Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Como rolhas de cortiça são feitas

Aposto que você nunca pensou sobre como esses bebês são feitos uma vez que você os tira da garrafa, e toma um doce gole de vinho.

Mas, como todas as pequenas coisas que as pessoas tendem a ignorar, a história de como cada pedaço de cortiça veio a ser uma rolha é um processo fascinante, uma vez que você começa a ler.

Tudo começa nas florestas de Portugal e Espanha, onde os sobreiros crescem. Uma vez que uma árvore tem cerca de 25 anos de idade, sua casca é retirada, e seria retirada novamente a cada 9 anos. Este ato de remoção, quando feito corretamente, não prejudica o tecido vivo da árvore, e curiosamente, quanto mais a árvore é despojada, a cortiça tem uma melhor qualidade.

Depois que eles foram armazenados por um tempo, as pranchas de cortiça são enviadas para processamento, onde são fervidas para que amoleçam e achatem. Desta forma, as pranchas serão mais fáceis de classificar e cortar.

Imagem via wineanorak.com

As rolhas são classificadas por grau e qualidade: as rolhas de alto grau eventualmente tornar-se rolhas, os outros tornam-se rolhas técnicas ou aglomerados, que são feitas de granulados de cortiça, que são coladas.

Você pode ler mais sobre o processo de produção da rolha aqui.

Todas as informações para esse artigo foram retiradas de wineanorak.com e Wikipedia.

escrito por geegraphy e traduzido por belaf

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro

Ler este artigo em outro idioma

A versão original deste artigo está escrito em:English. Isto também está disponível em:Türkçe & Československy.