Black_friday_en
Você tem uma conta? Login | Você é novo na Lomography? Cadastre-se | Lab | Site atual:

Aviões, Engenheiros e Fotografia Preto e Branco

Encontrei essas fotos fuçando as coisas antigas de fotografia do meu pai. Ele já fotografou muito e foi bastante ativo nos anos 70. É, fotografia analógica corre na veia da família. Hoje ele anda aposentado, mas suas fotos não podem ficar mais escondidas em caixas.

Um dia, num passado remoto, quando celebrávamos o dia da independência do Brasil ou durante a semana da asa, íamos ver shows aéreos, com exposição de aviões e outras bagaças militares.
Essas fotos foram feitas nos anos 70, durante um desses shows. Com certeza antes de eu mesmo nascer. Como não lembro de estar lá, então…

Meu pai trabalhou para o CTA (Centro Técnico Aeroespacial) e lá tirou uma porção de fotos preto e branco com uma boa e velha pentax reflex. Seu trabalho era alto definitivamente ligado à engenharia mecânica e laboratório de ensaios destrutivos e não destrutivos, onde ele usava muito fotografia macro com luzes ultravioleta pra achar defeitos nos materiais. Talvez seja por isso que ele começou a fotografar por hobby.

Por causa do seu trabalho ele teve contato com os militares do CTA (pra quem não sabe o CTA é da força aérea) e ele ficava sabendo desses eventos e sempre levava a família inteira pra assistir todos os anos.

Meus familiares iam para esse aeroporto para ver os shows aéreos da Esquadrilha da Fumaça, aviões enormes tanto militares quanto civis e meu pai estava lá, com sua câmera analógica (bem, naquela época todas as câmeras eram analógicas) e podia ficar clicando o dia inteiro.

A melhor parte de tudo isso é que ele revelava e ampliava suas próprias fotografias. Todas as imagens desse post foram reveladas e impressas manualmente por meu pai, que me ensinou como e me passou o gosto pela fotografia. Ele podia fotografar, revelar e ampliar tudo isso no seu trabalho. Lá eles tinham tudo o que era necessário para ampliar as fotos macro dos testes, então era natural pra ele trabalhar com filme.

O que mais curto em relação a essas imagens é que são uma parte do meu passado e um pedacinho da história do Brasil (olha lá no fundo de uma das fotos o 14 Biz!)

Este é o trabalho do meu pai: sua paixão e minha herança.

Espero que gostem!

escrito por dux_x e traduzido por dux_x

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro

Ler este artigo em outro idioma

A versão original deste artigo está escrito em:English.