse, "pode me avisar quando e onde é a próxima festa?”
Todo mundo começou a rir.
“Claro”.
“Saúde! Kippis!”

A comida estava realmente ótima e, estando bem perto da grelha e do ar quente em volta dela, Penny se sentiu até que bem aquecida, ou talvez as bebidas e o fato de estar com seu namorado ajudassem um pouco.

Foto e palavras por Erika Grendelova. Originalmente da Eslováquia, Erika vive atualmente na República Tcheca e viaja muito ao Reino Unido e à Finlândia. Leia mais artigos escritos da série dela aqui.
A piada também pode ser encontrada aqui

escrito por erikagrendel e traduzido por arrebol

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro