Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Have You Seen Bob? Uma entrevista com os criadores do projeto mundial de fotografia

Uma personagem amigável, já deve ter notado quando procura fotos no site Lomography é o Bob - Ele é um homem de papelão adorável que foi agarrado por fotógrafos de todo o mundo. Foi nos dada a oportunidade de entrevistar os criadores de Bob, Richard Legg e Jake Woods-Maher no seu projeto fotográfico inspirador.

Photo by Anna Zachou

Primeiro, vocês podem fazer uma pequena introdução ao projeto “Você viu o Bob?” (“Have you seen Bob?”)
Jake: “Você viu o Bob?” (“Have you seen Bob?”) é um projeto fotográfico aberto a todos, baseado principalmente na nossa página facebook. Basicamente é tudo sobre o Bob, um pequeno homem de papelão à procura de um lugar no grande mundo. Pessoas enviam-nos um e-mail, e nós enviamos-lhe o que passa a ser o seu próprio Bob. Eles, então, tiram fotos com o bob da forma que eles querem e colocam-nas no nosso site.
Richard: O que é surpreendente neste projeto é a criatividade e o esforço que a comunidade Bob tem apresentado. As pessoas tiram fotos ao Bob em todos os tipos de lugares e situações ao redor do mundo. Todos estes eventos dispersos unem-se porque Bob está em todos eles! Ele conecta todos os fotógrafos e isso criou uma forte ligação visual e conceitual que muitas vezes falta em outras exposições abertas e públicas.

Quando e como surgiu o projeto?
Richard: Há muito tempo atrás, nós éramos dois pintores e estávamos fazendo uma história em quadrinhos em cenas noturnas, tempo e espaço, etc… O personagem chamava-se Bob, nós imaginamos ele como um observador que viajava pelas nossas histórias. A ideia era fazer um Bob pequeno, de papelão e ver onde poderíamos conseguir fotos dele para um projeto paralelo inspirado no nosso trabalho na história em quadrinho. Entramos em contato com alguns Lomógrafos legais de todo o mundo para ver se eles queriam participar. Depois de algumas semanas tivemos dezenas de pedidos de Bob e agora trabalhamos para ele! Quem poderia imaginar! Obrigado a todos aqueles Bobographers, especialmente Hakimbo Hakim e Jorge Sato. Nós vamos terminar a nossa história em quadrinhos, fique atento!

Até hoje, qual o local mais arrojado em que viram o Bob?
Richard: É uma pergunta difícil! O Bob este em vários lugares! Penso que a foto mais surreal foi tirada por Kostya Shpak na Ucrania… O Bob foi fotografado suspenso pelo pescoço vestido como um boneco de voodoo! Foi estranho
Jake: Um empate entre o Bob sendo devorado por zombies na Bélgica (cortesia de Jero Bou) ou Bob com os amigos malucos de Cris Britos’s no Uruguai. We’re talking Jesus and the Hamburglar here!

Quantos Bob’s existem?
Richard: Cerca de 600!
Jake: Embora existam muitos Bobs, só existe UM BOB; e ele está em muitos lugares diferentes!

Muitas das pessoas que participaram do projeto são lomógrafos – É um projeto exclusivamente analógico?
Richard: Não, qualquer um pode fazer parte com qualquer câmera! A maior parte das fotos do Bob são lomografias porque a comunidade lomográfica é realmente ativa e composta de pessoas que querem se divertir e fotografar.
Jake: O espírito da Lomography é muito similar ao conceito do nosso projeto. Uma câmera analógica é uma pequena caixa de mágica, você nunca sabe exatamente o que vai sair! Uma invasão de luz ou uma dupla exposição, você sempre pode se surpreender e obter resultados acima da sua expectativa. E com o Bob acontece a mesma coisa, nos colocamos ele dentro de um envelope e despachamos. O que ele vai fazer ou onde vai chegar depende de quem receber o envelope, que pode ser nada ou tudo!

Alguma ideia dos próximos passos do Bob?
Richard: O Bobe tem muitos planos! Ele e uma Diana Mini estão guardados na mochila de um adolescente. Atualmente ele está no Nepal, já foi mordido por macacos e tem planos de subir a base do Everest. Talvez ele consiga chegar até o cume (provavelmente não). Você pode acompanhar as aventuras dele aqui. Além disso, ele também está trabalhando com uma grande lomógrafa: Sofia Rodriguez. Ela está colocando Bob em uma exposição em Montevideo (Uruguai) e Bob também está querendo organizar uma exposição internacional no futuro. Muitos Bobographers radicais, escrevem suas aventuras e compartilham no Blog do Bob: http://haveyouseenbobsblog.blogspot.com/. Na realidade, o Bob onde você quiser levá-lo!

Como as pessoas podem participar do projeto ‘Have you seen Bob?’
Jake: Basta mandar um email para tinlizard@hotmail.co.uk e nos vamos responder. Você também pode fazer o download em www.haveyouseenbob.co.uk.. Quando estiver com o Bob em mãos, leve ele para passear e tire fotos! Depois publique na página: www.facebook.com/haveyouseenbob para ter as suas aventuras imortalizadas

Quer fazer parte do projeto ‘Have you seen Bob?’ Ficou animado? Participe da competição Bob dedicated Rumble

escrito por tomas_bates e traduzido por diogoccoelho

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro